Os Crimes ABC

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Talita 13/02/2013

Poirot recebe uma carta sobre um assassinato,em determinado dia e em determinada cidade,começada pela letra A.No dia previsto para a morte,uma pessoa é morta e o nome dela começava também coma letra A.A partir daí,Poirot irá receber cartas do assassinato e tentará descobrir o assassino.O livro é muito interessante,mas o desfecho,achei meio sem graça.

Andrey Duarte 19/01/2018

Trama envolvente com crimes diferentes de tudo que já li da Agatha.
Um livro que trouxe um acontecimento
bastante diferente dos que Poirot estava acostumado a presenciar... Dessa vez, o assassino envia cartas para Poirot antes de cometer seus crimes contando-lhe o dia e cidade em que agirá.
Poirot se vê numa situação de extrema pressão, onde os assassinatos seguem uma ordem alfabética e, mesmo avisando Poirot antes, se torna um verdadeiro desafio para ele descobrir de início quem seria responsável por essas mortes causadas por esse serial killer, que se torna cada vez mais difícil quando as mortes não tem, aparentemente, nenhuma ligação uma com as outras (com exceção de um guia de trens ABC deixado em cada cena do crime).
Os únicos pontos fracos do livro foram: o excesso de personagens, o que acabou embaralhando um pouco a cabeça no desenvolver do livro e a pessoa responsável pelos crimes que, para mim, estava um pouco óbvio. Mas... Agatha Christie se "redime" dando-nos um motivo inesperado e surpreendente.
Como conclusão: é um livro excelente que não é atrapalhado pelos poucos pontos fracos, valendo, assim, muito a pena ser lido. Afinal, é de um livro da Agatha Christie que estamos falando.

Nota: 4,5/5

Meu perfil literário @reclivros 08/01/2019

Um clássico
Acho que esse deve ser o quarto ou quinto livro da Agatha Christie que eu encaro, e confesso que foi um dos que eu mais gostei. É uma obra clássica, no estilo de sempre da autora. Crimes e a resolução final, mas a história me agradou bastante, me envolveu.
A obra fala de um assassino em série que começa a matar na Inglaterra. O saboroso é que tudo se.passa em 1935 e um dos personagens mais icônicos da autora é quem desvenda o crime: o detetive Hércules Poirot.
É uma leitura leve, apesar de falar de crimes. Gostosa e rápida de ler. Preste atenção aos detalhes, são sempre elwsmque fazem a diferença nas histórias dela.

Glaucinha 03/03/2017

O mundo do crime
Ainda não tinha praticado leitura com livros no estilo investigativo e confesso que foi o primeiro livro da Agatha Cristie, achei o máximo o seu método de narrativa e cada vez que parava e retornadava me questionava juntamente com Poirot qual o motivo para os crimes, foi uma leitura muito agradável e nada cansativa, simplismente intrigante ao ponto da minha curiosidade devorar o livro em 3 dias ;)

Mari M. 23/10/2018

Flui rápido!
Meu primeiro da autora! Li uns comentarios dizendo não se tratar dos melhores dela, mas achei a linha de raciocinio bem inédita, bem surpreendente mesmo! Vou querer ler outros!
Ju 15/11/2018minha estante
Este também foi o primeiro livro que li dela e achei muito bom, uma leitura fluida que prende o leitor !!!

Mari M. 18/11/2018minha estante
Simmm!!!

Teresinha.Morais 02/02/2019

Final extraordinário
Sem palavras para esse final... Que final..

Thay 09/03/2010

Simplesmente amei o livro, sempre gostei do Hercule e agora pude ver q mesmo capenga ele ainda consegue arrebentar qlqr criminosinho com sua inteligencia.

Paulo.Henrique 29/11/2016

Surpreendente
Um dos melhores livros de Agatha Christie.

felipe 04/09/2010

Achei o livro bom em algumas partes. Mas o final em si, me decepcionou muito.

Achei um pouco forçado a Agatha ter usado a doença mental do Cust como parte do mistério em si. Ficou forçado.

No saldo final acho que o livro é bom.

Fimbrethil Call 29/07/2018

Gostei!
Bom livro! Como sempre com Agatha Christie, o que você pensa que é o culpado não é, e você só descobre no fim do livro.

Lorena 17/06/2017

O livro realmente traz um final inesperado e inimaginável como as obras de Agatha, mas a história não me prendeu tanto quanto esperava.

Nicole 09/08/2014

Os Crimes ABC, de Agatha Christie.
Os Crimes ABC é protagonizado pelo genial e conhecido detetive Hercule Poirot que após receber uma misteriosa carta com o prelúdio de um crime em determinada data e local se vê diante de um maníaco assassino. Com a ajuda de seu amigo o Capitão Hastings ele descobre importantes fatos sobre o criminoso que assina sobre o pseudônimo de ABC: ele possui um complexo alfabético e assim escolhe suas vitimas e as cidades de seus crimes pela ordem do abecedário, e ainda como marca registrada de seus homicídios deixa na cena da morte um guia de ferroviário chamado ABC. Contudo, o que mais motiva o detetive a desvendar o caso é o porquê de tantas vidas estarem sendo ceifadas.

“Um louco deve ser levado a sério, mona mi. Um louco é algo muito perigoso.”

Quando li o titulo do exemplar simplesmente o achei sugestivo demais. Em minha mente surgiu uma ideia pré-concebida do que viria a seguir em cada página e, de fato, ao decorrer da história supus que todos os meus palpites e suposições seriam confirmados logo mais. E foi. Até certo ponto, o que momentaneamente me deixou decepcionada, e me fez pensar o quanto eu era inteligente por desvendar o que se passava no enredo. Penso que Agatha fez isso propositalmente comigo e com muitos outros desprevenidos leitores que, mesmo notando que tudo estava obvio demais continuaram pensando que já tinham matado a charada do esperado final. Ah, mas bem, não é assim.

“Sempre há alguma coisa a ser descoberta.”

Para mim é inegável o fato de que Poirot é inteligentíssimo e sagaz, e mesmo não estando familiarizada com o personagem tanto quanto deveria, — já que dos sete livros da Agatha Christie que eu tinha na estante escolhi para ler justamente o que Hercule Poirot estava aposentado — sua astucia fantástica se faz visível em diversos momentos e a solução do caso é a prova disso. Já no caso de Hastings não fiquei nada impressionada e para mim ela não fez nada mais nada menos do que narrar o livro e ser chato mesmo que em algumas partes ele tenha sido inconscientemente útil para a resolução da trama, segundo Hercule. Torço para que minha opinião sobre ele mude em outra história que eu ler da Rainha do Crime.

Porém senti falta de detalhes. Descrições que teriam ajudado a trazer um ar de morte mais agudo e reforçaria o suspense. Para mim a ausência foi tanta que cheguei a ir atrás de informações para ver se o meu exemplar era com o texto integral (sobre isso não achei nada, mas vou acreditar que sim). Christie é bem direta na construção dos capítulos e estes são curtos e sem nenhum devaneio desnecessário, o que não causa em nenhum momento tédio ao leitor, somente uma impaciência benigna de chegar ao ápice que é muito ressaltada pela identidade do suposto assassino ser logo identificada em alguns episódios narrados em terceira pessoa, além dos quais é sobre o ponto de vista do Capitão. Instiga o leitor a querer conhecer esse homem ousado que enfrenta Poirot de frente!

A única reclamação é a falta de tradução para algumas falas em francês de Poirot (que é belga por sinal), pois realmente me incomodava ter que interromper a leitura e ir procurar o significado no tradutor do meu celular. Acho que foi um erro a editora não ter levado em consideração que o leitor pode estar diante de diversas situações em que não terá o uso da internet e, assim, não são todas as pessoas que usufruem de um dicionário de francês em sua humilde residência, então, fica a dica L&PM!

Para quem quer se envolver em uma leitura que mesmo envolvendo um serial killer é tranquila, mais que desafia a sua mente inconscientemente, Os Crimes ABC é uma boa pedida! As reviravoltas e as sacadas perspicazes da autora são verdadeiramente de deixar o queixo no pé. Mas atenção: caso você nunca tenha lido Agatha Christie, esse não é um bom começo.

KADU-BASS 15/08/2014

agatha -crimes do abc
Mais uma vez a genial agatha christie , supreende com seu final . Leitura flui muito fácil , quando você percebe já leu umas 100 páginas tranquilamente . cada vez me torno mais um grande admirador desta excelente escritora .

beatrizkor 01/05/2019

Fui ludibriada ??
Este foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e né, tô louca pra ler os outros livros dela. Meu Deus, a história me ganhou desde o primeiro capítulo. E mesmo que eu não tenha lido na velocidade que queria (graças à escola), vivia me perguntando sobre o que acontecia em seguida.
Se o livro não merecesse cinco estrelas, teria depois daquela reviravolta no final! Fui feita de trouxa jaakssssjksakajs eu gostei muito da leitura e quero logo ler mais sobre o gênero. Recomendo!!