Os Crimes ABC

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

Yuri - @sejaumleitor_ 29/07/2019

Todo herói merece uma aposentadoria, mas para Hércules Poirot esse é um luxo fora da realidade. Em Os Crimes ABC, H. Poirot começa a receber cartas que são enviadas por um misterioso assassino. Nelas, em tom de desafio, o sicário passa detalhes de quando e onde cometerá o ato. Os delitos acontecem, porém H. Poirot percebe que as vítimas e as cidades onde o assassino atua seguem uma lógica psicótica: ele mata respeitando a ordem alfabética. Deixando sobre as vítimas um guia ferroviário intitulado ABC.

❝Quando souber como o criminoso é, aí serei capaz de descobrir sua identidade❞.

O livro é narrado em primeira pessoa pelo capitão Hastings, um velho amigo de H. Poirot. Embora ofusque um pouco o prazer de saber o que está se passando pela cabeça de Poirot, (e uso de sua massa cinzenta) particularmente gostei da forma como Agatha narra essa história. É como se o leitor estivesse ali também, auxiliando na resolução do caso. Além disso, por não se tratar de apenas um único crime, é natural que muitas informações sejam passadas. Pode parecer que tudo é tratado de modo raso ao longo das 247 páginas, mas não é; todas as pontas são muito bem amarradas.

Conforme fui lendo, achei que não seria surpreendido. A autora conduz a narrativa por uma linha de investigação bem clara, passando informações que praticamente não deixam dúvidas de quem é o assassino, porém, como de praxe, fui feito de trouxa. O desfecho é surpreendente e muito interessante. Outro ponto que vale a pena destacar, é que nesse livro o francês utilizado em alguns trechos é mais compreensível. Não sendo necessária uma tradução para entender o que o personagem está dizendo.

Se você ainda não leu nenhum livro da autora, não aconselho começar por esse. Como destaquei, nessa história, Poirot é um homem idoso. Embora continue inteligente, é evidente que há certa lentidão na forma de como ele conduz o caso. Isso pode incomodar e até fazer com que a narrativa pareça arrastada. Sendo assim, conheça as outras aventuras de Poirot antes de mergulhar nessa. Agora, se você é um fã da autora e ainda não conhece esse livro. Leia imediatamente!

Felipe 16/06/2015

este é legal... historia inteligente.

Mary 31/08/2010

Muito bom, não lembrava direito do final, nunca lembro direito mesmo, mas o Poirot é demaais mesmo!

Nayara - @nay.e.os.livros 12/12/2018

OS CRIMES ABC _ @nay.e.os.livros
"Declarar que um homem faz coisas insensatas porque é louco denota falta de inteligência e idiotice. Um louco é tão lógico e racional em suas ações como um homem mentalmente são".

"_ Quem é você? Você é da polícia?
_ Eu sou melhor do que a polícia. _ Disse Poirot.
Disse isso sem arrogância consciente. Para ele, tratava-se de um simples fato".

Mais um livro da Rainha do crime lido, e mais um livro que eu não tenho o que reclamar, a Agatha tinha o dom pra coisa, ela consegue nos prender e nos surpreender com esses crimes. Poirot é sempre incrível, sempre vendo além, sempre vendo a coisa por outro ângulo.
Quem ainda não leu nada dela, sugiro que leia, é uma experiência única.

JONATAS 12/09/2013

Os crimes ABC
Poirot é propositalmente envolvido numa série de crimes pelo próprio assassino que lhe envia cartas dizendo onde serão os assassinatos que, não por acaso, se seguem em ordem alfabética. Mais de uma vez nosso herói sente-se em apuros, sem saber o que fazer. Até que, após a letra D, Poirot pode com brilhante observação desvendar o mistério, com seus métodos tão inusitados quanto o desfecho da história é inesperado.

Cris Galaxe 30/12/2018

Os Crimes ABC
Surpreendente e maravilhoso... O leitor é levado a desvendar juntamente com o detetive Poirot uma série de assassinatos em ordem alfabética e o final como sempre é espetacular!

Samuel Simões 18/08/2015

Um bom livro!
Como sempre Agatha Christie criando um suspense recheado de mistérios que mesmo ela te revelando o " suposto" criminoso muita coisa está por trás! Ótimo livro! Recomendo!

Evelyn 04/01/2016

Agatha Christie mais uma vez surpreende seus leitores, com essa empolgante história, mostrando que o assassino está mais perto do que se imagina. E mais uma vez, o detetive belga Poirot mostra a sua inteligência e audácia, desvendando os crimes.

Carlos 12/02/2019

Minha opinião sobre o livro.
Nesse livro, Agatha Christie opta por uma forma um pouco diferente de narrar a história em comparação à maioria de seus outros livros, e essa mudança me fez criar uma linha de pensamento absolutamente convicto de quem era o assassino, desde o início. Ledo engano meu. Fui ingênuo, até.

O livro, em seu final, apresenta Poirot explicando os crimes, numa virada muito boa, e me apresentando um novo assassino de forma toalmente inesperada, me fazendo perguntar o porquê de eu ainda tentar advinhar algum assassino de seus livros. Eu realmente não tenho faro nenhum de detetive.

A escrita é excelente, pra variár, né? ?

Personagens pra lá de bem construídos, também só pra variar.

Enfim, é mais um ?????.

Tatiely 10/08/2013

Agatha sempre me trolando...
Vou ser sincera e dizer que fiquei satisfeita com o final desse livro, pq se ele terminasse com aquela pessoa do começo como assassina...ahhhh eu não ia acreditar que era a própria Agatha Christie que escreveu tal livro, já que todos seus livros são surpreendentes e nunca consigo acertar o assassino.rs
Mas enfim valeu a pena acompanhar outra aventura de Hercule Poirot.

Daiane.Cassimiro 23/04/2019

Adorei a história desdo começo, e a reviravolta que teve no final, sem palavras.

Maurinho 18/05/2012

Um dos melhores livros da dama do crime
Uma vez a editora record teve uma idéia brilhante: lançou uma coleção com TODOS os livros da dama do crime, Agatha Christie. Eu tenho a coleção completa (pena que a edição era barata, com uma capa e folhas que hoje estão amarelados).
Dito isso, "os crimes ABC", na minha opinião, está entre os "top five" da escritora, que tem quase 80 livros publicados. Uma história genial, e um duelo sensacional entre Hercule Poirot e um serial killer. Imperdível!!!!