Social Fiction

Social Fiction Chantal Montellier

Resenhas -

Villanova 20/06/2022

Visceral
Excelentes estórias, os roteiros são bem escritos, o que casa muito bem com os traços viscerais. Reflexão necessária para o momento (ou seria para o mundo?) que vivemos.

Willian 04/11/2022

Espero que venha mais títulos da autora pra nós. Além das críticas importantes apresentadas aqui a leitura se torna ainda mais rica quando você conhece mais a autora, a sua importância e engajamento político na sociedade.

Glauber Castro 10/01/2024

Incômodo
Ler este quadrinho foi tão incômodo quanto ler 1984 ou Admirável Mundo Novo, e isso é um ótimo sinal.

Dango Yoshio 22/08/2023

Ficção?
Muito bom! Tava querendo ler esse faz tempo e não me arrependi!

Chantal Mantellier traz uma forte carga de crítica política e social através de histórias que se passam em um futuro nem tão tão distante e nem tão distópico assim. Escritas nos anos 70 e 80, as três histórias compiladas em Social Fiction trazem reflexões ainda muito pertinentes aos dias de hoje!

Marcella Fleury Berquó 17/01/2023

O passado ainda é o nosso presente
Foi a minha primeira vez lendo uma HQ e confesso que às vezes eu me perdia na riqueza de detalhes nas histórias.
A minha história favorita foi Shelter, principalmente pelo estágio de mundo em que vivemos.
É um pouco triste ver que muitos dos temas abordados nas histórias não parecem ter tido uma melhora significativa nos dias de hoje (elas foram publicadas nas décadas de 70-80). Talvez seja muito idealista pensar que um dia terão um fim.
Recomendo a leitura!

Julia 27/01/2023

Incrível pensar que essa hq foi escrita nos anos 70, achei muito a frente do seu tempo! Além da arte ser belíssima!

Emerz 28/01/2023

A primeira vista um quadrinho um pouco estranho de se ler, um pouco confuso, mas aos poucos vai compreendendo a escrita da autora. Logo de cara se destaca o seu traço, pois enquanto se adapta a sua escrita, enche os olhos com seus desenhos.

A primeira história de fato tive uma certa dificuldade para acompanhar o ritmo, pois a autora desenvolve melhor suas ideias e críticas políticas, se tanto desenvolver os personagens do enredo, quando se entende, fica mais fácil de compreender sua narrativa. Apesar da minha dificuldade ao reler tive um melhor entendimento assim se fazer uma leitura bem mais agradável.

Já a segunda a história foi a minha preferida, funciona muito bem, com uma ideia muito interessante e muito bem desenvolvida. A autora consegue desenvolver sua visão política e crítica de uma forma brilhante.

Já a terceira história foi o tom mais baixo do quadrinho. Se fazendo um pouco confusa pra mim, que reli mas não me pegou muito. Acho que por vir após uma história bem trabalhada acaba caindo um pouco. Mas curti bastante as experimentações de sua arte nessa história.

Elton 04/05/2023

Pra quem curte um bom e velho gibi, Social Fiction tem que estar na estante, sem falar que os gibis vão além da DC e Marvel.

Allison 12/02/2024

Bizarro e premonitório como deve ser toda boa ficção cientifica
Extremamente inventivo e macabro, todas as três historias contidas aqui apresentam sombrios futuros da humanidade, usando de situações que beiram o absurdo, mas, que ao mesmo tempo são muito criveis, principalmente para os dias atuais, é assustador o fato dessas historias terem sido escritas nos anos 70 e 80, com problemáticas daquela época e que nós, enquanto sociedade, ainda não resolvemos, chegando ao ponto de potencializar alguns deles.