Alerta de tempestade

Alerta de tempestade Maria Adolfsson

Resenhas - Alerta da Tempestade

Karini.Couto 25/10/2022

Mais um enredo surpreendente e com ambientação impecável
Nesse enredo temos a detetive Karen Hornby, excelente profissional, mas que está enfrentando alguns problemas pessoais, o que a torna um pouco irritada, na dela, uma personagem que prefere ficar na sua, sem se relacionar muito com os que estão ao seu redor no cotidiano.

Karen ainda está tomando fôlego após tudo que ocorreu no livro anterior, e o enredo se passa no período das festas de fim de ano, o que a meu ver dá um ar nostálgico e sentimentos ficam mais aflorados que o normal. Ela ainda está afastada de suas atividades como detetive e tendo que lidar com sua família que está "acampada" em sua casa, algo que não seria um problema para a maioria das pessoas, mas Karen por ter uma natureza mais introspectiva, isso é perturbador, incômodo de diversas maneiras e super entendo ela, pois me identifico demais em alguns aspectos. Quando o seu chefe no departamento de polícia em Doggerland liga oferecendo um caso, ela não pensa duas vezes e aceita. É uma maneira de se afastar um pouco de sua realidade sufocante!

Sobre o caso:

Professor idoso encontrado morto em uma antiga pedreira em um povoado isolado. Tudo indicava para um acidente, mas aos poucos, mais uma vez, vamos vendo uma rede se mostrando e fios se ligando, segredos vindo a tona e quando percebemos já estamos cheios de suspeitos e muitas teorias e nos vemos submersos com Karen mais uma vez, em um emaranhado de mistérios a serem desvendados. Como sabemos, as coisas nunca são o que parecem e isso é só o começo!

E para complicar um pouco a situação, uma parte da família de Karen mora nesse povoado e sua própria conexão vai além do que Karen poderia querer naquele momento e assim, Karen terá seu julgamento pessoal tendo que ser bem certeiro e discernir em quem pode confiar, já que praticamente todos ao seu redor vão se tornando suspeitos.

O que eu achei:

Um enredo provocante, instigante, construído de maneira perspicaz para nos deixar ávidos a cada virada de página. Mais uma vez a autora não apenas nos desafia a desvendar os mistérios que assombram a história, mas a questionar muitas situações como confiança, atitudes, relações familiares e muito mais!

Karen é dessas personagens que carregamos conosco e nos vemos torcendo, gritando e dando aquela vontade de dar umas sacudidas para o perigo em que se coloca em determinadas situações. Uma personagem crível, palpável, com problemas reais, sentimentos reais.

Ver a personagem criando laços, algo que para ela não é comum com Sigrid, foi interessante, ela é filha de um personagem que aparece no livro anterior. Parando por aqui, para não dar spoilers!

Sei que esse livro se mostrou tão interessante quanto o anterior, sem contar que a ambientação da obra é um ponto alto, pois nos leva diretamente para dentro dessa história sombria e cria aquela sensação que gosto em enredos do gênero.

Em um todo, podem esperar mistérios a serem desvendados, emoções a flor da pele, amizades improváveis, recomeços, laços que se formam e tal como na vida, muitas mudanças, afinal, por mais que tenhamos uma zona de conforto ou venhamos a planejar nossa vida ou parte dela, o mundo é irônico e sempre mostra muitas maneiras de te surpreender, para o bem ou para o mal.

site: https://www.alemdaspaginas.com.br/

Ket 13/07/2022

Segundo livro da série Doggerland (o primeiro é Pistas Submersas), Alerta de tempestade dá sequencia à vida da inspetora detetive Karen Horny, da polícia nacional. O livro segue o clima dos suspenses nórdicos: um assassinato em local ermo, conflitos familiares, intempéries naturais (uma tempestade de neve não pode faltar!) e segredos obscuros.

A Karen vai até a ilha de Nooro investigar o assassinato de um idoso e logo se vê as voltas com dois crimes violentos. E a investigação fica ainda mais complicada quando ela percebe que a família dela pode estar envolvida na confusão.

É um livro muito ágil, os capítulos são curtíssimos e a Karen é uma personagem carismática e durona, que não pisa em ovos na hora de resolver as coisas. Gosto muito dela e espero poder ler mais em breve (sou fã assumida dos nórdicos, não posso negar hehe).

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 18/06/2022

Perfeito !
Mais uma vez a Karen vai se envolver em um crime daqueles, nada é simples, e definitivamente nada absolutamente nada parece ser o que é.
O livro é de tirar o fôlego, e você não vai conseguir parar de ler, enquanto não tiver certeza de que tudo vai ficar bem.

Riva 12/05/2023

Excelente!
Segundo livro da série e me prendeu igual ao primeiro volume.
Gosto da complexidade dos personagens principais.
A história me prendeu do início ao fim.
Só achei que ficou faltando uma explicação para um único fato, mas isso não tira o mérito da história.
Que venha o terceiro volume!

Paula Juliana 27/08/2022

Um lugar onde as aparências enganam!

Em Alerta de Tempestade nem tudo o que parece é, somos conduzidos a um thriller psicológico muito bem montado, orquestrado diretamente para enganar, induzir e surpreender o leitor. Amo esse estilo de narrativa, o gênero policial, investigativo, com suspense e histórias paralelas me deixa angustiada para terminar logo a narrativa e saber quem é o famoso assassino. Em Alerta de Tempestade tive um caso de amor e ódio, algumas partes simplesmente devorei a história, já em outra me senti empacada principalmente no início da narrativa.

A obra começa de uma maneira mais lenta e gradual, apresentando uma morte que depois é confirmada que não foi um acidente e sim um homicídio de um velho senhor morador da ilha que a princípio não poderia ter feito nada de ruim a ninguém. Em plena noite de natal a detetive Karen é chamada para verificar o caso, não li a primeira obra da autora Maria Adolfsson, então Alerta de Tempestade foi meu primeiro contato com a sua personagem Karen, logo de cara percebi que estava lidando com uma mulher fechada, que tinha fantasmas e traumas em seu passado.

A narrativa segue, é apresentado vários personagens e começamos a montar aquele quebra cabeça, uma colcha com muitos retalhos que faz todo sentido na parte final da narrativa. A obra fala sobre política, sobre ambição, sobre violência doméstica, física, sexual e psicológica. Algumas partes são de difícil digestão, principalmente as que relatam a violência doméstica sofrida por uma das personagens da trama.

Alerta de tempestade é uma boa leitura, gostosa, fluida principalmente em seu segundo arco, após outra morte que aparece para acelerar a trama. Uma narrativa cheia de nuances com personagens que despertam muitas emoções em todos os sentidos. Indico para os fãs da literatura policial investigativa com temas fortes e complexos. Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com/2022/08/resenha-alerta-de-tempestade-doggerland.html

Helana O'hara 19/08/2022

Uma ótima continuação
A sinopse do livro já nos trás um bom resumo da obra, é natal e Karen recebe uma ligação para averiguar um corpo de um idoso morto ao norte do arquipélago na Noruega, Noorö, ela aceita liderar a investigação, assim escapa das festividades. A princípio a morte parece um acidente, mas a medida que Karen começa a investigar coisas estranhas começam acontecer na pequena cidade, local que Karen conhece já que ela tem familiares nas redondezas. Na véspera do Ano-Novo outro corpo é encontrando em uma destilaria de uísque, nossa detetive se incomoda com aquilo pois acredita que algum familiar seu está envolvido nisso. Karen então precisa respirar fundo ser calculista e deixar as emoções de lado, lidar com seus fantasmas e descobrir quem está por trás das mortes.

Alerta de Tempestade foi uma surpresa – com uma narrativa mais lenta no começo, necessária para desenvolver a personagem embarcamos junto com ela em uma investigação densa com muitos personagens perigosos e problemáticos. Além da investigação que é uma verdadeira teia de aranha, Karen ainda precisa lidar com sua vida pessoal, uma pessoa com zero comunicação de poucos amigos, ela cria um vínculo bem interessante com Sigrid que aparece no primeiro livro e além disso ainda temos uma narrativa com uma amiga de Karen que não anda em uma boa relação.
Além dela lidar com a investigação que necessita de grande atenção, ela precisa ficar de olho na amiga – achei interessante autora colocar um drama a mais na história.

É um livro que aborda várias questões agressão física, psicológica, omissão de problemas. Os personagens tem problemáticas muito interessantes mostrando indivíduos imperfeitos tentando compreender um punhado de coisas.
É muito bem escrito, a narrativa da autora é muito boa, ela explora medos, traumas da vida de forma nua e crua. Agora estou aqui ansiosa para a continuação!

Koala Leitora 03/09/2022

Xingar muito é um sinal de inteligência
Karen deveria passar as festas de fim de ano em casa, repousando depois da última investigação que quase lhe custou a vida, mas as coisas não estão indo como o esperado e ela não vê a hora de sair do meio familiar, é quando seu chefe liga e uma nova investigação surge no horizonte.
A família Huss e Groth tem muito a oferecer, mas também muito a esconder, depois da morte misteriosa de Fredrik Stuub, arrasta a detetive da Polícia Nacional de Doggerland, Karen Hornby para a ilha Noorö, o que parece uma investigação comum se transforma em algo que pode mais uma vez colocar Karen no olho do furacão.

?Isso não é como você é; mas no que você se tornou.?

Narrado em terceira pessoa, o segundo livro da série investigativa Doggerland, coloca a detetive Karen em um confronto que vai além da descoberta de um assassinato, mas também envolve sua família e amigos. Os dramas com o assassinato e a família de Karen, deixam a história cada vez mais marcante e interessante.
Trazendo alguns gatilhos, como violência doméstica, o enredo aborda não só uma investigação policial, mas também o que mulheres sofrem quando se trata do abuso sofrido dentro do próprio lar.

?Não adianta começar a brincar com o passado.?

Mais uma vez, Maria Adolfsson surpreende com sua escrita fluida, cheia de reviravoltas e momentos marcantes que fazem o leitor se prender a obra do começo ao fim.
Nem preciso dizer que já quero mais dessa série e que tenho mais uma detetive apaixonante para chamar de minha, né? Maria conseguiu me conquistar profundamente e a Faro arrasou demais nessa edição.