Proibidos de Esquecer

Proibidos de Esquecer Tayana Alvez

Resenhas - Proibidos de Esquecer

Nathy @peculiareslivros 24/04/2022

O livro que valeu a pena esperar
Estava surtando com esse livro há meses, e acompanhar os surtos da autora no Instagram foi mais significativo ainda, mas nada realmente me preparou para o quanto meu coração sentiu nesse livro! Fiquei simplesmente apaixonada pelo Paulo e pela Bianca, ambos quebrados e que passaram por seus próprios amadurecimentos, tiveram de repassar seus próprios traumas, e ah, foi um livro intenso em muitos sentidos. Amei demais!

PS.: mas ainda amo mais o Oliver ?
Gabi 24/04/2022minha estante

Hahaha
Oliver Supremacy

Karina 13/06/2022

Badboy sorveteiro
Um dia já fui preconceituosa com livros onde abordasse diferença de idade entre os personagens. (Ainda sou um pouco, não nego) Porém desde que comecei a ler a série Forbidden da Tayana fiquei obcecada e viciada. Eu amei essa conclusão, e apesar de toda a trilogia ter um pedacinho no meu coração, o segundo livro, Proibida de amar ocupa um espaço maior. Era só um Oliver na minha vida.

Proibidos de Esquecer, é um livro sofrido que a primeira vista não parece, ainda mais pela sinopse. Um relacionamento com diferença de idade, um amor de verão, um badboy sorveteiro, e trauma *chef kiss*

Paulo e Bianca são dois personagens completamente despirocados da cabeça que se atolaram numa rotina fingida para esquecerem a merda que suas vidas estão. Varreram os problemas para debaixo do tapete. Eles se conhecem em Búzios, Bianca numa viagem de férias conhece Paulo ao visitar sua sorveteria. A atração de ambos vai ser instantânea e juntando o útil e agradável viverão um amor de verão.

O que era para ser só "uma ficada" por alguns meses vai se tornando algo mais. E apesar de ambos desejarem ficar juntos eles têm tantos dilemas que só o sentimento não é o bastante.

Esse livro é cheio de ensinamentos, eu amei tanto! Sofri, foi realmente doloroso porque foram muitas partes em que me identifiquei com as lutas dos personagens e ao invés disso me trazer aconchego, só partiu meu coração. Mas assim como eles conseguirsm vencer desejo o mesmo pra mim.

Proibidos de Esquecer é um livro que entrega tudo! Um romance de tirar o fôlego, representatividade, um drama tratado com responsabilidade, momentos super fofos e engraçados, umas cenas sensuais que misericórdia, e por último além de aquecer seu coração te faz refletir.

Foi uma conclusão ótima para a série e amei demais ter tido leves aparições dos livros anteriores aqui e ver como todos os casais estão felizes.

Minha única ressalva a esse livro, é que nunca mais poderei tomar sorvete sem lembrar deles. Que ódio! Mais um padrão literário inatingível de amor.

Gabi 14/05/2022

Praia, sorteve, calor e o VERÃO
Bia e Paulo são personagens tão reais com sentimentos, medo e um passado complicado que é impossivel não sentir empatia por eles. Ambos sofrendo mas tentando seguir em frente.
Amei a construção do romance deles, de zero a cem muito rápido. Bia e Paulo me encataram, no momento em que o passado de ambos é revelado eu só conseguir chorar, chorar e sentir. Porque a dor é tão paupável que é impossivel não se colocar no lugar do outro.
O finalmente deles é na hora certa, despidos de medos e cobertos de certezas.
A sério For.bi.den termina de uma forma maravilhosa, Paulo e Bia ganharam meu coração e o livro virou favorito.

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 26/04/2022

"Tem fardos que nós sempre vamos carregar e pecados que estamos proibidos de esquecer."
Simplesmente um dos melhores livros da vida!!!

Valeu cada segundo de espera, o romance é envolvente e encantador, a escrita da Tay é completamente viciante, tão delicada e sensível que você vai conseguir gargalhar com a amizade das meninas e mesmo assim chorar rios depois da metade do livro.
Muito muito além de um romance maravilhoso, o livro encanta, nos coloca para refletir e ainda garante coração quentinho.
Esse livro é aquele tipo que a gente se emociona e arrepia só de lembrar, é sobre caminhada, é sobre se reconstruir e se permitir, de fato, viver. Muito além de ser favorito, Proibidos de esquecer está na categoria que eu acredito que merece ser lido por todos, impecável.

Mas, do meu ponto de vista pessoal vou dizer: é uma obra prima!!!

Letícia 29/04/2022

Proibidos de Esquecer
?As vezes a vida nos dá casa rasteira que a vontade é de fugir daquilo para sempre. Mas nem sempre fugir é a melhor escolha!

Proibidos de Esquecer - 528 páginas
Tayana Alves - 4|????

Sinopse: Bianca está determinada a mostrar para as suas amigas esse verão que está bem, afinal ela tem 26 anos e uma vida boa apesar de seu passado. Durante a viagem com as amigas ela conhece Paulo, o dono de uma sorveteria com sabores bem especiais de sorvetes. E assim como ela, o passado de Paulo é algo que ele tem vontade de enterrar e esquecer. Mas não é assim que as coisas funcionam para nenhum dos dois.

?Com certeza esse livro foi o com maior carga emocional dessa trilogia da Tayana, mas mesmo assim eu não consegui sofrer tanto com ele porque eu li em um momento meio ruim. Mas mesmo assim, gostei muito.

?O casal é muito fofo, o Paulo é um amor cara, ele é perfeito, um cavalheiro, super doce e amoroso. Eu amei ele, amei a Bianca também, e amei os dramas. São coerentes.

?Eu nem vou me estender muito pra não falar demais, só digo que adorei!

Poli ð 14/07/2022

O amor sempre vale a pena! ?
Quote:
"A coisa mais gostosa sobre memórias é isso: Você quase nunca volta até as infelizes. Quando precisa pensar em alguém, você só volta até a parte em que vocês foram felizes e, assim, o amor, o carinho e a saudade nunca morrem."

"E depois que a gente tem nossa alma partida, nunca é fácil sair do único lugar onde achamos conforto."
.........

Alguém viu meu lenço??? ?? perdi ele. ?? Tayana isso não se faz! ?

Quote:
"As coisas que não duram para sempre também dão certo. Só que no tempo delas."
.........

Bianca Lopes teve o seu "para sempre" levado embora sem ao menos esperar. Aos 17 anos casou com o homem da sua vida, viveu um casamento feliz, realizado, com companheirismo e amor. Tudo o que podia ter desejado. Mas agora seu amor não estava ao seu lado, ele foi embora e ela precisou seguir em frente. Mas como viver se ela só sabia existir? Então após dois longos anos ela precisava do verão e de toda a magia que ele lhe trazia. Foi com essa idéia em mente, que ela foi pra Búzios, onde o sorveteiro Tatuado que deveria ser simplesmente seu caso de verão, seu "momento de prazer" se tornou seu porto seguro. O homem que enxergava além do que ela mostrava, mas que entendia ela mesmo no silêncio das suas palavras não ditas.

Quote:
"É quase inacreditável que depois de três anos brincando de flertar a torto e a direito com clientes nessa loja, é logo pela forasteira quebrada que eu vou me encantar."
..........

Paulo viveu e amou intensamente sua família. Mas quando do nada tudo o que ele amava lhe foi tirado por um cr¥m£ (não vou usar o termo erro, porque não acho que foi um erro, mas sim um cr¥m£) ele simplesmente fugiu. Carregando por anos uma culpa que não era sua. Quando Bianca apareceu em seu ateliê de sorvete, ele sabia, que ali estava uma mulher tão machucada pela vida como ele. E foi nesse reconhecimento que pela primeira vez em anos, uma mulher chamou sua atenção para além do flerte desinteressado. Ela era como o sol entrando em sua vida, brilhando em seus recantos mas obscuros.

Quote:
"É engraçado como quando a gente está feliz, sente que tudo vai durar para sempre. Aí a gente cai em si, às vezes até sorri de canto consigo e se convence de que as coisas vão durar pelo tempo que precisarem durar. O que nunca acontece, no entanto, é percebermos que isso ainda é pouco."
.........

Depois de ler a estória de Oliver e Daniel, amigos de Paulo, posso afirmar com toda a certeza. A carga dramática desse não se compara a nenhuma outra dos livros anteriores.

Meu Deus como chorei ao descobrir o passado doloroso desse casal. Que teve tudo. Amor, família, felicidade e esperava o tão sonhado "felizes para sempre" mas de alguma forma eles não tiveram.

Quote:
"Bia chegou de mansinho e, despretensiosamente, se tornou uma visão muito bonita e, então, uma parceira de momentos ruins, e logo em seguida a garota que me fez voltar a desejar uma mulher, algo que eu já tinha me convencido de que não iria mais acontecer."
..........

Paulo pelo cr¥m£ dos outros, se culpou, fugiu e esqueceu o que era viver. Na verdade ele sobrevivia todos os dias. Pois a dor que carregava era um fardo muito grande para ele.

Mas ao conhecer Bia/Moranguinho, ele reconhecia nela, uma dor, uma culpa que ele enxerga nele ao se olhar todos os dias no espelho.

Bia quando perdeu tudo, perdeu sua alegria, seu motivo de viver. Por achar que tudo que amava, poderia lhe ser tirado novamente, ela se afasta das pessoas e por dois longos anos viveu no seu próprio mundo. Mas ao fazer uma viagem com as amigas, ela percebe que na verdade sua dor continuaria com ela, só precisava aprender a conviver com ela todos os dias. A seguir em frente mesmo com seu coração machucado pela vida.

Quote:
"Perceber que me sinto estranho por ela, que gosto dela, é bom. Mas também me traz algo parecido com esperança, e isso é um problema."
..........

Juntos eles descobriram que o amor nem sempre está acima da dor. Amor é muito mas do que um sentimento. É palavras, gesto, ações.

Amar também é entender que dói.
Que amar seja ela dá forma ou da intensidade que for, também dói.

O amor não é um sentimento que somente trás coisas positivas, ele é um processo. Onde a gente precisa passar por todas as suas fases, nuances para descobrir o quão lindo, maravilhoso e espetacular ele é. Mas aceitando que ele muitas vezes também pode não ser tão bonito e está tudo bem, só precisamos reaprender a viver, não somente existir na vida.

Na minha opinião a Tay fechou com chave de ouro essa Trilogia. Não estava esperando a carga dramática, mas também me foi uma grata surpresa. Pois me emocionou de várias formas.
E perceber que a dor também pode ser uma forma de amor, não quer dizer que amávamos mais ou menos. Que somos mas ou menos merecedor dele, só nos faz perceber que o amor é um sentimento que simplesmente chega sem avisar, podendo ou não nos machucar, e que dia após dia aprendemos a conviver com ele e com tudo o que a ele trás.

(Ahh, mas você está dizendo que devemos nos acostumar com a dor?? Não! Estou dizendo que da mesma forma que o amor chega, a dor também. Não é porque amamos uma vez, que deixamos de amar novamente. Não é porque a dor em algum momento da nossa vida chegou que devemos esquecer que ela existiu. A dor de certo modo faz o amor valer mas apenas.Faz valer a pena a luta diária em busca dele.)

PORQUE O AMOR SEMPRE VAI VALER APENA!!

Quote:
"a dor traz pelo menos a certeza de que as coisas foram reais."
.......

Caroles 25/06/2022

Proibidos de Esquecer é o terceiro livro da série FOR.BID.DEN da autora. Ainda que seja uma série os livros são completamente independentes, compartilhando somente o mesmo universo.

No final do ano passado li os dois livros anteriores (mais o spin off do livro 1) e já sabia que era completamente apaixonada pela escrita da autora. E aqui não foi diferente.

Temos mais uma história de age gap, com um ponto bem importante que os personagens não chegam a exatamente se importar com isso. A diferença de idade existe, eles sabem, mas isso não se torna um problema pra eles. O problema aqui é tudo que eles viveram antes de se conhecerem. Nesse ponto temos uma história bem pesada, tanto com o passado da Bianca (que tem só 24 anos) como com o passado do Paulo (que já passou dos 40).

O livro tem um ritmo bem fluido, os personagens são bem envolventes e a conexão com eles é muito fácil por tomarem decisões muito próximas com a realidade então existe aquela sensação de "poderia ser alguém que eu conheço" (claro que carregado no drama e no romance).

Não consegui encontrar a informação se esse será o último livro dessa série mas amaria que continuasse afinal morro de amores por todos eles.

Livros de Cabeceiras 27/12/2022

Paulo Barbosa tem quarenta e dois anos é dono de uma famosa sorveteria em Búzios com seus sorvetes com sabores movidos a sentimentos, porém ele se mantém longe deles. Ele se mudou para a cidade há um pouco mais de três anos carregando a dor e a culpa por um acontecimento do passado, por isso ele vive recluso e evita chamar a atenção das pessoas.
Bianca é uma mulher cheia de segredos que só quer aproveitar o verão com as amigas e provar para todo mundo que ela está bem, mas quando o seu caminho se cruza com o de Paulo ela percebe a oportunidade de provar isso para si mesma.

Terceiro livro da série da trilogia FOR.BID.DEN da autora, que conta com os livros “Proibida Pra Mim” e “Proibida de Amar”, já aviso para lerem esse livro com uma caixa de lenço de papel próxima, vocês vão precisar com certeza, aqui a Tayana escreve um livro muito mais denso na sua trama, com uma história bem mais dramatica que os dois primeiros.
Paulo e Bianca trazem consigo traumas do passado que os dois ainda estão longe de superar, embora o trauma da Bianca fosse previsível para mim, ela ainda conseguiu me surpreender de certa forma nos detalhes, já o do Paulo me surpreendeu bastante pelo acontecimento.
Foi uma leitura maravilhosa, mesmo sendo pesada em alguns momentos, com plots fantásticos e muito bem colocados dentro da história.
Aqui a autora destruiu tudo o que restava do meu psicológico e conseguiu de uma maneira fantástica fechar essa trilogia com chave de ouro.

site: https://www.instagram.com/p/CmsEV6CLUGf/?utm_source=ig_web_copy_link

Dani 18/09/2022

Surpreendente!!
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Tayana , e posso dizer que simplesmente adorei!!!!

Ao contrário do que estou acostumada a ver o enredo de "duas pessoas com os corações destruídos e que tem um passado que preferem não se lembrarem e etc", a história não se resume a isso, aonde trás questionamentos de "Sim, devemos procurar um profissional (psicólogo) quando tudo está bem e quando não está."
E sinceramente levo isso pra mim como pessoa, de que ao contrário do que muitas pessoas pensam que para procurar um psicólogo é somente quando as coisas estão ruins.

Com certeza vou ler mais livros da autora

Bárbara Azêdo 10/06/2022

O casal de milhões! A química e a construção deles é tudo... mas eu fico em dúvida se gosto do Paulo ou não.

@lendocomsabrina 04/05/2022

É sobre sofrimento...
Quando eu li um trecho do prólogo, eu ja imaginei a carga dramática desse livro e eu super curto. Pq amo dar uma boa chorada lendo.
Ao longo do livro eu ficava teorizando o que rolou com Bianca e o que rolou com o Paulo.
Dele foi fácil descobrir, dela eu desconfiei mas tinha hora que deixava confuso e so esperei. Mas, não estava preparada para o que eu li e o quanto mexeu comigo.
Paulo deixou uma vida na cidade do Rio de Janeiro há 3 anos, pra se refugiar em Búzios e recomeçar.
Tudo mudou quando conhece Bianca, que está se redescobrindo, curando feridas profundas depois de uma perda que não superou totalmente.
Os dois se identificam por motivos de, palavras do livro "serem fodidos da cabeça"
A forma como eles se entendem, o carinho, a forma como o relacionamento deles é construído é tão bonita.
Duas pessoas que realmente merecem ser felizes.
Amei a forma como a autora tratou de assuntos pesados de forma real e ao mesmo tempo com delicadeza. Perfeito.
Os hots são perfeitos tbm ?
Até os finalmente a gente torce bastante hahaha
Fechou a série com chave de ouro ??

analorenaaa 04/05/2022

Emocionante!
Terminei a leitura desse livro não tem nem 10 min, mas precisava vim aqui e escrever exatamente o misto de sentimentos que tô sentindo agora.

A construção do amor deles, os traumas, as perdas, a depressão, luto, ansiedade, eu senti tudo isso junto com eles durante a leitura e ver que no final eles estão bem mentalmente, felizes, construíram uma família e evoluíram JUNTOS me deixa com uma sensação de pertencimento! Eu amei esse livro, dos 3, com certeza esse foi o meu favorito e tenho certeza que vou continuar pensando nele por um bom tempo!

Paulo e Bianca vocês tem meu coração. ??

Karol @karolinereads 04/07/2022

Que reviravolta!
Eu não esperava. Essa é a frase que define meu sentimento ao chegar no fim desse livro. Que história incrível.
A escrita é maravilhosa como sempre, com personagens reais e muito romance. Mas, surpreendentemente, temos acontecimentos de cair o queixo e mega emocionantes.
Foi uma ótima experiência!
Se você procura um romance pra se surpreender, esse é uma boa opção! ?

Thali 05/05/2022

lindo
que livro mais lindo, que achado perfeito! comecei a ler por indicação e não botando muita fé na história, mas logo quando comecei fiquei encantada ? o paulo e a bia foram tão incríveis do começo ao fim, cada um com sua história antes de se conhecerem, chorei tanto com eles mas no fim valeu a pena toda a trajetória. tô encantada demais

Larissa 06/05/2022

Esse livro não é só proibido de esquece, como impossivél.
Bia e Paulo são reais, com bagagens, traumas e sentimentos palpáveis.
Tayana escreveu de uma forma incrível e que fez com que eu sentisse todas as dores dos personagens, esse livro foi uma surpresa deliciosa. Confesso que não esperava tanto drama e esse livro se tornou um dos meus favoritos da vida.

E no capítulo 38, eu só quis mudar o passado de Bia, queria voltar e mudar tudo e arrancar aquela dor dela, a de Paulo também.
Mas me coloquei no lugar de Bia, casei com meu primeiro amor e me imaginei em sua situação.

Os personagens secundários são tão bem construidos que mais pro final do livro, parece que você já sabe o que eles vão falar hahhaa porque afinal, "é a cara da Lari falar isso"

Me identifiquei demais com Bia e Lari, sou uma mistura delas e eu amo isso, livro com personagens reais e falas reais.

E a cena da moto, da sorveteria e a cena do "vendo suas flores, não são por isso que ela está ai?" ACABOU COMIGO, OS HOTS SÃO TUDO, ESSE LIVRO TEVE TUDO.

Tay, obrigada por esse livro.

LEEEEEEEIIIAAAAMMMMM!!!!!!!