Garotas de sorte

Garotas de sorte Charlotte Nicole Davis

Resenhas - Garotas de sorte

claramar 18/07/2023

é um bom livro com personagens interessantes e uma narrativa conduzida de maneira fluida e que aborda tópicos relevantes não é surpreendente, mas vale a pena. recomendo ter em mente antes de ler que é muito mais uma distopia do que uma fantasia.

Literaluneh 24/06/2023

?GAROTAS DE SORTE?
Escrita: ????????

Plot: ??????????

Personagens: ??????????

Ambientação: ????????

Fluidez: ????????

Resenha:
"Garotas de Sorte" de Charlotte Nicole Davis leva os leitores a uma jornada emocionante e carregada pela vida das meninas no mundo de Arketta, onde a sorte é escassa e a liberdade ainda mais. Davis tece com maestria uma história de sobrevivência, irmandade e rebelião contra um sistema opressor que explora os inocentes e marginalizados.

Ambientado numa sociedade onde famílias pobres vendem as suas filhas para Casa de Boas-Vindas, o livro nos apresentam a dura realidade que estas meninas enfrentam nos bordéis que são obrigadas a habitar, gerenciados por uma madame e frequentados por clientes ricos em busca de prazer. Davis captura habilmente as complexas emoções e experiências dessas meninas, dando voz às suas lutas e aspirações.

A história gira em torno de cinco jovens - Clementina, Áster, Palminha, Violeta e Malva - marcadas por favores que lhes foram impostos pela sociedade durante toda a vida delas.

Tudo começa com Clementina, esperando ansiosamente por sua "Noite de Sorte", o momento em que ela finalmente se juntará a sua irmã Áster como uma Garota do Crepúsculo.

No entanto, uma reviravolta inesperada deixa Clementina em uma situação perigosa, e ela acaba pedindo ajuda a sua irmã. Enquanto procuram uma saída, descobrem que algumas das outras garotas da Casa de Boas-Vindas compartilham seu desejo de liberdade e estão dispostas a usar essa oportunidade como uma saída daquele lugar.

À medida que as meninas embarcam em sua jornada, suas personalidades individuais se destacam, cada uma com seus pontos fortes e vulnerabilidades. Davis capta de forma brilhante as emoções conflitantes de esperança, medo e determinação que conduzem esses personagens ao longo do livro, onde cada capítulo te deixa mais ansioso para saber o que está por vir...

hannibals raw meat 16/03/2023

Falta tempero
O livro parece ser incrível no começo, mas conforme vc vai lendo tem a profundidade de um pires.
Ok que nem toda leitura PRECISA ser super intelectual, mas eu acho que o ponto do livro era passar uma mensagem e cada situação ficava tão sem explicação que essa mensagem se perdia.
Uma resenha aqui disse que ?não explica nada, só é assim e pronto? e realmente!
Parece que a autora ia se empolgando em escrever e esquecendo de nos dar o contexto do universo que ELA criou.
Acho que o enredo é muito bom, mas faltou algumas explicações, e conforme eu lia eu confesso que me irritei um pouco.

Lenas 14/02/2023

O livro começa com um prólogo promissor, mas não há profundidade suficiente na história. Nada é explicado, só é assim e pronto.

Tem fantasmas, tem pessoas sem sombra, tem tatuagens que brilham e machucam, mas nada explica como tudo isso começou. Além disso, tudo se resolve de maneira fácil para elas. Não são garotas de sorte, são garotas de MUITA sorte haha (obviamente isso não está considerando o contexto de garotas de sorte que o livro tem).

Vou comentar aqui que tem um casal sáfico no livro, mas nada é focado nelas, elas só existem.

Vi agora também que existe um segundo volume, e acho que só despertaria meu interesse de verdade se fosse um prequel, contando como o mundo chegou na situação atual ou como o grupo das Damas não sei das quantas se iniciou (se tivesse os dois seria perfeito).

Recomendo sim (principalmente pra quem gosta de narrativas tipo “faroeste”), mas sem muitas expectativas.

Cinthia 16/01/2023

Caramba, fui lendo sem muita pretensão e acabei completamente envolvida por esta história. O mundo criado por Davis, um velho-oeste distópico, onde garotas pobres são vendidas para casas de prostituição, as chamadas "casas de boas-vindas", e marcadas com uma tatuagem amaldiçoada, é muito bem construído, quase fui capaz de sentir a poeira sob meus pés. Os personagens, sejam eles nossas protagonistas que conseguem fugir dessa vida e precisam atravessar o país para conseguir liberdade, guiadas apenas pela fé em uma canção de ninar ou aqueles que elas encontram pelo caminho, são carismáticos, profundos e fáceis de se torcer a favor. É um tipo de livro que merecia muito ter hitado.

Lae 27/12/2022

Garotas de sorte e um belíssimo livro, fala de descobertas, de amizades, de amores. Esse livro se espelha a realidade, mesmo assim tem um tom lúdico, uma trama cheia de suspense e descobertas. Amei lê-lo.

nemlanency 20/08/2022

Tudo o que tenho a dizer é um grande "uau"
"Mas eu me recuso a aceitar que é preciso ser perverso para sobreviver a está vida". Fantasia potente, recomendo a leitura.

Leyd 03/08/2022

Áster. Palminha. Violeta. Malva. Clementina.
Cinco garotas, vendidas ainda quando crianças. Marcadas por tatuagens amaldiçoadas. Presas em uma vida que elas nunca teriam escolhido.

O país de Arketta as chamam de Garotas de Sorte — mas elas sabem que sorte mesmo seria poder escapar da Casa de Boas-vindas.

A história se inicia quando Clementina — irmã mais nova de Áster — está prestes a ter sua Noite de Sorte. Como toda Garota de Sorte, Clem estava começando seu décimo sexto aniversário sendo recebida no mundo das Garotas do Crepúsculo.

Ao contrário das Garotas da Aurora, as Garotas do Crepúsculo não tinham obrigações domésticas, suas únicas tarefas eram fornecer distração e prazer aos gabolas — homens de negócios — que pagavam muito bem por uma noite na Casa de Boas-vindas.

Quando a Noite de Sorte de Clem acidentalmente se transforma em um pesadelo, sua irmã Áster enxerga uma oportunidade para escapar. E a partir de um plano ousado Áster lidera uma fuga esperançosa, rumo a liberdade.

Áster, a protetora. Violeta, a favorita. Palminha, a curandeira. Malva, a Lutadora e Clementina, o motivo de tudo. Juntas, elas vão enfrentar um mundo cercado de escravidão sexual, assassinato, misoginia, tortura, morte e abuso de substâncias.

Charlotte Davis tece trauma, redenção e pobreza geracional em uma paisagem de fantasia implacável. A trama tem o espírito de filmes antigos de faroeste, porém aqui, as mulheres enfim percebem que não precisam se render, e podem pegar a espingarda.

O romance é o primeiro de uma duologia, e tem várias ‘nuances’ e execuções geniais. A autora mostra ser uma romancista incrível que encontrou o ponto ideal entre a fantasia, ação e críticas sociais, sempre se fundamentando na realidade.

Paula Juliana 16/07/2022

Vingança, justiça e liberdade!

O mundo não é fácil para as garotas, nem mesmo para as garotas que são intituladas, Garotas de Sorte, em uma atmosfera sinistra, sombria e aterrorizante entramos nesse mundo distópico e inebriante, uma jornada rumo a liberdade! Descrever essa leitura vai ser uma tarefa difícil, é como entrar em um velho oeste revoltante, seguindo rumo a uma jornada em busca de liberdade, autoconhecimento, aceitação e amor próprio!

Com a ambientação de Westworld, em um mundo de fantasia, com uma mitologia própria e única, a obra fala sobre o poder da mulher, sobre superar traumas, buscar forças, e seguir um caminho cheio de perigos que podem ser sobrenaturais e também vindo de tudo e todos, sendo que as protagonistas são o alvo, são a caça, o premio e o troféu assim como em O conto da aia.

Conhecemos Clementina, e sua irmã Áster, ambas vivem em uma casa de boas-vindas, muito frequentada pelos ''bons'' cidadãos de Arketta, lá as meninas são servidas e marcadas, crianças vendidas, prostituídas, e escravizadas, fugindo da fome e da pobreza, mas forçadas a uma vida de violência. Clementina completa 16 anos, é quando as meninas viram mulheres na casa de boas-vindas, deixando de fazer funções domesticas para trabalhar na noite e entreter os homens da cidade. Em sua primeira noite, algo sai do controle, e um fato trágico vai mudar a vida de cinco garotas que são obrigadas a fugir em busca de liberdade, correndo dos braços da morte em uma viagem muito perigosa.

Gostei muito das personagens principais, tanto as protagonistas como também as secundárias, Palminha e Malva, e mesmo Violeta que é a personagem que deveria ser a mais chatinha, outro personagem muito importante também ganhou meu coração. A obra é uma duologia, que me prendeu do começo ao fim, várias vezes o sentimento de revolta prevalece, e é lindo ver o caminho percorrido pelas personagens durante toda a narrativa, a autora soube muito bem desenvolver essas mulheres e nos fazer torcer por elas.

Garotas de sorte tem uma mitologia bem peculiar e própria, sinto que tem muito mais para ser desenvolvido dentro do contexto criado pela autora que é muito interessante! Uma narrativa fantástica de tirar o fôlego onde o importante é sobreviver não importa a que custo! Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2022/07/resenha-garotas-de-sorte-westworld.html

Nathy 09/07/2022

Uma fantasia com uma pegada de velho oeste e muito empoderamento feminino!

Em um mundo em que garotas podem ser vendidas para Casas de Boas-Vindas e serem obrigadas a dar prazer para homens ricos, Clementina, irmã mais nova de Áster, acaba matando um deles. Nisso elas precisam fugir e contam com a ajuda de outras garotas: Violeta, Palminha e Malva. As cinco são guiadas por uma antiga história que pode ser um mito, fugindo pela floresta onde existem espíritos cruéis que podem pegá-las e sendo perseguidas pelos homens que querem vingança. Nenhum lugar é seguro, ainda mais com suas tatuagens amaldiçoadas em seus pescoços, delatando-as a qualquer momento. Mas as cinco garotas não desistirão por nada para ter uma nova vida, mesmo que passem aventuras perigosas e desafios impossíveis para consegui-las.

A autora tem uma escrita fluída que te leva rapidamente pelo livro. Cria um ambiente de velho oeste muito imaginativo e fácil de juntar com a parte fantasiosa da história.

As cinco personagens são bem diferentes umas das outras, cheias de detalhes e passados sobre si mesmas que vão sendo revelados aos poucos, mantendo até mesmo um mistério em cima das histórias de cada uma.

É um livro sobre a jornada e não exatamente o destino. São os desafios que elas tem que passar, o crescimento necessário com o tempo e experiência, ficar rápidas e ideias geniais. Tudo isso forma uma narrativa que nos mantém querendo saber o que mais vai acontecer.

E vou avisar que entrei nessa história pensando que era um livro único, erro meu gente!! Na verdade é uma doulogia! Então algumas pontas ainda ficam soltas no final! Mas a finalização não decepciona, chegando no ápice da história!

Indico de mais pra quem gostou de Viúva de Ferro, O Poder, WestWord e O Conto da Aia!

AventureiroLiterário 14/06/2022

Para fãs de velho oeste e personagens femininas fortes!
Garotas de Sorte é um livro que surgiu de repente, me chamando atenção primeiramente pela estética de velho oeste americano, mas me prendendo por ir muito além disso.
Acompanhamos a jornada das cinco protagonistas por um "western" com muita fantasia, magia e sobrenatural.

A narrativa foi bem desenvolvida, com personagens fortes, porém com seus defeitos e um desenvolvimento que pode ser observado até o final do livro. Por se tratar de uma duologia, nem todos os problemas serão resolvidos aqui e haverão ganchos para a sequencia, porém essa primeira parte entrega aquilo que promete.
Me apeguei a todas as personagens principais e muitos dos secundários.

No que diz respeito ao tema do empodeiramento feminino que o livro carrega, também gostei muito de como ele foi trabalhado, já que não se resumiu apenas a "morte a todos os homens!" kkkkkkk
A autora soube equilibrar bem o tema e apresentar a evolução de uma das protagonistas através da experiência que a mesma adquiriu.
Eu não tenho como não comparar com Viúva de Ferro da Intrínseca, dado os temas semelhantes que são abordados e afirmo que Garotas de Sorte foi aquilo que Viúva de Ferro poderia ter sido.

Minhas poucas críticas são a respeito do tamanho do livro e desse universo criado. Adorei as ideias que são trazidas para a criação desse mundo fantástico, mas gostaria que fosse mais explorado. A autora poderia ter gasto um pouco mais de páginas explicando mais certos conceitos, políticas, criaturas, a magia etc. Mas entendo que o foco da obra não era um mundo épico e essa obra se trata da estreia como escritora.

Sem dúvidas, vou esperar com grande expectativas as próximas obras dela.