Os Crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

beatrizkor 01/05/2019

Fui ludibriada ??
Este foi o meu primeiro contato com a escrita da autora, e né, tô louca pra ler os outros livros dela. Meu Deus, a história me ganhou desde o primeiro capítulo. E mesmo que eu não tenha lido na velocidade que queria (graças à escola), vivia me perguntando sobre o que acontecia em seguida.
Se o livro não merecesse cinco estrelas, teria depois daquela reviravolta no final! Fui feita de trouxa jaakssssjksakajs eu gostei muito da leitura e quero logo ler mais sobre o gênero. Recomendo!!

DIÓGENES ARAÚJO 01/10/2013

Pra quem gosta de ficção polícial, vai se deliciar com esse livro.

Ana Costa 1979 08/04/2009

Melhor livro que já li da Agatha. Simplismente maravilhoso.

Carol.Bonacim 21/06/2016

Outro surpreendente mistério de Agatha Christie
Peço venia a vocês para compartilhar algumas leituras que faço no meu dia a dia, e vejam só o que acabei de ler: Ágatha Christie, e o seu livro chamado "Os crimes ABC".
Assim como em todos os textos da conhecida Rainha do Crime, a referida história narra a saga de dois detetives, Poirot e Hastings, ao desvende de um grande mistério: Um serial Killer assola a civilização inglesa ao cometer uma série de assassinatos brutais, e em todos os crimes cometidos, o criminoso sempre deixa uma pista, isto é, ele sempre deixa um ABC; um guia ferroviário que mostra todos os horários e locais de partida dos trens que circulam pela capital inglesa e seu entorno.
Para o deslinde da trama, os investigadores precisam reunir todas as evidências encontradas, bem como os depoimentos dos parentes das vítimas e das testemunhas com o fito de descobrir não só a identidade do assassino, como também impedir que o próximo crime aconteça.
"Os crimes ABC" é um thriller bastante intrigante que prende a atenção do leitor do começo ao fim.
Quem gosta de um bom mistério policial (como eu!!), taí um bom livro para ler; eu recomendo.

site: www.carol-bonacim.simplesite.com

Tullia Maria 22/11/2013

Serial Killer para Ninguém Colocar Defeito
“(...) o elemento humano nunca pode ser ignorado.”

O que a dona de uma tabacaria, uma jovem garçonete e um fazendeiro que moram em diferentes cidades podem ter em comum? Por muito tempo, absolutamente nada. Entretanto quando um perigoso assassino começa agir, a Sra. Ascher, Betty Barnard e Sir Carmichael Clarke se tornam algumas das vítimas dos crimes ABC.

Assim como já é prenunciado pelo título, a obra retrata a ação de um serial killer que escolhe seus alvos de uma maneira bem peculiar: a partir da inicial do sobrenome. Além de matar as pessoas em ordem alfabética, esse meticuloso criminoso ainda se preocupa com mais um detalhe: o nome da cidade onde deve ocorrer o crime deve começar com a mesma letra da inicial do assassinado. Uma mente muito perspicaz, não?

Porém, os diferenciais dessa narrativa não param por aí. Dessa vez, o criminoso não tem medo de ser encontrado, na verdade, é ele mesmo que envolve Hercule Poirot na trama. O nosso astuto detetive recebe cartas, assassinadas com as iniciais A.B.C., onde estão indicados os dias e locais do assassinato. E para provar que ele foi realizado, o assassino deixa, junto aos corpos, um guia de viagem ABC¹.

Nesse policial, onde a mente do leitor é testada mais uma vez, Poirot se depara com um dos seus maiores desafios: encontrar um delinquente que, apesar de não se preocupar em ocultar seus feitos, consegue realizá-los sem deixar grandes pistas. E, ainda mais, encontrar um motivo para tantas mortes. Afinal, um pouco de psicologia pode ajudar muito na solução desse mistério.

A narração, feita em parte pelo Capitão Hastings (grande amigo de Poirot), em parte em terceira pessoa, permite ao leitor receber informações inicialmente desconhecidas das próprias personagens. Contudo, é preciso utilizá-las corretamente, ou elas podem se transformar em mais uma armadilha.

Assim como em muitas de suas obras, Agatha faz referências a alguns autores e outros livros seus. Em Os Crimes ABC os escolhidos são Sherlock Holmes, a quem ela critica, e Cartas na Mesa, livro dela publicado no mesmo ano, cujo enredo é descrito quando Poirot fala sobre o que seria um caso interessante. Portanto, os leitores da Dama do Crime terão mais um motivo para se deliciar enquanto lêem a trama, relembrando alguns crimes memoráveis.

Pouco a pouco, Agatha consegue nos envolver nessa narrativa e desperta em nós uma necessidade de ajudar a encontrar o criminoso, para impedir que ele continue agindo. Entretanto é preciso tomar cuidado, pois a Dama do Crime está mais uma vez pronta para enganar. Somos levados a acreditar que a solução do mistério é bem simples e, inclusive, o leitor pode ficar apreensivo com a demora de Poirot em encontrar uma resposta. Mas é preciso lembrar que as famosas “células cinzentas” do nada modesto detetive surpreendem.

Um aspecto muito importante na obra é a capacidade de prestidigitação² da autora. Da maneira como ela escreve, somos induzidos a chegar às conclusões que ela deseja. Entretanto, após o espantoso final, se o leitor reler alguns trechos, vai perceber que, na verdade, Agatha não escreveu nada que comprometesse ou apontasse o suposto criminoso. Provavelmente, os que já estão acostumados com os livros dela logo perceberão que a solução não pode ser tão óbvia, mas nada, além da intuição, pode ajudar na descoberta do verdadeiro assassino.

Para quem gosta de policiais intrigantes, essa é uma ótima dica. A leitura é bem rápida, mas o livro demora um pouco a pegar ritmo. Entretanto, a curiosidade por descobrir o criminoso e seus motivos supera qualquer coisa e faz com que a leitura continue fluindo. Se prepare, pois você provavelmente será surpreendido por uma das melhores obras da Rainha do Crime!!

Resenha originalmente publicada em: http://rapha-doceencanto.blogspot.com.br/2012/02/domingo-cult-por-tullia-maria-os-crimes.html

Letícia 25/02/2019

Não entendi a popularidade desta autora. Talvez eu me encante por um próximo livro dela!
Os crimes ABC foi o primeiro livro da autora que leio. Confesso que decidi me aventurar em sua escrita só por conta da popularidade que a autora tem. E, sinceramente, eu achei o livro fraco!

A leitura, com toda certeza, é bem fluida. No entanto, eu demorei três dias para ler o livro que tem pouco mais de 200 páginas (e olha que eu já li livros maiores por muito menos!). Hastings, que deveria ser a personagem principal, parece mais uma personagem secundária. Poirot foi a personagem que roubou toda a atenção de livro, e, mesmo assim, não consegui ter empatia por ele o suficiente. O plot twist do final não me causou comoção. Os assassinatos também não me prenderam tanto a atenção.

A nota que Os crimes ABC recebe comigo é de três estrelas. E eu posso até dar uma segunda chance à Agatha Christie futuramente, mas não terei tantas expectativas
Soliguetti 26/02/2019minha estante
Hastings nunca foi o personagem principal. O principal é Hercule Poirot. Hastings apenas narra a história.

Você deve entender que Poirot é o personagem que aparece na maioria dos livros de Christie. Assim, a personalidade dele é construída no decorrer de muitos livros. Talvez Poirot não desperte mesmo tanta empatia nos Crimes ABC, mas acredito que a autora parte do pressuposto de que leitor já o conhece. Eu o acho um personagem divertidíssimo! Espero que você possa dar mais uma oportunidade a ele.

Se bem que Os Crimes ABC é tido como um dos melhores livros de Agatha Christie. Se esse não te agradou, dificilmente vai gostar de algum outro...

Letícia 27/02/2019minha estante
Eu pretendo dar outra chance aos livros da autora. A escrita dela é fácil e fluida. Não digo que o livro seja ruim, apenas que eu fui com muita sede ao pote.

Bem, por ser a minha primeira leitura da Agatha Christie, pode ser que tenha influenciado na minha afeição pelo Poirot, porque é o primeiro contato que eu tenho com a personagem. Sobre o Hastings, entendo que ele é a pessoa que vai contar a história, mas eu só esperava que ele fosse um pouco mais interessante.

Soliguetti 27/02/2019minha estante
Sim sim, eu entendo... O primeiro livro que li dela, O Assassinato no Expresso do Oriente, também foi um pouco decepcionante para mim, porque eu esperava muito da "rainha do crime", como dizem. Mas depois que fui me familiarizando com o estilo dela e com os personagens, passei a apreciar bastante. Espero que o mesmo possa acontecer com você. Abraço! =)

Mila Castelo 01/03/2019minha estante
Leia E não sobrou nenhum, e vc irá entender.
Os crimes ABC não é um dos melhores livros dela.

Igor 03/08/2014

Agatha sendo Agatha.
Esse foi o primeiro livro que li dessa magnifica autora, e não poderia ter sido melhor, a forma simples como a autora vai nos contando a história é sensacional, a leitura flui de uma maneira que faz com que passemos 216 páginas em um único dia, sem sentir que leu. E com essa maneira simples ela consegui prender o leitor a história, que de tão envolvente, tão amarrada, faz com que fiquemos apaixonados, Agatha não deixa pontas soltas, por mais que ela consiga te enganar, você sempre vai contar com a astúcia de Hercule Poirot pra ver o que você não viu durante o livro, e sim.. Estava lá o tempo todo.

Pedro.Morais 25/01/2019

Previsível.
Uma narrativa carregada de informações e que deixa a leitura monótona nos primeiros capítulos, até conhecermos de fato a origem dos crimes que aparentemente tem um padrão pra ser concluído, porém no desfecho Agatha elaborou um elemento surpresa e nos surpreende.

Roberts 11/02/2012

The best
Um dos melhores da Agatha Christie!!!!

Felipe 13/09/2010

Muito bom! Uma trama bem Feita :)

Karla Lima - @seguelendo 08/02/2018

A rainha do crime mais uma vez deu vida ao nosso amado Hercule Poirot e, nesse livro, temos um tipo diferente de crime a ser investigado.
Na obra, temos um assassino que anuncia que cometerá crimes através de cartas.
Desde o inicio somos apresentados a uma situação diferente e mesmo o detetive Poirot se vê instigado e, de certa forma, preocupado. Afinal, o que Poirot pode fazer para capturar esse serial killer, quando seus alvos possuem tão pouco em comum?
O livro, para alguém quem já leu muito Agatha Christie, é um verdadeiro refresco nos moldes de locked room que vemos na maioria de suas obras: onde o crime ocorre em um local isolado e todos os presentes são suspeitos.
Foi uma grata surpresa ler algo diferente e ao mesmo tempo perceber as particularidades da escrita de Agatha durante todo o texto. Nesse livro, você vai desvendando junto dos personagens e a mudança constante dos cenários ajuda a deixar a historia mais dinâmica.
Sempre recomendo os livros dela, mas esse recomendo ainda mais! Os Crimes ABC igualou-se com O assassinato de Roger Ackroyd como um dos meus livros preferidos da autora.

site: https://www.instagram.com/seguelendo/

Na Literatura Selvagem 10/10/2016

os crimes ABC: uma envolvente trama de assassinatos, por Agatha Christie...
Os Crimes ABC foi um dos grandes títulos da aclamada Agatha Christie que tive o prazer de ler recentemente... Aproveitando o mês de seu aniversário, resolvi trazer a resenha dessa obra a vocês, leitores do blog...

Hastings, amigo de Hercule Poirot nos conta em detalhes um caso de assassinato que tem relação com guias de trem e uma forma peculiar de um assassino escolher suas vítimas, numa caça aparentemente aleatória... A ordem é feita pelas letras do alfabeto, pra designar o local e inicial do sobrenome da vítima. O curioso é que o assassino envia cartas ao detetive belga antes do crime acontecer... Várias localidades da Inglaterra ficam em polvorosa e com uma expectativa de morte quando as notícias sobre o assassino começam a pipocar nos jornais... Mas a princípio, exceto Poirot, todos imaginam se tratar de mais um crime comum e banal...

A primeira vítima é uma senhora que vende jornais. Após algumas investigações e uma segunda carta endereçada a Poirot, outra vítima - dessa vez uma jovem mulher - é encontrada morta numa praia... Seu sobrenome começava com B, o local de sua morte foi Bexhill. A morte seguinte é de um homem, com o sobrenome começando com C; Churston foi onde ele foi morto...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/09/os-crimes-abc-uma-envolvente-trama-de.html

Paulo.Cesar 21/12/2017

Final surpreendente!
Mais uma vez, com maestria, Agatha conseguiu me surpreender com o desfecho final de uma de suas obras. Quando tudo te leva a crer que está o mistério foi desvendado, Hercule nos surpreende com mais uma de suas incríveis cartadas finais, no mais belo estilo Sherlock Holmes...

Simplesmente magnífico!
MaLu 24/12/2017minha estante
Uau! To na pag 90 e ja estou querendo imaginar quem é o assassino magnânimo kkkkk

Paulo.Cesar 26/12/2017minha estante
O final é surpreendente, como todas as obras da Agatha. Quando vc acha que já desvendou o mistério, vem duas páginas e desmorona sua mente kkkk

MaLu 26/12/2017minha estante
Pois é!!! Foi isso que aconteceu mesmo kkkkkk, terminei ontem e Tcharaaam!!! Achei que sabia quem era mas no fim acabei no escuro kkkkkkkkkk