Seu Madruga

Seu Madruga Pablo Kaschner

Resenhas - Seu Madruga

Thiago Souza 27/05/2022

Que que foi, que que foi, o que é que há????
Essa é uma obra escrita para fãs da série e especialmente do querido "mamá". Não é um livro biográfico embora haja um capítulo destinado a esse fim. É um livro escrito de fã para fã, na qual há uma reflexão sobre o sucesso que o personagem alcançou entre o público brasileiro sendo o preferido entre boa parte dos fãs na qual me incluo, apresentação das características de sua personalidade, suas célebres frases e diálogos e no fim há um quiz e entrevista fictícia com Ramón e outras transcrições reais com seus filhos, Carlos Seidl seu dublador brasileiro, Edgar Vivar e depoimentos de fãs.
Há algumas curiosidades e detalhes que desconhecia. Dividido em 14 capítulos (não é coincidência) tem algumas fotos bem legais e a edição da estética torta em capa dura está belíssima. É um livro para se cultuar o legado deixado pelo mito Ramón Valdés.

Rodrigo509 25/08/2023

Há inúmeros personagens conhecidos pelo grande público, mas, poucos se tornaram Ícones. Eu já falei do Chespirito neste blog, e das suas séries Chaves e Chapolin.

E, mais uma vez, a Estética Torta resolveu publicar (ou melhor, republicar) o livro Seu Madruga - Vila e Obra, escrito pelo jornalista Pablo Kaschner, em 2010.

Como o próprio nome diz, o livro faz um apanhado geral do maior símbolo da vagabundagem e com muita coisa em comum com os brasileiros. Todos estão careca de saber que Seu Madruga foi interpretado por Ramón Valdés.

Mas, o que ninguém sabe é que o ator fez inúmeros filmes, muito antes de ser conhecido mundialmente como o intérprete do pai da Chiquinha.

Para os fãs do Chaves e Chapolin, Seu Madruga é ícone pop. Sem contar que Ramón também fez os vilões, como Tripa Seca, Racha Cuca e o Pirata Alma Negra.

Aqui, o escritor coleta as famosas frases de efeito ditas pelo maior pau-pra-toda-obra da vila, que deveu 14 meses de barriga para o Sr. Aluguel, que vive apanhando da Dona Florinda, aguenta as investidas da Bruxa do 71 e bate no Chaves.

Seu Madruga não é apenas um personagem. É Mito, até na música. Se soubessem as bandas com nomes easter-eggs do seriado que existem no Brasil...

Tem até música própria no lendário disco do Chaves (que poderia ser relançado nesse momento!). Sem falar que personalidades, tanto conhecidas ou não, rasgam elogios ao tripa escorrida.

O livro teve a coragem de "entrevistar" o próprio Madruguinha, o seu dublador Carlos Siedl e Edgar Vivar.

Bom, agora é ler esse livro e morrer de rir com as presepadas do Filósofo Don Ramón.

Instagram: @leitor_eduardo 13/10/2022

Seu Madruga Vila e Obra
- Título: #SeuMadruga Vila e Obra

- Autor: #PabloKaschner

- Nota: ?????

- Editora: #EstéticaTorta

Seu Madruga Vila e Obra é um livro divertido e emocionante, um prato cheio para quem, assim como eu, é fã do Madruguinha.

Aqui encontramos várias curiosidades e aspectos importantes da vida profissional e pessoal do nosso amado #RamónValdés.

Venho assumir que chorei em algumas partes, principalmente nas que falam sobre como se deu o fim da vida desse ator fabuloso que encantou toda a América Latina.

Ramón Valdés era genial: engraçado, caricato, esperto, inteligente, gentil e amoroso - um ser humano fabuloso e digno de admiração.

O legado que Seu Madruga deixou ressoa até hoje na teledramaturgia latina como algo inesquecível, que sempre será lembrado, mesmo tantos anos após sua morte e sua despedida dos cenários.

Antonio Maluco 22/05/2022

Biografia
O livro conta histórias novas e antigas do ator Ramón Váldes e poucas histórias de seus colegas de trabalho e seus familiares no livro

Rafael.Brina 31/08/2022

Para todos os fãs do Seu Madruga
Adorei a leitura. Sou um fã e carteirinha de Chaves, e foi muito bom poder relembrar frases e cenas do Seu Madruga, além de muitas curiosidades sobre a vida do ator Ramon Valdés.

Jaki.Land 27/09/2022

Seu Madruga
Nossa que livro perfeito. Ri e chorei e ri novamente e ri mais. Já falei que é perfeito? Quem gosta do Mama precisa ler esse livro. É tudo de bom e mais ainda.

Ariany.Moura 20/05/2022

Biografia não biografia
O livro é muito bom, só sinto que quando foi chegando ao final, ele foi perdendo um pouco o ritmo, uma vez que as informações passaram a abrir espaço para frases icônicas, quiz, e etc.
Entretanto é um excelente livro, vale a pena a leitura. A edição da Estética Torta está linda!

Felipe.Murta 29/08/2022

Bom livro, apesar de não ter tantas informações inéditas
Pra quem é pouco familiarizado com os bastidores do universo Chespirito, o livro é um prato cheio de curiosidades e informações pouco divulgadas na internet.

No meu caso, fã de carteirinha de Chaves e Chapolin, foram poucas as novidades trazidas pelo livro.

O que de modo algum é um defeito da obra, que vale muito a pena de ser conferida. Tanto pelo conteúdo informativo, quanto pelo zelo e capricho da edição (mérito à editora Estética Torta, a qual já havia feito um trabalho primoroso com a autobiografia de Chespirito).

Gabriel 27/12/2022

Uma homenagem para o Madruguinha
Se trata de uma nova versão do livro lançado pelo autor na década passada, agora contando com novo acabamento gráfico, revisão de informações, além do acréscimo de novos capítulos, o tornando mais completo que o seu antecessor.
Como pode se imaginar, é uma grande homenagem para o nosso eterno Madruguinha.
Escrito de fã para fã, nele o autor tenta explicar um pouco do sucesso do personagem, além de apresentar o Ramón, de trás das câmeras, e sua carreira para o leitor.
O ponto negativo fica apenas para as grandes ilustrações que compunham a edição anterior, que não puderam ser usadas nesta e tiram um pouco do seu brilho.
De resto, trata-se de uma obra que todo fã do personagem deve ler. Entretenimento garantido, assim como por onde passou.