Cheguei ao Brasil

Cheguei ao Brasil Eva Esch...

Resenhas - Cheguei ao Brasil

Jean 07/05/2022

Incrível proposta editorial
Um livro de relatos de pessoas que emigraram pra o Brasil. São 7 países, com suas mais diferentes histórias e percepções da nossa realidade. Acredito que o estilo completamente diferente de cada um desses relatos colabora ainda mais para o aspecto de mosaico que esse tipo de livro representa.
Esse projeto me encanta principalmente por esse aspecto de documentário que ele acaba por assumir, registando as mais diferentes visões de pessoas comuns com suas vidas fascinantes. Essa miscelânea, logicamente, deixa alguns relatos muito mais interessantes do que outros, mas isso não tira o mérito do projeto. Pelo contrário, parece tornar a obra ainda mais coesa.
O livro é muito belo, do ponto de vista de aspectos físicos. Fonte agradável, papel pólen, impressão de qualidade e um bonito projeto gráfico.
Recomendo a leitura desta obra que, ao menos em mim, despertou o senso de importância deste tipo de registro eternizado e a vontade de trabalhar num projeto como esse!

Deghety 11/08/2022

Cheguei ao Brasil
Cheguei ao Brasil, apesar do aspecto autobiográfico, digo apesar por eu ter uma certa desconfiança em autobiografias, os personagens reais não se comprometem em enfatizar seus relatos. São "gente como a gente" e suas histórias são contadas como uma conversa de boteco ou num café.
Essa simplicidade literária não tira o poder, natural da literatura, de encantar, emocionar, divertir e enriquecer-nos com cultura e conhecimento.
Cada um dos entrevistados só tem a vinda para o Brasil e o amor pelo mesmo em comum. Cada história aqui abrange diferentes tipos imigração, seja por fuga de guerras, à mais comum, aventura, amor e desafio.
O contraste entre as culturas contada de forma simples, mas não sem emoção, aproxima o leitor dos narradores.
Como já diz uma velha frase que eu não lembro muito bem:
"Sempre há uma boa história pra se contar quanto se tem alguém para ouvir"