Norte e Sul

Norte e Sul Elizabeth Gaskell

Resenhas - Norte e Sul

yaamartins 06/04/2024

Já era apaixonada pela série da BBC, então sempre pensava de ler o livro, mas acabava deixando para depois. Até que esse ano resolvi colocar em ação, e me apaixonei mais ainda pelo enredo, personagens e tudo o que há no enredo. Concluo que essa história sempre será marcante para mim, e estar no meu coração. Acredito que será aquele livro que futuramente vou reler como fiz inúmeras vezes com a série ?.

Alan (@coracaodeleitor) 30/03/2024

A família de Margareth que morava em um vilarejo no sul da Inglaterra, se muda para a cidade de Milton que era um polo industrial.

Ao sair da sua zona de conforto Margaret se vê em lugar hostil e cheio de diferenças sociais. Com o passar do tempo, apesar de tudo, ela consegue fazer amizade com as pessoas que ali moravam.

Nesse meio tempo também conhecemos o sr. Thornton que é um comerciante rico e de classe bem mais elevada. Porém ele carrega uma história de luta e superação. E nesse ambiente industriário uma greve estoura, e quando o sr. Thornton sofre uma tentativa de agressão é Margaret que o protege e a partir daí iremos ver o relacionamento entre eles florescer.

Gostei muito da leitura pois amo livros históricos e aqui o livro me ganhou por não deixar o romance como foco principal e sim toda situação que acontecia na Inglaterra naquele momento e todos os percalços que a sociedade daquele momento passou.

Já aviso que pra quem vai atrás apenas do romance que esse livro é um tanto mais complexo e histórico. Assim como pra mim isso foi um ponto positivo, pra outras pessoas talvez não seja.

Achei muito imersivo e o Sr. Thornton vai ganhando nosso coração aos poucos. Os personagens são complexos e muito bem construídos.

Acho que eu estava com saudades de ler uma obra assim mais clássica. E mesmo achando que poderia ter algumas páginas a menos, eu amei o livro.

Cintia295 28/03/2024

Gostei, me surpreendi, sabia pouca coisa do livro, gostei da parte da revolução industrial, como isso afetou tantas pessoas. A escrita foi super boa, fluída. Gostei de alguns personagens.
A parte romântica do livro não me agradou muito, esperava mais, demorou tanto para acontecer e no final foi super corrido e na minha opinião ficou a desejar. Fora que faltou muito diálogo entre eles, chegava a irritar.

Amanda.Sangbusch 22/03/2024

Nadou, nadou e? mal ?chegamos? na praia?
Primeiro de tudo: eu amei a leitura.
Os primeiros capítulos foram chatinhos, confesso, mas assim que fui introduzida ao Thornton a leitura fluiu maravilhosamente. Não queria largar ao livro, a partir dali todos os núcleos se tornaram irresistíveis à minha curiosidade: Eu precisava saber o que aconteceria na próxima página.

O final abrupto me desagradou, pois deu a impressão de que nadou, nadou e ?quase? morreu na praia. Migalhas nesse final, hein?
Roubou uma estrela da minha avaliação.

A edição bilíngue não indico!
Se possível leiam a edição da Martim Claret com tradução de Carlos e Anna Duarte, está muito boa!

Mylena.Esteves 17/03/2024

Eu fui positivamente surpreendida, pois achava que seria um livro com foco no romance do casal e não foi o que aconteceu. O livro trouxe muito sobre o ambiente da época da revolução industrial e tudo o que aconteceu na sociedade durante esse período. Só que acho que eu esperava mais do casal também. Essa parte, para mim, foi arrastada por uma enorme falta de comunicação entre o casal para, de repente, ficar tudo resolvido em 3 páginas no final.

Priscila95 13/03/2024

Gaskel misturou com maestria romance e crítica social nessa história que nos leva a refletir o quanto a sociedade na qual somos criados molda nossa personalidade.

Lua 05/03/2024

Não posso deixar de comentar. O livro para mim tinha tudo para ser bom, mas o final foi mal planejado e tão apressado que acredito não valer a pena essa leitura.

Amanda.Sangbusch 25/02/2024minha estante
Eu amei a leitura, mas esperava mais do final. Ainda tô decepcionada com a forma abrupta que terminou.
E sim, coitada da Margareth, mal teve um respiro, era bomba atrás de bomba.

Geyza.Pereira 26/02/2024minha estante
Concordo, o final poderia ter sido melhor!

Amanda.Sangbusch 25/02/2024minha estante
Vc descreveu minha opinião sobre o final. Foi muito abrupto né?

DanieleNapoli 29/02/2024minha estante
Muito abrupto.. queria ter visto um pouco mais do casal :(

Sidineia.Cristina 10/02/2024

Norte e Sul...
É um livro bom, conta a história de Margaret e Thornton, um romance cheio de emoções, discussões e tragédias, uma verdadeira montanha russa. A trama acontece durante a Revolução Industrial, um choque de cultura e preconceito entre as classes sociais. Pra mim faltou um capítulo pra encerrar o livro, pois tem um final abrupto. Pra quem gosta de romance de época é um prato cheio.

Anne__ 25/01/2024

Amei tanto quanto amei a série.
Confesso que o interesse em ler o livro surgiu após assistir a série da BBC (quem não assistiu, faça um favor a si mesmo e presenteie-se), mas amei o livro em cada detalhe. Durante pouco mais da metade do livro sofri para gostar da Margaret. Sua educação, o ambiente onde foi criada e a região onde morou tiveram forte influência na construção da personalidade da personagem. Inicialmente, ela é uma moça presunçosa, preconceituosa e acredita ter conhecimento a respeito de todos os temas da vida (como a maioria dos jovens no início da vida adulta). A forma que ela vê Milton, os industriais da cidade e a população me irritaram um pouco no início. Em contrapartida, o John Thornton ganhou meu coração de primeira. Apesar de não possuir origem nobre, o seu caráter, comportamento, diálogos e ações são dignos de um bom personagem principal. Prendi a respiração durante todas as suas interações com Margaret. O encontro dos dois representa muito bem a junção de dois mundos alheios à existência um do outro, mas que conseguem se conectar de alguma forma. Os valores pessoais dos personagens são bem semelhantes e eles formam um casal, no mínimo, interessante. Gostei muito da combinação.
O enredo se desenvolve de forma levemente tensa durante boa parte do texto, já que tem como plano de fundo o mundo trabalhista em seu estágio "inicial" e levanta debates profundos a respeito das bases em que foi fundado o mundo do trabalho, da forma mais imparcial possível, mostrando as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores e pelos "patrões", além da dificuldade de estabelecer um diálogo que seja equânime para ambos. Essa tensão de fundo só tornou o livro mais fascinante.
Gostaria de ter visto os dois mais tempo juntos (apenas porque sim) e me deliciar com mais diálogos e interações primosas, maaas... É isso.
Os personagens secundários, a não ser pela mãe de John e Higgins são um pouco irritantes. Os pais de Margaret a tratam muito mal e não achei uma interação sensata ou posicionamento adequado para os papeis deles. A tia dela e a prima seguem na mesma linha: egoístas, mimados e egocêntricos. Até mesmo Bessy se tornou uma personagem enfadonha e a todos falta um pouco de senso, mas isso não tira a beleza do livro. Muito pelo contrário, traz um leve alerta para como isso reflete também a realidade de algumas pessoas.
Se você gosta de um livro com um plano de fundo social, muito respeito, personagens principais determinados e uma dose de romance, este livro é para você.

Kris 18/01/2024

Para os amantes de Jane Austen
Norte e Sul foi escrito numa época muito difícil, principalmente para uma escritora. Vou começar falando pelo final pois acho importante frisar o fato do livro ter sido escrito de forma a encurtar a história por pressão (não ficou claro da parte de quem), deixando a gente com um gostinho de quero mais. Mas isso não muda o fato de todo o livro ter sido escrito de forma maravilhosa e encantadora, nos apresentando uma mulher firme e decidida, mesmo comentendo vários erros, principalmente de julgamento. Mr. Thornton infelizmente teve que ser o alvo dos preconceitos de Margaret, mas ele desde o início estava sempre inclinado a perdoar ela por suas falhas. De modo bruto, mas de muito caráter, Mr. Thornton aos poucos também foi conquistando Margaret, e a tão assustadora realidade do sul para os do norte foi se transformando em um cenário comum, com pessoas muito mais respeitáveis que outras de nível mais elevado.
É muito divertido acompanhar os problemas de Margaret e Mr. Thornton, e não fosse pelo final rápido, o livro estaria num nível maior de perfeição.