Dicionário das palavras perdidas

Dicionário das palavras perdidas Pip Williams

Resenhas - Operação Família

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gab's 14/03/2024

Mescla de história real e ficção
A história mistura fatos reais com personagens ficcionais, e te leva a mergulhar nos fatos de uma forma totalmente compassada.
Tudo funciona perfeitamente mas a autora deixa a desejar no final, dei 5 estrelas pelo enredo ignorando o fim, como li em uma das resenhas parece que foi tanta atenção aos detalhes ao longo do caminho que em comparação o fim fica apressado, corrido, e é essa a sensação mesmo.
De qualquer modo vale a leitura, pois a história num geral é fantástica e está repleta de mulheres fortes em cada página.

marianazz 14/01/2024

Comecei o livro sem ideia do que esperar dele, mas não demorou muito para que se mostrasse uma leitura muito cativante. Me envolvi no encanto de Esme pelas palavras, em seu crescimento ao longo da história, e com as pessoas as quais conheceu.

Trazendo reflexões sobre o uso e definição das palavras, além de quem possui esse poder, poderia dizer que o livro me proporcionou várias novas acepções de palavras como amor, perda e sofrimento.

Tornou-se ainda mais interessante ao integrar à ficção pessoas e acontecimentos históricos reais, que agregam ao seu desenvolver e demonstram a pesquisa que é necessária para uma escrita como essa. Enfim, muito poderia ser dito, mas foi uma leitura muito importante para mim, deliciosa e dolorida na medida certa.

Gabriela.Marques 13/01/2024

Eu amei esse livro, começamos acompanhando a infância de nossa pequena Essymay e a consequência de uma ficha ter sumido. Vemos aqui ela crescer, conhecer o mundo, escolher causas para lutar. Achei que no final poderiamos ter um pouco mais da Esme e não aquela súbita mudança de narrador. Ainda sim um livro muito bom e uma dica leia a nota da autora, porque nossa realmente vale a pena.

Leticia.Justo 10/01/2024

Esme e um mundo de palavras
Este livro começou com duas perguntas simples: as palavras têm significados diferentes para homens e mulheres? E, se têm, é possível que tenhamos deixado algo escapar no processo de defini-las?

Esme cresceu em um mundo de palavras. Criada apenas pelo pai, um lexicógrafo a serviço do Dicionário Oxford da língua inglesa, passa seus dias no Scriptorium, um galpão de jardim adaptado para servir de sala aos homens do Dicionário.

Certo dia, uma ficha contendo a definição de um verbete a encontra por acaso, e a pequena e curiosa Esme passa a colecionar outras palavras como aquela ? perdidas, descartadas ou mesmo negligenciadas pelos funcionários do Scriptorium. Com o tempo, ela percebe que muitas dessas palavras relacionam-se às experiências das mulheres, e que raramente são registradas... e sem querer é assim que Esme vai começando seu próprio dicionário ?

Ambientado no auge do movimento sufragista, na iminência da Primeira Guerra Mundial, além de ser inspirado na história real da elaboração do Dicionário Oxford da língua inglesa, este livro revela uma narrativa leve, singular, escondida nas entrelinhas de uma história escrita por homens. Com detalhes sobre a vida das mulheres nesta época, suas poucas escolhas, privações e por muitas vezes, falta de perspectivas vamos conhecendo palavras e o poder que elas exercem. Adorei conhecer um pouco mais sobre a elaboração do #dicionario mesclada com a história de Esme, Lizzie, Ditte e as outras mulheres que permeiam o romance.

Carol Gomes 18/12/2023

Comecei a ler sem saber a sinopse e pelo título esperava uma história de fantasia. Aos poucos fui entendendo que se tratava de um dicionário de verdade e ao final fiquei feliz em descobrir que muitas partes da narrativa tinham um pé na história real. O livro propõe uma reflexão importante e pouco vista sobre as palavras e como elas carregam mais do que simples significados. Leitura interessante.

fleurmoth 13/12/2023

?Palavras são como histórias, o senhor não acha??
Esme Nicoll é criada debaixo da mesa de trabalho de seu pai: um lexicógrafo do Dicionário Oxford da Língua Inglesa. Viver entre esse mundo de palavras e suas definições e citações, a faz criar amor por elas, então decide começar a coletá-las.
A princípio, a história se inicia com a personagem em sua fase infantil, com o passar, ela vai envelhecendo e é quando fica mais envolvente e de caráter visceralmente profundo: Esme nota como essas combinações de letras são importantes para, principalmente, mulheres pobres, invisíveis para a sociedade masculina com alto nível de instrução.

Eu poderia, limpidamente, fazer um discurso panegírico em exaltação a esse livro. Por meio do enredo, ele mostra como figuras femininas eram (e ainda são) descredibilizadas no meio em que vivem, socializam e trabalham; como essas foram apagadas de partes importantes da história, como foram descreditadas de seus feitos.
Essa obra me fez entender a profundidade e a necessidade de darmos importância às palavras, a nomeação de coisas, aos dialetos e tudo o que compõe a linguagem. Verbalizar torna a abstração real. Pessoas invisíveis são vistas por elas: palavras nos definem, nos humanizam, criam uma identidade para cada indivíduo de forma pessoal.

Para fechar, acho importante para quem se interessa, ler a nota da tradutora que exprime exatamente a essência do livro: ?Dicionário das palavras perdidas é uma declaração de amor à força da linguagem, ao seu poder de transmitir e moldar a realidade. Acompanhando a história das incríveis mulheres que dedicaram sua vida às palavras sem nunca terem sido reconhecidas por isso, também podemos refletir sobre o quanto de desigualdade, preconceito e injustiça as palavras que usamos carregam.?

adriscie 16/11/2023

Sobre patriarcado refletido na linguagem
Demorei um pouquinho para pegar no tranco com esse livro, mas depois que Esme vira uma jovem adulta a leitura fluiu melhor e passei a me envolver com a história.
Acho que gostei do livro principalmente porque nos faz pensar no apagamento de pessoas (principalmente mulheres pobres) nas histórias em detrimento do que é considerado certo na perspectiva de homens brancos de classe media/alta.
Me fez refletir em como a língua é dinâmica e mutável, englobando o vocabulário mais diverso e nos fazendo pensar sobre o preconceito linguístico.
E acompanhar a Esme ir percebendo aos poucos isso, o lugar que ela se inseria sendo uma mulher na produção do dicionário, a ação de outros homens sobre as mulheres na história.... e muito disso nas entrelinhas, coisas não escancaradas no texto.
Uma ótima leitura para quem deseja refletir sobre o machismo na nossa sociedade implícito na linguagem.

Julia 11/11/2023

A busca pelas palavras
Adorei a leitura, a curiosidade da personagem em buscar as palavras novas e tendo a inspiração do trabalho do seu pai.

Luiza 27/10/2023

Me acalentou em lugares onde eu não imaginei precisar
Acalento
substantivo masculino
1.ato de consolar; conforto.
2.ato de acalentar para adormecer criança; acalanto, acalentamento.
3.MÚSICA
m.q. ACALANTO.
4.demonstração física de afeto; carícia, carinho.
5.FIGURADO
mentira lisonjeira; comprazimento.

sendo professora de línguas e mulher, o livro da Pip me remete exatamente essa definição, acompanhamos uma história linda e sensível, que do início ao fim te mantém em um conforto inestimável.

Misstarry 07/10/2023

A luta com palavras
A premissa da história é muito interessante, mas confesso que em certo ponto a narrativa fica um pouco cansativa. A gente acompanha a protagonista da sua infância até a idade adulta, e isso é uma coisa que faz você se apegar um pouco a ela, além de refletir sobre o peso das palavras perante a sociedade. Quando chega a parte em que você entende o que é o dicionário das palavras perdidas, tudo meio que faz sentido! A escrita é de leitura bem fácil, por isso, recomendo para aqueles momentos em que você quer ler, mas está cansado e sem força de pensamento, sabe? Acho bom intercalar com alguma outra leitura.

romulorocha 04/10/2023

Dicionário das palavras perdidas, de Pip Williams
Gênero: Ficção
País: Austrália
Ano: 2022 / 416 páginas
Editora: Gutenberg

Dicionário das palavras perdidas é um livro instigante. Ele conta a história de Esme, desde sua infância cercada por livros e por pessoas ligadas a ele, até sua fase adulta. Sua curiosidade pelas palavras e seus significados vão levá-la a diversas aventuras e desafios, mas a vida real em uma sociedade extremamente patriarcal irá limitá-la de diversas formas também.

O livro fornece um estilo de escrita bem diferente do que estou acostumado, com traços de realismo histórico e traços de romance e comédia. Eu confesso que gostei da leitura, principalmente por trazer a temática literária para a pauta e melhor ainda, colocando em discussão o papel das mulheres neste contexto.

Para Dicionário das palavras perdidas, eu dou 9/10.

#resenhasdoromulo
#literaturaaustraliana
#Dicionáriodaspalavrasperdidas
#PipWilliams

Jaque233 25/09/2023

Surpreendente
Dizer que essa leitura foi surpreendente, é até pouco para demonstrar o quanto este livro me surpreendeu.
Li com um Clube de leitura, então não fazia parte da minha lista de leituras desejadas. No início foi difícil, nos primeiros 30% tive vontade de abandonar a leitura, mas continuei e valeu muito a pena.
A própria sinopse do livro te diz sobre o que você vai ler, mas vai muito além, à época em que tudo acontece, ao longo da 1ª guerra mundial, no auge do sufrágio feminino e inspirado na história real do dicionário Oxford de língua Inglesa. O desenvolvimento da personagem Esme, desde o início de sua vida e tudo o que acontecia além da guerra e da vida masculina. É grandioso!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5