Poemas mais ou menos de amor e outros poemas

Poemas mais ou menos de amor e outros poemas Diane di Prima

Resenhas - Poemas mais ou menos de amor e outros poemas

Michele Soares 25/01/2024

A palavra rascante [ou you know i'm not good]
Ouvi falar de Diane di Prima por acaso, num evento literário. Uma colega me falava que era incrível, que eu precisava conhecê-la. E realmente eu precisava. Todos precisam. Quando comprei o livro, um poeta que admiro, Cesare Rodrigues, falou que esse era o livro favorito dele. E lendo percebo que essa frase estava longe de ser um empurrãozinho amigo para fazer uma vendinha e ajudar uma editora independente que admiro [eu teria levado de qualquer jeito, rs]. É poesia de alto nível. Depois de ter contato com a poesia dela me espanta que alguém que tenha publicado tanto, que tenha versos à altura dos que foram publicados aqui en edição bilíngue, seja tão pouco conhecida, conte com tão poucas traduções. A Jabuticaba foi grandona em publicar essa poeta por aqui e a tradução da Fernanda Morse é linda. Você lê hipnotizada pelo seu ritmo, pela disposição das palavras na página, pela beleza atroz, cortante, que me lembra tanto a Sylvia Plath. O jeito dela de falar de amor e de desejo com uma crueza lírica. A elaboração da maternidade, do ser mulher no mundo. O ímpeto revolucionario, o lirismo urbano que desmonta a linguagem por dentro, viola, abrevia, corrompe onde achar certo segundo a liturgia do coloquial. Tudo me encantou. Amei conhecer e vou amar continuar lendo di Prima.

@jaquepoesia 18/09/2023

Esse livro é a primeira publicação de poemas de Diane Di Prima (1934 - 2020) no Brasil, a obra foi organizada e traduzida pela poeta Fernanda Morse e publicada pela @livrosjabuticaba

O amor não se mostra igual para todos nós, pois sentimos o amor com na nossa pele, o vemos com os nossos olhos, o sentimos tal como somos.
– Jaqueline Bastos (é que esse livro me inspirou )

Ao ler Diane, enxergo ou me esforço para ver da maneira como ela via o amor e a vida, imagino então por suas palavras como ela o sentia. Em seu poema que da título ao livro "More or less love and poems" o outro é comparado a um rio perturbando as pedras. Diane diz também "você não chega a ser o que eu respiro graças a Deus" mas também diz "Tanto espaço entre nós dois | Beijamos o cosmos quando nos beijamos | Nenhuma intimidade supera | Tanto espaço entre nós dois".

Diane fez poesias sobre as partes do amor que buscamos evitar, a parte difícil sobre as vezes o amor ser sufocante, sobre ser muitas vezes amargo. Como escreveu em 'April fool birthday poem for granpa' isso "é amor dito ao contrário".

E é trovejando sabedoria anarquista que a insólita poeta falou em sua escritas sobre as dificuldades em ser mulher. Diane fez um poema sobre a menstruação (I get my period - 1964), escreveu também em defesa do aborto e sobre os ideais hippies.

Ao concluir essa leitura mais do que nunca penso que o poeta escreve por amar a vida apesar de tudo, por isso até quando os poemas não são de amor, são mais ou menos de amor. "E você ama amar?"
Muito obrigada @livrosjabuticaba por essa maravilhosa experiência!
Leiam #dianediprima #leiapoesia

Trecho:
"que todas as coisas emanem amor, inanimadas
que todos esses amores tenham se misturado no ar
e gerado um grande ruído
nos nós
coração deste som, deste mortífero amor espiritual
nasce um cosmos"