O exercício da incerteza

O exercício da incerteza Drauzio Varella

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4

Leti.luciano 23/04/2024

Simplesmente maravilhoso, não tem outra maneira de descrever.
O tanto que esse livro me fez refletir, ensinou, emocionou, me abriu a mente e me deixou ainda mais entusiasmada com a medicina é incrível. Não queria acabar nunca.
Com capítulos curtos e uma escrita leve, Drauzio nos leva com ele por 60 anos de carreira da prática que ele chama de "exercício da incerteza". Absolutamente maravilhoso.

Gabrileu 13/04/2024

Simplesmente Drauzio Varella
Livro repleto de conhecimento, crítica, relatos e reflexões. Tudo isso retratado por um escrita leve, precisa e, muitas das vezes, bem humorada. As vivências do Drauzio surpreendem aqueles que não conhecem muito da sua história (que era o meu caso) por serem repletas de acontecimentos marcantes e pioneirismos na sua jornada na medicina.
Em meio aos casos clínicos, relatos de amizades, viagens, pesquisas e congressos, Drauzio consegue compartilhar um pouco dos pensamentos empáticos e do autoconhecimento que adquiriu ao lidar com as angústias daqueles que sofrem. Uma leitura que definitivamente valeu a pena.
Recomendo muito!

gabi 01/04/2024

Resenha ? O Exercício da Incerteza
Primeiramente, indico esse livro a todos, mas principalmente aos que, assim como eu, querem ser médicos. A visão dele em suas dezenas de anos de profissão influenciaram profundamente no que quero ou não ser como profissional, principalmente expandir meu coração em contato com o paciente e nunca deixar de consumir cultura, já que a frieza não deve fazer parte de quem eu sou ou vou ser futuramente.

Por fim, só me resta a dizer: um livro sobre um grande homem e a sua grande história.

cami 14/03/2024

Leitura leve e fácil de entender, adorei saber um pouco sobre a história de drauzio e sobre a medicina no brasil, agregou demais!

Mila.Goulart 10/03/2024

Obrigatório para estudantes da área da saúde! ??
Ótima leitura! Mas se pudesse, teria lido concomitante com outro? não tenho costume de livros nesse estilo e no final já estava só por terminar. Acho que vou reler em outro momento ??

Bruno.Defaveri 10/03/2024

Uma vida a servir
Drauzio conta no livro sua experiência de vida e sua dedicação de mais de 60 anos exercendo medicina.

Eduarda 05/02/2024

Primeiro do ano com direito a ?? de favoritado! Segundo livro dele e a vontade de ler mais só aumenta. Drauzio Varella vc é foda!

Edmar.Candeia 29/01/2024

Bom livro
Como toda obra de Drauzio Varella, a leitura é boa, suave e instigante. Em alguns momentos usa termos técnicos que podem atrapalhar o leitor mas desatento, mas nada que atrapalhe o entendimento geral. Para os leitores mais chegados a biografia, falou um pouco mais da pessoa Drauzio Varella.

Erika 04/01/2024

É verdade... quer dizer, as vezes não!
Drauzio é um dos melhores contadores de história que eu já acompanhei. A maneira que escreve é cativante, viciante e cheia de conhecimento, com palavras diferentes que enchem meu vocabulário. A contribuição dele para a história da medicina brasileira é gigantesca, é difícil não admirar ele.
O livro é uma coletânea de tudo que ele já fez, para quem já leu alguns livros anteriores dele, algumas historias podem se repetir, mas ainda dá gosto de ler!??

Camila 15/12/2023

Memórias
Este livro de memórias do doutor Drauzio te deixa preso do início ao fim. Entre memórias do início de sua vida profissional e os avanços da medicina brasileira e internacional ao longo dos anos, o leitor e drenado por essas páginas de histórias interessantíssimas. Vale a leitura, com certeza.

Lelê Peres 13/12/2023

Era um presente kk
Era um presente para minha prima futura médica.
O livro é tão maravilhoso que não consigo me separa dele

Tatiana455 05/12/2023

O autor narra suas principais memórias de vida pessoas e médica. Apesar de não ser uma real biografia, podemos considerar que os textos presentes cumprem o papel de querer ser. Uma leitura intimista, narrado em primeira pessoa, e que me surpreendeu. Adorei a leitura e super indico!

Gabriela.Kaghofer 16/11/2023

Achei que não ia gostar, acabou que adorei o livro. Uma experiência muito completa, principalmente pra quem quer fazer alguma coisa relacionada a área da saúde e imagino que história tbm, já que traz um recorte bem interessante da história do Brasil e do contexto mundial.

Juliany.Meneghel 15/11/2023

Inspirador
O Drauzio não cansa de me impressionar. A sua inteligência, sensibilidade e conhecimento. Sua consciência social e racial. Seu pensamento a frente de seu tempo e sua eterna curiosidade. A fidelidade que ele tem ao que acredita e ao seu propósito de vida me inspiram demais. Mas sua humildade e, principalmente, sua humanidade em um meio cheio de egos é o que fazem dele um cara único.

E que vida! A medida em que expõe a suas memórias conta também a história e evolução da medicina e até mesmo grandes acontecimentos do Brasil. E ele é um perfeito narrador. De uma escrita fluida em que podemos quase ouvi-lo narrar.

Além de tudo não é apenas um livro descritivo, tem muitos pensamentos e reflexões sobre a vida que mostram um pouco da pessoa profunda que ele é. Recomendo a leitura pra todos.

myhtuck 12/11/2023

Admiração é a palavra que resume esse livro. Drauzio, um dos primeiros oncologistas de São Paulo, há 60 anos cumpre com o Juramento de Hipócrates com maestria. Recomendo a leitura dessa auto biografia a todos.
O epílogo - A Pandemia - foi arrebatador.

?À medida que nosso horizonte encurta, aumenta a necessidade de nos concentrarmos no essencial.?
Essa foi uma das inúmeras marcações que fiz e que me levaram a profundas reflexões.

1 | 2 | 3 | 4