Por amor e honra

Por amor e honra Sheila Guedes

Resenhas - Por amor e honra

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Iorrana2 31/12/2023

Um romance de época que se passa no Brasil.
Comecei esse livro só por causa semelhança com a história da Mulan, e queria saber como a autora abordaria, mas o livro foi meio maçante, com reviravolta desnecessárias, e que poderiam ser resolvidas mais rápido.

Eu que parei a leitura por alguns dia e até esqueci de terminar, pois achei que já tinha terminado, mas no fim ainda faltavam alguns capítulos.

Julielen.Nasciment 02/11/2023

Amei!
Que livro lindo. A história é cativante, o casal tem uma química juntos e tem histórias de vida individuais consistentes.

A protagonista Cecília tem a mente à frente do seu tempo pois teve uma educação diferenciada. É visionária e contra o patriarcado. Por ter esta visão de que mulheres precisam ter conquistas e uma vida independente da tríade lar + casamento + filhos, demora a se entregar para o amor.

Pedro, educado também de forma a respeitar as mulheres, lutar pelo seu país e enxergar as diferenças não como motivo de serem subjugadas mas como humanos.

As cenas sensuais dos dois são perfeitas, demonstrando o desejo, a descoberta da sexualidade e o amor deles.

Há representatividade LGBTQOIA+ e com momento histórico da escravidão.

A escrita da autora é fluída e com capítulos rápidos. Há alternância da visão dos personagens o que eu gosto muito.

Enfim..me encantei demais. Apenas gostaria que tivesse sido mais explorada a história quando a protagonista ingressou no exército.

Maravilhoso.

Paula 26/08/2023

Maravilhoso
Mais um romance histórico maravilhoso.
Leitura fluida, simples, de muito aprendizado, homenagens a grandes personalidades de nosso país.
Uma leitura com muito romance, adrenalina, surtos, fogo no parquinho e grandes reviravoltas.

Milla 26/08/2023

Emocionante
Cecília é uma mulher forte e determinada que pra fugir de um casamento arranjado pelo pai com um homem cruel . Decidi fugir e se disfarça de homem pra viajar com a tropa pro rio pra encontrar com a tia . E se livrar do casamento. Na tropa ela conhece o tenente Pedro . Que ao descobrir que ela é uma mulher . A protege e eles acabam se apaixonando . Ela se apaixona mais que a independência . Ele a ama e quer que ela realize seus sonhos. Um romance lindo é emocionante. Recomendo

Mi Giorf 23/08/2023

Por amor e honra
Cecília é uma jovem que vive além do seu tempo, o que ela mais deseja é ensinar qualquer pessoa, não importa o gênero ou a cor e que todas tenham oportunidades iguais. Em sua fuga pra realizar seu sonho e fugir de um casamento arranjado ela vai esbarrar com o jovem tenente Pedro, que deixou sua formação como advogado para servir ao império como soldado.

Regiane @agentejaleu 12/08/2023

História maravilhosa!
Cecília para fugir de um casamento que o crápula do pai arranjou com um Coronel The Mônio,  se alista como soldado de cavalaria na Guarda Nacional, que ruma para o Rio de Janeiro,  onde a tia de Cecília mora, e onde ela irá ficar.

Ela foi ajudada por Jonas seu irmão, que a ensinou a cavalgar e atirar . Cecília ficou infiltrada sem ser descoberta por 10 dias. Até que não aguentando a sujeira da viagem,  foi banhar-se no Rio e foi flagrada pelo Tenente.

Pedro, não tava acreditando no que via, de onde saiu essa moça? Ela guardou o segredo dela, admirado pela coragem que a levou a embarcar nessa loucura. Mas chegou uma hora que precisou revelar para a tropa, para evitar confusões e outras coisas .

Mas em pouco tempo o pai de Cecília descobriu onde ela estava e ela precisa achar uma saída: tem a brilhante idéia de pedir ao Tenente que tire a virg1ndade dela! O pobi quase engasga ! Ela já tinha pedido para ser beijada e ele atendeu.

Pedro já está mais do que encantado por ela, mas ela vive dizendo que nunca irá se casar para não perder a liberdade e para realizar os sonhos que tem. Ele quer mostrar a ela que nem todos os casamentos são prisões e que ele ajudará ela a realizar o que sonha.

O Tenente vai ter um pouco de trabalho, mas Cecília também está gostando dele e está dividida. Pedro fax uma contra proposta,  de se casarem e depois de um tempo ela segue seu destino. Mas sem saliências. Porque se disfrutarem dos paranauê e ela der pista,  ele vai ficar aos pedaços .

Assim, ele espera que tenha a chance de conquistá-la e que possam ter um casamento real e duradouro de verdade. Pedrão vai mostrar que é um homão digno de confiança, parceiro e não dono da mulher.

Mas no meio do caminho tem várias tretas né,  porque com um pai de jeito que ela tem e um pretendente filho do capiroto eles não iam deixar as coisas por isso mesmo. Muita confusão, armação para atrapalhar o casal.

A autora escreve super bem, os personagens são bem construídos,  os secundários são ótimos. Gabriela a amiga da Cecília e Bernardo amigo do Pedro, estão sempre ao lado dos amigos para ajudá-los e eles têm uma história no passado,  onde Gabriela salvou Bernardo que devemos saber mais num próximo livro. Cecília é uma mocinha a frente do seu tempo, que não aceita ser somente " recatada e do lar ", ela quer trabalhar e ajudar as pessoas através do ensino, maravilhosa ela. E Pedro é divino, só leiam.

Duda 10/04/2023

Poderia ser melhor desenvolvido
Gostaria de deixar claro q n achei esse livro ruim, mas a trama n me cativou tanto. A escrita da autora é muito fluida e adorei a forma q ela colocou termos q eram usados antigamente, como por ex, sinhá. Fora q é uma leitura super rápida.

Essa história se passa no Brasil imperial em 1840, eu adorei a forma q a autora abordou os acontecimentos históricos, como ela colocou informações extras como as duas mulheres citadas, até então eu n tinha conhecimento delas.

Aqui conhecemos Cecília e Pedro, uma mulher q quer ser livre e um tenente. Cecília em um fuga para fugir de seu pai e de um casamento q n quer, se alista para a tropa de sua majestade sob o nome de seu irmão, para ir de Ouro Preto a Rio de Janeiro, lá ela encontra Pedro, o tenente q fica responsável por ela, quando eles estão na metade do caminho ele descobre seu segredo e ao fim todos sabem.

Achei muito simples o fato dela se alistar com nome falso e depois sair sem nenhuma consequência, e ainda receber uma escolta até a casa de sua tia. Muitas coisas nesse livro são extremamente cavalheirescas, o Pedro chega a ser irritante de tão perfeito e honrado, acho q a autora exagerou nisso, achei chato ler toda a devoção q ele tem com a Cecília e a paixão q surge do mais absoluto nada, fora q depois a ela aparece, Pedro só quer isso, um casamento, n almeja mais nd, os papéis foram invertidos (n q seja ruim, mas para época ficou muito destoante).

O começo do livro é muito bom, mas depois de uns 30% vai ficando um pouco chato, o enredo fica bem chatinho, ambos estão apaixonados e inventam o casamento falso, Cecília quer ficar com ele mas tem medo de dizer, e Pedro só aceita tudo sem questionar nd. Fora q ele faz toda uma cena totalmente desnecessária sobre ir na casa dela e falar com o pai dela q eles iriam se casar, só pq é o "certo" a se fazer, isso pq ela FUGIU dele e ele n liga a mínima pra ela, tudo isso pra criar o enredo para ela ser sequestrada pelo pai e o coronel e ele ir salvá-la em um cavalo branco. E no final ela é novamente sequestrada mas acaba se salvando sozinha.

Quase todos os cenários desse livro poderiam ter sido evitados, ao menos depois q ela chega na casa da tia, entendi q a autora quis deixar o livro com mais aventura e emocionante mas a forma q foi feita deixou a desejar. Provavelmente a autora vai fazer um livro sobre a Gabriela e o Bernardo (amigos do casal), ela deixou brecha pra isso, mas n sei se lerei. Os personagens secundários ficaram bem de escanteio, Jonas é um ex, só aparece pra ajudar a irmã e msm assim sabemos muito pouco sobre ele, soq é um bastardo q a ensinou a lutar e atirar.

Magda 16/02/2023

Ensinar, doar, revindicar...
Esse livro traz o Brasil de cenário, uma mulher corajosa e amores com sentimentos além de seu tempo.
Foi maravilhoso fazer a leitura desse livro, o enrolado, assim como os outros da Sheila, é rápido e bem formado.

Me surpreende em muitos capítulos, amei como a protagonista se permitir ser amada... O quanto sua paixão por ensinar é forte.

Mais um livro da Sheila, com aquele gostinho de que teremos mais em breve de personagens que estavam presentes nesse.

duda 18/01/2023

primeiro romance de época do ano ?
"? Na verdade, foi minha decisão mais acertada.

? Qual, senhora?

? Ter entregado meu coração. Amá-lo. ? Suspiro. ? Amá-lo, tenente, é a melhor coisa que poderia ter me acontecido.

? Bendita hora em que você se alistou na minha tropa, Soldado Moreira."

Suzana 10/01/2023

Decepcionante
O livro, além de ter muitos e curtos capítulos, o que me incomoda, se torna extremamente maçante após a metade. Com uma trama razoável mas bem escrita, a autora prolonga a história do casal com reviravoltas que não impressionam tanto quanto eu esperava. Por falar em expectativas, pensei que o livro se centraria justamente na parte da Cecília ter se alistado no exército, mas essa parte foi pouco desenvolvida e o desenrolar do romance não convenceu. A referência à Mulan é muito clara aqui: o próprio plot (se é que podemos chamá-lo de plot) e as cenas no riacho. A personagem principal tinha convicções muito claras a respeito da instituição do casamento e ver que mudou de ideia relativamente rápido deu a impressão de que a vontade da mulher pode ser moldada em questão de um tempo. A relação entre o melhor amigo de Pedro e Gabriela foi mais cativante do que a do próprio casal principal. Enfim, a leitura foi morna e rápida.
Suzana 10/01/2023minha estante
Além disso, me esqueci de citar que a autora tem muitos vícios de linguagem, repetindo diversas vezes o mesmo vocabulário para descrever reações dos personagens. Por exemplo, revirei os olhos a cada vez que os derivados da palavra ?aquiescer? apareciam

A soma de todas as páginas 04/01/2023

Eu mais que que recomendo essa leitura para quem gosta de romance de época.
Gente, esse livro é um conjunto de beleza.
Alem de ter uma capa que é linda demais, com acabamentos em alto relevo que nos faz ficar ali, só a admirando antes da leitura, temos também nas divisões dos capítulos, ilustrações que representam os protagonistas. Que perfeição.
Nos apresentando uma leitura envolvente, rápida e fluida, com personagens maravilhosamente bem construídos, a autora nos leva ao passado para conhecer a trama que envolve Cecília e Pedro.
Cecília, é uma jovem que está fugindo, em busca de uma nova vida e deixando para trás todas as atrocidades impostas pelo pai.
Pedro é o tenente da cavalaria imperial que vai descobrir Ceci infiltrada em sua tropa como soldado Moreira.
A partir daí, nasce uma amizade, mas através dela também a atração, que leva a diversos e conflituosos sentimentos de ambos os lados.
Ele está apaixonado. Ela busca uma solução para seu problema. Um acordo é selado. Mas, o pior pesadelo de Ceci chega sorrateiro, fazendo tudo sair dos eixos.
E enquanto sofre a caminho das atrocidades do pai, ao mesmo tempo deseja estar nos braços de Pedro.
Uma história pra lá de espetacular, que abordou vários temas importantíssimos para a época, mas que ainda se faz necessário nos dias atuais. Sem contar que esse livro é história pura e foi muito bem pesquisado. E essas pesquisas são o ponto alto em cada escrita da autora, que nos deixa fascinados por cada detalhe que ela embute de forma delicada no processo da escrita.
Eu mais que que recomendo essa leitura para quem gosta de romance de época.

site: https://www.instagram.com/p/CmQOqUIsuSX/

Talita.Chaves 06/12/2022

Romance epoca brasileiro
Romance de epoca no Brasil Império. A protagonista é bem a frente de seu tempo. Tem uns personagens reais. Mas o foco ficou no romance..muitos hots...! Leitura mais divertida!

Monalisa 21/11/2022

foi na procura de um romance rápido e fofo, de uma leitura leve que eu encontrei esse livro aqui e me encantei. primeiro de tudo, inspirado na história de Maria Quitéria!!!! sou baiana e meu coração ficou quentinho lendo isso, mais gente precisa conhecer a história de Maria Quitéria. queria que o livro fosse maior, dava facilmente pra extender a história, mas sinto que uma das coisas boas nesse livro é ele ser curto e rápido de ser lido. romance muito bom, personagens que se respeitam e que respeitam o próximo. coisa linda

Lizandra24 10/10/2022

???
Um livro leve, que se passa no Brasil. Onde temos uma protagonista forte, que faz de tudo para realizar seus senhos. Amei o fato de haver representatividade LGBT
Lizandra24 10/10/2022minha estante
Sonhos***** Meu Deus corretor