Dançando na Varanda

Dançando na Varanda Nicole Ayres

Resenhas - Dançando na Varanda

Patrícia Morais/@sistersbookaholic 11/11/2022

É um livro curtinho, mas profundo, envolvente e emocionante!
Dançando na Varanda é uma autobiografia íntima, onde a autora compartilha a experiência de ter sido internada em um hospital psiquiátrico após um surto psicótico.

É um livro curtinho, mas profundo, envolvente e emocionante! vou citar 4 motivos para te convencer a dar uma chance a essa leitura.

MÚSICA: Os capítulos do livro são intercalados com letras de uma música, algo que amei no livro! Com direito a Caetano Veloso, Maria Bethânia e Ana Carolina. É claro que aproveitei para ouvir as músicas presentes no livro enquanto eu lia.

REFLEXÕES: Esse livro é um relato profundo, íntimo e emocionante. Não tem como não se inspirar com a história da autora, e admirar sua força e resiliência. Uma jornada de autodescoberta, de aprendizados. Uma leitura sobre se reencontrar.

HUMOR: Mesmo abordando um assunto sério, a escrita da autora é descontraída e seu humor ácido deixa a leitura leve. Com certeza isso fez toda diferença durante a leitura!

SAÚDE MENTAL: Durante toda a leitura a autora enfatiza a importância de cuidarmos da nossa saúde mental, e a importância de termos uma rede de apoio. Mostrando como devemos cuidar de nós mesmos, mente e corpo.

site: https://www.instagram.com/p/Ck1eLF4pLvh/
Fernanda311 21/02/2024minha estante
Eu simplesmente amei esse livro. Delicado, sensível e emocionante, mesmo abordando um tema complexo e denso. Uma lição de vida para todos os leitores. Narrativa simples, de uma clareza solar.

Livros e Pão 02/06/2022

A moça de vestido florido sou eu
Esse livro é bem diferente dos que eu costumo ler, e confesso que foi uma experiência interessante ler um relato tão pessoal escrito por alguém que eu nunca ouvi falar. Se você quer ler uma história que trata sobre saúde mental, autoconhecimento, psicopatas e Disney com uma pitada de humor, esse é o livro certo para você.
Para saber mais do que eu achei sobre "Dançando na varanda", confira a vídeo-resenha no link abaixo :)

site: https://youtu.be/6qU91mRHraE

Joseli Medeiros 06/06/2022

Uma leitura essencial
Não sabe o que ler?

Que tal um livro que de forma leve vai tratar de um assunto sério?

Esse é o livro da Nicole que com muito carisma e coragem abre seu coração falando de algo que a desmontou por completo.

Nicole uma mulher que batalhou por sua carreira e sua independência financeira, acabou tendo de lutar também para salvar e compreender a sua saúde mental.

Com um relacionamento onde o sentimento de amor era unilateral, e um assalto foi a última gota para o sistema nervoso de Nicole sucumbir. E tudo o que ela precisa agora é de um profissional que a ajude a enfrentar essa nova fase, sua família será um grande alicerce.

Nesse livro a autora mostra tudo o que ela passou para poder se reencontrar e claro a aprender a conviver com uma doença e Reconhecer seus limites. Uma leitura super recomendada.

Você encontra o livro no kindle unlimited e também no site da editora Flyve.

Agora me conta como está sua saúde mental?

Elis 16/07/2022

Relato profundo sobre saúde mental
A obra não é de ficção. É um autobiográfica. Não de alguém famoso como muitos estão acostumados quando buscam obras biográficas. Mas merece ser lido.

O livro não conta a vida inteira da autora, nas trata especificamente de um período específico de sua vida em que as pressões foram muito grandes e seu corpo então "se desligou".

Nicole precisou ficar 21 días internadas em um hospital psiquiátrico quando em uma segunda crise, após uma série de acontecimentos ela se desligou do mundo e de si mesma.

Nesse relato profundo, verdadeiro e bastante fluido acompanhamos a autora na sua jornada de afastamento e reencontro de si mesma. Ela narra com fluidez, verdade, acidez e humor esse período que pode ter sido o mais assustador e transformador de sua vida.

O livro nos lembra como um alerta a dar mais atenção a nossa saúde mental, a cuidar um pouco mais nós mesmos e é também uma mensagem de esperança. O mundo pode virar de cabeça pra baixo de vez em quando, e tudo parece que nunca vai ter fim, mas vai passar, como tudo passa.

Recomendo a leitura!

Natalia1378 10/07/2023

Uma grata surpresa
Dançando na varanda, o livro nos mostrará o relato de uma vida: a da autora, que passou por um surto psicótico e foi internada por um período. A vida da personagem conta com diversas facetas e momentos de altos e baixos, como a vida costuma ser. No entanto, também nos faz perceber o problema que os acúmulos podem causar depois de um tempo.

É um livro curtinho, mas a cada página nos conectamos e nos colocamos na posição da personagem apresentada. Portanto, é um livro para ler em pequenas doses, de forma a digerir e compreender as situações trazidas aqui. Essas situações podem gerar reflexões sobre diversos assuntos importantes, como depressão, acúmulos, saúde mental e outros.

A cada página lida, eu me senti atravessada. Eu compreendia algumas coisas que a autora expunha inicialmente apenas como situações do dia a dia, mas que mais adiante poderiam contribuir para uma crise. Essa crise, que inicialmente é apresentada como algo que nos faz cair, gera medo e angústias, mas que traz um significado e uma importância imensa para cuidarmos de nós mesmos e compreendermos os limites que devem existir.

Michelle 06/10/2022

Em ?Dançando na Varanda?, nos deparamos com um mergulho nas memórias e vivências mais íntimas da autora que, com muita coragem, desnuda sua trajetória de autodescoberta, após episódios difíceis que a levaram a uma internação numa clínica psiquiátrica.

?Só quando ultrapassei, e muito, meus limites, descobri que eles existiam. Foi real, concreto, na pele, na veia, sem anestesia.?

?Meus c0rtes raramente são superficiais. Minhas cicatrizes escondem feridas profundas, geradas por experiências intensas, de êxtase e entrega absolutos.?

A obra conta com uma escrita fluída e visceral que emociona e, ao mesmo tempo, diverte com sacadas geniais.
Me senti envolvida e totalmente imersa na leitura, além de me conectar e me identificar com diversas passagens.

?O excesso de lucidez é algo enlouquecedor.?

?A minha geração e quase todas as posteriores foram parar na terapia. Considero isso muito positivo porque pelo menos estamos tentando resolver nossas questões.?

Isso sem falar que, inevitavelmente, sentimentos profundos são despertados e reflexões importantes e necessárias são levantadas.
Uma leitura, sem dúvidas, indispensável.
Não posso deixar de destacar a versão física: capricho e cuidado estão visíveis em cada detalhe.
Vale a pena ter na estante!

Fernanda311 24/02/2024

Um livro simples e tocante que aborda tema extremamente atual e importante relacionado a saúde mental. Delicado e emocionante . A fluidez da leitura torna a história mais gostosa e o apoio da família revela o quanto a vida se torna mais fácil quando contamos com seu apoio.