Casas vazias

Casas vazias Brenda Navarro
Brenda Navarro

Resenhas - Casas Vazias

Mari Pereira 26/04/2022

Ainda digerindo as repercussões desse livro... Doído, inquietante, verdadeiro, visceral.
O que somos nós mulheres além de casas vazias? Receptáculos que são usados, quebrados, descartados?

Me chamou a atenção a crueza com que a autora tratou a maternidade: sem meias palavras, sem romantização, pelo que ela é ou pode ser, pelos inúmeros significados que pode alcançar.
O livro nos lembrar que "cuidar também cansa". E que a maternidade, escolhida ou não, não tem possibilidade de retorno.

"Todos, todos, sem exceção, tagarelavam e ouviam a si mesmos, enquanto nós, mulheres, nos olhávamos confusas e impávidas, porque isso era o que tínhamos a fazer: sermos as casas vazias para abrigar a vida ou a morte, mas, no fim das contas, vazias."

Ah, o posfácio da Natalia Timerman é sensacional! Não deixem de ler.
Andrea170 29/05/2022minha estante
Foi exatamente o que senti

D0ra 25/03/2024minha estante
Que descrição maravilhosa!

-Koraline 20/01/2024

#MLV2024 - Família Aurora - Um livro comprado no impulso
Casas Vazias foi um livro que vi apenas a capa e já me interessei, sem nem ter lido a sinopse, e depois de saber do que se tratava, fiquei ainda mais curiosa, mas infelizmente não foi tudo o que eu esperava. É uma história bem "fluxo de consciência", com as situações narradas sem nenhuma ordem específica, o que não teria nenhum problema se houvesse de fato uma história, especialmente por parte da mãe que teve seu filho raptado, que foca na menina e é bastante repetitivo. Sobre a perspectiva da raptora, realmente tinha algo a ser contado, mas o que me cansou foi que focou demais nas questões sexuais do que na necessidade pela maternidade. Enfim, não é ruim, mas poderia ser muito melhor, e imagino o potencial que teria alcançado se fosse uma história desenvolvida pela Carla Madeira.

Bcoralli 30/08/2022

Recomendo
Não sei se é um livro para todos, não achei tão pesado da forma que falaram, mas trabalho com casos pesados então, é bastante difícil algo me chocar. Porém, é sim uma leitura com temas difíceis para digerir e nenhum personagem é aquele "água com açúcar" tão presente em vários livros, com exceção de Nagore, todos são, de alguma forma, desprezíveis em algum momento do livro. Apesar disso senti a leitura fluida e terminei o livro rapidamente. Bem escrito, lido com atenção é notável perceber particularidades que dá para pensar sobre, como exemplo as "mães" que não tem nomes, as figuras femininas X masculinas e outros tantos pontos.
Só o final que me pareceu corrido,me pareceu interrompido, como se faltasse só mais um capítulo, mas de qualquer forma valeu a leitura.

marina.siqueira 21/10/2023

Um livro doloroso de se ler. Duas casas vazias, tanto física, quanto emocionalmente. Os abusos sofridos pelas mulheres da história vêm independentemente de suas classes sociais, em diferentes apresentações e níveis. De alguma forma, sempre a culpa recai sobre a mulher, seja por um desaparecimento, um aborto, um estupro, uma agressão física, um assassinato. Mas, no final, a culpa está no ciclo de violências impostas a várias gerações por um sistema que não cuida de todas as suas mulheres.

Danielle 13/08/2022

Livro intenso
Livro intenso.
Não é uma leitura muito fácil. Trata de forma direta e alguns temas relacionados a maternidade, além de abordar temas como estupro, sequestro, violência doméstica etc. Me surpreendi positivamente com o livro.

Zé Guilherme 07/02/2024

Dor de mãe(s)?
O que a autora Brenda Navarro tenta fazer aqui, é construir por meio de reverberações entre duas mulheres, uma história sobre as consequências da violência física e psicológica que são impostas pela sociedade a toda mulher que já pensou em ser mãe.

Nem sempre ela acerta, mas quando o faz, o livro é um soco no estômago. Infelizmente achei que a segunda metade perde um pouco o prumo, pois o ciclo de horrores vividos pelas duas personagens torna-se exagerado demais.

Uma boa obra, mas que poderia ser menos pretensiosa, se discutisse de verdade toda a tese apresentada.

Paula A. C. 29/12/2022

Um dos melhores livros da TAG Curadoria deste ano, Casas Vazias expõe o drama de duas mulheres que lidam, de diferentes formas, com as violências do patriarcado.

Debora 17/05/2022

Um mergulho na questão da maternidade para as mulheres
O diferencial de uma feminista e cientista social escrevendo este livro é a coragem de trazer à tona muitas questões que perpassam as mulheres num mundo em que a maternidade é muitas vezes mais valorizadas do que elas próprias.
E mais não digo, para não trazer spoileres. querem uma dica: não leiam a contracapa antes de ler a 1ª parte do livro.
Visceral, profundo, real. Em algumas partes parei com náusea, em outras parei porque chorava, este livro apresenta uma boa história, bem escrita, uma voz própria para cada protagonista em uma realidade que tem de ser conhecida e debatida.
Bruna.Cruz 21/05/2022minha estante
E o final, que triste ?

Debora 22/05/2022minha estante
Muito. Doído

Nadia 20/03/2023

O lado vazio da maternidade!
Livro fantástico, foi impossível parar de ler, pois queria conhecer as visões das duas mulheres que têm sentimentos e versões diferentes da maternidade. E quando se veem diantes dos dilemas e das dificuldades relacionadas ao filho e família tem comportamentos e dores que as deixam tão vazias de si.

bruno 12/10/2022minha estante
Aaaaaaa quero ler esse

Cianthe 12/10/2022minha estante
Parece muito interessante. Maternidade compulsória é um assunto que sempre me interessou e nunca deixou de ser recorrente

PITUCALELE 18/07/2022

Casas vazias
Livro de estreia de uma escritora mexicana, essa história mexeu demais comigo, li em dia, mas, tive que parar para digerir as passagens cruas em diversos momentos da leitura. Foi um misto de emoções, desde tristeza ao asco.