Proibidos de Esquecer

Proibidos de Esquecer Tayana Alvez

Resenhas - Proibidos de Esquecer

Fernanda.Zanon 10/02/2023

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Tayana e posso dizer que, no geral, gostei.
A forma como a história é conduzida e escrita me agradou, porém não gostei tanto do casal. E não tenho certeza se gosto do Paulo kkk
Posso dizer que a leitura me surpreendeu. Achei que seria um clichê levinho, mas a história tem algumas partes bem dramáticas.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 24/01/2023

“Vamos sarar feridas nesse verão”
Se você já viveu uma história de amor — talvez A história de amor da sua vida — e jurou que aquela seria a última após seu doloroso término, atenção para este livro.

A história de Paulo e Bianca é bem peculiar: Bianca casou-se aos 17 anos, com seu primeiro (e único) namorado; Paulo também logo constituiu família, mas um acontecimento — que vai sendo revelado aos poucos, como todos os detalhes que nos prendem a essa narrativa — nos mostra como ela ruiu de maneira irreparável. Assim como a de Bianca.

Dois corações que, mesmo após anos, ainda estão em frangalhos e que se encontram. Duas histórias bem diferentes, mas também muito parecidas.

Aliás, é preciso dizer uma coisa: ao longo dessa história você vai sentir um nó na garganta inúmeras vezes. E vai chorar outras tantas. Provavelmente você vai se identificar em diversos pontos. Mas ao final, talvez você pense que jamais viveu algo tão forte quanto esses protagonistas. E isso é algo que torna esta história ainda mais incrível: mesmo ela estando longe de ser a sua história (ainda bem?), você vai acabar se identificando em alguma medida.

É difícil falar de Proibidos de esquecer. A narrativa já começa intensa, nos deixando claro que tem muito por vir mas, como eu disse, as peças desse quebra-cabeça vão sendo reveladas aos poucos, na medida certa.

A leitura é catártica. Ao final, percebemos que há muita maturidade e, principalmente, muito amadurecimento. As falas e os acontecimentos impactam e é difícil não ficar com esta narrativa impressa na alma.

Proibidos de esquecer se passa — majoritariamente — em Búzios e o verão tem um papel muito importante na história: é a estação que permite a reconexão, tanto de Bianca, quanto, no final das contas, de Paulo.

A história é narrada, alternadamente, pelos dois personagens, mas Bianca certamente domina a narrativa.

Ela, que perdeu a mãe quando ainda era jovem; que perdeu o amor da sua vida aos 20 e poucos anos; que está tentando provar — para os outros, mas também para si — que está bem, que está seguindo a vida.

Ela, que decide viver um verão inesquecível. Mas que não imaginava o quanto ele seria transformador e revelador.

Bianca passa o verão em Búzios porque é ali que sua família tem uma casa. A casa na qual ela passava o verão na infância, mas que, com a morte da mãe, acabou sendo deixada de lado, mesmo que, contraditoriamente, seu pai finalmente a tenha deixado como a mãe sempre sonhara.

Claro que é em Búzios que Bianca conhece Paulo, o dono da sorveteria cujos sabores têm nomes bem… Exóticos (e adoráveis).

Mas quando Paulo oferece protetor solar para Bianca, na praia, ela não imaginava que ele era dono de uma sorveteria. Nem que era tão solitário. Menos ainda que carregava um fardo tão pesado e triste.

Tentei colocar em palavras a intensidade de Proibidos de esquecer e talvez eu tenha feito parecer que essa é uma história só de tristeza, mas a verdade é que a Tayana sempre sabe equilibrar passagens mais leves e até momentos que nos arrancam no mínimo um sorrisinho de lado e nesta narrativa não seria diferente.

Falei, falei e falei, mas no final das contas, não sei se consegui apresentar esta obra à altura e, infelizmente, a Tay a retirou da Amazon, por estar reestruturando a sua carreira. Ou seja, quem leu, deu sorte. E quem não leu… É torcer para ela relançar em algum momento!

site: https://blogdastatianices.com/2023/01/24/proibidos-de-esquecer-tayana-alvez/

Andressa 31/12/2022

A vida e suas surpresas
Finalmente um romance entre adultos com problemas reais, diálogos reais e pessoas reais. Essa autora moatroique já precisa de um cenário mirabolante para mostrar profundidade nos personagens, não precisa de fantasiar coisa ruins, só mostras problemas reais que as vezes a gente não consegue resolver imediatamente, mas sim no tempo certo.

O livro mostra como as relações familiares podem ser complexas, a vida não segue um roteiro e os nosso problemas bem sempre podem ficar enterrados debaixo do tapete, as vezes eles voltam para nos assombrar.

A Bianca é uma personagem que tem uma personalidade que realmente condiz com o que ela passou e com a idade dela. Gostei que não foi infantilizadas como já vi em outros livros. O Paulo é cora mais velho que realmente age de acordo com a idade, por mais que haja diferença de geração entre eles, na há tanto conflito nesse quesito. Eles aprenderam muito com o outro, mesmos tendo vivido coisas completamente diferentes. Se resolveram no tempo dele e isso mostra que problemas reais não tem soluções simplistas e rápidas.

Livros de Cabeceiras 27/12/2022

Paulo Barbosa tem quarenta e dois anos é dono de uma famosa sorveteria em Búzios com seus sorvetes com sabores movidos a sentimentos, porém ele se mantém longe deles. Ele se mudou para a cidade há um pouco mais de três anos carregando a dor e a culpa por um acontecimento do passado, por isso ele vive recluso e evita chamar a atenção das pessoas.
Bianca é uma mulher cheia de segredos que só quer aproveitar o verão com as amigas e provar para todo mundo que ela está bem, mas quando o seu caminho se cruza com o de Paulo ela percebe a oportunidade de provar isso para si mesma.

Terceiro livro da série da trilogia FOR.BID.DEN da autora, que conta com os livros “Proibida Pra Mim” e “Proibida de Amar”, já aviso para lerem esse livro com uma caixa de lenço de papel próxima, vocês vão precisar com certeza, aqui a Tayana escreve um livro muito mais denso na sua trama, com uma história bem mais dramatica que os dois primeiros.
Paulo e Bianca trazem consigo traumas do passado que os dois ainda estão longe de superar, embora o trauma da Bianca fosse previsível para mim, ela ainda conseguiu me surpreender de certa forma nos detalhes, já o do Paulo me surpreendeu bastante pelo acontecimento.
Foi uma leitura maravilhosa, mesmo sendo pesada em alguns momentos, com plots fantásticos e muito bem colocados dentro da história.
Aqui a autora destruiu tudo o que restava do meu psicológico e conseguiu de uma maneira fantástica fechar essa trilogia com chave de ouro.

site: https://www.instagram.com/p/CmsEV6CLUGf/?utm_source=ig_web_copy_link

Jaque 14/10/2022

Ela conseguiu!
A Tayana conseguiu finalizar essa série com maestria.
Suspirei do início ao fim desse livro. E já estou com saudades do Paulo e da Bianca.
É aquele tipo de livro que dá vontade de esquecer para ler de novo e sentir as mesmas emoções.

thaispompeu 24/09/2022

O velho bordão: não era o que eu esperava!
Finalizando a série FOR.BID.DEN, essa estória acabou sendo a mais forte de todas, com feridas que aprisionaram os protagonistas em seus traumas e ao longo da trama, procrastinam a lidar com os mesmos. Em um todo, o ponto forte do livro é mostrar que enquanto não encaramos nossas questões, dificilmente conseguimos seguir em frente. Não podemos deixar que acontecimentos do nosso passado nos anulem e determine o que queremos para o futuro.

Dani 18/09/2022

Surpreendente!!
Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Tayana , e posso dizer que simplesmente adorei!!!!

Ao contrário do que estou acostumada a ver o enredo de "duas pessoas com os corações destruídos e que tem um passado que preferem não se lembrarem e etc", a história não se resume a isso, aonde trás questionamentos de "Sim, devemos procurar um profissional (psicólogo) quando tudo está bem e quando não está."
E sinceramente levo isso pra mim como pessoa, de que ao contrário do que muitas pessoas pensam que para procurar um psicólogo é somente quando as coisas estão ruins.

Com certeza vou ler mais livros da autora

Berta4 07/09/2022

Foi uma leitura muito gostosa!

Mas dolorida também...

Eu me viciei na escrita dessa autora!

A história apesar de triste e sofrida tem momentos muito engraçado.

Um ótimo livro para sair da resseca e te fazer entrar em outra rs ?

Poli ð 14/07/2022

O amor sempre vale a pena! ?
Quote:
"A coisa mais gostosa sobre memórias é isso: Você quase nunca volta até as infelizes. Quando precisa pensar em alguém, você só volta até a parte em que vocês foram felizes e, assim, o amor, o carinho e a saudade nunca morrem."

"E depois que a gente tem nossa alma partida, nunca é fácil sair do único lugar onde achamos conforto."
.........

Alguém viu meu lenço??? ?? perdi ele. ?? Tayana isso não se faz! ?

Quote:
"As coisas que não duram para sempre também dão certo. Só que no tempo delas."
.........

Bianca Lopes teve o seu "para sempre" levado embora sem ao menos esperar. Aos 17 anos casou com o homem da sua vida, viveu um casamento feliz, realizado, com companheirismo e amor. Tudo o que podia ter desejado. Mas agora seu amor não estava ao seu lado, ele foi embora e ela precisou seguir em frente. Mas como viver se ela só sabia existir? Então após dois longos anos ela precisava do verão e de toda a magia que ele lhe trazia. Foi com essa idéia em mente, que ela foi pra Búzios, onde o sorveteiro Tatuado que deveria ser simplesmente seu caso de verão, seu "momento de prazer" se tornou seu porto seguro. O homem que enxergava além do que ela mostrava, mas que entendia ela mesmo no silêncio das suas palavras não ditas.

Quote:
"É quase inacreditável que depois de três anos brincando de flertar a torto e a direito com clientes nessa loja, é logo pela forasteira quebrada que eu vou me encantar."
..........

Paulo viveu e amou intensamente sua família. Mas quando do nada tudo o que ele amava lhe foi tirado por um cr¥m£ (não vou usar o termo erro, porque não acho que foi um erro, mas sim um cr¥m£) ele simplesmente fugiu. Carregando por anos uma culpa que não era sua. Quando Bianca apareceu em seu ateliê de sorvete, ele sabia, que ali estava uma mulher tão machucada pela vida como ele. E foi nesse reconhecimento que pela primeira vez em anos, uma mulher chamou sua atenção para além do flerte desinteressado. Ela era como o sol entrando em sua vida, brilhando em seus recantos mas obscuros.

Quote:
"É engraçado como quando a gente está feliz, sente que tudo vai durar para sempre. Aí a gente cai em si, às vezes até sorri de canto consigo e se convence de que as coisas vão durar pelo tempo que precisarem durar. O que nunca acontece, no entanto, é percebermos que isso ainda é pouco."
.........

Depois de ler a estória de Oliver e Daniel, amigos de Paulo, posso afirmar com toda a certeza. A carga dramática desse não se compara a nenhuma outra dos livros anteriores.

Meu Deus como chorei ao descobrir o passado doloroso desse casal. Que teve tudo. Amor, família, felicidade e esperava o tão sonhado "felizes para sempre" mas de alguma forma eles não tiveram.

Quote:
"Bia chegou de mansinho e, despretensiosamente, se tornou uma visão muito bonita e, então, uma parceira de momentos ruins, e logo em seguida a garota que me fez voltar a desejar uma mulher, algo que eu já tinha me convencido de que não iria mais acontecer."
..........

Paulo pelo cr¥m£ dos outros, se culpou, fugiu e esqueceu o que era viver. Na verdade ele sobrevivia todos os dias. Pois a dor que carregava era um fardo muito grande para ele.

Mas ao conhecer Bia/Moranguinho, ele reconhecia nela, uma dor, uma culpa que ele enxerga nele ao se olhar todos os dias no espelho.

Bia quando perdeu tudo, perdeu sua alegria, seu motivo de viver. Por achar que tudo que amava, poderia lhe ser tirado novamente, ela se afasta das pessoas e por dois longos anos viveu no seu próprio mundo. Mas ao fazer uma viagem com as amigas, ela percebe que na verdade sua dor continuaria com ela, só precisava aprender a conviver com ela todos os dias. A seguir em frente mesmo com seu coração machucado pela vida.

Quote:
"Perceber que me sinto estranho por ela, que gosto dela, é bom. Mas também me traz algo parecido com esperança, e isso é um problema."
..........

Juntos eles descobriram que o amor nem sempre está acima da dor. Amor é muito mas do que um sentimento. É palavras, gesto, ações.

Amar também é entender que dói.
Que amar seja ela dá forma ou da intensidade que for, também dói.

O amor não é um sentimento que somente trás coisas positivas, ele é um processo. Onde a gente precisa passar por todas as suas fases, nuances para descobrir o quão lindo, maravilhoso e espetacular ele é. Mas aceitando que ele muitas vezes também pode não ser tão bonito e está tudo bem, só precisamos reaprender a viver, não somente existir na vida.

Na minha opinião a Tay fechou com chave de ouro essa Trilogia. Não estava esperando a carga dramática, mas também me foi uma grata surpresa. Pois me emocionou de várias formas.
E perceber que a dor também pode ser uma forma de amor, não quer dizer que amávamos mais ou menos. Que somos mas ou menos merecedor dele, só nos faz perceber que o amor é um sentimento que simplesmente chega sem avisar, podendo ou não nos machucar, e que dia após dia aprendemos a conviver com ele e com tudo o que a ele trás.

(Ahh, mas você está dizendo que devemos nos acostumar com a dor?? Não! Estou dizendo que da mesma forma que o amor chega, a dor também. Não é porque amamos uma vez, que deixamos de amar novamente. Não é porque a dor em algum momento da nossa vida chegou que devemos esquecer que ela existiu. A dor de certo modo faz o amor valer mas apenas.Faz valer a pena a luta diária em busca dele.)

PORQUE O AMOR SEMPRE VAI VALER APENA!!

Quote:
"a dor traz pelo menos a certeza de que as coisas foram reais."
.......

Thata 12/07/2022

Um livro maravilhoso
Tay entrega tudo
Desde traumas que sentimos nós mesmos a alegrias que compartilhamos

Priscilalopesfr 08/07/2022

Muitas reviravoltas!
O livro te prende do início ao fim.
Primeiro que você quer saber o que aconteceu com cada um dos personagens para deixa-los "traumatizados" e quando descobre o que é, é uma paulada só né?
Foi muito bom acompanhar a superação deles e também ter um pouquinho mais dos personagens dos outros livros da autora.
Gosto muito da escrita dela e recomendo a leitura

Karol @karolinereads 04/07/2022

Que reviravolta!
Eu não esperava. Essa é a frase que define meu sentimento ao chegar no fim desse livro. Que história incrível.
A escrita é maravilhosa como sempre, com personagens reais e muito romance. Mas, surpreendentemente, temos acontecimentos de cair o queixo e mega emocionantes.
Foi uma ótima experiência!
Se você procura um romance pra se surpreender, esse é uma boa opção! ?

Laura 01/07/2022

LEIAM
Acabei e meu Deus, eu amei tanto esse livros, ri, chorei, sofri e amei com os personagens, amei muito essa série e com certeza virou uma das séries favoritas da minha vida, quero guardar eles num potinho e proteger de todo o mal pra sempre.
NUNCA CHOREI TANTO COM UM LIVRO NA VIDA

Caroles 25/06/2022

Proibidos de Esquecer é o terceiro livro da série FOR.BID.DEN da autora. Ainda que seja uma série os livros são completamente independentes, compartilhando somente o mesmo universo.

No final do ano passado li os dois livros anteriores (mais o spin off do livro 1) e já sabia que era completamente apaixonada pela escrita da autora. E aqui não foi diferente.

Temos mais uma história de age gap, com um ponto bem importante que os personagens não chegam a exatamente se importar com isso. A diferença de idade existe, eles sabem, mas isso não se torna um problema pra eles. O problema aqui é tudo que eles viveram antes de se conhecerem. Nesse ponto temos uma história bem pesada, tanto com o passado da Bianca (que tem só 24 anos) como com o passado do Paulo (que já passou dos 40).

O livro tem um ritmo bem fluido, os personagens são bem envolventes e a conexão com eles é muito fácil por tomarem decisões muito próximas com a realidade então existe aquela sensação de "poderia ser alguém que eu conheço" (claro que carregado no drama e no romance).

Não consegui encontrar a informação se esse será o último livro dessa série mas amaria que continuasse afinal morro de amores por todos eles.

Geovana 18/06/2022

tudo se encaixou
esse livro tem uma pegada mais hard do que os dois anteriores, mas amei assim mesmo. Os assuntos são polêmicos e achei que a autora trabalhou bem isso, a abordagem sobre os traumas gente do céu que sofrimento!!! Eu já tava agoniada que nada dava certo. Mas veio aí!!!!

Ps: dei um berro quando os personagens dos outros livros apareceram, sempre vou cadelar por Oliver e Duda.