Os Crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Phaedra0 25/02/2022

Crimes ABC
Mais uma história impecável da Agatha.

A ideia já é genial logo do inicio e apesar de todos serem suspeitos eu garanto, é IMPOSSÍVEL descobrir o culpado pelos casos antes do fim do livro.

Com movimentos imprevisíveis e estratégicos essa história traz uma mistura de emoções e choca a cada página.

Marcella.Pereira 28/10/2021

Livro gostoso de se ler. Demorou um pouco a me envolver na história e de fato despertar a curiosidade, mas com o enredo bacana e desfecho bom.

Para salvar aqui, vou deixar uma das frases que mais me interessou: ?Um louco é tão lógico e racional em suas ações como um homem mentalmente são, isso de acordo com seu ponto de vista peculiar e distorcido. ? - Crimes ABC

jess 15/05/2021

mt divertido
Meu primeiro livro da Agatha e bom, achei mt gostosinho de ler. Não foi um livro que eu demorei mt justamente por ser legal acompanhar a investigação e os personagens. Poirot tem meu coração kkk. Mas sla, eu achava que seria mais de explodir cabeça, como td mundo diz q a Agatha faz bem. Porém, obviamente isso não me faz ficar sem vontade de ler outros livros dela, já virei fã.
Andreza.Pontes 15/05/2021minha estante
Se quiser ficar confusa te indico Assassinato no Expresso Oriente... Bugou minha cabeça! Kkk

Sarah587 15/05/2021minha estante
Assassinato no Expresso Oriente e Cai o Pano são ótimos

jess 17/05/2021minha estante
muito obggg, vou ver se leio sim viu kkkk

Mikaela 19/12/2021

Os crimes abc
Saio da leitura do meu primeiro Agatha Christie bastante satisfeita. É incrível como a autora consegue tornar o desfecho imprevisível, mas ainda assim sem deixar nenhum furo na história, com todos os questionamentos sendo respondidos de forma crível.
Também gosto da maneira como a psicologia foi usada para tentar entender o perfil do assassino e sua possível motivação. Poirot é uma personagem acima da média, é interessante acompanhar a forma como sua mente trabalha para desvendar o mistério. Sua superioridade, aliás, é tão grande que ele acaba roubando toda a cena enquanto os outros são ofuscados por sua astúcia e inteligência.
Enfim, um bom livro que me deixa um convite para desvendar outras obras da vasta coleção da autora.

Rafael Dias 18/01/2023

Uma história cheia de peladinhas
Agatha mostrou seus talentos nesse livro. Suspense, mistério tudo que precisa ter em um romance policial. Poirot e companhia vão atrás de um serial Killer que só deixa como rastro um mapa ABC.
Achei que tinha acertado o assassino dessa vez, mas Agatha me fez de ? de novo.
Isadora.Muniz 18/01/2023minha estante
Eu fiquei passada no final kkkkkkkk

Rafael Dias 18/01/2023minha estante
É bem surpeendenre msm. Poirot e incrível.

Bri 16/08/2021

Os Crimes ABC
O que 3 assassinatos aleatórios poderiam ter em comum? Bom, o fato que antecedendo os crimes o detetive Hercule Poirot recebeu uma carta sendo alertado sobre cada um deles, do misterioso ABC.

Gostei muito da leitura, que foi bem fácil e fluido para mim. O final foi muito surpreendente apesar do meio ser um pouco arrastado. Mas compensa e recomendo muito para fãs de suspense policial.

JuStifler 12/04/2023

Nem tudo que parece é
Adorei acompanhar a história de mistério e aguardar cada uma das mortes, mesmo prestando atenção em tudo não consegui me decidir e escolher apenas 1 suspeito, isso me prendeu ainda mais ao caso... Vale muito a pena a leitura, rápida e divertida.

shuhuavr 28/06/2022

Incrível
Como sempre Agatha Christie trazendo obras incríveis, te prendendo e te surpreendo com o final, valeu a pena a leitura.

Lia 25/08/2020

Quando a porta se fechou atrás de * *, eu ri histericamente!
O livro Os crimes ABC começa agradavelmente, de forma semelhante a vários outros livros de Ágatha Christie. De forma geral, a apresentação de possíveis crimes premeditados com data marcada por ABC são o fio condutor da narrativa. Acreditei que fosse me decepcionar com esse livro porque já tinha alcançado cerca de 80% da leitura e nada estava me surpreendendo. Porém nas últimas páginas, ele dá uma virada impressionante e isso coincide com o "retorno a vida" de Hercule Poirot, pois quem conhece o personagem sabe que ele não se porta como se comportou durante quase todo o relato de Hastings, indiferente, apagado.
A partir dessa virada, o livro fica mais bem humorado, mais empolgante e a leitura termina de certa forma feliz e aliviada.
Acho que sou uma pouco suspeita quando digo que Ágatha Christie é brilhante, entretanto, cada livro que leio dela me surpreende enormemente e eu já li muita coisa dela. A pergunta que me faço é: "de onde essa mulher tira tanta ideia e originalidade para escrever enredos tão diversificados, contudo mantendo o mesmo estilo?".

Giulia 08/01/2023

Sou suspeita para falar, adoro todos os livros de Agatha Christie e esse não foi diferente. Porém, não me prendeu tanto como os outros dela que já li, mas está longe de ser ruim. Reviravolta fantástica no final.
vi_carvalho21 08/01/2023minha estante
nunca imaginaria com o assassino seria aquele cara

vi_carvalho21 08/01/2023minha estante
que*

Giulia 08/01/2023minha estante
Pois é! Não imaginava também. Uma pena que começou a ficar emocionante perto do final?

Carmela 12/07/2020

O serial killer, o qual assina por ?ABC?, mata suas vítimas em ordem alfabética, deixando apenas uma única pista e desafiando, assim, o detetive Hercule Poirot a resolver esses crimes.
Agatha Christie consegue prender o leitor do início ao fim. Amei! Leiam!
Andrei.Coelho 12/07/2020minha estante
Resenha extremamente fiel ao livro!! Ótimas palavras.

mi 12/07/2020minha estante
Tua resenha me fez querer ler o livro. Adorei!

Luiza 12/07/2020minha estante
As tuas resenhas são as melhores!
Impossível não querer ler o livro!??

OtAvio.Moresco 12/07/2020minha estante
Olha elaaa

Carmela 12/07/2020minha estante
Obrigadaa!! Depois que vocês lerem me digam o que acharam

Coruja 23/05/2011

Sou uma leitora de Agatha Christie de longa data – acho que já o disse antes, mas entre os dez e doze anos, ela era praticamente tudo o que eu lia. A mulher sabia escrever mistérios como ninguém, cujo deslinde dos meios e motivos sempre me era o mais excitante.

E, claro, havia o detalhe humano. Gosto muito de Sherlock, mas a verdade é que Poirot é meu detetive favorito. Gosto da forma como esse belga se apresenta, sempre tão cheio de sua própria importância, apesar da aparência peculiar exaltada por sua vaidade, que não deixa de ser um pouco ridículo. E por parecer ridículo, é subestimado – exceto por aqueles que realmente conhecem as extraordinárias células cinzentas do nosso homenzinho de bigode.

Também prefiro Hastings a Watson em termos de lealdade canina. Hastings é um romântico incurável, que puxa Poirot para o óbvio quando o detetive começa a devanear demais e criar o crime perfeito. Faz isso de forma quase inconsciente e esse é um dos motivos pelos quais Poirot chama-o de mascote nesse livro.

Referência cruzada totalmente desproposital: lembrei agora do Naru dizendo a May que ela tinha instintos animais em Ghost Hunt.

Virei dezembro para janeiro lendo tia Agatha. Primeiro, fui atrás de conhecer Tommy e Tuppence, com quem não tive contato em minha fase estritamente policial. Depois de ler sobre eles no Meme Literário da Happy Batatinha, decidi que precisava fazê-lo. Escreverei sobre eles tão logo termine todos os romances que os dois protagonizam.

Daí fui para O Assassinato de Roger Ackroyd que, segundo me disseram, era sua obra-prima. Talvez pela expectativa – poxa, até o Manguel fala bem desse livro! – acabei me decepcionando um pouco, motivo pelo qual nem me animei a escrever a resenha.

Foi então que Os Crimes ABC, que tinha encomendado há meses, chegou finalmente... e, claro, comecei logo a ler.

Primeiro e antes de mais nada, quero parabenizar a senhora tradução da LP&M. De uma forma geral, sempre gostei muito das traduções da editora, especialmente as de Shakespeare, feitas pelo Millôr e a Beatriz Viégas-Faria.

Engraçado que nunca me toquei muito de questões de tradução antes de (1) começar a ler quase tudo em inglês, o que me deixou mais exigente com traduções e (2) fazer amizade com tradutores, o que me fez ter consciência de que eles existem e merecem ser lembrados pelo bom trabalho que fazem.

Agora, sem mais delongas e propagandas (até porque não ganho nada com isso...), ao livro. Em Os Crimes ABC temos um assassino que desafia pessoalmente Poirot. Antes de cometer seus crimes, ele manda cartas ao detetive, avisando o dia e a cidade em que o fato ocorrerá. Ao cometer o segundo assassinato, fica claro seu padrão: eles ocorrem em ordem alfabética, combinando nome da cidade com o da vítima – com a Sra. Asher em Andover.

A cada assassinato, ficamos mais estarrecidos porque não existe realmente lógica na forma como a coisa toda é conduzida. Aparentemente, estamos lidando com um lunático, um psicopata que mata simplesmente para confundir Poirot e a Scotland Yard.

E essa é a chave de tudo. Aparências, confusão. Ficamos perplexos com as pistas que surgem ao longo da história – mas temos de ter em mente que são pistas plantadas ali para nos desviar dos verdadeiros fatos.

Desviar a nós, leitores. Mas não a Poirot.

Dizer muito mais que isso é estragar o livro. Fiquei um pouco insatisfeita com a solução final, porque, bem... o crime quase perfeito deveria ter uma finalidade mais maquiavélica que simplesmente... hum... melhor eu ficar quieta, né? Mas, bem, ainda foi um dos livros que mais gostei com o Poirot.

Seja como for... leiam também. E depois me digam quem vocês pensavam que era o assassino. Eu, pelo menos, errei feio. Ma, c’est la vie. Le prochain, s’il vous plaît.
Alexandre 24/11/2012minha estante
Realmente será mais um livro entre tantos que eu já li da rainha do crime, que estará em minha estante. Abraço.

Tatiely 10/08/2013minha estante
Sobre quem era o assassino, eu não consegui nem dar um palpite pq estava achando essa história diferente de todos da Agatha que eu já li( já que o assassino é sempre quem menos imaginamos), bom como não quero dar spoiler aqui.rsrs quero só te parabenizar pela resenha, muito boa!! abraçoo :)

Kath 25/05/2021

Agatha christie ataca novamente
Depois de 2 livros da autora ela volta a me surpreender. Admito que a conclusão desse livro nem se passou pela minha cabeça. Embora o começo não tenha me prendido muito. Temos mais um caso do espetacular Poirot. Livro incrível que me pegou totalmente de surpresa, pois nunca imaginava aquela conclusão. Um ótimo livro para quem está iniciando leituras sobre suspense. Pois é rápido e fluido de ler.
Agatha é rainha

Irah 25/05/2021minha estante
me recomenda um livro pra começar a ler Ágatha??

Kleyson.Soares 25/05/2021minha estante
Eu Leio por ordem cronológica. Estou no 5° Livro que ela publicou. Ja li o primeiro de todos que ela escreveu " O Misterioso Caso de Styles" Recomendo bastante. O segundo : O Inimigo Secreto. O terceiro : Assassinato no campo de golfe. E o quarto é uma coletânia de contos " Poirot Investiga " bem boa. Só li eles até agr mas já sou fã. Tenho todos

Kath 25/05/2021minha estante
Olá Irah, ler em ordem cronológica é perfeito. Porém como eu estou fazendo coleção das novas edições da Harper Collins, elas não estão sendo lançadas em ordem cronológica. O primeiro que li foi Assassinato no Expresso do Oriente, porém não recomendo que você comece por ele. Porque depois que você le aquele livro é difícil outro superar. Acho que Porque não pediram a Evans e Cavalo Amarelo são bons para começar(são livros com histórias de personagens independentes, não tendo a participação e ?evolução? do Hercule Poirot, Miss Marple ou Tommy e Tuppence. Os livros de Tommy e Tuppence recomendo que você leia em ordem cronológica para ver a evolução dos personagens.

Kleyson.Soares 25/05/2021minha estante
Isso mesmo, Kath falou tudo!!! Eu leio em ordem cronologica mesmo pq comprei todos os 86 Livros da Coleção da editora Record... Já leitura por outra ordem eu não sei dizer muito bem! Recomendo nos vídeos do Youtube. " Por onde ler Agatha Christie " Lá alguns booktubers explicam diteitinho.

Irah 25/05/2021minha estante
uau!! 86 livros? obrigada Kath e Kley pela dica, vou pesquisar direito e ler por ordem cronológica ??

evemm 12/08/2023

"Declarar que um homem faz coisas insensatas porque é louco denota falta de inteligência e idiotice. Um louco é tão lógico e racional em suas ações como um homem intelectualmente são, isso de acordo com seu ponto de vista peculiar e retorcido."
Poirot foi um excelente personagem, gostei muito dele, além de como ele desvendou todo o mistério por trás e pegou o cara desprevenido.
a narrativa é boa, recomendo.

Elton Jhon 09/06/2020

OS CRIMES ABC
Agatha Christie é minha nova religião rs
?Os crimes ABC? é um livro pequeno (apenas 207 pg no caso desta edição), desta forma possibilitando uma leitura bem rápida do mesmo. Confesso que demorei mais do que eu imaginei (fiquei enrolando), logo no início eu não estava gostando, mas não demorou muito para eu me prender na história. Fiquei curioso para saber quem era o assassino ou quantas pessoas mais iriam ter que morrer (em ordem alfabética) para que pudessem descobrir. E fiquei me sentindo um bobo ao saber quem realmente era o famoso ABC aaaaa como assim eu não consegui deduzir antes?? AGATHA VOCÊ É UMA GÊNIA!
Gostei muito dos dois personagens principais e fiquei feliz em saber que existem outros livros ao qual o detetive Poirot e o seu amigo capitão Hastings aparecem na trama. E com toda certeza irei atrás de mais obras da autora para ler.
Whorby 30/06/2020minha estante
Se eu amei??? "Agatha Christie é minha nova religião". Sou fissurada nos livros dela.