Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

Gabriel1994 11/05/2022

Tristonho e Osvalda
Apesar de toda essa melosidade que afeta meu ranço, gostei muito do livro!

Essa coisa que os livros românticos tem de construir um heroi fodaum e mata-lo por conta de um amor inconcebível ou não correspondido dá uma raiva kkkkk.

Mas é aquela raiva que faz parte da leitura, até porque se tratando da leitura e do livro em si, fora uma história formidável, com personagens cativantes e envolventes, com uma ambientação bem fotográfica (dado também pelas ilustrações que alimentam ainda mais a imaginação).

Tristão é um personagem que se encaixaria muito bem em um livro de fantasia maior e com mais ações, fiquei curioso imaginando este jovem guerreiro lutando ao lado de Arthur. Poderia ter uma história alternativa na qual ele opta por passar algumas temporadas na Távola Redonda lutando ao lado de grandes guerreiros em grandes batalhas? Acho que facilmente sim!

Vale ressaltar o formato diferente do livro "quadradão" a folha diferente que dificilmente amassa ou mancha com o tempo e a diagramação confortável e que contribui total para a fluidez.

Uma leitura leve, formidável, rápida e muito cativante que merece minha recomendação e avaliação com digníssimas 4 estrelas!!

*Este livro harmoniza bem com musica de fundo, de preferência celta, haha*
Thais645 11/05/2022minha estante
Quando eu era adolescente, cismei com músicas celtas, comprava trocentos CDs e ficava ouvindo o dia todo, trancada no quarto, e acendia incenso. Meu pai cismou que eu tinha virado maconheira por conta desse evento kkkkkkk mas era bom demais ouvir, até hoje curto.

Gabriel1994 11/05/2022minha estante
Kkkkkkkkk coisa de rippie fz isso

Thais645 11/05/2022minha estante
Ahajahahah total

Katia.Scott 19/11/2021

Linda Ilustração em Aquarela
A escritora Helena Gomes realizou uma extensa pesquisa sobre a origem da lenda de Tristão e Isolda e relata a história da origem dessa lenda, e como ela se relacionou com a lenda do rei Arthur. A narrativa é muito interessante, prende a leitura desde o começo do livro e resgata o imaginário da época medieval com seus reinos, cavaleiros, fadas e magia.
A ilustração de Alarcão vem abrilhantar a história com belíssimas Aquarelas.
Fátima 21/11/2021minha estante
Parece interessante.

Katia.Scott 21/11/2021minha estante
Sim muito!

naniedias 17/09/2010

Tristão e Isolda, de Helena Gomes
A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes.
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar.
Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.
No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções.
Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica.
A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos costumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.
Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de escrever, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura!
A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!

Nota: 9
Dificuldade de leitura: 7

Leia mais resenhas em: http://naniedias.blogspot.com/
Aline 18/02/2021minha estante
Um clássico da literatura prevalecendo a personagem Isolda descente de fadas e modo angelical. Adoro os costumes britânicos e a lenda medieval só deixa tudo mais encantador.

Jhon 28/01/2012

Tristão e Isolda - Recomendo
Pessoas, nao costumo fazer resenhas, mais passo aqui só para dizer que "superecomendo" este livro.
Um dos melhores que já li, uma mistura de romance, aventura, suspense....
para quem gosta de clássicos e também de emoção, este é o livro..
e o melhor além de ser curtinho te prende e envolve de uma certa forma q em menos de uma semana tenho certeza que irá ler.
Fica a Dica!!
Vanessa 25/02/2014minha estante
Você tem razão, o livro é ótimo, super recomendado para quem gosta de um romance cheio de aventuras e intrigas!

Prosasuzana 02/03/2012

Esse foi o livro que marcou a minha vida. O livro mais bonito que á li. Julguei pelo nome e capa como todo mundo na escola fez. Mas depois do conselho da minha professora de português eu comecei a ler o livro. Por mais que a história atravessou décadas, teimei em pensar que seria como qualquer outro romance, com o final feliz para sempre e etc. Mas eu estava errada e quanto mais eu lia, mais eu ansiava para virar as páginas. Li ele todo em dois dias! E mesmo achando ridículo da minha parte, não hesitei ao ver meus olhos transbordando de emoção, no fim. Esse livro acendeu meus sonhos, aumentou meu prazer pela leitura. Eu não consigo explicar a quão bonita a história é. Só posso dizer que todos deviam ler.
Vanessa 25/02/2014minha estante
Marcou a minha vida também. Livro ótimo, fácil leitura, e com um valor enorme, por ser uma história antiga, mas que traz muito bom conteúdo, de romance e guerras.

caue.diademi 24/11/2014minha estante
Eu gosto muito de RPG também, tanto de mesa como de computador, só não jogo RPG de mesa porque não conheço mais ninguém que gosta.

Luna 22/08/2021

Tristão e Isolda
Um livro que me marcou. Foi um dos primeiros romances que li, e amei de mais! Me apaixonei tanto pela história que já reli no mínimo umas 7 vezes! Recomendo muito!
malfatti 11/01/2022minha estante
oii, vc tem o livro físico? se sim, teria interesse em vende-lo?

Nih 10/10/2018

Resenha Tristão e Isolda
A adaptação de Helena gomes do livro Tristão e isolda com as ilustrações de Renato Alarcão, da editora Berlendis e Vertecchia Editores os meus clássicos, vem de uma lenda do século 9 que há varias versões e foi contada de diversas formas, a lendária história conta-se sobre o trágico amor entre o cavaleiro Tristão de Cornualha e a princesa irlandesa Isolda o qual necessita vencer complexas adversidades político-sociais para ficarem juntos. Não se sabe de onde vem essa história apesar de que ela esteja presente entre os mais variados povos antigos.
Tristão sendo de origem real,mas não praticando isso, pois o trono foi tomado de seu pai e sua mãe morreu quando o concebeu, ele foi treinado como um cavaleiro, então ele vai até Cornualha onde mora o irmão de sua mãe para mudar essa situação, porem chegando la um gigante da Irlanda ameaçando atacar as terras, Tristão se sente obrigado a lutar com ele,mas antes de matar o gigante, Tristão é atingido por uma espada com veneno e quem cura ele é Isolda a mulher por quem ele vai se apaixonar.
Porém essa história continua quando ele luta com um dragão pela a mão dela, porém ele luta pelo seu tio Mark, Isolda também sentindo algo por Tristão se indigna com a situação e resolve casar se com Mark, porém no barco na volta do seu destino, Tristão e isolda tomam por engano uma poção do amor, aumentando mais o que eles sentem um pelo outro.
Esse casal passa por muitas coisas até conseguirem ficar juntos,sofrimento, acusação de adultério, são procurados de morte,separados pela distância e até mesmo por doenças. Porém amor deles prevalece, sempre superando qualquer barreira.
Um livro que compensa ser lido, pois além de ser uma lenda do século 9, sendo uma oportunidade de ler uma antiguidade, é um livro com aventura, luta, magia, romance, guerra, ação e suspense. Um livro q contêm um pouquinho de cada gênero, não é atoa que faz fama desde o século 9.
Ana Clara Freire 28/10/2018minha estante
Muito bom! :)

chopparino 02/04/2024

Nóis
Melhor livro de todos os tempos apenas atrás de Boa Noite Punpun que estarei lendo a partir de amanhã

Neste livro existem quatro Isoldas, mas pra mim existe apenas uma. E ela, ao invés de ser loura, tem lindos cabelos escuros!!

laurxleft 02/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

laurxleft 02/04/2024minha estante
Ai que fofinho

sentilivros 14/02/2011

resenha de Tristão e Isolda
Desde que li a resenha da Nanie, no Nanie's World, queria ler o livro.
Confesso que antes disso, nunca tinha lido nada à respeito dessa história. E vamos combinar Helena Gomes é Helena Gomes (sem querer ser puxa-saco, mas é o que penso...).
A história flui. Em dois dias (de trabalho, casa, marido, filhos e só dentro do ônibus), consegui ler o livro, sem nem me cansar.
O amor dos dois, é como o amor deve ser (acredito eu), incondicional, sem egoísmos.Atentos as suas responsabilidades, eles passam por muitos obstáculos e, tanto quando se entendem, como quando se desentendem, não precisam de palavras para compreenderem um ao outro. E foi isso que eu mais amei nesse casal. A cumplicidade, o conhecimento um do outro. Não há cobranças frente as "obrigações". Enfrentam seus destinos dignamente, sem a mocinha "estar"precisando ser salva a todo instante eo mocinho "estar" a sua disposição.
Um livro que todos devem ler, independente da idade.
Entrou para os meus favoritos, apesar e pelo final (contraditório né?). Um livro lindo, além de conter fatos que amo como a magia, brumas Avalon, Arthur ( o rei de quem meu filho é xará, devido a minha fascinação pelas histórias de Camelot)...rsrsrs...
Achei graciosas essas passagens...

"... - A senhora não deve ser propriedade de ninguém. É uma fada, deve ser livre..." pg. 57
"...É justo meu senhor, que a Irlanda devolva parte dos tributos que cobrou de modo tão injusto - disse a rainha - entregando seu tesouro ao rei - Não quero que meu povo passe fome..." pg. 120

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2011/02/tristao-e-isolda-helena-gomes.html

Livia 24/08/2012

Awesome
Eu ganhei esse livro da escola, e no começo não fiquei com muita vontade de ler, mais depois de comecei a ler não me arrependi nem por um segundo. O livro conta uma história fascinante que prender o leitor em seu mundo mágico, você fica com raiva, dó, felicidade e vontade de chorar. Tem uma escrita fácil de ser entendida e surpreendente.

Literatura 14/02/2012

Mais que uma história de amor
Uma história bem conhecida, adaptada por Helena Gomes e com ilustrações de Renato Alarcão. Quando alisamos nossos dedos e acariciamos nossos olhos nas primeiras páginas, encontramos uma apresentação com um resgate histórico/literário magnífico. UAU! Quem acha que sabe tudo sobre Tristão e Isolda terá uma gostosa surpresa... E, lógico que não vou dizer!

Após uma deliciosa relação histórica a autora nos apresenta a Tristão e a sua incrível habilidade de se envolver em confusões. Apesar de tudo, ele tem um espírito aventureiro e corajoso, um verdadeiro nobre. Um jovem ousado e capaz de dar a própria vida pelo amor a justiça e a honra!
Tristão perdeu os pais muito cedo e passou a ser criado por Rohalt, um amigo da família, que devotou ao nosso protagonista o mesmo amor que tinha aos filhos de sangue. Gorvenal, seu mestre, o ensinou a ser um cavalheiro e tornou-se seu amigo de grandes aventuras.

“Gorvenal, atrás do garoto, bateu de leve na perna dele com a ponta da bota.” Cale a boca ou o rei vai matá-lo! Parecia avisar, aflito...”

Adulto, Tristão segue mundo a fora, experimentando grandes aventuras e encrencas. E nessas experiências arriscadas conhece “A bela dos cabelos de ouro”, uma linda fada disposta a mudar o mundo, Isolda, a loura. Nasce uma história de amor, marcada por batalhas, magia, traições, inveja e acasos do destino.

“A princípio, os marinheiros acharam que havia um cadáver apodrecendo no bote, pois o cheiro era terrível. Mesmo assim, por insistência de Isolda, trouxeram-no a bordo, com sua harpa. Surpresa, ela descobriu que o infeliz respirava. Fora covardemente surrado. O cheiro vinha de um ferimento no ombro que, pelo jeito, não queria cicatrizar. “Veneno”, deduziu a jovem. “E é um dos venenos que somente minha mãe sabe preparar.”

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

Bruno 26/02/2012

personagens:
Isolda:Linda, fada, verdadeira, rainha e ao mesmo tempo princesa.
Tristão:Forte, principe, ousado.
Ambiente:
Dentro da Bretanha Maior
No reino de Tintagel na Cornualha
No reino da Irlanda do Norte

Simonne 27/02/2012

Tristão e Isolda - Helena Gomes
Resumo:
Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.

A nossa primeira dica de leitura, já começando os trabalhos em 2012, é a adaptação de Helena Gomes (com ilustrações de Renato Alarcão) do romance Tristão e Isolda. Mantendo-se fiel ao texto original, encontramos dois jovens de reinos inimigos que se apaixonam, por ironia do destino, após a doce princesa Isolda salvar o príncipe Tristão dos braços da morte, pensando ser ele apenas um menestrel, e não o grande inimigo do seu reino. Por segurança, pelo fato de ter usado magia sem autorização de sua mãe - a temível feiticeira Isolda - preferiu escondê-lo na floresta, criando a oportunidade de uma convivência livre das conveniências do reino. E, a partir daí, os laços foram nascendo, dando início a uma das mais belas histórias de amor já conhecida. Mas, o que a diferencia das outras versões?

Logo em sua apresentação, a escritora faz um apanhado histórico sobre as origens da narrativa dos dois amantes, bem como a origem dos contos celtas, a cultura daquele povo (mesmo que breve e sem pretensão de ser fiel aos fatos históricos, nos dá uma ideia sobre como as coisas se davam) e nos garante um bom estudo acerca do que envolve não só a teoria literária, mas também a todo um repertório de conhecimentos que envolve qualquer criação.

Todo o projeto é muito bem elaborado. Desde as ilustrações, o papel utilizado, a forma como a história foi dividida, os resgates e cortes, e mesmo as explicações dadas na apresentação, nos deixam cientes de todo o cuidado que envolveu a obra.

Alguns trechos, extremamente importantes para a compreensão do estudo realizado, apontam o trovadorismo como explicação para as várias versões adquiridas ao longo do tempo: "... Tristão e Isolda vem de uma tradição de se contar histórias oralmente, através de poetas e músicos, como os trovadores, numa época em que eram raras as pessoas que sabiam ler e escrever. Isto explica porque se encontram tantas versões da história".

A partir do conhecimento sobre a cultura dos celtas, as guerras, as invasões e tudo que aparece na narrativa, é possível perceber a intertextualidade com a lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, até mesmo porque Tristão foi colocado como um deles.

Ponto bastante interessante é que a autora deixa bem claro as modificações apresentadas na sua adaptação, apontando as inserções necessárias e todas as informações que precisaram ser mantidas para a apresentação do enredo e as personalidades dos personagens (apontado como grande diferencial). Sempre com uma linguagem envolvente, prática, e repleta de aventuras - o que confirma o direcionamento ao público juvenil - o leitor é instigado a seguir adiante, a fim de tentar descobrir o que está por vir.

Envolvente e com uma leitura que flui facilmente, a obra nos leva por caminhos de aventuras e romance de maneira muito suave. E, embora a linguagem esteja voltada ao público infanto-juvenil, com certeza encanta e envolve até mesmo os mais rigorosos, justamente por trazer elementos que remontam a estudos mais apurados.

Abaixo, o link de uma entrevista com a autora, que nos ajuda a compreender um pouco mais o processo de criação/produção.

Entrevista com Helena Gomes

Boa leitura!