Os Crimes ABC

Agatha Christie

Resenhas - Os Crimes ABC

milly 01/02/2022

Os crimes abc
Eu gostei desse livro, é diferente dos que eu li da autora, mas achei que foi meio arrastado pra mim fiquei enrolando muito. Achei que esse caso seria impossível de resolver KKKK mas estamos falando de Hercule Poirot!

rafa 25/08/2021

? | resenha de "Os Crimes ABC".
Agatha Christe, a rainha do crime nunca decepciona. Mesmo sendo apenas meu segundo livro lido dela, já estou apaixonada pela sua escrita e louca para ler vários outros títulos da autora.

Fui feita de trouxa SIM! Eu comecei o livro achando que desde o início teria conhecimento de quem seria o assassino e... fui enganada. O choque que eu tive ao ler o capítulo de explicação do Poirot não tem como ser descrito!

Gostei muito dos personagens e como cada pessoa assassinada tem uma história especial que envolvem vários segredos e mistérios. Amei também o humor do Poirot e do Hastings nesse livro!!

E um dos pontos altos, com o fato de eu ter sido feita de trouxa, foi o livro ter como plot principal um caso com serial killer. Eu AMO ver vídeos sobre casos reais e serial killers (quem é assim também?), e por conta disso o livro me encantou bastante.

O único problema foi o livro não ter sido tão... encantador? Em algumas partes não era TÃO interessante pra mim, mesmo continuando ótimo. Acho que enrolei um pouco para ler por isso... E o fato do primeiro livro que li dela ser "E não sobrou nenhum" e eu AMEI com TODO O MEU CORAÇÃO esse livro, era difícil dar uma nota muito próxima a ele.

De qualquer jeito, recomendo muito a "gata triste" e seus livros, inclusive esse, a todos! Leiam e se apaixonem por seus livros e sua mente brilhante como eu ?
4 ?

Larissa3508 03/10/2021

perfeito, como sempre!
Mais uma obra de arte da Agatha Christie. Essa mulher só sabia escrever livro bom, né?
Gostei em especial desse livro por ele ser bem diferente dos outros que eu já li da autora. A estruturação do crime e toda a investigação foram bem inovadores. Poirot nos surpreende novamente com sua genialidade e nos mata de rir com seus comentários sarcásticos. Eu simplesmente amo o senso de humor de Poirot!
E o final... foi chocante, como sempre! Gosto tanto de ver tudo se encaixando no desfecho da história, mesmo quando eu erro quem é o assassino.
É um livro que vale muito a pena, assim como todos da rainha do crime, além de ser super rápido e envolvente.

Carol 12/09/2021

Ágil e fluido
Como sempre a escrita da Ágatha é rápida e quando você de dá conta, já terminou o livro. Só que o livro não é surpreendente e em algumas partes é muito lento. Já desconfiava do final, mas vale a leitura.

Camila 19/11/2022

Maravilhoso como todos da Ágatha, leitura instigante, inteligente, que prende do início ao fim.
Porém o final não foi tão surpreendente assim, pelo menos pra mim. No mais, ótima leitura, recomendo.

Isa 08/07/2022

Os crimes ABC
Se não me engano foi o segundo livro que li dela, e graças a esse livro tive certeza de que eu amo esse gênero. Mistério, investigação, assassinatos, são os elementos que formam a história e é incrível. Eu não cheguei nem um pouco perto de descobrir o final, tive uns palpites certos mas mesmo assim, não consegui adivinhar.

Rodrigues 28/09/2020

Agatha Christie era genial
Mais um ótimo livro da minha autora favorita.Eu sempre pergunto de onde Agatha tirava tanta inspiração pra escrever suas histórias.
Agatha era uma escritora maravilhosa.Sou muito fã dessa mulher.

@refugionasestrelas 22/10/2020

Uma mistura de Sherlock Holmes e Scooby Doo
Minha primeira experiência com a Rainha do Crime superou todas as minhas expectativas! Eu poderia começar com algum dos livros mais famosos dela, como “Assassinato no Expresso do Oriente” ou “Não sobrou nenhum”, mas sou uma pessoa meio do contra e escolhi o mais diferente que encontrei kkkk
Em “Os Crimes ABC”, Hercule Poirot é desafiado por cartas enviadas por um assassino, anunciando a data e o local do próximo crime, assinadas apenas como ABC. As vítimas seguem uma estranha ordem alfabética: Alice Ascher em Andover, Betty Barnard em Bexhill, e assim vai. A cada assassinato, um guia de trens conhecido como “ABC” é encontrado ao lado da vítima. Um ponto que destaca esse livro dos demais são os crimes em diferentes localidades e realizados por um serial killer, o próprio Poirot diz isso a Hastings durante a narrativa.
Questionamentos surgem a cada página. Quem é o assassino? Como e por que as vítimas são escolhidas? Ficamos cada vez mais intrigados com ABC, pois a grande questão do livro não é o “quem”, mas o “por que”. Poirot está em busca de compreender as motivações do serial killer, o que desafia o leitor nos mínimos detalhes. No crime D, o texto ganha mais agilidade e se inicia a verdadeira caçada, em um estilo mais “gato e rato”. Na minha opinião, é aí que começa o momento mais atrativo do livro, trazendo o ponto de vista do assassino de maneira muito bem pensada, vemos o crime acontecendo quase passo a passo.
O final foi surpreendente, sério. Sabe aquele momento de Scooby Doo em que a máscara do monstro é tirada e Velma faz um discurso apresentando as motivações do vilão? Ou quando Sherlock Holmes expõe toda a verdade usando de detalhes que nos passaram despercebidos? Pois então, me senti exatamente assim. O discurso final de Poirot me deixou de queixo caído, são pequenas sutilezas que no final formaram o quadro exposto pelo detetive belga. Já reli essa resenha umas três vezes, só para conferir se não deixei escapar algo que possa estragar esse momento kkkkk.
Ao longo do livro, a narração é predominantemente em primeira pessoa, pelo capitão Hastings. Alguns poucos capítulos são em terceira pessoa, porém a troca fica explícita logo no início do capítulo. Desse modo, a narração adquiriu um tom dinâmico e deu ao leitor a possibilidade de analisar diferentes pontos de vista. A trama foi muito bem construída, nos induz por um caminho apenas para nos surpreender em seguida. Com certeza a Rainha do Crime faz jus ao título!

“O mistério não era o enigma desses assassinatos, mas sim o mistério de ABC. O motivo que o levara a cometer esses crimes. Por que ele me escolheu como seu adversário?”

Leitura #3 da Creepytober 2020

Marina.Castro.F 26/08/2020

Poirot
Uma história muito boa em que Poirot tenta desvendar uma série de assassinatos realizados por um serial killer.

Garcia 16/10/2021

Continua a não ultrapassar o meu livro preferido dela que é as dez figuras negras, mas também gostei bastante! Acho sempre interessante quanta certeza a gente tem de saber quem é o assassino mas depois a maneira como a Ágatha nos faz sentir inúteis nisso! PORQUE NUNCA ACERTAMOS!
Aconselho a leitura dos livros dela. Tanto este como todos, pois todos nós puxam a ler nem que seja pra saber quem foi o assassino visto que adivinhar nunca dá!

Laliza 05/02/2022

Indescritível
Esse livro é fantástico!!! E não alecrim dourado o assasino obviamente não é aparente, se você conseguiu acertar o assassino merece aplausos porque sinceramente para mim foi uma grande surpresa.
Leitura fluida e ótima para um fim de semana.
biaa 05/02/2022minha estante
agatha christie é incrível

Clariz 05/02/2022minha estante
Mds esse livro é pft dms, e realmente o assassino não é nem um pouco óbvio

Laliza 06/02/2022minha estante
Eu achava real que era o A. B. Cust

Vi Faria 21/07/2022

Bom, mas não excepcional
Minha primeira experiência com os livros da Agatha Christie foi um pouco? decepcionante.
Conhecida por deixar um legado de livros fascinantes de mistérios, fez com que eu lesse logo seus livros. O crime ABC é um livro bom, mas não excepcional, achei que os fatos demoram demais para acontecer e o papel de Poirot só foi significante nas últimas páginas do livro fazendo com que a minha leitura fosse se arrastando. Porém, quero dar uma outra chance para Agatha em uma breve leitura.
Briih. 21/07/2022minha estante
Nossa, eu senti o mesmo com o Natal de Poirot. Foi minha primeira leitura da Agatha e também achei a experiência um pouco decepcionante.

Bruna.Bertie 22/07/2022minha estante
Já li varios livros ótimos dela, porém esse eu também não gostei muito, acho que faltou um pouco de ação

Babi 22/08/2021

Genial, a palavra é GENIAL
Não consigo escrever uma resenha que faça jus à genialidade desse livro, mas vou tentar com minhas meras palavras descrever o sentimento que vivenciei ao ler essa obra.
Desde o início do livro fiquei cativada pela história, como boa bookstan sempre tive muito interesse em conhecer as histórias e narrativas da Agatha mas sentia que tinha que esperar um momento certo. Entrei com muitas expectativas nesse livro, e além de atender essas expectativas, a autora conseguiu supera-las e fez jus ao seu apelido como a ?rainha dos crimes?. O final foi completamente surpreendente pra mim, e o excêntrico e complexo Poirot me fascinou com sua mente incrível e sua perspicácia. Muito bom, não vejo a hora de poder conhecer outras histórias da autora.
Eu amo esse livro, eu amo a Agatha Christie

mfru 22/08/2021minha estante
Também amo. Tenho quase a coleção toda e pretendo começar a reeleitura de todos.

mfru 22/08/2021minha estante
Que já li.

Aaaaa, perfeita

Izabelly112 22/08/2021minha estante
Esse daí eu li duas vezes, quero reler os meus outros dela e comprar os que faltam rs