Os Crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Manolo 06/12/2017

Envolvente e Genial
Até o momento, entre todos os livros da autora que eu li, esse foi um dos melhores, não só pela magnitude dos crimes em si, mas pela força criativa que Agatha tem em explorar o psicológico dos personagens. Ela fala dos problemas familiares, de relacionamentos, as dificuldades que enfrentam em se manterem em equilíbrio. Foi uma trama longa, gostosa de se ler, escrita de uma forma bem tranquila. Do começo ao fim o livro é muito intenso e com uma gama extensa de personagens. A história se pautou em decifrar os motivos dos crimes e o porquê da sequência seguida por meio da ordem alfabética e a personalidade do assassino; o que o motivava a tais atos. Temos que tirar o chapéu a autora, pois mesmo que ela não escreva livros tão surpreendentes, sua genialidade é inquestionável em qualquer obra. É de se admirar o entrelaçamento que ela faz dos fatos e personagens, que no final sempre fecha de forma concisa e pródiga. Eu não poderia dar menos de 5 estrelas.

filipersz 19/11/2017

Atônito
É o primeiro livro de Christie que leio. Muito ouvi falar sobre ela, que é a Rainha do Crime. Soube dos finais chocantes e da extrema criatividade. Nesse romance há oscilações que ora despertam interesse, ora aparentam obviedade. Essas mesmas oscilações ocasionam uma explosão de choque no final. Com certeza não ficará como primeiro e último da rainha nas minhas leituras.

Carol 17/11/2017

Boa história, sem muitas reviravoltas e que prende o leitor até o final mas, para mim, não é uma das melhores histórias do Poirot.

Priscila 16/10/2017

Amei!
Me sentia interessada em conhecer os livros da autora, em razão do desafio da Duda Menezes, do canal Book Addict, em que ela sempre comenta uma nova leitura dos livros da Agatha Christie, sempre com grandes elogios. Comecei por esse livro totalmente por acaso, e amei! A história começa um pouco lenta, mas o desenvolvimento e o final, o FINAL, é maravilhoso e surpreendente, vou ler novamente, pois não acredito que não percebi antes qual seria o desenrolar da história . Recomendo muito. :D

Luh 27/09/2017

Viva Poirot!
Ótimo livro e com um final surpreendente

Ruthielly 05/09/2017

Simplesmente incrível!
Hercules Poirot recebe uma misteriosa carta anunciando um assassinato, assinada apenas por ABC, todos sugerem que seja um trote, mas Poirot com sua experiência ver que há algo estranho naquela carta e espera o dia indicado para verificar a veracidade do conteúdo da mesma, então acontece o primeiro assassinato na cidade de Andover de uma senhora chamada Alice Ascher, com uma pista que remete logo a carta, um guia ferroviário ABC. Dai por diante Hercule recebe outras cartas e acontece novos assassinatos. Qual seria o objetivo do assassino ao enviar as cartas a Poirot? Estaria desafiando-o? E o porquê dos assassinatos serem em ordem alfabética? Muitos mistérios que irá lhe desafiar tanto quanto desafiou Poirot, você não vai querer parar de ler e se surpreenderá com o desfecho dessa história.

Juninho 02/09/2017

Emocão a 1000
legal saber a história do assassino que mata conforme as letras do alfabeto

Lorena 17/06/2017

O livro realmente traz um final inesperado e inimaginável como as obras de Agatha, mas a história não me prendeu tanto quanto esperava.

Zumi 11/05/2017

Quase decepcionante, MAS NÃO!!
Depois de Os Crimes ABC, acredito que seja impossível dizer que um livro da Agatha Christie é ruim. É o quarto dela que leio e, quando realmente penso que enquadrarei uma de suas criações como abaixo da média, ela me mostra que não. Definitivamente não.

Particularmente falando, demorei muito para terminar a leitura. Não posso atribuir a culpa disso totalmente ao livro, pois tenho plena consciência de que foi um pouco de desânimo pessoal da minha parte. Ainda assim, o início é um pouco maçante e não prende o leitor e nem o deixa com a ânsia de saber e entender cada vez mais a história, o que se complementa pela revelação do assassino antes mesmo da metade do livro.
Além disso, o capitão Hastings (que narra a história, infelizmente), é uma "pamonha" em forma de gente. É claro que é extremamente difícil chegar perto da inteligência de Hercule Poirot e concluir os fatos da forma que ele o faz, mas Hastings consegue ser pior que uma criança perguntando "Por que isso? E aquilo?" e fazendo observações ridiculamente desnecessárias. Sei que é a descrição do personagem, mas se Agatha fosse viva e próxima a mim, eu diria a ela que Arthur Hastings é um personagem EXTREMAMENTE CHATO.

Contudo, a história toma rumos atraentes e interessantes, e apresenta um final incrível e tão característico de Hercule Poirot e, claro, de Agatha Christie, mostrando que é terminantemente proibido subestimá-la.

Recomendado, sim!!

Julia.Maria 22/04/2017

Um bom livro
Mais uma vez Agatha ganha mais espaço no meu coração. É incrível a brincadeira que ela faz na mente do leitor, durante a leitura você só quer ler e descobrir quem é o assassino. Apesar de não ser o melhor da escritora, este livro é uma obra prima em quesitos de mistérios, reviravoltas, escritas e personagens.

Kath 15/04/2017

Um truque magistral!
Sempre que leio um novo livro de Agatha me vejo surpresa. Essa mulher tem o dom de me pegar desprevenida! Quem comprou esse livro foi minha irmã, ela virou fã da autora depois que eu mostrei a ela Os Quatro Grandes, para mim, melhor obra escrita por ela.
Em Crimes ABC somos levados por Hastings novamente a visitar o recentemente aposentado Hercule Poirot que recebe uma misteriosa carta informando um assassinado que ocorrerá brevemente, a carta é assinada por alguém que se intitula ABC. Poirot tem um mau pressentimento, mas não leva a carta a sério até que, uma senhora aparece morta em uma tabacaria. Sem pistas, sem impressões digitais, a única pista é um guia ferroviário ao lado da vítima ou próximo da cena do crime. O mais intrigante é que o assassino está claramente desafiando Poirot, insultando sua inteligência e é acompanhado nesse pensamento pelo inspetor Crome, um policial azedo que não concorda em trabalhar colaborativamente com o famoso detetive por ser incrédulo com seu intelecto. Agatha constrói uma narrativa que (primeira vez que vi num livro dela) alterna entre a visão de Hastings e a terceira pessoa, ela nos manipula e influencia mascarando o assassino aos nossos olhos de uma maneira tão magistral que não conseguimos duvidar dele até que Poirot o expõe. Novamente uma narrativa brilhante que pega nossa atenção para cada detalhe, qual a ligação entre as vítimas? Como o assassino as escolhe? Até o próprio Poirot sofreu um pouco para encontrar essas respostas.
Realmente brilhante!
Não vou me estender por causa do tamanho do livro, é muito pequenininho e posso acabar spoilando sem querer. Depois do Assassinato de Roger Ackroid esse foi um dos livros mais inusitados que li dela, fiquei completamente presa na história.

Cintia.Dias 03/04/2017

Final surpreendente
Confesso que achei alguns trechos um pouco chatos de ler, porque de certa forma o final parecia ser óbvio. Mas claro que se tratando de Agatha Christie nada é óbvio. E no fim acabei me surpreendendo mais uma vez com a autora e com a inteligência de Hercule Poirot.

Glaucinha 03/03/2017

O mundo do crime
Ainda não tinha praticado leitura com livros no estilo investigativo e confesso que foi o primeiro livro da Agatha Cristie, achei o máximo o seu método de narrativa e cada vez que parava e retornadava me questionava juntamente com Poirot qual o motivo para os crimes, foi uma leitura muito agradável e nada cansativa, simplismente intrigante ao ponto da minha curiosidade devorar o livro em 3 dias ;)

Paulo.Henrique 29/11/2016

Surpreendente
Um dos melhores livros de Agatha Christie.