Os Crimes ABC Agatha Christie

Prenda-me se for capaz
?IEEEEEEEEEOOOOOOOOOWWWWWWW?
?IEEEEEEEEEOOOOOOOOOWWWWWWW?

~ Carro para ?
Dois homens descem                                     ?
Caminham em silêncio                                   ?
O vento frio da Zona Leste de SP sussurra ?
Mais adiante, uma aglomeração se forma  ?
Ambos se infiltram na multidão                    ?

Param perante um corpo estirado:
- Nome da vítima?
- André Trovello
- Causa da morte?
- Literária. Aparentemente o indivíduo terminou um livro 4 meses atrás e nunca falou sobre ele no skoob.
- Muito comum com esse povo que só lê livros chatos
- Ele estava lendo Agatha Christie
- O que??? Ele morreu de Agatha Christie???
- Ao que tudo indica...
- Que tipo de maluco não gosta de Agatha Christie??
- Eu não sei, senhor, algumas pessoas são incompreensíveis
- Tudo bem, pegue o corpo e leve pro carro, vamos acabar logo com isso
- ESPERA, ELE ACABOU DE SE MEXER!!!
- O que?? Como assim??
- É, olha, ta acordando...

É ISSO MESMO ???
Depois de um longo retiro espiritual chamado "Universidade", finalmente me libertei das garras apertadas da responsabilidade e pude vir aqui compartilhar minhas opiniões deveras questionáveis com vocês.
Já diria Shakespeare:
"Trabalhos? Não entreguei
Provas? Reprovei
Professores? Desapontei
Mas o importante é que sobre livros eu postei"
                                 - Hamlet ?, Ato 3
Não confiais em minhas fontes?
Confia pô, pra que eu ia mentir?

Então sem mais enrolação, vamos logo revelar quem terá sua obra minuciosamente avaliada pelo crivo da minha razão.

No dia de hoje, falaremos sobre ela, a soberana do romance policial, a viciada em escrever, o terror das leis trabalhistas, a inimiga do descanso: Agatha "Nunca mais eu vou dormir" Christie.
Responsável por mais de 100 (cem) obras (sim, uma CENTENA de livros), nossa querida máquina de cuspir palavras foi uma das autoras mais publicadas da história da humanidade, com 4 BILHÕES de cópias.
Tamanha imponência em seu acervo provocou ondas de celebrações vindas de nós, meros mortais sem muito a dizer, após Agathinha anunciar sua aposentadoria da literatura, visto que isso representou não apenas o fim de uma carreira, mas uma esperança de sobrevivência, já que não havia florestas no mundo capazes de prover tamanha quantidade de celulose e ao mesmo tempo fornecer o ar que preenche nossos pulmõezinhos molengas.
Portanto, Agatha largou sua caneta ? ? para que a humanidade ?? pudesse viver  pra caceta ?? (pobre poeta André Trovello, condenado a rimar quando ninguém mais pode).

Feita a introdução do criador, vamos agora à criatura.
"Os Crimes ABC" é a segunda obra mais mortífera do abecedário, derrotada apenas pelo sucesso da Sessão da Tarde "ABC do amor" (2005), que iludiu milhares de crianças com a promessa de amor eterno no jardim da infância, apenas para terminar com seu protagonista, o ator mirim sensação da época Josh Hutcherson, deitado em sua cama ao telefone, desesperadamente chamando por sua paixonite Rosemary, gastando o que restava de sua dignidade em berros e grunhidos.
O mesmo Josh teria futuramente mais uma oportunidade no amor com o não menos trágico "Ponte para Terabítia" (2007), mas só faria as pazes novamente com o cupido na saga sensação entre os adolescentes e os revolucionários "Jogos Vorazes", onde nosso pequeno grande homem, estimado pelas fitas métricas em 1,65m, seria introduzido à paixão desenfreada por Katniss Everdeen e uma competição de vida ou morte ??
"Mas André, não era pra você ta falando do livro?"
Sim, desculpa, às vezes me deixo levar pelo glamour de Hollywood. Vamos voltar ao tópico.

O livro (ta vendo? Eu ainda sei qual o foco desse site) retrata a trágica vida do serial killer que decidiu, por livre e espontânea insanidade, matar todas as suas vítimas em ordem alfabética, (mesmo método que dedé tentará implementar na frase a seguir). Astuta Batalha Caracterizou-se Deveras Exaustiva, Fazendo este Grande Homem Investigar Jubilosamente Kamaradas Logicamente Merecedores de Não Ostentar da Primordial Qualidade Recorrente a Simplesmente Todos (h)Umanos: a Vida.
(Sim, eu roubei no K e no U pra evitar uma possível morte cerebral. Não julgue, você faria o mesmo).
Tamanho esforço dessa lenda protagonista foi completamente ignorado pela outra metade dessa laranja sabor "sangue, morte e agonia", já que o detetive encarregado do caso, Hercule Poirot, demonstra a mesma motivação de um celta 2 portas 1.0 numa subida ingreme... com 8 pessoas dentro... uma tv no porta malas... e sem gasolina.
Não, ele claramente não quer estar ali e faz de TUDO pra evitar ser confundido com um profissional comprometido e produtivo.
"Poirot, o que vamos fazer?"
"Nada"
"Como assim? Não há nada que podemos fazer?"
"Eu vou dar uma volta"
(Eu não to brincando kkkkkkkkk isso realmente é falado no livro).

Tamanha incompetência desse homão bigodudo arremessa a balança da justiça nas mãos de VOCÊ ?, isso mesmo, você leitor, de olhos cor de mel royale e cabelo brilhoso, que buscava apenas uma leitura leve pra bater sua meta de 2021, mas agora é presenteado com o martelo de um juiz e as túnicas negras da lei, tendo de decidir quem passará os próximos 20/25 anos numa prisão de segurança máxima em Piraju, interior de SP, sendo sugado por dementadores de calça larga e aba reta.
Apesar de saber dos seus sonhos e expectativas pra essa missão, vou explicar exatamante, passo a passo, como tudo irá acontecer:
1 - Alguém morre
2 - Você começa a caçar pistas
3 - Vê que todas apontam pra um personagem específico
4 - Seus instintos têm certeza de que é aquela pessoa
5 - Sua confiança aumenta
6 - O sucesso lhe sobe à cabeça
7 - "Talvez o FBI não seja um mal lugar pra mim"
8 -  Google pesquisar: Chapéu de detetive e sobretudo
9 - A arrogância te cega
10 - Chega no penúltimo capítulo
11 - Poirot desmascara o assassino
12 - Não é quem você pensava
13 - Você é tomado pelos 5 estágios do luto
14 - Negação: Não é possivel que errei, todas as provas levavam a fulano
15 - Raiva: esse livro é estúpido, eu devia ter comprado "Pai rico, pai pobre"
16 - Barganha: Talvez se eu vender meu fusca pra editora, eles mudem o final
17 - Depressão: Não há livros que acalmem meu coração sombrio
~ Lana del Rey toca ao fundo
18 - Aceitação: Acho que aquele detetive de bigode não era tão inutil assim
19 - Fecha o livro
20 - "Hmmm que fome, vo comer"

(desculpa, mas é exatamente assim que é, não tem outro jeito.)

Enfim, falei demais já.
O livro é ótimo, muito bem escrito, ótimo plot e te faz sentir burro como poucas obras conseguem
É bão demais, recomendo!
10/10

Abraço rapaziada, bom final de ano!
Paz ?
Brenda.Podanosqui 12/12/2021minha estante
Kkkkk ARRASOU na resenha ???? mas sério: esse foi um dos poucos livros dela que li e que notei q algo não estava muito nos conformes. Eu não caí no conto da carochinha da Agatha (mas tbm não descobri quem era o assassino) ??

Marina Luna 12/12/2021minha estante
Você é o melhor! KKKKK

@Brenda obggg ??
Confesso q ela me fez de trouxa o livro todo, pq não cheguei nem perto de acertar quem era o assassino kkkkkkkkkkkk

Andre.Trovello 14/12/2021minha estante
@Marina KKKKKK mtooo obgg ??

Andre.Trovello 14/12/2021minha estante
@yokiitos KKKKK mtoo obgg ?? fico mto feliz de saber q vc curtiu

annaju 15/12/2021minha estante
as vezes eu me pergunto: quanto tempo o André leva pra resenhar os livros q ele lê? Sério, mais empenhado que a própria Gata Triste! Se tu tivesse uma coluna num jornalzinho, eu virava tua freguês hein, nunca imaginei mas depois dessa resenha estou desconfiada que a era de romance policial chegou até mim! Hahahahah adorei, tu é criativo demais ?

souluba 16/12/2021minha estante
Kkkkkkkk ameeiii esta é a melhor resenha do Skoob puta que pariu

Andre.Trovello 17/12/2021minha estante
@annaju Ai, MTO obg, serio ?? eu fico mto feliz quando vcs falam q gostam das resenhas, pq é realmente algo q curto mto fazer kkkkkkkk
Meuuu, lê simm, foi meu primeiro livro desse gênereo e valeu mto a penaa!!

Andre.Trovello 17/12/2021minha estante
@souluba aaaa mto obgg ??

Nai 20/12/2021minha estante
Hahahahah eu amei!!! Depois dessa resenha, na próxima vez que eu estiver nos sebos da vida vou procurar esse livro ??

Andre.Trovello 21/12/2021minha estante
Aaaaaa mto obgggg ???
Leiaaa, sério, ele é bem legal, gostei bastante!!

Pedrinho 30/12/2021minha estante
Amei a resenha, terminei esse livro há 2 dias e até agora tô pensando em como fui feito de otário, kkkkk. Óbvio que não acreditei que o ABC era quem eles estavam dizendo. Não tinha lógica ser aquela pessoa. Comecei a desconfiar e criar teorias para desvendar o verdadeiro assassino e imaginei muita gente, mas o verdadeiro eu não consegui. Fiquei besta quando descobri o verdadeiro assassino, uma das poucas pessoas que eu não cogitei. Parabéns pela resenha e obrigado Agatha por me fazer de otário

Andre.Trovello 06/01/2022minha estante
Vlww manooo ??
Eu fico seco no primeiro acusado pq não consegui pensar em mais ngm kkkkkkkkkkk errei feio dmsss

isabelle 11/01/2022minha estante
KKKKKKKKKKKKK essa resenha tá perfeita, sinceramente

Andre.Trovello 11/01/2022minha estante
KKKKKKK mto obgggg ??

Kihazy 12/01/2022minha estante
essa foi a maior resenha que já vi na mnh vida KKKKKKKKKKKKKK

Andre.Trovello 13/01/2022minha estante
KKKKKKKK obgggg ???

Katia 17/03/2022minha estante
Foi o primeiro livro da Agatha que eu li. Adorei sua resenha ??

mariaa_dutra 18/03/2022minha estante
10 páginas de resenha! kkkk
mas amei, arrasou demais! ?

Andre.Trovello 18/03/2022minha estante
@katia foi meu primeiro dela tbbb kkkkkkkkkk
Mt obggg ??

Andre.Trovello 18/03/2022minha estante
@Maria as vezes eu me empolgo um pouco kkkkkkkk
Obggggg ???

Maisa 18/05/2022minha estante
A MELHOR resenha que já li no Skoob, obrigada por me incentivar a furar a fila das minhas futuras leituras, esse nem estava na lista , os livros que estão na fila de espera, estão sentindo agora o que um paciente do SUS sente, indignação ao perceberem que dei moral à sua resenha e aplaudi ela em plena madrugada, onde obviamente já deveria estar dormindo, enfim... o leitor não tem um dia de paz nesse skoob. Obrigada!

Andre.Trovello 19/05/2022minha estante
@Maisa KKKKKKKK mt obgg ????
Fico feliz dms q vc tenha curtido a resenha e peço desculpas aos outros livros q vão ficar na lista de espera por causa dela, não foi minha intenção kkkkkkkk

Laura 16/08/2022minha estante
Acho que nunca li uma resenha tão boa kkkkkkkkkkkkk

Andre.Trovello 27/08/2022minha estante
@Laura Kkkkkkkk mtoo obggg moçaaa ???? fico feliz de vdd

Pedro 19/04/2023minha estante
GENIAL

PriscillaS 22/05/2023minha estante
melhor resenha já feita nesse site! hahah amei muito.

Andre.Trovello 24/05/2023minha estante
@Pedro valeu manooo ??????

Andre.Trovello 24/05/2023minha estante
@PriscillaS muito obrigadooooo kkkkkk ????

Medeiro0 28/06/2023minha estante
Entenda, você fez a melhor resenha que existe aqui!!!!

@problema_de_poetas 28/06/2023minha estante
KKKKKKKKKKJKK melhooooor resenha!!

Gomes176 08/01/2024minha estante
KJKKZKSKSKKSK a melhor resenha q eu já li, me prendeu mais q alguns livros por aí, referências & referências, ri demaise

@problema_de_poeta OBRIGADOOOO ????

Andre.Trovello 12/01/2024minha estante
@problemadepoetas MTO OBRIGADOOO ????

Andre.Trovello 12/01/2024minha estante
@Gomes KKKKKKKK obrigadooo ???? fico feliz q ce curtiu as referências

mary 26/01/2024minha estante
KKKKKKKKKKKK JURO, SUA RESENHA ME DEU AINDA MAIS VONTADE DE LER

Polyana.Floriano 10/02/2024minha estante
Eu li essa DESGRAÇA de livro em 4h porque a cada página a querida da Agatha me deixava OBCECADA e, óbvio, que eu já estava pensando em talvez participar do elenco de Brooklyn 99 pra ser uma detetive porque (coitada!) eu pensei que estava certíssima sobre o culpado (mesmo jâ estando acostumada e ser feita de trouxa pela AC e NUNCA ter acertado sequer uma vez o(s) assasino(s)). Enfim, após esse meu breve relato, me sinto na obrigação de, além de elogiar essa resenha perfeita, também agradecer pelas risadas que me fizeste dar em plenas 04h15 da madrugada. Você é foda kkkkkkkkkkkkk

Polyana.Floriano 10/02/2024minha estante

Andre.Trovello 12/02/2024minha estante
@mary KKKKKKKK OBG ????
LEIAA, É BOM DMSSS

Andre.Trovello 12/02/2024minha estante
@Polyana.Floriano KKKKK OBG ????
É impressionante como a Agatha sabe fazer a gente de bobo kkkkkkk não tem como

bela 12/02/2024minha estante
Kkkkkkkkkkk que resenha boa

Andre.Trovello 15/02/2024minha estante
@bela mto obgggg ????

Gekeppler 16/03/2024minha estante
Nossa que resenha boa meu deus kkkkk parabéns

Andre.Trovello 21/03/2024minha estante
@Gekeppler mto obrigadoooo ????

Victoria (Vic) 14/05/2020

Ótimo
Muuuito bom! O livro te prende bastante e é diferente dos outros da Agatha pois tem essa pegada de serial killer. O livro como um todo e o especialmente o final são EXTREMAMENTE inteligentes, gostei muito! Poirot e Hastings estão especialmente divertidos nesse livro. Gostei bastante e recomendo muito :)
Shay 14/06/2020minha estante
Gente,como faço para começar a ler esse livro?

Professor 16/08/2020minha estante
Um livro envolvente e fascinante, como bem resumiu Poirot "o caso era o homem".

Lorry 02/12/2020minha estante
Oi gente alguém poderia me falar como faço para abrir os livros ?

Gabriele346 22/12/2020minha estante
Larry, não dá pra abri

Gabriele346 22/12/2020minha estante
Lorry*

mostrando 03/11/2021minha estante
oii, você sabe me dizer qual a classificação indicativa? muito obrigada

@aprendilendo_ 27/02/2022

Resenha de Crimes ABC
Após receber uma misteriosa carta indicando a data e o local de um homicídio, o memorável investigador Hercule Poirot se vê em meio à uma série de assassinatos seguindo a ordem alfabética, os quais deixam, como única pista, um guia de metrô. Publicado pela primeira vez em 1936 e escrito por Agatha Christie, Os Crimes ABC é tido como um dos melhores livros de sua escritora.

De início, com uma narrativa ágil e leve, típica das histórias de Agatha Christie, Os Crimes ABC traz uma premissa diferente das outras histórias envolvendo o investigador belga. Em geral, o protagonista tem diante de si um assassinato isolado, no qual, em um ambiente recheado de suspeitos, desenvolve-se uma série de interrogatórios até a chocante revelação. Na presente trama, no entanto, o grande mistério corre em torno de um assassino em série, completamente anônimo e sem nenhuma aparente ligação com as vítimas. Assim, como o próprio Poirot afirma em determinado momento da obra, ao contrário de suas outras investigações, a busca pelo autor dos Crimes ABC tem uma característica muito mais externa do que íntima e isso, por claro, dá à história um diferente tom de caçada entre gato e rato envolvendo o investigador e o criminoso.

Prosseguindo, como consequência do formato diferente das investigações de Poirot, a obra ganha todo um aspecto de intensidade e urgência na perseguição e busca pelo criminoso, além de conseguir preencher muito bem os vazios que ficam pela falta de interrogatórios, tão característicos das tramas envolvendo o belga. Dessa forma, o livro entrega uma leitura capaz de agradar toda a diversidade de leitores, seja os fãs de Agatha Christie ou mesmo entusiastas de romances policiais.

Nota: 8.9
Instagram: @aprendilendo_

site: www.aprendilendo.com.br
Biel 08/03/2022minha estante
Gostei da resenha! Deu ainda mais vontade de ler, rsrs.

Marise 22/06/2022

Fui tapeada
Agatha Christie nunca decepciona, apesar desse livro ter uma pegada diferente dos outro que li dela eu gostei bastante, a leitura é fluída e vc fica a par de todos os detalhes, por isso não desconfia desse plot no final?
demorei ler por conta da correria, porém quando voltei n consegui largar até acabar. Recomendo muito e ja vou por na minha lista de releitura ?
Bruna 22/06/2022minha estante
Amo os livros da Agatha Christie

Marise 22/06/2022minha estante
@moratobru tmb amoo??

Francieli 28/06/2022minha estante
Estou doida para ler algum livro da Ágatha, sua resenha me deixou mais animada ainda para começar a leitura

Renata.g 21/01/2023

Amei o livro
O livro me prendeu do início ao fim, esse foi o primeiro livro que li da autora e fiquei apaixonada, com certeza vou ler outros dela. Achei incrível como o assassino articulou os assassinatos. O que foi esse plot twist? Maravilhoso.
Nem passou pela cabeça que poderia ser essa pessoa o verdadeiro assassino, fiquei de cara. A forma como Poirot explica como chegou ao assassino foi demais.
A leitura é bem fluída e gostosa, recomendo a leitura.

Lido em 18/01/23

Gustavo Rodrigues 04/03/2023

É sério que ninguém desconfiou?

Até começa bem, mas depois fica arrastaaaaaaado demais. Pra piorar, os personagens tem umas atitudes muito distantes da realidade. Do nada a galera vira investigadora e é isso aí, tu tem que aceitar. ?

O plot é meio sem graça porque já dava pra sacar, ou pelo menos desconfiar, bem antes do fim da história.

Pelo menos é pequeno, então ainda vale a tentativa.
Blendon Moreira 04/03/2023minha estante
Foi meu primeiro Agatha. Quando terminei fiquei meia hora em choque haha

Debora.Mello 04/12/2021

ABC e Hércule Poirot
Ahhh cara como que que a Agatha consegue ludibriar o leitor dessa forma??
Mais um pra conta, sensacional...
Desde o início ao desenrolar da história por completo e nesse tivemos um bônus por assim dizer Hastings amigo de Poirot vai adentrar com ele nessa história para juntos tentarem descobrir o assassinato...
Eles juntos me lembrou muito do Sherlock que por sinal no livro faz menção..
Muito bom como sempre.

Marcos 15/03/2022

Os Crimes ABC
Poirot investiga uma série de assassinatos em ordem alfabética.

Esse livro não me entusiasmou tanto quanto os demais da rainha do crime. Pode ter algo a ver com minha leitura de ?It?.

Entretanto, não deixa de ser uma boa história, mas muito longe de obras como ?O Assassinato no Expresso Oriente? ou ?O Assassinato de Roger Ackroyd?.
hell 15/03/2022minha estante
Lê de novo porque leu errado ?? mas deve ser por conta de It mesmo, quando eu li me consumiu demais, então entendo haha

Marcos 15/03/2022minha estante
É uma possibilidade kkkkkkkkkkk e o It está me consumindo demais (no bom sentido) livro maravilhoso ????????????????

Marlonbsan 07/06/2022

Os Crimes ABC
O detetive Hercule Poirot recebeu uma carta dizendo que um crime seria cometido, quando de fato algo acontece, em seguida, ele recebe mais uma carta dizendo que haverá outro, os padrões começam a ser formados e cabe ao detetive descobrir quem está por trás de tudo.

O livro é, em sua maior parte, narrado em primeira pessoa por Hastings, e em poucos capítulos, em terceira pessoa. A linguagem, como de costume nas obras da Agatha, é simples e fluida.

Mais um livro com a dupla Poirot e Hastings, a combinação que funciona muito bem nas histórias de Agatha. E dessa vez, com uma série de crimes premeditados, testando a massa cinzenta do detetive. O fato de ter crimes em série diferencia um pouco de outras histórias.

O trabalho de investigação é bem montado e caminha pouco a pouco para o desfecho, que, como sempre, utiliza da simplicidade para realizar as explicações, sendo coerente com a época e com as motivações.

As peculiaridades dessa obra, sua condução, os personagens, tornam a experiência mais agradável e interessante. E o livro traz exatamente o que propõe, crimes, investigações, motivos e perspicácia para enxergar os detalhes que constroem toda a trama que liga os pontos.

Oi, eu sou a Mila ^^ 29/11/2021

Gostei ein. Não é uma história que te faça arrancar os cabelos nem te prende, mas flui bem. A escrita da Agatha se parece com a da Mary Maud Montgomery ( autora de Anne de Green Gables ), mas eu ainda prefiro a Mary. O verdadeiro assassino foi inesperado, não desconfiei em nenhum momento.

4,0??

Fabio Shiva 15/01/2023

Hercule Poirot enfrenta um perigoso serial killer, antes que isso existisse
Não pela primeira vez, recorro a Agatha Christie depois de levar canseira de alguma leitura. Dessa vez fiquei alguns meses penando para ler um grosso romance policial da moda (sobre o qual falarei em uma futura resenha), até que, ao chegar exatamente à página 273 (mais ou menos a metade do livro), me dei conta: “Rapaz, esse livro tem a grossura de dois da Agatha Christie... e nem a metade da diversão!” Abandonei a leitura na mesma hora, e fui reler algum da querida Rainha.

Escolhi esse “Os Crimes ABC”, que acredito só ter lido uma vez antes. Gostei muito dessa releitura, que terminei em dois ou três dias. Aqui Hercule Poirot está às voltas com um misterioso antagonista, que tem a audácia de lhe enviar cartas anunciando seus próximos assassinatos! Logo toda a Inglaterra está em polvorosa por conta do assassino que parece ter uma fixação pela ordem alfabética, a começar pelos guias ferroviários ABC que deixa sempre na cena do crime, ao lado do cadáver de suas vítimas...

Só por essa breve descrição, imagino que as palavras “serial killer” surgem na mente da maioria das pessoas hoje em dia. O que torna “Os Crimes ABC” uma obra especialmente notável, pois foi escrita em 1936, quase trinta anos antes que a própria expressão “serial killer” tivesse sido utilizada pela primeira vez (o termo foi cunhado pelo investigador do FBI Robert Ressler durante a década de 1970).

Cheguei a pesquisar sobre assassinos em série famosos e em atividade até 1936, imaginando se Agatha havia se inspirado em alguma notícia de sua época para escrever “Os Crimes ABC”. Na história ela chega a citar Jack, o Estripador, que creio ter sido mesmo a sua principal, se não única referência. Pois fora o próprio Jack e uma sinistríssima viúva da era vitoriana, Amelia Dyer (que adotou e estrangulou mais de 400 crianças por dinheiro), encontrei apenas o igualmente infame Albert Fish, norte-americano que morreu na prisão de Sing-Sing em 16 de janeiro de 1936 (uma curiosa sincronicidade, pois “The ABC Murders” foi publicado pela primeira vez dez dias antes da morte de Fish, em 6 de janeiro de 1936). Mas a grande maioria dos monstros humanos que tornaram necessário que existisse o termo “serial killer” para defini-los só nasceu mesmo depois da publicação de “Os Crimes ABC”.

Saindo do território da brutal realidade e adentrando no terreno da fascinante ficção, o que achei particularmente impressionante é que, nesse livro, Agatha praticamente estabelece o que serão os principais clichês das histórias de serial killer: a obsessão temática do assassino, sua personalidade narcisista e arrogante, a disputa entre o assassino e o detetive, com provocações e armadilhas de parte a parte etc. Contudo a autora vai ainda além em “Os Crimes ABC” e utiliza toda essa parafernália do serial killer como apenas mais um elemento em sua trama de mistério... afinal, essa é acima de tudo uma história de Agatha Christie!

Diante do que foi dito, não resta dúvida de que “Os Crimes ABC” é mesmo uma obra ímpar não só dentre a extensa bibliografia de Agatha Christie, como na própria história do romance policial. À época do lançamento, um crítico muito sagaz definiu esse livro como “um divisor de águas”. Achei bem interessante essa conversa entre Poirot e seu fiel escudeiro Hastings, onde Agatha expressa de que forma essa história é diferente:

“—Sabe que se trata do primeiro crime desse tipo em que atuamos juntos? Todos os anteriores tinham sido, digamos assim, assassinatos privados.
— Tem toda a razão, meu amigo. Até então, nosso destino sempre foi lidar com crimes interiores. A história da vítima era o que importava. E as indagações importantes sempre foram: ‘Qual o beneficiado com a morte de determinada pessoa? Que oportunidades os familiares do morto tiveram para consumar o crime?’ Tratava-se sempre de um crime íntimo. Agora, pela primeira vez desde que nos associamos, estamos lidando com um crime cometido a sangue-frio, impessoal. Crime exteriorizado.”

Fora isso, achei marcantes algumas cáusticas observações de Agatha sobre o processo do envelhecimento, quando Hastings se depara com uma antiga fotografia de um casal de noivos que ele só conheceu muitos e muitos anos depois:

“Evoquei a imagem do velho lúbrico e bêbado, e a fisionomia sofrida e envelhecida da mulher morta, um pouco perturbado diante da impiedosa obra do tempo...”

Por fim, fiquei impressionado com a acurácia psicológica de Agatha nessa obra. Uma fala dela me lembrou muito o que ouvi um professor de psicologia dizer em sua aula:

“Um louco é tão lógico e racional em suas ações como um homem mentalmente são, isso de acordo com seu ponto de vista peculiar e distorcido.”

Encerro com essa deliciosa fala de Poirot:

“Nada é mais perigoso do que uma conversa, para alguém que tem algo a esconder. Como me disse certa vez um velho e sábio francês, a fala é uma invenção do homem para impedi-lo de pensar. E é também um meio infalível de se descobrir o que ele deseja ocultar. Um ser humano, Hastings, não pode resistir, diante da oportunidade que uma conversa lhe dá, de se revelar e expressar sua personalidade. Cada vez ele revelará mais coisas e se deixará trair.”

Compare agora com essa que é uma das mais instigantes citações de Freud:

“Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir convence-se de que os mortais não conseguem guardar segredo. Se os lábios estão mudos, eles tagarelam pela ponta dos dedos. A traição abre seu caminho por todos os poros.” (Sigmund Freud)

Por essas e outras é que não canso de ler e reler Agatha Christie!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Luciana 15/01/2023minha estante
Olá. Coincidentemente também reli este livro há pouco tempo. E, também acho um "descanso" ler Agatha Christie.

Fabio Shiva 20/01/2023minha estante
Oi, Luciana, valeu pelo comentário e por essa energia boa! Fico feliz em saber que você também é adepta da "Agatherapia"!!!

bibia 19/05/2021

Muita gente veio me recomendando esse livro falando que a minha cabeça ia explodir com o final e eu me decepcionei demais.
Eu amo o jeito que a Agatha explica o tudo no final, não só simplesmente da o culpado. Ela também faz com que você realmente não consiga achar o assasino, o que é incrível.
Mas a leitura em si não me prendeu e vários momentos para mim foram chatos, no geral, acho que é um livro legal que eu recomendaria, mas nada uau.

damas 22/01/2024

Gostei porem outros dela obviamente superam facil
achei a trama muito rapida como se houvesse muita pressa em resolver o caso mas ja estava resolvido sej la

Samuludry 01/01/2024

Adictivo, belíssimo e chocante (ABC)
Esse foi o melhor livro que já li da Agatha Christie até agora!! Ao contrário de outras obras dela, o mistério aqui já começa nas primeiras páginas. E pra melhorar, vai crescendo e tudo vai ficando cada vez mais envolvente. Crimes ABC é bem mais agitado que os clássicos dela e isso é ótimo! A narrativa é muito boa e os personagens são muito envolventes.
A Agatha tem um estilo de escrita muito interessante e viciante. Muitos elementos clássicos dela estão presentes aqui também, como uma boa fofoca de segundo plano. Além disso, o plot do final é simplesmente imprevisível no sentido mais máximo. Você realmente não sabe o que esperar e só uma pessoa muito doida ou muito inteligente e que conheca a mente dessa velha muito bem consegue decifrar isso antes de todo mundo.
Enfim, é prefeito. Leiam!! Recomendo muito pra quem quer algo surpreendente e que te deixe chocado do início ao fim!
Samuludry 01/01/2024minha estante
Um detalhe que eu não comentei antes mas achei muito legal é que esse foi o primeiro livro que li em que o Hastings também participa. Eu adoro a participação dele. Ele simplesmente existe e fica anotando e contando tudo pra gente como se fosse uma fofoca de tarde. E do nada o querido solta uma frase genial sem querer e o Poirot fica ??????

Ivan 18/09/2021

Crime e suspense
Publicado em 1936, "Os Crimes ABC", de Agatha Christie, é um livro que traz mais um caso de Hercule Poirot, o famoso detetive belga. É um dos seus livros mais populares. Traz uma série de experimentações da autora, a começar pelo ponto de vista narrativo guiado em primeira e terceira pessoa

Em “Os Crimes ABC” somos envolvidos no mistério a partir do momento em que o detetive Poirot recebe uma carta inquietante de um criminoso que apenas assinou como ABC. De fato, um crime ocorre na mesma localização informada na carta, e como prova de que não se tratava de um crime qualquer, havia um guia ferroviário ABC próximo ao corpo.

Com isso, inicia-se uma tentativa do detetive de descobrir quem é esse assassino com a ajuda de seu amigo Hastings, da polícia e dos familiares das vítimas. A narrativa fica, majoritariamente, por conta do capitão Hastings, enquanto alguns capítulos são narrados por outra figura, que vocês descobrirão ao longo do livro.

O misterioso e metódico assassino comete seus crimes de acordo com três normas: escolhe suas vítimas e as cidades onde moram seguindo rigorosamente uma ordem alfabética; deixa junto aos cadáveres um guia de trens, chamado ABC na Grã-Bretanha e anuncia cada um dos assassínios através de uma carta dirigida a Hercule Poirot, indicando o lugar e o dia em que cometerá o crime. Tudo leva a supor que se trata de um estranho e aterrorizador psicopata, tão louco quanto inteligente e frio, que os jornais comparam a Jack, o Estripador.

O livro apresenta uma proposta muito interessante por trazer esse serial killer, o que pressupõe um romance policial onde Poirot irá desvendar um crime externo, totalmente diferente dos casos anteriores, onde ele solucionava mistérios internos, dentro de ambientes fechados ou que envolviam apenas um grupo de pessoas. Aqui, os crimes acontecem em cidades diferentes e as vítimas não parecem ter relação nenhuma com a outra. Ao longo da obra, diversos questionamentos vão surgindo e a cada página você fica mais intrigado com os crimes e suas motivações. Apesar das pistas bastante sutis deixadas durante a narrativa, só foi possível percebê-las quando Poirot desvendou o caso e explicou o que aconteceu.

A história toda me prendeu do início ao fim. É muito interessante ver a forma como Poirot se comporta e como desenvolve a solução dos crimes. A fixação dele por descobrir a motivação e não quem era o assassino, ao contrário do que todos esperavam, é justamente o que leva ao encerramento do caso.

Foi uma leitura extremamente envolvente. É um ótimo livro para quem gosta de crime e suspense da escrita da rainha do crime.
Maria Santana 18/09/2021minha estante
Foi o primeiro livro que eu li dela e amei tanto que nunca mais parei de ler Agatha Christie

Catarina 18/09/2021minha estante
Ótima resenha! Fiquei com vontade de ler o livro. :)

Juh (Encanto Literário) 01/10/2021minha estante
Comprei a nova tiragem de capa laranja. Capa dura, mto legal. Tá na meta imensa kkkk