Os Crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Pavozzo 31/05/2021

Autora Blefando Comigo
Agatha surpreendeu-me enormemente. É impressionante a capacidade dela de te conduzir à uma narrativa para no fim mostrar que você estava COMPLETAMENTE errado.

Blefes, omissões e exageros talvez se façam presentes. Mas no fim, tudo se amarrou.

Criminoso ardiloso este. Talvez um gênio até - mas ainda assim, cruzou com Hercule Poirot e não foi páreo para a sua astúcia!
Bia.Ribeiro 08/06/2021minha estante
Uns dos meus favoritos da autora ?
Que bom que gostou

Pavozzo 09/06/2021minha estante
Eu adorei =)

Por enquanto, esse foi o único cujo final chocou-me completamente - não chegou a passar pela minha cabeça mas nem por 1 segundo...

Kévia @letrasdakevia 04/05/2020

Agatha Christie e seus plots perfeitos
A ideia de aposentadoria de Poirot ainda está bem recente quando ele recebe uma carta misteriosa assinada por ABC, o conteúdo da carta nada mais é do que o aviso de um assassinato e uma clara provocação ao belga.

Claro que a carta chega as mãos da polícia inglesa, mas a prepotência de alguns detetives não dá a devida atenção ao Poirot e a carta.

Até que acontece um assassinato como descrito na carta, e depois outra carta, e outra... E a essa altura nosso querido Hercule já se vê envolvido e mais que intrigado.

A história é contada através do amigo fiel de Poirot, o Hastings que narra os acontecimentos com riqueza de detalhes e é muito legal ver como a amizade dos dois funciona. A profusão de personagens também é um brilho a mais na história, que mostra que não há um foco apenas no assassino, há alguns personagens que nem da pra desconfiar deles, mas uns 2 ou 3 que da pra olhar atravessado, sabe?

O famoso plot twist é TUDO pra mim. Agatha me mostrando mais uma vez que as coisas nem sempre são o que aparentam ser.

dani mel 10/09/2021

???
normalmente eu leio romances ou ficção, comecei a ler esse livro porque ganhei de aniversário da minha melhor amiga e simplesmente estou assim ?

eu não esperava um livro tão perfeito e com personagens tão modelados e imprevisíveis... com certeza abriu meus horizontes!!

foi o primeiro livro da agatha christie que eu li, mas posso afirmar com toda certeza que não será o último!
Juh 10/09/2021minha estante
Essa autora é incrível!

ana beatriz 10/09/2021minha estante
que bom que vc gostou ??

Poly 01/11/2021

Eu leio romance policial é pra ser feita de palhaça! ?
O célebre detetive Poirot de Ágatha Christie é desafiado através de cartas por um assassino.

O sistema de trens de Londres organiza-se através do alfabeto, vendendo assim por toda parte um guia de trens chamado ABC.

Em ordem alfabética o assassino vai fazendo suas vítimas por diferentes cidades e utilizando como critério a letra da cidade e do sobrenome da vítima.

Poirot vai assim desbravando Londres em busca desse homem que debocha dele enviando cartas não só o insultando como desde já revelando a cidade e data que o crime seria cometido.

Agatha como sempre constrói magicamente os personagens, de forma que você se engane e quando está certo que descobriu o assassino! se vê completamente feito de palhaço nas dez últimas páginas pela genialidade da escritora. ?

keyzinhaa 06/04/2024

MUITO BOM!!! ??????????
GENTE SERIO!!!!!!!!!! ELE LIVRO ME DEIXOU PIRADA P I R A D A, nos primeiros capitulos eu tive CERTEZA de quem era o assassino, so que advinha? EU TAVA ERRADA ???, gnt serio mt bom, nesse livro, a gnt conhece poirot como uma pessoa de dentro, conhecemos os pontos fracos dele e tal, quem ele é, diferente dos outros livros!!! POIROT VOCE É O MELHOR!!!!!! te amamos. ??? recomedo muiiiiitoo pra quem tem vontade de começar a ler mistério! é cativante e te da mais vontade de ler a cada pagina ????
Gabrieli50 06/04/2024minha estante
Eu também errei quem era o assassino kkk Poirot genial , sempre.

yaspqr 19/03/2023minha estante
O final foi bem complicado. Pessoalmente, não achei a boa a explicação final, foi só pra encher linguiça...

Airton 19/03/2023minha estante
Foi um plot bom mas sla acho que poderia ter sido melhor

Thaís 10/06/2021

Feita de otária pela Agatha pela 917282828a vez!
Tinha muita vontade de ler esse livro e assistir a adaptação, e também criei muitas expectativas, não vou negar. Ele atendeu a grande parte das expectativas, só não atendeu mais porque eu não me conectei com os personagens secundários... não senti muita raiva e nem paixão por ninguém, acho. O amor ficou todo para Poirot e Hastings, e eles merecem tudo mesmo! Agatha sempre me faz bem, ainda bem que ela escreveu muitos livros para alimentar essa minha sede de boas estórias ???
Thai 10/06/2021minha estante
Preciso ler os outros do Poirot pra entender esse?

Thaís 10/06/2021minha estante
Não precisa, não!! ?? As histórias do Poirot são independentes(só não recomendo que comece por "Cai o pano", porque é o último livro). Às vezes, ele comenta sobre outros casos, mas não é nada demais, não! ?

Thai 10/06/2021minha estante
Obrigada!! ?

Thaís 10/06/2021minha estante
Nada!! ?

Anderson. 26/08/2023

O Primeiro Assassinato em Série de Agatha
Assim como o próprio livro revela em nota, na edição feita pelo Harper Collins, esse foi o primeiro e único livro da Agatha que teve um assassino em série e isso foi muito interessante.

O caso começa meio confuso, você se pergunta o tempo todo do por quê. Conforme os crimes vão acontecendo e a gente vai pescando detalhes, da pra perceber que o negócio tá esquisito. E aí você tá dentro da história já, doido pra descobrir logo o que é que tá acontecendo.

Engraçado que esse foi mais um livro em que o Poirot falou que estava aposentado. E o próprio personagem faz piada disso ??

Enfim, não posso dar mais detalhes, mas posso dizer que é um livro muito bom com um baita plot twist. Eu gostei bastante!
Erika.Chada 26/08/2023minha estante
Que bom que gostou, estou lendo agora ?

Anderson. 26/08/2023minha estante
Vai gostar. Ele começa meio devagar pq o Poirot ainda tá analisando o terreno kkkkk

Erika.Chada 26/08/2023minha estante
Percebi, se fosse outro autor já estaria desanimada, mas se tratando de Agatha Christie, sempre vale a pena esperar. ?

Kassiane.Mendes 16/09/2022

Que livro foi esse ? Só posso dizer que nem tudo é o que parece! E que mesmo que tudo acuse pra uma pessoa ela pode não ser a responsável! Foi o que aconteceu nesse livro, tudo indicava que o assassino era um rapaz, inclusive com provas o incriminando e na realidade o culpado não era ele! E eu acreditei fielmente na culpa do rapaz!
Mas Poirot mostrou mais uma vez do que é capaz e descobriu a verdade. É por isso que a diva maravilhosa Agatha Christie sempre vai ser a rainha dos livros de mistério!
Virou meu favorito dela e eu recomendo demais a leitura!

Polyana.Christina 04/08/2021

Poirot é FE- NO- ME- NAL!
Poirot recebe uma carta onde ele é desafiado a solucionar um crime que está perto de acontecer, tudo pode ser apenas uma brincadeira, mas ele fica desconfiado. Quando o crime realmente acontece ele tenta impedir o próximo. O assassino segue matando em ordem alfabética. Poirot faz o possível para desvendar a identidade do assassino mesmo com as poucas pistas que tem.
Esse é o primeiro livro com o Hercule Poirot que eu li e AMEI. Poirot é FE- NO- ME- NAL! Ou seria a Agatha fenomenal, já que foi ela quem o criou ? Terminei esse livro surtadissima! Fiquei de boca aperta com o plot twist, realmente não esperava por isso. Recomendo demais, LEIAM!
Guima 04/08/2021minha estante
Na minha opinião, acho que os dois! O meu primeiro livro com Poirot foi "Assassinato no Expresso Oriente", que também é fenomenal. O primeiro livro de Agatha Christie a gente nunca esquece.

Polyana.Christina 04/08/2021minha estante
Quero muito ler " Assassinato no Expresso Oriente".

Caio 04/08/2021minha estante
O Poirot é o melhor detetive ja criado. ( na minha opinião... claro.) Rs

Guima 04/08/2021minha estante
Confesso que meu detetive favorito é Lincoln Rhyme do "O colecionador de ossos" que foi o primeiro livro de literatura policial que li. Depois, veio Poirot com "Assassinato no Expresso Oriente". Esses dois são totalmente diferentes, mas inesquecíveis, como a Polyana comentou. Um detetive que estou conhecendo e estou gostando muito, ou melhor dizendo, delegado, é Espinosa, dos romances de Luiz Alfredo Gracia-Roza. Mas, assim como Lincoln Rhyme, os estilos da história são muito diferentes das de Agatha Christie. No meu caso, sou fã dos dois estilos.

Caio 04/08/2021minha estante
Eu gosto de outros detetives tbm. Inclusive o que bc citou. Mas o Poirot foi aquele personagem que me fez perceber que precisava usar mais minha "massa cinzenta". Rs

Guima 04/08/2021minha estante
Isso é verdade! Enquanto outros policiais focam em procedimentos forenses para resolver seus crimes, Poirot enfatiza o uso do raciocínio lógico. Ele realmente é inesquecível como detetive.

readbydays 02/10/2021

primeiro livro da Agatha Christie que li, e com certeza não vai ser o último!
por nunca ter tido contato com essa autora, acabei demorando um pouco pra me adaptar à escrita dela, mas quando me acostumei, devorei o livro.
Hercule Poirot me deixou sem palavras! é incrível como logo no início você acha que já entendeu tudo, mas acontecem coisas que fazem você ficar ?????, e então, no final, ele explica tudo e você fica ?como eu não pensei nisso? tava tão na cara!?.

Lele.Saviski 23/07/2021

nossa eu esperava bem mais KKKKKK por ser um livro pequeno achei que conseguiria ler mais rápido porém eu achei umas partes mtt chatas e que não me prenderam . O final até q é bom mas fiquei decepcionada com o início e meio
George 23/07/2021minha estante
Pensando em ler

Emilly.Mickaely 23/07/2021minha estante
Como faço pra ler os livros? Não estou conseguindo?

Ana 02/02/2022

Vive le sport!
Esse livro, com toda certeza, me surpreendeu mais do que eu gostaria de imaginar. De início, suspeitei que o suspeito estava se mostrando óbvio demais e, entretanto, errei ao pensar que Agatha entregaria o assassino de bandeja. Mas tal pensamento tornou o plot twist do livro mais impressionante ainda, de forma que senti-me absorta pela resolução do caso. Hercule Poirot não decepcionou e resolveu o crime com maestria, o que me fez desenvolver certa adoração por sua mente tão incrível.
Não é preciso falar que o enredo e a escrita foram impecáveis, além de ressaltar a beleza da complexidade dos personagens apresentados na trama. Encerro essa resenha indicando o livro Os Crimes ABC para todos com a garantia de que não vão se decepcionar com essa leitura.
Dhewyd 12/03/2022minha estante
Que resenha massa... já quero lê-lo.

Lindybooks 08/11/2021

ABC
Diferente de seu estilo habitual, nesse livro Agatha não dá da opções de escolha, pelo menos você pensa que não, e em certo ponto ela te mostra o culpado,mais cabe a você descobrir o motivo, será que que é coincidência ou verdade? Amor ou falsidade?
Bom, eu achei bem interrensante, foi mais um caso de serial killer ne, mais eu achei tudo bem estruturado, a minha parte preferida nesses livros é o final, que fala como tudo foi feito, eu ame o poirot nesse, ele foi super inteligente e fiquei me sentingo o amigo dele kkkkkk, ele faz umas coisas que na hora vc acha que nada tem logica e naverda tem sim!
O livro passa um ar de mistério e de medo do desconhecido, vc fica esperando as cartas chegarem mais se surpreende qnd chega, simplismente maravilhoso!!
Super recomendo, meuito bom, leiam!
@lindy

blacktonks 01/04/2021

Meu primeiro contato com Agatha Cristhie.
Vejamos, eu gosto bastante do gênero, principalmente quando me jogam um serial killer, mas confesso que leio muito pouco. É um erro que eu cometo.

Daí, em uma tarde de março, decido me jogar em uma primeira leitura da celebre dama da investigação polícia e seu fiel personagem Poirot.
De início (pfvr não me queimem viva na fogueira) a leitura não me prendeu, por alguma motivo, talvez o hype que essa mulher tem, eu esperava mais. Contudo, ao decorrer dos acontecimentos, li o mais rápido que pude e fiquei totalmente em choque com o fim. Agatha, como assim você fez alguém como eu, graduada em todas as séries de tv sobre investigação, de trouxa?

É um bom livro. Pretendo conhecer mais livros da dama.