O Essencial da Escola Austríaca de Economia

O Essencial da Escola Austríaca de Economia Christopher J. Coyne...

Resenhas - O Essencial da Escola Austríaca de Economia

denis.caldas 21/06/2023

Básico, porém suficiente para iniciar a compreensão.
Dividido em dez capítulos, este livro é um manual básico mas suficiente para iniciar a compreensão de uma das escolas de economia que melhor explicam a realidade e o que se deve fazer para que a economia seja sustentável e reduza a pobreza. Todavia, politicamente não é agradável, porque os políticos querem soluções populares de curto prazo, que destroem a economia a longo prazo, pois, como disse Keynes "a longo prazo estaremos todos mortos".

"Para Menger e aqueles que seguiram seus passos, o subjetivismo era central para o estudo dos fenômenos econômicos. Menger e seus correvolucionários concordavam que as escolhas individuais de todos os agentes econômicos são feitas na margem. (...) Atos de escolha - de classificar quais fins buscar, até escolher os meios para atingi-los - são baseados nas avaliações subjetivas dos indivíduos."

"Além disso, em vez de assumir que os legisladores são benevolentes - tanto os que estão no poder hoje como os que estarão no futuro - precisamos estudar os incentivos que eles encaram no planejamento, implementação e cumprimento de políticas para garantir que exista um alinhamento entre os interesses públicos e privados. De forma alguma essa abordagem oferece respostas para todas as questões levantadas por instituições políticas, mas lança luz sobre algumas questões centrais associadas ao estabelecimento de instituições e políticas que melhoram o bem-estar de pessoas que devem respeitá-las." (9. Planejamento e o problema do poder)

Como legisladores, no Brasil, podemos entender todo o aparato estatal, desde vereadores em um pequeno município (que envolve perseguição política de cunho pessoal) até tecnocratas espalhados nos milhares de órgãos executivos como Inmetro, CREA etc. Por exemplo, quanto mais leis ambientais, mais geração de desigualdade social, pois somente quem tem dinheiro consegue cumprir toda a legislação, contratando uma boa assessoria técnica e/ou jurídica.

"O mistério central da economia é como a sociedade de mercado atinge a cooperação social e coordenação econômica sem um comando central. A resposta a esse mistério pode ser encontrada nos princípios centrais da Escola Austríaca de Economia, que permanecem tão relevantes hoje como quando foram introduzidos pela primeira vez." (10. Economia austríaca, ontem e hoje)
Wesley - @quemleganhamais 22/06/2023minha estante
Soluções de curto prazo é sempre a promessa, sendo que os efeitos que estamos sentindo foram provocados em longo prazo...

Parece ser um livro bem interessante

denis.caldas 22/06/2023minha estante
Boa Wesley! Uma vez li que o Brasil, por ser um país tropical, não consegue pensar a longo prazo, porque temos abundância natural; você, a Elen e eu como floresteiros podemos enxergar isso muito bem: aqui a turma planta eucalipto e pensa em longo prazo em 6, 7 anos, ou seja, na sua própria geração, enquanto que europeus plantam para os netos colherem, porém cientes que estão colhendo o que foi plantado por gerações passadas. Enfim, infelizmente, para se corrigir isso teremos que passar por uma grande dor, que é impopular, insuportável e exige sacrifício; impossível para Banânia.

Gi* 12/01/2023

Economia raiz
Para quem conhece economia sabe que as teorias de Hayek moldam o pensamento econômico que é utilizado até hoje. E ele vem dessa escola austríaca.
O livro é ótimo para quem busca conhecer as bases do pensamento econômico, sem avançar muito nos conceitos, deixando o livro mais entendível para quem não conhece muito.