Menos que um

Menos que um Patrícia Melo

Resenhas - Menos que um

Dani - Amando Leitura 29/02/2024

Retrato do ser humano cruel
São pessoas, moram na rua e são pessoas. Merecem a dignidade. As políticas públicas deveriam agir, mas nem sempre é assim. Um livro profundo e que retrata o quanto o ser humano pode ser cruel. Recomendo a leitura, mas fique atento aos gatilhos.

lelsi 21/02/2024

Menos que um
Só tenho a parabenizar a Patrícia, que por meio da simplicidade de suas palavras, trouxe de maneira dilacerante a realidade das ruas. Este livro é cruel e acima de tudo essencial para todos!!

skuser02844 06/02/2024

Fantástico!
Não conhecia o trabalho da Patrícia Melo e comprei esse livro por 15 reais, sem grandes expectativas, numa feirinha de shopping.

O livro é simplesmente fantástico! Ele nos tira da nossa zona de conforto, é duro e, apesar de ser um romance, é muito real.
Cada personagem, cada narrativa, cada sequência de acontecimentos consegue nos remeter a situações que temos conhecimento da existência, mas, por não nos atingir diretamente, nos recusamos a enxergá-las.

Quantas vezes fingimos nos importar com pessoas em situação de rua? O quanto contribuímos diariamente para invisibilizar essas pessoas e calar suas vozes ao pedirem socorro?

É, definitivamente, uma leitura transformadora. Ela revolta, emociona, desconforta e motiva. Sem dúvidas um livro que poderia ser trabalhado como leitura obrigatória nas escolas.

Juscelino L 13/01/2024

5% ou Massa dos Cegos
Difícil falar sobre esse livro? à princípio diz respeito da vida de moradores de rua, as mazelas que passam essas vidas, falta de liberdade, desgraça e também luta.
Mas como leitor vou vendo que nossa sociedade é horrível, que a desgraça é o ser humano. É uma sensação de impotência e reflexão, o que eu faço também para melhorar o mínimo que seja essa lado da vida humana? Inerte a realidade em que vive?
No livro também há um pano de fundo sutil, referente à época tratada la, que foi na pandemia e a desgraçada do governo bozobosta e você vai lendo relembrando porque aquela época foi difícil.

Tem a historia do Douglas, um coveiro que vai enchendo covas do cemitério q trabalha, a vida de Chilves e Jessica, será se você faz parte da Massa de Cegos ou dos Humildes Professores da Verdade? A Glenda, que enche de lantejoula e purpurina as paginas que você vai lendo até o fim, Dido e o Escritor, os moradores da ocupação?
É um livro q trata de uma realidade dura e que carrega sua mente. Uma passagem que marquei da leitura dizia mais ou menos assim, que hj o que incomoda mais as pessoas é sair de casa e ver o cocô de um cachorro sujando a calçada do que um ser humano passando fome na rua.

André Vedder 14/11/2023

Patricia Melo em sua excelência.
Temos aqui Patricia Melo em sua melhor forma novamente. Com uma escrita crua, urbana e afiada, a autora mira no problema social dos moradores de rua e acerta em cheio na falha estrutural de toda a sociedade.
Sua narrativa prende o leitor, no qual somos brindados com vários personagens muito bem trabalhados, que possuem em comum a miséria que os cercam e os sufocam diariamente, de todas as formas e lados.
Patricia Melo fez um ótimo trabalho de pesquisa sobre o tema, além de incluir a problemática da falta de moradia, também navega sobre as mais diversas mazelas do Brasil atual. A autora puxa o leitor para dentro desse mundo, e quando o solta, você volta nocauteado.

"Havia de tudo na rua. Modelo, dondoca, maluco de pedra, bandido, dona de casa. A sarjeta, ele sabia, recebe a todos como uma mãe generosa."

" - Mesmo que eu martelasse um prego no ouvido dele, mesmo que eu arrancasse aquele nariz com um alicate, mesmo que eu o matasse duas vezes, meu desejo de vingança iria continuar vivo e fresco como meu sangue. Deve ser para isso que serve o perdão. Para gente se livrar dessa raiva que não acaba, desse ódio que nem a desforra resolve."

"A partir daquele ponto, ele sabia como a coisa toda seguia. Via como aquela gente ao seu redor se comportava. Era como se todos os xingamentos e insultos que lhe eram dirigidos, toda aquela sujeira, aquele fedor ácido, aqueles percevejos, aquela fuligem, aquele desprezo, aqueles cobertores imundos, aquele cheiro de sopa pobre, toda aquela sordidez da vida na rua entrassem na corrente sanguínea daquela gente. Daí para acreditar que você é de fato tão podre quanto tudo ao seu redor, que sua história não vale 🤬 #$%!& nenhuma, que seus vínculos não existem, que sua humanidade é de um tipo inferior, que seu corpo é motivo de vergonha, e virar aquela criatura mansa, domesticada, como cachorros de rua, que não latem mais, nem arreganham os dentes, é só um passo. Menos, até. Menos que um".

Marcianeysa 20/08/2023

Livro extremamente doloroso, que aborda a vida das pessoas em situação de rua. Terminei com uma tristeza e angústia de saber que existem tantas pessoas que são invisibilizadas pela miséria.

Aline Parreira 10/07/2023

Retrato de um país
A vida na rua. Sem enfeites, nem véus. Apenas a realidade nua e crua.

Uma realidade que só cresce. Absurdamente.

Através de personagens impactantes e reais, a autora nos mostra a vida de muitos, que por motivos diversos chegam à rua e travam uma luta pela sobrevivência.

Larissa 10/03/2023

Livro extremamente importante para sairmos da nossa bolha e enxergar a realidade nua e crua de muitas pessoas do nosso país. Fiquei triste e me emocionei em tantos momentos.

Pedro 09/03/2023

Livro maravilhoso e incrível
Este é o quarto livro da Patrícia Melo que leio e, mais uma vez, acho uma grande injustiça essa autora não ser tão conhecida por leitores brasileiros. Uma leitura visceral e única, com certeza. Em "Menos que um", Patrícia cria uma narrativa polifônica e intensa que expõe as vidas de vários moradores de rua: seus cotidianos, incertezas, ambições etc. Lembro um pouquinho "O Cortiço", do Aluízio Azevedo, no sentido de que a massa, o contingente de pessoas, é que é o protagonista dessa história. Mas "Menos que um" para mim é ainda melhor, por ter uma linguagem mais poética e despudorada (ao mesmo tempo).

Meus personagens favoritos foram o venezuelo Seno Chacoy (que de repente vê o Brasil se transformar na própria Venezuela, por uma grande ironia do destino) e Iraquitan, o escritor que, de forma bastante inesperada, se vê num universo o qual não consegue se encaixar.

Enfim, se você nunca leu nada da Patrícia Melo, eu te invejo, pois você terá a experiência maravilhosa de conhecê-la pela primeira vez, algo que eu nunca terei mais, hehehe. Pode deixar as dúvidas de lado e ler esse livro sem medo. Tenho certeza de que será uma leitura e tanto!

Beatriz 24/01/2023

Leitura pesada e brutal, mostrando a vida daqueles que são esquecidos pelo governo, daqueles que perdem o seu direito a cidadania. Leitura difícil que me fez chorar diversas vezes. Deveria ser leitura obrigatória para todos.

Ellie 04/01/2023

Dura realidade!
Conta sobre tudo que sabemos que existe mas não queremos ver? a vida sofrida das pessoas que moram na rua, seja por drogas, problemas familiares, perda de emprego.

Fabiana.Windjaba 20/09/2022

A leitura mais difícil da vida
Eu costumo ler muitos livros, teóricos e literários, costumo estudar questões difíceis, como o racismo e as diferentes formas de violência que atinge a população tornada subalterna. E ainda assim, a leitura de Menos que Um foi uma leitura difícil, dolorida, angustiante, tensa. Por vezes precisei de longas pausas, dias à fio, para digerir e tentar seguir em frente.
Sem dúvida eu sai dessa leitura uma outra pessoa.
A autora se tornou para mim uma figura curiosa, alguém que eu ainda quero muito conhecer. Não conheço seu rosto. Seu nome comum dificulta a procura por sua imagem na internet.
A escrita encarnada, comprometida, humana me fez achar por vezes que ela viveu alguma daquelas realidades.
Sei que não. Sei que seu trabalho é fruto de intensa pesquisa. Talvez seja ela uma Humilde Professora da Verdade, talvez faça parte dos 5%>
De certo, essa é uma leitura que se faz obrigatória à todas e todos.

Elizabeth 07/08/2022

O Brasil escancarado
Nesse livro, Patrícia Melo escancara o retrato do Brasil invisível. A história de milhares de pessoas que vivem em situação de rua, da tragédia que assola o nosso país na atualidade e segue fazendo mais e mais vítimas.
Menos que um é um livro fantástico e duro de ser lido. A escrita de Patrícia Melo nos faz viver junto com os personagens, sofremos, nos revoltamos, choramos. É impossível terminar essa leitura sem ficar no mínimo indignado com a situação em que o Brasil se encontra. Esse é o poder da literatura, nos fazer viver, do conforto do nosso lar, as aflições de quem vive sem ter onde morar. Que sejamos mais sensíveis a dor do próximo, que sejamos cidadãos melhores.
Terminei a leitura com lágrimas nos olhos e sede de mudança política e social.

Alessandra @euamolivrosnovos 06/08/2022

Instagram @euamolivrosnovos
A rua não distingue pessoas, credos ou medos. Ela é capaz de receber a todos de forma igualitária, mas seu preço torna-se, na maioria das vezes, aprisionador.
Todos os dias se tornam uma luta pela sobrevivência e as chances de sucumbir à violência em suas diversas formas são inúmeras, seja diante da necessidade ou do puro desespero.
É muito mais fácil julgar aqueles que se encontram nessa situação quando se tem dinheiro no bolso e uma cama quentinha no fim da noite. Falar de fome é simples quando a sua barriga não dói ou quando seu filho é bem alimentado.
O novo romance de Patrícia Melo mostra de maneira nua e crua a realidade de diversos brasileiros que estão nas ruas, seja por qual motivo eles tenham chegado até lá.
É uma narrativa pesada e brutal, sobre a crueldade e a veracidade do que acontece com essas pessoas, esquecidas pelos governos e desprezadas pela sociedade, como se estar nessa situação fosse uma escolha e não uma necessidade.
Foi uma leitura difícil, que me fez chorar em vários momentos e me marcou pela sinceridade. Contada em forma de romance, a trama aborda diversos personagens, cujas vidas se conectam de alguma maneira ao longo do enredo.
O interessante é perceber como, diante da miséria, a rua tira a liberdade de escolha desses indivíduos, que se tornaram muitos depois da crise pandêmica que temos vivido.
É uma leitura que deveria ser obrigatória, um verdadeiro choque de realidade para todos nós. Com certeza se tornou um favorito do ano e eu quero conhecer mais obras da Patrícia depois da grande experiência que vivi lendo essa história.

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos