Os Crimes ABC

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

José Ros 12/09/2016

Mais um alívio para a mente.
Terminei de ler Os Crimes ABC, um livro com todo o estilo de Agatha Christie. É difícil dizer se ele foi de fato o melhor, creio que não. Mas teve sua reviravolta - empolgante por sinal -, e obviamente teve suas surpresas. Senti falta apenas daquela dúvida que Christie incute em nossa mente, dúvida que apareceu somente no final. Mesmo assim é um livro delicioso de ler, algo que realmente não pesa, um alívio à mente.

NelM4n 30/07/2014

Estória inesperada
Apesar de já ir pensando na estória apenas lendo a capa, o livro foi além de minhas expectativas. Um caso complexo para um dos maiores detetives vivos e uma boa leitura para os amantes de mistérios.

vic 26/08/2018

Surpreendente
Farei um breve comentário aqui, pois é muito do que se falar, mas difícil encontrar as palavras certas. Este foi o primeiro livro que li da Ágatha Christie, e estou simplesmente de queixo caído com o talento que ela tinha e deixou esse legado enorme para todos nós. Se tiver algum dia a oportunidade de lê um livro dela, aceite de bom grado, pois não irá se arrepender.
Esse livro traz a história de uma série de crimes, e junto com Poirot e Hastings, entramos nessa aventura contra o crime, buscando encontrar pistas e juntas as peças para descobrir quem é o assassino, e no final ele estava entre nós o tempo todo. Além disso, fiquei abismada com o talento incrível de Poirot e como ele é um sábio francês! Enfim, para uma leitura de 1932, foi uma das melhores, com certeza, desculpe-me o Médico é o Monstro!!!

Ana Carolina 16/10/2018

Agatha nunca decepciona
O personagem mais marcante da autora Agatha Christie sem duvidas é o detetive Hercule Poirot. Poirot usa da sua habilidade de observar com precisão todos os detalhes, e os armazena em sua memória. É um personagem que cativa por ser engraçado em diversos momentos; quando, por exemplo, refuta os policiais, e principalmente quando a escritora deixa marcado o seu vício pela simetria em tudo que vê. É belga, portanto, não abre mão de frases em francês que combinam totalmente com a situação. Talvez seja por essas características tão únicas do personagem criado por ela que faz com que a personagem Marple, também de Agatha, seja tão sem sal e sem graça quando comparada a ele.

Em junho de 1935, Hercule Poirot recebe a visita de seu velho amigo Arthur Hastings, capitão e oficial da ordem do Império Britânico, em seu apartamento em Londres. O suspense se inicia quando Poirot mostra uma carta misteriosa à Hastings. Em seu conteúdo, alguém intitulado ABC, diz diretamente à Poirot que irá cometer um assassinato em Andover no dia 21 desse mesmo mês. Depois de cometido o crime, e Poirot receber outra cara, ele percebe que os crimes estão sendo executados com base no alfabeto, portanto, o nome da vítima e do lugar seguem a ordem alfabética. Para completar, em todas as vítimas são achados guias ferroviários que só aumentam a dúvida sobre quem ele é, qual o seu objetivo para cometer tais assassinatos, e por qual razão ele manda as cartaz para Poirot.

A narrativa da obra é na primeira pessoa na maior parte do livro, sendo narrado pelo capitão Hastings, que é fascinado pelos casos do seu amigo belga. Porém, em certas partes do livro a narrativa sai de Hastings, e vai para uma narração em terceira pessoa focando no possível assassino e em suas preparações para o próximo crime.

Os Crimes ABC tende a se parecer como um livro que foi copiado anos depois em diversos filmes, séries, e até mesmo em outros livros, ou seja, a obra parece simples, fácil demais. Porém, quem conhece Agatha Christie sabe que nenhum de seus casos é transparente. Logo ao final da obra literária, a autora lhe traz uma reviravolta como sempre muito bem arquitetada, algo já esperado pela Rainha do Crime. O caso ABC é uma das melhores narrativas da escritora com o personagem Hercule Poirot.

site: https://submundoliterario.wordpress.com/2018/10/16/os-crimes-abc/

Ka Castoldi 30/04/2009

Não sei por que motivo esse livro me encantou desde o começo. Os crimes em ordem alfabética, os supostos assassinatos em série, me deixam fascinada, como qualquer outra história do gênero. Quando escrito por uma mente magnífica como a de Agatha, então, resulta na obra prima que aí está.

Priscila 16/10/2017

Amei!
Me sentia interessada em conhecer os livros da autora, em razão do desafio da Duda Menezes, do canal Book Addict, em que ela sempre comenta uma nova leitura dos livros da Agatha Christie, sempre com grandes elogios. Comecei por esse livro totalmente por acaso, e amei! A história começa um pouco lenta, mas o desenvolvimento e o final, o FINAL, é maravilhoso e surpreendente, vou ler novamente, pois não acredito que não percebi antes qual seria o desenrolar da história . Recomendo muito. :D

DanielaF 31/03/2018

A história interessante, enredo bem bolado
Foi minha primeira leitura da Agatha, foi uma boa leitura. Sim, quero ler outros títulos dela, ela tem um boa fama com seus suspenses, e sei que títulos não vão faltar.
Foi bacana a leitura, eu não esperava pro esse desenrolar, se os outros títulos dela for tão bom quantos esses, QUERO.
Os capítulos não são longos e cansativos, achei bem objetivos. E tem partes que vocÊ pensa: "Eu não quero saber disso" chega lá na frente vocÊ percebe que era importante você saber, você recebe uma deixa, mas não entende, não sabe porque... Até que você se depara com a resposta kkk
Tive medo do livro ser estilo o livro (Boneco de pano) decepcionante.
Eu curti o Poroit, as vezes o Hasting parecia tão desnecessário tão apagadinho, tão sem utilidade, sendo que boa parte da história é através dos olhos dele né kkk. Mais ele tem sua utilidade...
Eu recomendaria esse livro!

site: tudoetodasascoisasd.rosaf

Ana Paula FZ1 27/02/2019

Não consigo entender porque eu me surpreendo ainda quando leio livros da Agatha,,, fico empolgada achando que ¨dessa vez vai¨, e não vai... nunca... rrss

Em Os Crimes ABC, nosso belga favorito recebe cartas enviadas diretamente à ele, onde o cara de pau do assassino conta à ele que tal dia e em tal lugar alguem será assassinado... Mas como saber quem, se ele seguira o alfabeto .. ou seja ... Poirot precisa resolver logo essas charadas que anda recebendo senão de A a Z serão muitas.

Num primeiro momento Poirot não consegue ¨captar a mensagem¨que o assassino quer mandar à ele. Mas afinal ele é Poirot né então, quando, lá no final ele descreve como e porque chegou à conclusão de quem é o culpado.

Fico fascinada pela leitura toda, mas quando chego nos últimos capítulos e Poirot descreve como descobriu quem, como e porque tudo aconteceu. Os motivos pelo qual o assassino é o assassino e comete os crimes.. é realmente de muito brilhantismo. Nunca vou me cansar de ler, e me surpreender por sempre passar bem longe de quem é o assassino rrss

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Alberto 18/03/2018

Leitura cativante e viciante, como era de se esperar <3
Caramba, como pode existir gente que não goste da Rainha do Crime? :O
Poucos autores conseguem deixar uma leitura tão instigante como a Agatha

Yowbi 04/02/2019

Decepcionada
Gostaria de ter a mesma experiência que os outros leitores tiveram acerca deste livro, mas infelizmente me decepcionei.
O modo como foi escrito não me agradou e achei que o desfecho foi entregue de mão beijada, o que me entristeceu bastante.
Mas isto não me impedirá de ler outros livros dela.

Garcia 20/08/2016

Veja resenha no blog http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/2016/02/os-crimes-abc-agatha-christie.html

site: http://entrefrasesepalavras.blogspot.com.br/2016/02/os-crimes-abc-agatha-christie.html

Laine 02/12/2018

Perfeito
Sabe quando você está com uma ressaca literária, e não tem nada que faça você sair dela, pois bem, aqui vai a minha dica, OS CRIMES ABC de AGATHA CRISTHIE.

Sou suspeita para falar dos livros da Rainha do Crime, uma vez que para mim ela é sem dúvida a melhor autora do mundo, rsrs.

Neste livro temos uma leitura fluida, que nos faz querer mais a cada capitulo lido. Este é aquele tipo de livro que você lê de uma única vez e quando percebe já está no final do livro. É um livro sensacional e muito envolvente, que vai te deixar curioso a cada página.

"- Instinto, não, Hastings. É uma palavra mal-escolhida. É meu conhecimento, minha experiência, que me dizem haver alguma coisa que não soa bem nessa carta."

Após se aposentar que Poirot mais quer é um pouco de paz e sossego, sem crimes para resolver, porém não é bem assim que acontece.

Certo dia Poirot recebe uma carta assinada por alguém chamado "ABC", esta carta diz o dia e o lugar onde o crime irá acontecer. A polícia pensa se tratar de um trote, mas Poirot sabe que não. Eis que ocorre a primeira morte. O crime ocorrerá Andover e a vítima é uma senhora chamada Alice Arscher, assim como a carta dizia e ao lado do corpo havia um guia de trens aberto na página da cidade onde houve o crime. Alguns dias depois do primeiro crime Poirot passar a receber mais cartas, e ele percebe que os crimes estão acontecendo em ordem alfabética. Poirot começa a se questionar por que está sendo desafiado pelo serial Killer ABC, quais as motivações para os assassinatos, como ABC escolhe suas vítimas, uma vez que não há nenhuma ligação entre elas.

"- Estamos sendo confrontados por um personagem desconhecido. Ele está no escuro e busca continuar no escuro. Mas, pela natureza das coisas ele não consegue deixar de lançar alguma luz sobre si mesmo. De certa forma, não sabemos nada sobre ele: de outra forma, já sabemos bastante coisa. ?

Hoje te convido para desvendar este mistério, se é o seu primeiro contato com a autora, digo com toda a certeza do mundo que você irá se apaixonar pelos livros de Agatha.

@perdidaentrelivros

Marília 03/07/2019

Deixou a desejar...
Em comparação a outras histórias que trazem o querido Hercule Poirot, achei essa um pouco cansativa, pois a leitura demorou para engatar (o que mudou na metade do livro) e acabei não me apegando aos personagens. Talvez isso tenha acontecido devido a diferenciação da história, que não se trata de um "crime íntimo", como diz Poirot, e sim de vários assassinatos.

Em geral, a história é curta e apresenta um desenvolvimento interessante e com reviravoltas, apesar do final ter sido um tanto especulativo.

Acabei me frustando devido a grande expectativa que tenho nas histórias da autora e do fato de existir uma série baseada neste livro, o que me fez esperar mais da história.

Apesar disso, vale a leitura, ainda mais por se tratar de uma história da Agatha Christie!

Sáh 04/02/2019

Mágica em frente ao nariz
Agatha Christie mostra mais uma vez todo o requinte do seu trabalho. Hercule Poirot, arrisco dizer, é um dos mais (quissá O mais) completo e complexo do detetives da literatura!
A rainha do crime mostra evidente em nossa frente cada detalhe para a resolução do crime. Uma lógica impecável, exigindo uma percepção de detalhes formidável. Faz sua mágica bem debaixo dos nossos narizes, tão óbvio e tão surpreendente!
Agatha definitivamente nunca decepciona.