A Conquista do Pão

A Conquista do Pão Piotr Kropotkin

Resenhas - A Conquista do Pão

ThalismarGonAalves0 21/05/2024

Ideias, princípios e estratégias para a sociedade anarquista
Esse livro traz importantes contribuições do geógrafo e anarquista Kropotkin a respeito da crítica da sociedade capitalista e a construção da sociedade anarquista (comunismo anarquista).
Dentre alguns pontos podemos destacar:
1. Riqueza como produto da sociedade. Para o autor, todo avanço científico, tecnológico e de infraestrutura é resultado do trabalho de toda a sociedade. Por isso, tal riqueza deve ser voltada para o bem-estar de todos, e não para o enriquecimento de poucos.
2. Comunismo anarquista. Nessa sociedade cada um retirará do trabalho social conforme suas necessidades. E contribuirá com seu trabalho livremente definido. Nessa sociedade seria abolido a dicotomia entre trabalho manual e o intelectual e o sistema de trabalho assalariado. Aqui ele faz uma crítica ao comunismo marxista.
3. Os meios de produção seriam expropriados e organizados pelos trabalhadores. A organização da produção, do comércio e dos serviços teriam como base as necessidades de todos, primeiro as básicas e depois as de "luxo". Nessa parte não fica clara como tal processo iria ocorrer sem uma burocracia estatual. É um dos pontos de discordância com os marxistas. O autor defende a capacidade de organização espontânea.
4. A revolução será classista e feminista. O autor deixa claro a necessidade de emancipação da mulher frente à escravidão do trabalho doméstico.

Enfim, esses são alguns pontos do livro. Nessa obra é possível entender um pouco a crítica do anarquismo a sociedade capitalista, propondo a expropriação dos meios de produção e uma nova forma de organização. Com isso, fica evidente que a ideologia do anarcocapitalismo não tem fundamento nenhum na tradição anarquista revolucionária do século XIX. Outra contribuição da obra está nas polêmicas com os marxistas (coletivistas).

RielReis 29/07/2023

A Conquista do Pão
Esse livro mostrou-me que não só é possível construir uma sociedade anarquista (porque anarquismo há método) como também mostrou-me a importância de socializar os meios de produção e os bens de consumo (sendo nenhum dos dois pessoais, ou seja, os anarquistas não querem socializar sua casa, seu carro ou seus discos do Djavu). Sim, é possível uma sociedade onde todas pessoas possam trabalhar menos horas e ter o que comer, o que vestir e onde morar. É disso que se trata A Conquista do Pão!

Gomezzzz0 29/11/2022

Se nós desejamos a revolução social, é certamente, em primeiro lugar, para assegurar o pão a todos, para metamorfosear esta sociedade execrável, onde cada dia vemos trabalhadores robustos andarem com as mãos abanando por não terem um patrão que os queira explorar; mulheres e crianças vaguearem de noite sem abrigo; famílias inteiras reduzidas a pão seco, crianças, homens e mulheres morrerem por falta de cuidados, se não de alimento. É para pôr termo a estas iniquidades que nos revoltamos.

Japa 15/05/2022

Bem bom
Repassando as leituras da minha antiga conta pra essa.

Pra ver a resenha desse livro completa:

*ID antigo: @7073934*

yongguksoft 15/04/2022

"Eis a tendência eminentemente comunista que se mostra em toda parte sob todos os aspectos possíveis ? mesmo no seio das nossas sociedades que pregam o individualismo."

Lorenzo 27/02/2022

Anarquismo Científico
Introdutório a um dos primeiros livros científicos pertencentes ao movimento anarquista (Ajuda Mútua), Kropotkin, sem linguagem formal e difícil, consegue descrever o crescimento do capitalismo industrial, e a vida do proletário, que se resume simplesmente na Conquista do Pão.

"Trabalhando cinco ou quatro horas por dia até à idade de 45 ou 50 anos, dissemos, o homem poderia facilmente produzir 'tudo' o que é necessário para garantir cabalmente o bem-estar. Mas o dia do homem habituado ao trabalho e ligado a uma máquina não é de cinco horas; é de dez horas, trezentos dias por ano e por toda a sua vida. Assim gasta-se a saúde e esgota-se a inteligência."

Hugo.Lousada 11/11/2021

Discordo de certas coisas, mas o livro é bom sim
Não tenho motio suficiente pra dar uma nota menor que essa.

É um livro gostoso de ler, fácil de entender. Curti bastante.

Não concordo com tuuudo que ele diz, tem algumas coisas a respeito da formação da sociedade anarquista que eu não concordo e acho utópico demais.

De maneira geral, a leitura é importante pra quem gosta de sociologia. O autor é extremamente versado em História e Geografia, o que faz com que o livro tenha uma visão ampla sobre certos assuntos.

MRZA98 28/07/2020

Minha primeira leitura de Kropotkin. Apesar do lapso de tempo, alguns dos pontos tratados em seu livro ainda se fazem relevantes atualmente. Considero um clássico do pensamento anarco-comunista.