O pastor como conselheiro

O pastor como conselheiro David Powlison

Resenhas - O pastor como conselheiro

Misael Neves 30/05/2024

A tarefa que Deus desligou a igreja
Powlison tem vasta bagagem na área do aconselhamento pastoral e comunitário. Sendo através da experiência, servindo como pastor. Do grande conhecimento bíblico concernente ao tema. Da compreensão do ?aconselhamento? no meio secular. E do seu trabalho como escritor e diretor do instituto de aconselhamento CCEF.

David nos deixou em 2019, todavia, suas obras publicadas permanecem para auxiliar os santos que desejam servir a Deus, servindo melhor as pessoas em Seu Reino.

Neste curto e preciosíssimo livro Powlison reflete sobre a singularidade do aconselhamento pastoral, afirmando que é uma responsabilidade intransferível do ofício, repleta de oportunidades, carregada de uma mensagem única: o poder de mudar não está dentro de nós mas em Deus que convence-nos do pecado fazendo-nos render a graciosidade acolhedora em Cristo Jesus.

Para tanto, o autor inicia sua obra criticando duramente o conceito psicoterapêutico secular do aconselhamento secular, explicitando que seus profissionais, mesmo estudados, não são capazes de tratar a alma dos seus clientes eficazmente, visto que devem, por ética, ocultar o espiritual do processo de aconselhamento. Assim, o problema do pecado jamais é citado e o poder transformador Deus jamais é mencionado. Cabendo a igreja (pastor e membros treinados) a sublime tarefa do aconselhamento mútuo ? Colossenses 3:16; Hebreus 3:12-14.

Lilica Britto 24/07/2023

Aconselhamento
Esse livro sobre aconselhamento bíblico traz uma paralelo entre a atuação do pastor e o profissional terapêutico. O autor esclarece as diferenças desses personagens mostrando como o pastor possui recursos providenciais entregues por Deus para melhor tratar de problemas da alma. Um livro simples porém muito esclarecedor e prático.

Guilherme.Francisc 11/08/2022

Pequeno, porém grandioso
Definitivamente não é um livro de uma leitura apenas. Além dos seus conceitos - simples, claros e profundos ao mesmo tempo -, há uma lista considerável de materiais para leitura e capacitação sobre o tema. É muito bom ver como o David Powlison ajuda tanto sobre a temática do aconselhamento.