Caindo de paraquedas

Caindo de paraquedas Kelly Yang

Resenhas - Caindo de paraquedas

Let 23/05/2022

Você não precisa de paraquedas para voar
Okay, esse livro foi MUITO mais profundo e pesado do que eu imaginava. A história começa entregando uma vibe: 2 jovens completamente diferentes que vão ter que morar sob o mesmo tempo e perceber que tem mais em comum do que imaginam. Mas conforme o livro anda, coisas bem pesadas começam a acontecer.

?? Alguns dos gatilhos: assédi0 sexual, estupr0, bullying, relacionamento abusiv0, abandono parental e racism0. Desculpa, mas não consigo indicar esse livro sem citar esses tópicos pq foi uma leitura difícil e talvez não seja para todos. Ainda mais depois que você lê a nota da autora e descobre que foi baseado em histórias reais.

A escrita é MUITO fluída. Capítulos curtos. Você pisca e leu 50 páginas. E mesmo com os gatilhos, com tudo desabando pras protagonistas, o tema foi trabalhado de uma forma muito importante. Pq é real, sabe? Não é só ficção. Casos assim acontecem com mulheres e imigrantes o tempo inteiro. E eu sinto que esse livro pode ser aquele conforto de ?uau, eu não estou sozinha?

A forma como aborda a cultura chinesa e filipina, mostrando as dificuldades de ser imigrante nos EUA. É uma leitura TÃO importante. Eu não fazia ideia do quão? cruel podia ser. E as protagonistas são tão bem desenvolvidas e complexas. Eu me apeguei mto às duas, mesmo elas sendo bem diferentes. O fato de ambas narrarem o livro é essencial!

Eu nem sei como colocar em palavras o que esse livro me fez sentir. Eu chorei tanto com o final. Com todas as denúncias que o livro faz. E é aqui que deixo minha única crítica: senti falta de uma conclusão mais desenvolvida, sabe? Talvez um epílogo mostrando o que acontece depois. Acabou um pouco em aberto. Mas, ao mesmo tempo, é mto mais sobre a mensagem final. Sobre a união das personagens.

Que leitura! Eu fui totalmente surpreendida.

Queria Estar Lendo 05/06/2023

Resenha: Caindo de Paraquedas
Recebido em cortesia da Editora Naci, Caindo de Paraquedas é um aclamado YA contemporâneo da autora Kelly Yang. A história acompanha duas garotas de origens diferentes estudando na mesma escola particular, e vivenciando sonhos e pesadelos se desenrolando em sua rotina.

Dani é uma aluna exemplar. Bolsista na escola particular, ela faz parte do clube de debate e é a queridinha do orientador, o sr. Connelly, com grandes chances de entrar para Yale se continuar se saindo bem nas competições. Ela e a mãe sempre viveram com dificuldades, trabalhando em uma empresa de serviços de limpeza, batalhando por cada centavo. Dani quer se sair bem para ajudar a mãe a ter um pouco de paz, valorizando todos os sacrifícios que ela fez até então.

Claire é tirada da sua vida de privilégios em Xangai para experimentar a vida e a rotina estadunidense em uma escola particular da Califórnia. Ela está perdida, mas também está livre. O que significa que vai poder viver pelas próprias regras pela primeira vez em sua vida.

A única coisa que as duas têm em comum é que dividem a mesma casa, porque Claire faz parte de um programa de intercâmbio que paga a famílias "host" pela sua estadia. Mas ainda é filha de um magnata chinês, e Dani ainda precisa lutar por cada centavo.

Com o tempo, no entanto, os problemas e vivências das duas podem mostrar que têm mais em comum simplesmente existindo juntas do que imaginavam.

Caindo de Paraquedas é um livro excelente. Fazia tempo que uma leitura longa não me fisgava do jeito que essa fisgou. Toda a história que Kelly Yang está contando aqui é de partir o coração e reparar alguns pedacinhos dele.

Os pontos de vista das personagens se dividem de capítulo em capítulo. É um livro sobre conflitos, e desenvolve cada um deles bem demais. Suas protagonistas pertencem a realidades completamente diferentes e, ainda assim, estão sujeitas aos mesmos horrores do dia a dia: racismo, assédio, violência sexual, misoginia.

É com maestria que a autora conversa sobre esses problemas, nos mostrando as injustiças absurdas pelas quais Dani e Claire têm que passar simplesmente por existirem. Como garotas não branca, principalmente, os horrores são ainda maiores.

Dani, por ser filha de uma mulher filipina, bolsista e dependente da "boa vontade" da escola, precisa tomar cuidado com o que diz e como diz. O mundo mostra a ela que não é seu direito levantar a voz, porque ninguém vai ouvir. E é irônico, considerando que Dani é uma grande oradora, a melhor da sua turma de debates. É desesperador, porque queremos que ela levante a voz, mas ela precisa encontrar força para isso.

Claire, por outro lado, apesar de todo privilégio, dinheiro e status, não está livre de sofrer e de ser silenciada. Ela está "livre" ali na América, mas, ao mesmo tempo, tem que tomar cuidado com tudo que faz, e como faz, e com quem faz.

Caindo de Paraquedas mostra as injustiças e os terrores que qualquer jovem garota pode sofrer ao viver e existir, e é revoltante e faz com que a gente queira mastigar as páginas do livro.

As questões envolvendo assédio sexual, violência sexual, racismo e misoginia são escancaradas com o passar das páginas. E vêm dos lugares mais inesperados, porque é assim que acontece no dia a dia. Você se sente segura, e então o mundo puxa o tapete sob seus pés. Não importa sua origem, seu status, quanto dinheiro você tenha; existir enquanto mulher (cis ou trans) é um risco.

E é tão doloroso quando as garotas percebem isso. Quando o mundo de possibilidades e sonhos é estilhaçado diante delas, porque elas veem o lado horrível dele. E é enfurecedor como esse mundo de privilégios trata as situações, porque Kelly Yang usa seu livro para fazer uma grave denúncia à maneira com que o ambiente acadêmico lida com problemas no corpo docente e aluno privilegiados.

É um retrato do mundo. Basta ter um pouco de dinheiro, de fama, de carisma, e acusações graves de racismo, estupro e assédio não caem sobre a cabeça dessas pessoas.

"- Quando nós caímos, é queda livre."

E vai de micro-agressões, como comentários racistas, descrédito por qualquer coisa que personagens não brancos tentem fazer, misoginia velada; até as agressões que deixam cicatrizes emocionais e psicológicas, conforme os avisos de conteúdo no início do livro (estupro e assédio sexual).

Mas ainda que seja um cenário desolador, não é vazio de esperança. Porque Caindo de Paraquedas mostra a força dessas garotas. Mostra que, apesar das injustiças e do sistema falho, ainda dá pra falar. Ainda tem espaço para levantar a voz. Elas não estão sozinhas, e nunca vão estar.

O nome do livro, aliás, tem uma conexão muito legal com a questão dos Paraquedistas - que são os adolescentes imigrantes que vêm participar do programa de estudos nessa escola. O que significa ser um Paraquedista, e o que significa viver caindo de paraquedas, é essencial para a jornada da protagonista que literalmente cai ali de paraquedas, e a que é forçada a pular.

A edição da Naci tá linda. Eu adorei a capa brasileira (a arte é bem mais bonita que a gringa!), gostei dos detalhes da diagramação, que é confortável pra leitura. A tradução de Ana Beatriz Omuro ficou excelente!

Caindo de Paraquedas é um livro forte sobre resistência. Fala sobre juventude e os perrengues de pessoas não brancas ocupando espaços que, até então, "pertenciam" aos brancos. Fala sobre diferença de classe, opressão financeira e misógina, e termina num tom agridoce que dá esperança num cenário até então injusto.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/06/resenha-caindo-de-paraquedas-kelly-yang.html

huntero 18/07/2023

Dani De La Cruz é uma aluna exemplar e está determinada a conquistar uma vaga na universidade de seus sonhos, mesmo não tendo as melhores condições financeiras. Quando sua mãe abre as portas para que Claire vá morar com elas, Dani fica furiosa por precisar dividir a casa com uma estrangeira desconhecida e mimada.

Lice 27/05/2022

Caraca!
ESSE NÃO É UM LIVRO SÁFICO!!!

? Eu sei que parece, mas na verdade é um livro sobre duas garotas que vão dividir a mesma casa, a Claire que vem como intercambista e a Dani que é filha da dona da casa, e suas trajetórias. As duas vão ter certas dificuldades pra se dar bem, mas mesmo sem saber, elas podem ser muito importantes uma pra outra.

? Esse livro é MUITO IMPORTANTE! Sério, ele vai abordar principalmente a xenofobia, usando dessa metáfora do paraquedas em muitos momentos e vai falar de forma hiper sensível, responsável e didática sobre assuntos de ass3dio e 4bus0 s3xual.

? Eu favoritei e acredito que seja muito pela forma como eu me senti acolhida pela autora e achei importante a forma como ela abordou tudo que trouxe na história. Esse livro é impecável, sou suspeita, mas acho que devia ser leitura obrigatória.

? Tomem cuidado com o gatilhos, mas se puderem, não deixem de ler!!

? "Você não está sozinha"
Nobody 15/07/2022minha estante
E eu que tô lendo achando que é sáfico até começar a estranhar estar na metade do livro e não rolar nenhum flertezinho kkkkkkkk

Lice 16/07/2022minha estante
Se serve de consolo, uma das amigas das personagens é safica akkakakakakaka

Nobody 16/07/2022minha estante
Haha, pelo menos isso depois da enganação

Stella.Samires.S.A 27/07/2023

Fui tapeada, porém estou bem, não emocionalmente falando ?
Me enganei com a capa e a sinopse pensei que seria um livro sáfico, com um romance entre as duas protagonistas, porém estejam alertas não é isso. Porém, gostei do livro mesmo assim. Esse livro traz dura e crua realidades provavelmente vividas por muitos, através de duas garotas diferentes e em diferentes circunstâncias que acabam sofrendo o mesmo destino, o que as une e as torna mais forte. Contudo, é cruel e doloroso ainda mais porque é uma verdade da nossa sociedade, vai ter representação de racismo, xenofobia, fetichismo, machismo e assédio sexual. Vejo como um livro necessário, mas se for ler tenha consciência que encontrará esses detalhes. PS: Me atacou emocionalmente, nossa tudo o que Claire e Dani viveram e o relato da autora...???.

Bia 16/04/2023

Fui enganada, não vou mentir
Pela sinopse que li por alto e pela capa esperava um romance fofo entre as duas, se você também te entendo e se ainda não leu já tá avisado, elas vão viver vidas totalmente diferentes exceto pelo problema muito parecido que vão enfrentar, no final das contas fala sobre sororidade, mas por ir com a expectativa errada, culpa minha ou da sinopse talvez, fiquei decepcionada, o livro ainda é muito bom e recomendo
fv_anaa 22/04/2023minha estante
entrei aqui buscando justamente esse tipo de resenha, mt obrigada

Gabriella 14/09/2023

Não estava preparada
Me senti tocada com a leitura, foram abordados tantos temas importantes e deve forma tão delicada, que dá para ver que autora não está só tacando problemas sérios na narrativa para dar emoção, sendo retratado tudo de forma real e necessária

Retirei muito aprendizados sobre a cultura das duas protagonista e também sobre a forma como os imigrantes acabam sendo vista nas escolas americanas

E o final com a nota da autora, não tenho nem o que falar, carregou de fatos super necessários, que me fez fechar o livro e sentir o peso de toda a história contada novamente

Duda 06/03/2023

Morno
Definitivamente é um dos livros já escritos. A história das personagens é muito forte, impactante e cruel. É uma realidade que acontece com milhares de garotas por todo o mundo, e mesmo assim não consegui me sentir próxima da história. Não consegui me conectar com os personagens e senti que a mensagem final é vazia. Não foi um livro ruim, mas definitivamente não foi um livro bom.

booksdacami 20/08/2022

esse livro não é romance!
esse livro é muito mais pesado e importante do que parece. Não tenho nem palavras pra descrever o que senti lendo.

o livro trata de assuntos MUITO IMPORTANTES, como a xenofobia e o abuso/assédio sexual. Também mostra como a justiça é falha e por mais que a vítima denuncie, ela vai continuar como a errada da história.

doeu muito ler o sofrimento das vítimas, doeu mais ainda me ver nelas. Me senti desesperada, como se eu pudesse entrar no livro e ajudar elas.

um livro muito verdadeiro, infelizmente existem muitas dani e muitas clarie por aí. Se puderem e quiserem, dêem uma chance pra esse livro e o mais importante, NÃO SE CALEM! DENUNCIEM!

Agatha - @emmeufoco 24/08/2022

Uma completa surpresa
Eu nem sei por onde começar a resenhar este livro, talvez pelo fato de que nãos e trata de um romance sáfico (não sei de onde tirei isso, mas era isso que eu achava que este livro era e apesar de ter um casal lésbico, não é o foco), ou talvez pelo fato de que nem um romance, no sentido romântico do termo, é.
Este livro é sobre sobrevivência, sim, quando eu paro para entender tudo o que li e senti, é nesta palavra que eu penso, em duas meninas de mundo completamente opostos mas que se encontram no mesmo local, sendo discriminadas por sua ascendência e julgadas por serem mulheres.
Vamos conhecer uma jovem rica chinesa que vive sobre as pressões familiares e se vê indo para os EUA tentar ter mais sorte nos estudos e ao chegar lá percebe duas coisas: em partes é bom deixar a pressão chinesa para trás, por outro lado é horrível ser julgada por ter orgulho de ser chinesa e ter ido para os EUA, ser julgada como uma filhinha de papai que nunca será tão boa quanto um americano.
Do outro lado temos uma jovem americana, com origens filipinas, muito pobre, correndo atrás de manter suas notas, sua bolsa e juntar dinheiro o bastante para ter um futuro melhor, para ela e para sua mãe.
E é aí que a coisa começa a ficar pesada, pois este livro fala sobre racismo, abandono parental, discriminação, abuso sexual e até mesmo estupro e esses nem são os únicos tópicos aqui. O livro ganha um dimensão real e triste e tensa e verdadeira do que é ser imigrante, descendente deles, não ser branco, não ser rico e ser mulher num mundo onde todos esses fatores podem e serão usados contra você.
E mesmo com tudo isso, você não deve se esquecer dos seus sonhos, esforços e principalmente da sua voz.
É um livro muito bom, com uma mensagem incrível mesmo que pesada e um contexto que nos faz refletir bastante. Se você gosta de assuntos que envolvam questões sociais e tem estômago para esses gatilhos, só vai, porque nossa, foi bem mais do que eu estava esperando.

Andreza e Andrielly 25/08/2022

Surpreendente e emocionante!
Oii, hoje apresento alguns motivos para ler Caindo de Paraquedas de Kelly Yang, o livro possui uma narrativa ágil, envolvente e é narrado pelo ponto de vista de duas protagonistas completamente diferentes, mas que ao passarem por situações semelhantes acabam unidas.
⠀⠀
CULTURA CHINESA E FILIPINA E A IMIGRAÇÃO: Claire é de uma família muito rica da China e foi mandada para a Califórnia para estudar, ao chegar na cidade se sentirá livre de todas as regras que a cercava, mas logo sofrerá os pr3conc3it0s por ser estrangeira.
⠀⠀
Do outro lado temos Dani, uma aluna muito dedicada, mas com poucas condições financeiras e que está determinada a conquistar uma vaga na universidade, porém igual a Claire, também sofre com a d1scrim1naçã0 por não ter nascido nos EUA.
⠀⠀
Ao longo da trama, a autora aborda de forma impecável e muito emocionante a situação dos imigrantes e as dificuldades enfrentadas.
⠀⠀
PROTAGONISTAS MUITO BEM CONSTRUÍDAS: Claire e Dani são duas personagens com personalidades fortes e bem diferentes. Ao longo dos capítulos, fui me apegando cada vez mais, ao conhecer seus medos, sonhos e fraquezas. Em vários momentos quis poder entrar no livro, conversar e oferecer algum apoio.
⠀⠀
AMEI demais esse livro, uma história que me surpreendeu, emocionou e que proporcionou muitas reflexões, especialmente em relação a situação dos imigrantes. Caindo de Paraquedas é uma leitura necessária e que todos deveriam conhecer.

site: https://www.instagram.com/p/Cg-Pc8DPuru/

Pollyanna Reis 14/08/2023

CAINDO DE PARAQUEDAS
? Caindo de Paraquedas conta a história de Dani De La Cruz e Claire Wang. Duas jovens que se acham diferentes em vários aspectos, mais que vão descobrir que na verdade elas tem mais em comum do que imaginam.

Dani, é uma aluna exemplar e está determinada a entrar na universidade dos seus sonhos, mesmo que sua condição financeira não ajude muito. E quando sua mãe decide hospedar uma estrangeira em casa, Dani, mesmo não gostando da ideia aceita viver sob o mesmo teto de Claire, pois o dinheiro do aluguel à ajudará a continuar no time de debate da escola.

?? Caindo de Paraquedas é um livro muito necessário minha gente. Um livro que me surpreendeu e me deixou emocionada. Uma história inesquecível, que toca, com representatividade e que faz o leitor refletir mesmo após finalizar o livro.

? Não se engane pela capa fofinha do livro, pois a obra aborda temas importantes e necessários, capazes de criar marcas no leitor. São duas jovens com realidades diferentes, mais que acabam sofrendo o mesmo destino.

Gostei muito de acompanhar a trajetória das meninas, a força e a coragem delas, apesar de tudo que passaram.

Caindo de Paraquedas é uma realidade vivida por vários jovens estrangeiros e também foi uma realidade para a autora Kelly Yang, o que deixa a leitura ainda mais realista e dolorosa.

Incrível, forte, que fala sobre representatividade, culturas, diferenças sociais, privilégios, abus0 sexu@l, traumas, injustiças, força feminina, sonoridade, relacionamentos, amizade e família. Uma leitura totalmente diferente do que imaginei, e que foi impactante.

? Pode conter gatilhos para leitores mais sensíveis.

Ale Gilos 19/02/2023

Tinha visto a Leticia (da biblioleticia) indicar esse livro e aproveitei uma promoção. MEU DEUS! Eu sabia q havia temas pesados de abuso, mas não sabia q a história traria tantas camadas sobre a cultura asiática e a imigração para os Estados Unidos, além de todo o choque entre os imigrantes "podres de ricos" e os pobres.
Adorei a diversidade de facetas desse livro. O volume de camadas, que fazem a gente pensar e principalmente sentir. Acho que é isso, o livro consegue fazer s gente se sentir como as personagens. Pensando e analisando situações não imaginadas.
Gostei muito da leitura, devorei em 3 dias. E terminei me sentindo afeiçoada a Dani e a Claire.