A doutrina bíblica do homem

A doutrina bíblica do homem Gordon H. Clark

Resenhas - A doutrina bíblica do homem

Rafael1548 13/08/2023

Obra importantíssima
Livro de robustez filosófica e extremamente bíblico, necessário para o mundo evangélico hoje entupido de autoajuda de antropocentrismo inútil.

A parte crucial da doutrina do homem é fundamentada na criação, queda e restauração dos seres humanos. Neste ângulo é de extrema importância o conhecimento da DEPRAVAÇÃO TOTAL. Nós não somos bons, antes, somos inteiramente depravados, asquerosos em nossos pensamentos e ações e somente uma intervenção do Espírito Santo de Deus para transformar miseráveis pecadores em santos e regenerados.

O capítulo 7 desta obra reconheço minha limitação, o que me obriga a estudar mais o assunto abordado.

Como crítica exponho 2 situações do capítulo 13. A primeira é a citação de situações ou comentários de terceiros sem lembrar quem são (literalmente o autor usou a expressão "não me recordo). A segunda situação, no momento que foi ensinar o conceito da palavra "coração", usou inúmeras vezes os termos "julgo que" e "talvez", trazendo quase que uma aposta ao invés de algo firme.

No Mais, obra importantíssima!

Samuel.Alves 29/03/2023

Antropologia bíblia fantástica.
Antropologia Bíblica não a coisa mais simples do mundo. Primeiro por que o que dela aprendemos são conceitos bíblicos e eternos. Segundo, demover a visão antropocentrica que temos de nós mesmos é demasiado difícil.

Gordon Haddon Clark conseguiu fazer. Essa obra tem o equilíbrio perfeito entre Filosofia e Teologia, de maneira que nenhuma das duas deixam a desejar. (Ninguém esperava menos) Do conceito de imagem de Deus até a ideia de coração, sua abordagem é rica e coerente.

Gordon Clark escreve tendo em mente que a doutrina do homem só será completa se observada a partir dos conceitos do próprio Deus, uma vez que ele é o criador e, portanto, sabe melhor do que o próprio homem qual sua finalidade.

Com um arsenal argumentativo de uma lógica em chamas, que é historicamente balizada e piedosamente fiel, Gordon Clark tira esse livro das leituras recomendadas e o coloca nas leituras obrigatórias.

Ogamoura 01/12/2022

Fundamental
O livro me surpreendeu. Gordon Clark trata do tema com maestria. É um livro fundamental para compreendermos quem somos e termos uma fé que tem base bíblica para que possamos dar razão dela a qualquer pessoa que nos questionar. Também aprendemos o que significa sermos criados a imagem de Deus (Imago Dei) e também é uma antítese ao pensamento cultural de quem é o homem.

Um livro teórico-filosófico, mas que tem uma aplicabilidade PRÁTICA gigantesca se bem compreendido.