A Sociedade de Atlas

A Sociedade de Atlas Olivie Blake

Resenhas - A Sociedade Atlas

Clio0 01/07/2023

A Sociedade de Atlas é uma ficção filosófica. Não pense em O Mundo de Sofia, não é nada do gênero. Olivie Blake não teve a intenção de criar um paradidático de introdução ao tema, mas sim um livro que conseguisse reunir a maior quantidade possível de pressupostos epistemológicos que a maioria já ouviu falar de forma mais simples: A Navalha de Ockham, o experimento de Shrödinger, Simulacros de Baudrillard, e é claro, o Aristotelismo.

Conhecimento é Poder e traz sofrimento. Esse aforismo é constantemente repetido no texto e dissimula outra contribuição básica do filósofo grego: a base do pensamento racional... que a autora zomba impiedosamente.

Sexo místico, a reprodução social, o sacrifício das novas gerações, a morte e o assassinato, o que é vida, a manutenção do poder são os tópicos que norteiam a discussão sobre moralidade, o grande tema do livro.

Os personagens que agem como fio narrativo, nessa conjuntura, são pouco mais que arquétipos narrativos. Logo, têm o drama necessário para justificar suas ações, porém permanecem bidimensionais, sendo exatamente aquilo pela qual a geração Z tem sido criticada - egocêntricos, emotivos, narcisistas e alienados, e Blake não poupa o meio acadêmico aumentando ainda mais a lista de adjetivos dos oriundos para arrogantes, prepotentes e imorais.

A leitura não é necessariamente pesada, contudo, como o foco são discussões e significados, pode ser enfadonho para quem apenas esperava uma nova versão de Harry Potter ou Jogos Vorazes.

Recomendo.
Paty.Moreira 31/07/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Babando aqui. E já quero esse livro pra ontem. Adorei de verdade.

Pam 14/06/2022

Potencial de milhões, execução de centavos.
Eu li livros ruins esse ano, mas acho que ler livros frustrantes é muito pior, e A Sociedade de Atlas é decepção pura. Além de ter sido hypado desde o booktok gringo, também foi hypado aqui na pré venda e não se é marketing, hype do aesthetic de dark academia ou simplesmente porque tão transformando qualquer coisa em ícone, mas enfim, que leitura broxante. Esse livro não é totalmente ruim, mas eu achei que não vale a pena.

A sinopse desse livro (disponível aqui no skoob) é muito intrigante, e por isso eu fiquei curiosa. Aí está o problema, parece ser algo super diferente e criativo abordando a Biblioteca de Alexandria guardada em segredo por mágicos, mas o livro não sabe abordar bem as coisas que cria. Essa autora claramente tem ótimas ideias e não tirarei esse mérito, mas ela não sabe executar. Eu não vou mentir, passei a primeira metade do livro muito empolgada porque o mistério era cativante, mas uma hora cansou. Vira um amontoado de um monte de situações suspeitas jogadas uma em cima da outra e nada se resolve, ou quando se resolve não tem emoção nenhuma. A mitologia é explorada bem por cima, não sei se é pra dar a vibe de mistério, mas achei que na verdade deixou tudo pobre e mal esclarecido. Além disso, eu não me importava com nada nem com ninguém, se todos morressem sofrendo no final eu não daria a mínima.

Falando dos personagens, fica claro que mesmo sendo um livro adulto, a autora é jovem porque todos seguem aquela forminha de livros jovens: a personagem CDF certinha, a menina popular que é a mais atraente do grupo e logo mais você descobre que ela é muito mais do que a aparência, o menino arrogante, a duplinha de rivais, o menino quieto que tem um mistério por trás, etc. Ressalto que não tô desmerecendo autores jovens!! Quero apenas deixar claro que nessa leitura é óbvio que a autora não tem muita experiência e a história não sai muito de padrões já batidos. Eventualmente aprendemos mais da história de cada um e isso deixou as coisas um pouco mais ricas, mas não achei nada revolucionário. Como falei ali em cima, não me apeguei a ninguém e nenhuma jornada me conquistou.

Não achei ruinzão, porque eu me diverti no começo da leitura, mas quando o livro se torna ruim na metade final fica um gosto muito amargo na boca. Dizem que a sequência é melhor, mas não sei se terei coragem. Achei, além de tudo, a leitura arrastada. Demorei muito mais tempo pra ler do que geralmente levo em livros desse tamanho, porque o ritmo é lentíssimo.
Pam 23/06/2022minha estante
sim!! esse mesmo é tão enrolado, nao tinha necessidade de ser uma trilogia, talvez no máximo uma duologia. isso é pq o próprio autor ou a editora tão gananciosos demais ?

Ari 06/07/2022minha estante
Eu vo le o 2 so pelo nico e a libby msm( as provocacoes entre eles, a amizade, a dinamica, os poderes etc) pq pelo resto eu largava

Purple1 14/07/2022minha estante
Cara, sua resenha foi tão pontual. Adorei. Já ia ler, mas neste ano de 2022 já li tantos livros ruins que talvez deixe este livro para 2023 Kk

Pam 15/07/2022minha estante
kkk obrigada! ah deixa pra dps, não se tortura mais não!

Evelin 18/07/2022minha estante
Me salvou de perder dinheiro, obg kskkj

Pam 18/07/2022minha estante
evelin, não se arrisca kkkkk qqr coisa leia e-book e se vc gostar vc compra o físico, mas esse livro ta agradando poucos.

Allison Feitosa 23/07/2022minha estante
Nossa, você simplesmente resumiu meu sentimento lendo esse livro melhor que eu mesmo se tentasse. Hahahahah uma pena, eu tinha altas expectativas que esse livro trouxesse a paixão pela fantasia que tá um pouco adormecida por aqui, enfim? mas acho que vou acabar dando uma chance para a continuação ?????

Pam 24/07/2022minha estante
allison, isso mesmo! eu tbm tinha mt expectativa e conforme o livro foi passando e ficando ruim eu fui ficando com mt raiva kkkkk me senti enganada ? q bom q vc gostou da resenha, obrigada!

Rayanne176 24/07/2022minha estante
Lendo os comentários já fiquei com pé atrás de ler esse livro

Mayara34 18/08/2022minha estante
Aí comprar agora... Acabei de desisti ???

robreads 20/08/2022minha estante
acabei o livro agora e eu esperava MUITO mais!! dei 3 tbm

AmyLivros 29/06/2023

Depois de ler muitas resenhas completamente opostas, resolvi que era hora de ler A sociedade de Atlas e me arrependi de não ter lido antes. Inicialmente, tive dificuldade de gostar de qualquer um dos seis protagonistas, que são extremamente antipáticos e egocêntricos. Conforme o livro se aprofunda na história de cada um deles, é inevitável se conectar com os personagens. A leitura não é das mais simples, a medida que o livro se aprofunda nas explicações científicas, eu me via inconscientemente pulando algumas dessas partes, mas somente porque o livro é muito viciante, e eu queria desesperadamente ver o desenrolar da história. Na minha opinião, o enredo é brilhante, a forma como a narração se divide entre os protagonista deixa tudo mais coeso e os plots são realmente de cair o queixo. Uma surpresa muito bem vinda.

-Koraline 26/08/2022

Confesso que peguei esse livro achando que era volume único, nas últimas páginas pensei que fosse uma duologia, e só depois de pesquisar descobri que será uma trilogia. Não sei se gosto da ideia de extender ainda mais. Vou ser bem sincera, o que eu gostei nesse livro foram os jogos de manipulação, não estava nem ligando pros poderes dos personagens, nem pra sociedade secreta, nem pro plot twist e descobrir quem é o vilão (que foi bem decepcionante, já que o personagem teve zero destaque duranto o livro pra fazer eu me importar e até lembrar o nome dele). De verdade, as descobertas que eles faziam eram até que eram interessantes, mas teria sido bem mais se toda a parte da biblioteca, que é a coisa mais importante pra sociedade, tivesse sido bem mais explorada, mas a manipulação interna entre os personagens (especialmente a cena entre Parisa e Callum) é simplesmente maravilhosa. A narrativa da autora é super envolvente, e devo dar os parabéns pelo vocabulário, que para uma primeira publicação, ela já tem um estilo de escrita bastante próprio e sólido, e fez com que eu prestasse atenção em cada comportamento de cada personagem para identificar o que poderia ser fruto de uma manipulação ou não, e essa experiência foi muito divertida. Não sei se lerei os próximos, por só deus sabe quando serão lançados no Brasil, e provavelmente já vou ter me esquecido, mas recomendo bastante pra quem gosta de uma narrativa que é mais comportamental.

Let 30/07/2022

Fantasia? Sociedade secreta? Dark academia? AMO
Esse livro tem todos os elementos que eu amo numa fantasia, com aquela pitada ideal de magia e rivalidade para iniciação em sociedade secreta. Não é a toa que foi tão fácil devorá-lo

O começo é um pouco parado, foca mais na ambientação e na apresentação dos protagonistas. Mas o fato da gente ter o ponto de vista dos 6 principais deixa a leitura muito mais fluída!

Sobre representatividade: a própria autora falou que tem protagonismo queer, mas que ela optou por não usar rótulos. A gente vê os personagens explorando a própria sexualidade, mas não é o foco.

E falando em personagens: eu amei que eles tem defeitos, muitos são imorais e arrogantes. São personagens reais e complexos, mto bem construídos, cada um muito diferente do outro

A escrita da autora me prendeu mto. É meio poética e traz algumas reflexões sobre poder e existência. E o final! AUTORA VOLTE AQUI AGORA COM A CONTINUAÇÃO!! Se prepare pra passar nervoso com os últimos capítulos

Enfim, eu amei! Mal vejo a hora de ler a continuação!
perolaS2 30/07/2022minha estante

Thiago Neiva 10/08/2022

Uma premissa boa, mas uma história mal contada
Eu li "A Sociedade de Atlas" com uma expectativa acima do normal, afinal, foi um sucesso na gringa, virou um best-seller e se tornou um "queridinho do tik tok" lá fora (porque é raro eu ver alguém falando dele no booktok).

Eu não consegui engatar na leitura por 3 motivos:
1 — A escrita é um pouco mais complexa. Por se tratar de uma fantasia (que é um gênero mais difícil de se ler) isso se torna um problema ainda maior, você tem que entender o mundo que a autora criou e ainda tem que entender a escrita, que em algumas partes tive que reler várias vezes pra enfim entender;
2 — Se não bastasse a escrita ser mais complexa, eu percebi que haviam váarios erros de tradução. Algumas frases simplesmente não faziam sentido!
3 — E pra fechar com chave de ouro: EU NÃO ENTENDI QUASE NADA DOS PODERES. Eu senti que a autora quis inovar nesse quesito de magia, em como a magia funciona em seu universo, mas eu não sei se é porque sou burro ou se a autora não explica o suficiente, MAS EU NÃO ENTENDI NADAAAA!

Teve uma cena de ação (a primeira de todas) que eu fui lendo e simplesmente só lia, porque entender eu não entendia nada. Juntou a escrita difícil, a tradução meio ruim e os poderes difíceis de entender, ou seja, VIROU UM CAOS. Abandonei o livro depois daí, simplesmente queria ler qualquer outra coisa que não fosse "A Sociedade de Atlas"!
Yasmim187 29/08/2023minha estante
Concordo

julia 04/07/2022

Nós não mordemos, a não ser q você curta esse tipo de coisa
ESTOU SIMPLESMENTE APAIXONADA POR ESSE LIVRO

No início eu achei que iriam ser seis jovens se unindo assim pra passar o tempo, só estudando na grandiosa secreta Biblioteca de Alexandria, mas com o passar do tempo a gente vai percebendo que não é bem assim, a gente fica assustado com o tanto de poderes que esses exercem de forma individual, são todos muito independentes.

Os capítulos assim, conforme vão apresentando os personagens a gente vai lendo a perspectiva de cada um deles e eles são TÃO interessantes e não tem um capítulo que você não queira ler porque você quer investigar mais sobre esses personagens, e é assim que acontece o livro INTEIRO, você é jogado assim de uma situação pra outra sem nenhum freio. Fica um caos na sua cabeça lendo esse livro de tão genial que ele é.

Na questão do romance eu achei uma pegada muito interessante que, se eles quiserem ter um romancezinho ali ia ter que ser tudo dentro da sociedade eai começa a todo mundo ficar com todo mundo kkkkkkk mas nenhum é o foco principal. Temos hots sim mas não explícitos então tá de boa pra todo mundo ler também.

É bem a pegada de Dark academia, bem biblioteca escura e roupas elegantes e a gente consegue sentir muito essa estética no livro porque a ambientação é muito boa. Amo quando o livro consegue deixar a gente imerso ao universo.

O final é em aberto mas já temos o segundo livro sendo lançado. E agora só nos resta esperar porque eu estou LOTADA de teorias.

ps: é um livro meio lento sim e muitas pessoas não gostam, se você gostou de Addie LaRue você vai amar esse livro. Mas já avisando que não é todo mundo que vai gostar.
Tori 04/07/2022minha estante
Muito obrigada, eu amei Addie LaRue kkkk

Beu 03/08/2023

Eu comecei o livro com muita empolgação sobre o que é essa sociedade em si, mas esse não é o foco do livro. acho que tudo sobre o que o livro fala é as relações das pessoas entre as pessoas e com o poder.
eu gostei bastante desse livro, o plot do final é muito bom, eu nunca teria imaginado isso.
todos os personagens foram muito bem construídos e introduzidos. só acho que a reina estava um pouco perdida na história, eu entendo porque ela estava lá mas ainda assim.
gostei especificamente da parte sobre o tempo, com a libby e o tristan. genial o jeito que eles mostraram o que é o tempo e como as pessoas os vêem.
mas eu ainda sinto que faltou alguma coisa, faltou algo pra eu me apegar a história, me apegar aos personagens... não me senti realmente apegada a nenhum deles.

Queria Estar Lendo 17/10/2022

Resenha: A Sociedade de Atlas
O hypado título de dark academia do TikTok chegou até mim! E eu adorei! A Sociedade de Atlas, obra de Olivie Blake que ganhou o mundo através da rede social dos hits, é extremamente instigante, sombrio e questionador.

Seis pessoas são escolhidas para ingressar na Sociedade Alexandrina. Apenas cinco são aceitas ao fim de tudo. Nessa realidade, a magia existe e rege o mundo; há mais de dez bilhões de pessoas vivendo na Terra, e a superpopulação vive em harmonia (mas não em igualdade, porque poder ainda é poder) com os medeianos (pessoas que conseguem conjurar a magia).

Existe uma sociedade secreta responsável por cuidar de todo o conhecimento do mundo. Fundada com a Biblioteca de Alexandria, essa sociedade escolhe os melhores entre os melhores para ingressar em sua academia. Seis medeianos foram escolhidos; só cinco vão entrar.

O funcionamento da sociedade, da academia e dos segredos que permeiam a Sociedade são extremamente misteriosos. Mas não vão impedir essas seis pessoas poderosas de estudar, entender e, quem sabe, questionar o que estão vivendo.

A Sociedade de Atlas é um livro extremamente lento. Eu já começo a resenha por aqui, porque eu vi muita gente criticando o ritmo dele e não foi muito diferente do que se espera de uma dark academia. Esse "sub-gênero" literário não tem que ser épico, cheio de ação e reviravoltas. É uma ideia a ser trabalhada. Questões acadêmicas e filosóficas a serem levantadas. Fala sobre a moral sombria do ser humano, a ambição, o custo do poder.

E A Sociedade de Atlas fez tudo isso muito bem.

Não significa que ele não tenha uns enroscos. Tem. Mas não é nada que atrapalhe a leitura ou que a torne insuportável; lá para a metade do livro, eu senti que faltou um pouco mais de desenvolvimento de algumas coisas que viriam a acontecer para o fim dele. Pontos-chave que a autora acabou jogando na trama, em vez de falar cuidadosamente sobre eles. Ou pelo menos para plantar a sementinha da dúvida.

De resto, a estreia de Olivie Blake é, sim, digna do hit. A Sociedade de Atlas é um dark academia com tudo de melhor do gênero. Seus seis protagonistas são terríveis, no melhor sentido da palavra. Egoístas, mesquinhos, medrosos, egocêntricos, babacas. Não tem um personagem entre eles que eu salvaria pela moral, e essa é a beleza da história.

"- Porque o problema do conhecimento, srta. Rhodes, é seu desejo insaciável. Quanto mais você tem, menos sente saber alguma coisa."

Libby, Parisa, Callum, Tristan, Nico e Reina são horríveis. Cada um deles tem uma história de vida pesada, que vamos entendendo com o passar do tempo. Cada um deles tem personalidades bastante distantes, o que torna suas interações muito instigantes.

Libby é a nerd. Ela e Nico têm poderes iguais e que se completam, e se odeiam por isso. São rivais acadêmicos desde que se conheceram. Mas, uma vez dentro da sociedade, acabam dependendo um do outro por se conhecerem melhor.

Libby é a personagem questionadora, CDF pé no saco que toda sala de aula já teve. Ela tem uma fragilidade inerente que entendemos com o desenrolar da história, e que justifica toda essa ânsia dela por conhecimento.

Nico, por sua vez, é um fanfarrão muito inteligente. Ele é o completo oposto da Libby em relação às interações sociais, muito mais solto e leve. Mas carrega consigo um fardo, um motivo maior para estar ali na Sociedade, para querer acessar todo o conhecimento do mundo. E esse fardo acaba por arrastá-lo em direções frágeis.

Eu gostei muito de como os dois começaram nessa questão forte de rivalidade e ódio, e como isso acabou se desenvolvendo em "eu te ajudo e você me ajuda porque somos únicos aqui" dentro da história.

Parisa, por sua vez, é uma femme fatale. E ela usa isso a seu favor. Achei muito interessante e fora da curva o desenvolvimento que ela teve na trama. Como suas ambições e poderes se desenrolam para mostrar seu lado humano - sem nunca abandonar aquela aura de viúva negra que ela carrega tão bem.

"- Há uma diferença entre o que somos capazes de fazer e como escolhemos usar essa capacidade."

Nem preciso dizer que a Parisa foi minha favorita, né? É tão bom ler uma personagem feminina terrível, cheia de si, que passa por cima de qualquer pessoa para ter o que quer.

Callum foi o mais detestável, e com razão. O poder dele combina em muito com o que ele é: essa pessoa mesquinha, egoísta, que dobra o mundo a seu favor porque sabe que pode. Eu o odiei tanto quanto admirei a construção do seu personagem.

Ele tem aquela aura de vilão. Mas será que é? Ou será só outro personagem terrível fazendo o que bem entende porque é assim que pessoas com poder agem normalmente?

Tristan foi um enigma. Tanto pela questão com seu poder, que fica se revirando enquanto tentamos entender, quanto pelo seu passado e personalidade. Ele é, a meu ver, o elo mais fraco do grupo justamente por ser tão instável e por carregar uma carga emocional tão pesada.

Nem por isso foi menos interessante. Pelo contrário! Os pontos de vista do Tristan sempre tinham aquela aura de "mas será que ele é assim mesmo? Tão frágil, tão suscetível? Ou estou me deixando enganar?".

"- A magia vem com um preço. Você sabe disso. Alguns assuntos requerem sacrifícios. Sangue. Dor. A única forma de criar tal magia é destruí-la."

Por fim, Reina, que foi com certeza a mais difícil de entender. Seu poder é ligado à natureza, e faz dela uma força natural. Reina não se dobra a nada e ninguém, e se mantém na sombra da Sociedade e dos membros dela porque sabe que não é um lugar onde pode confiar em alguém.

Mas ela também sabe que a sobrevivência vem em grupo. E é por isso que, mesmo à sombra, está sempre ali, lendo seus aliados, conhecendo suas forças e fraquezas.

A Sociedade de Atlas é muito sobre seus protagonistas, e sobre seus segredos. Como se entrelaçam aos poderes, aos medos, aos passados. Como definem seus futuros. A trama, em si, vai se revelando aos poucos; é uma competição mágica, mas parece mais. Parece esconder alguma coisa entremeada a essa antecipação de "seis entraram, mas só cinco passam".

"O mundo, em sua maioria, era entropia e caos. Então magia era ordem, porque era controle."

O conhecimento e o poder e o que há entre eles é muito importante para a história de A Sociedade de Atlas. Esse lugar secreto que esconde tanta coisa do mundo, e que deve permanecer assim. Mas por quê, afinal, esconder o conhecimento?

Gostei muito da tradução da Karine Ribeiro. O texto é todo florido por passagens poderosas sobre conhecimento e poder, diálogos e monólogos que definem muito bem o que é um dark academia. A adatapção para o português de tudo ficou excelente.

Do começo ao fim, A Sociedade de Atlas é um livro que te coloca para questionar muita coisa. Ele não pega na sua mão e te explica as coisas, ele mostra essas coisas e deixa que você, junto aos personagens, construa uma ideia do que está se desenrolando ali. E o final! Quando ele chega, não tem como se preparar. E essa é a beleza dele.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/10/resenha-sociedade-de-atlas-olivie-blake.html

seeyouspacecowboy 07/12/2022

Algo jamais para quando é colocado em movimento
Esse livro no geral é lentíssimo, demora muito tempo para se desenrolar e passa muito tempo focando em diálogos q são um tanto inúteis (na minha opinião).
O livro só não é horrível por conta do final, q desperta muita curiosidade para o segundo livro.
É quase como se esse livro todo fosse o episódio piloto de uma série, o episódio que explica todo o universo e fala um pouco sobre como são os personagens.
Lentíssimo, porém muito interessante.
Izzie 08/12/2022minha estante
qual é a classificação dele amg??

seeyouspacecowboy 08/12/2022minha estante
acho q é +16

Bia 23/04/2023

Sinceramente, é um dos melhores livros que eu já li, ou pelo menos o livro que mais me deixou viciada em ler.
A história tem 6 personagens principais, mas a autora se esforça em trazer profundidade a todos eles. Tem momentos do livro em que a escrita consegue te passar sentimentos muito profundos, como se você fosse o próprio personagem.
Enfim, a história é muito intrigante e muito bem escrita

Yascaz 22/01/2023

A sociedade de atlas
Então a sociedade de atlas conseguiu me surpreender!
Com certeza eu me surpreendi com tudo, com a história, com os personagens, e principalmente com o final.
Sobre os personagens: no início eu não tava conseguindo gostar de nenhum deles, eu não queria saber mais sobre eles, e não estava conseguindo me simpatizar com nenhum deles. Porém, durante o livro eu consegui ter ali uma simpatia com cada um, inclusive tem uns personagens que eu passei a gostar mais do que os outros. Mas no geral os personagens também não são nada demais, são personagens que se morressem eu ficaria triste no momento mas depois estaria tipo "tá". Em alguns momentos o livro passou a ser bem lento, porém ele não deixava de ser interessante, eu sempre quis descobrir um pouco mais sobre onde essa universo iria nos levar. Mas enfim, gostei do livro sim, gostei bastante do plost no final, e eu tô esperando ansiosamente para o segundo livro!

HAXI 13/03/2023

Impressionante ?????
Sociedade de atlas é umas das melhores fantasia s urbana que li em muito tempo, gostei de cada personagem apresentado aqui mesmo sabendo que são um pouco problemáticos acho que autora soube escreve e desenvolve muito bem cada, a história é muito boa e fluida estou ansiosa pra ler q continuação ?????

cowboylikeme 06/01/2023

existe essa coisa de poder demais?
existe e era algo que a escritora tinha com o plot dessa história mas decidiu jogar no LIXO. eu tinha um monte de coisas boas pra dizer sobre o livro antes do final mas ai ele termina DESSE JEITO?

o enredo é incrível, a maioria dos personagens (não estou falando de você, reina) são interessantíssimos principalmente pelo aspecto moralmente cinzas que eles tem, os diálogos são inteligentes e a escrita é particularmente excepcional. apesar do mistério final ser previsível, você ainda fica ansioso pra acompanhar o desenrolar das coisas e por isso me deixou genuinamente triste a autora ter escolhido o que na minha opinião é um caminho conveniente e decepcionante pra concluir a narrativa.

todavia ainda é sexy e tem uma vibe imaculada.

giun. 21/12/2022

Uma relação de amor e ódio (mais ou menos isso)
Olá!!

A Sociedade de Atlas é um livro que explora muito bem seus personagens e seus potenciais, porém, a narrativa se mostra arrastada em grande parte do tempo, melhorando quase 100% do meio para o final, onde alguns mistérios abordados ao longo da história são revelados, como sempre acontece (em outras palavras, um plot twist bom, embora um pouco previsível).

Olivie Blake manipula os leitores desde o início do livro, assim como seus personagens fazem uns com os outros. Além da manipulação, temos elementos como sedução (o livro onde todo mundo pega todo mundo) e segredos, o que melhora a narrativa, deixando o leitor mais ansioso para ver onde a história vai chegar.

Outra coisa importante a se ressaltar é o universo mágico que a autora criou. Seu mundo mágico é muito baseado em princípios da física, então os poderes e façanhas abordados não foram feitos sem sentido algum. As habilidades de cada personagem se mostram muito úteis e indispensáveis (propositalmente) e envolvem muita ciência (diferentemente de outros mundos mágicos vistos por aí, não que seja uma crítica negativa).

No entanto, mistérios, por assim dizer, foram mencionados, mas não explicados, o que me deixou encucada. Espero que no próximo volume eles sejam retomados para não ficar algo jogado.

No mais, minhas 3.5 estrelas se devem ao fato da narrativa ser um pouco densa e, também, ao ritmo lento, no qual me forcei muito a continuar lendo este livro. Mas valeu a pena, porque o final foi muito bom e me deixou curiosa para saber o desfecho do próximo volume!!

Enfim... achei a Sociedade de Atlas um livro bom e recomendo se vc estiver precisando de uma dose de dark academia.