O Sul Mais Distante

O Sul Mais Distante Gerald Horne

Resenhas - O Sul Mais Distante

Livia.Escudeiro 01/01/2019

O sul mais distante
Obra escrita por Gerald Horne, professor da universidade de Houston (EUA). O livro, perturbador, trata das relações entre os dois maiores impérios escravagistas do século XIX, Brasil e EUA, e como o último socorreu a escravidão no primeiro.
O vínculo escravagista entre EUA e Brasil remonta ao século XVII. O Sul americano, fortemente escravagista, via no Brasil uma proteção contra o Norte e as pressões de Londres para o término do tráfico e abolição. A nacionalidade americana dava proteção a traficantes e navios negreiros que mudavam de bandeira no meio do oceano, e as leis que tentaram barrar o tráfico não tiveram sucesso, bem como, ironicamente, no período posterior à proibição e anterior à guerra a atividade atingiu seu número máximo. O autor mostra através de vasta fonte documental, a brutalidade da escravidão e como o Brasil e sua elite eram vistos pelos americanos.
A vitória do Norte na guerra de secessão americana (guerra civil), junto a outros fatores, culminou na abolição da escravatura nos EUA, deixando o Brasil como último país ocidental escravista. É relatado no livro o plano dos EUA de enviar sua população negra para a Amazônia com interesse tanto em se apropriar da região quanto para ?fazer uma limpeza étnica?. O Sul pós-guerra não era agradável aos que eram a favor da escravidão e alguns proprietários de terra e de escravos decidiram se estabelecer no Brasil, onde foram criados assentamentos. O único que não fracassou é onde se encontra a atual cidade de Americana, em São Paulo.
Em 1888, a princesa Isabel promulgou uma lei abolindo a escravidão no país. Os impactos dessa instituição são vistos ainda hoje a olhos nus, tanto na economia quanto na condição de vida da população negra, que apesar de ser maioria no país permanece marginalizada.
Luis 30/08/2020minha estante
Excelente resenha ! Livro surpreendente e, como você mesma comentou, perturbador. Ainda estou no início, mas já é perceptível que trata-se de um ensaio robusto sobre essa faceta ainda pouco estudada da relação entre os dois países.