Casas vazias

Brenda Navarro

Resenhas - Casas Vazias

Priscila.Mastranto 13/04/2024

Tenso...
Tentando digerir ainda a história e principalmente o desfecho do livro.
É uma leitura desconfortável pelo tema e pela maneira que é posta, sendo narrado primeiro pela mãe que perde o filho Daniel e depois pela mãe que rouba o filho Leonel. Depois são narrados os pontos em que essas histórias se encontram porque são uma só. O desfecho me chocou muito, triste. Acho que um dos livros mais tristes que li esse ano...

Luis.Henrique 06/04/2024

O peso da maternidade, a ideia assustadora de, no.fundo, desejar que os filhos desapareçam mas a dor que isso causa e destroça com a vida das protagonistas fazem Brenda Navarro nos entregar essa verdadeira obra prima.

carolina2404 28/03/2024

ótimo livro de estreia!
Esse tipo de leitura é bastante específico, é forte e bem escrito, mas não é uma leitura feita para ser agradável, me parece uma história de denúncia, através de suas narrativas, a escrita denúncia um sistema e hirarquias sociais e como sofre quem não está ao topo. Maternidade é um tema explorado justamente pela sua complexidade, não achei nada de surreal ou absurdo, achei honesto.

Felipe 22/03/2024

Não é fácil encontrar autores que, num mesmo enredo, consigam criar narradores muito diferentes com vozes que soem convincentes. A Brenda dá um show.

C4nteiros 14/03/2024

Era pra ser, mas não foi
Tinha tudo pra ser um bom livro mas foi fraco, sem carisma e, em muitos momentos, entendiante.
A história poderia ter sido o lado B do livro Véspera, da Carla Madeira só que mal feito.

Book 'n' Beverage 14/03/2024

Visceral.
Ok. Vamos lá. Se eu soubesse no que estava me metendo não teria lido. Não porque o livro é ruim ou mal escrito, muito pelo contrário. Porém esse tipo de drama, que traz o que provavelmente é o pior pesadelo de uma mãe, definitivamente não me agrada. Não sendo mãe já foi difícil seguir com a leitura, para quem é mãe então, não consigo nem imaginar.
Sinopse: Uma criança de 3 anos é sequestrada no parquinho e a história se divide entre o drama da mãe que perdeu o filho e o da mulher que o sequestrou.
A não ser que você consiga encarar um livro desses com frieza e distanciamento, não recomendo. Mas se você consegue, vá em frente. A autora fez um excelente trabalho colocando o leitor na mente dessas mulheres, suas tragédias, suas dores e angústias. Realmente, um ótimo trabalho. ?

geovana 13/03/2024

Talvez eu deva admitir que a tristeza cai bem em mim.
A história é bem interessante e conta sobre dois pontos de vista, uma coisa que eu acho perfeita nos livros.
Apesar de ser "fantasiosa" eu muitas vezes senti que a realidade fez o livro e o livro fez a realidade.
É triste, doloroso, estressante e algumas poucas vezes foi bonito.

?Eu lutava com meu próprio inferno, infantil, sem graça, vão, mas era o meu inferno. Não se pode ser humano se outro organismo suga a sua vitalidade. Também não dá para ser humano se você carrega os fantasmas que não são seus.?

Dulcinea2 09/03/2024

Respire, respire, respire
Uma criança desaparece e a partir desse vazio, duas mulheres narradores de suas histórias, encontramos narrativas sobre maternidade e o papel social da mulher.

Tenho sentimentos contraditórios sobre esse livro. É uma narrativa visceral, alucinante que te agarra e entra em você de uma maneira que você nao consegue largar. Do outro lado é tão cruel, tenso e real que você entra em desespero.

Não é um livro fácil de ler, emocionalmente impactante sobre o papel da mulher e sobre a maternidade não ser esse lugar idílico pintado por muitos.

Acho que o ódio vem ao sair dele sem esperança num encontro de vidas despedaçadas. É para ler e não ser feliz.

Tamy 07/03/2024

Sobre maternidade...
Casas vazias é uma leitura que toca em um assunto praticamente sagrado: a maternidade. Algumas mulheres querem ser mães e não conseguem gerar um filho e há aquelas que geram um filho, mas não querem ser mães...

Essa é uma história visceral, que mostra a relação de duas mulheres com a maternidade. Iremos ler e sentir como a maternidade chegou para elas. De um lado temos uma mãe que "se descuida" e quando se dá conta, seu filho - Daniel - havia desaparecido. De outro, temos uma mulher que deseja profundamente ter uma filha, custe o que custar, porém quem chega a sua vida é o pequeno Leonel. E a partir daí cada uma trará sua história, seus sentimentos,  seus medos, suas raivas diante do ser mãe.

Estes não são relatos que endeusam a maternidade, são relatos que mostram um sofrimento e uma relação não muito favorável com o ?ser mãe? e esses sentimentos "negativos" geram ainda mais sofrimento pois são sentidos sozinhos, ninguém quer ouvir certas coisas de uma mulher que acaba de "se tornar mãe"...

Do meu ponto de vista, essa leitura chega diferente para os que passam ou passaram pelo maternar e para aqueles que não passaram. São experiências pessoais que podem trazer um outro tom para essa história fictícia e ao mesmo tempo tão real.

adrwca 02/03/2024

Visceral.
Uma leitura que te faz sentir repulsa por conta das violências vivências, mas também faz com que tu sinta compaixão pelo desejo enlouquecedor de querer ser mãe e não conseguir realizar esse desejo.
Um livro que fala sobre maternidade da forma mais nua e crua, da forma mais visceral e sem a romantização.
É uma leitura que te faz refletir sobre vários temas.

É um livro profundo e inquietante.

22/02/2024

"como se ser mae e ser feliz fossem incompativeis". pensativa. ótima narrativa e bela forma de escrever. como eh DOLOROSO e DIFICIL e VAZIO ser mulher. sinceramente que cansaço

Dani 19/02/2024

Casas vazias
Os livros que li de autoras latinas são viscerais.
Desses que dilaceram, tocam na alma e fazem a gnt pensar na vida sob pontos de vista diferentes.
Esse, uma história curta e fácil de ler, fala de uma mãe que repensa mto a maternidade e outra que sonha com ela?
É uma história doida.
Como a vida, muitas vezes é.

Gabriela.Duarte 18/02/2024

Como não devorar essa leitura ?!

Como ver como tudo se entrelaça e as vidas estão ligadas pelo amor.
Um amor confuso e enlouquecedor.

Ina 17/02/2024

Sabe aqueles livros que vc le rapido demais e so entende quando fecha o livro, que a historia transcorri por pensamentos, e vc diz meu deus que historia boa, triste e pensa que livro bom.