O Carrossel Não Para

O Carrossel Não Para Gicélio Nóbrega

Resenhas - O CARROSSEL NÃO PARA

mpettrus 23/12/2022

A Inspiradora História de Um Médico Sertanejo
??O Carrossel Não Para? é um livro autobiográfico escrito pelas mãos de Gicélio Nóbrega. Nascido em Junco do Seridó, no sertão da Paraíba, possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba (2015), além de Pós-graduação em Dermatologia pelo Instituto Brasileiro de Ensino - ISBRAE (2018) e em Dermatologia Clínica pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde - INCISA. O médico é adepto do atendimento humanizado na sua área de atuação. Esse livro, ao que me consta, é seu primeiro lançamento.

?Confesso que ler esse livro foi uma grata surpresa desse ano. A galera começou a divulgar ele aqui no Skoob ainda em fase de pré-lançamento. O que me chamou atenção, a priori, foi saber que teríamos um romance de ficção autobiográfica de um médico nos trazendo seu depoimento como médico ?na linha de frente? ao combate da pandemia do COVID-19.

Porém, fui surpreendido com uma narrativa emotiva, sem ser pedante, objetiva e sucinta. E muitas histórias da vida do autor. Histórias curiosas e interessante. Admito que, eu enquanto leitor, queria saber muito mais da vida dele, por quais atribulações mais passou para conseguir chegar aonde chegou. Porque a maneira de narrar do Gicélio é cativante, envolvente e fluída. Lembro que eu li o e-book, pois comprei-o no Kindle Amazon, em uma tarde. E fiquei surpreso com a habilidade do autor com as palavras e ainda mais em seu primeiro lançamento editorial. Parece que ele nos chamou para uma conversa de bar. Adoro essa sensação, ao mesmo tempo que ele escreve de maneira sublime e formal, mas sem ser chato.

? O objetivo central do livro é a medicina na vida do autor. Seu sonho era ser médico. E ele conseguiu realizá-lo. O que torna esse livro muito interessante de se lê é justamente todos os processos de aprendizados, tanto de vida quanto acadêmico, que o autor nos conta página após página. É curioso notar que ao nos contar episódios, que eu chamei de episódios cruciais da sua vida, o autor vai tecendo uma tapeçaria para nos dá ao final da história um panorama completo de sua vida na medicina.

Me pareceu que nenhum fato ali contado por ele foi desperdiçado, foi aleatório. São histórias que fizeram todo o sentido na realização final do texto. Desde histórias curiosas da infância, da adolescência até a idade adulta quando ele finalmente vai para a universidade, tudo é aproveitado. Eu confesso que fiquei sim surpreendido com o resultado final. Parabéns ao Gicélio, mas também parabéns ao profissional, acredito eu que teve esse profissional na realização dessa obra, pelo ?copydesk? realizado antes do livro ir para as prateleiras.

? A narrativa do autor é cheia de camadas, embora seja um livro tão curto, de poucas páginas, mas por decidir contar fatos cruciais da sua vida, ele traz uma certa profundidade nos seus relatos. Às vezes, senti sim uma certa interrupção abrupta da narrativa em determinadas histórias, mas não por conta da escrita dele, e sim por conta da minha curiosidade de ler mais sobre a sua vida. Mas ele foi breve nos seus relatos e tão bem articulados nas suas palavras, que não tem como não querer saber mais das suas vivências na medicina.

Como lhes disse, são relatos que começam na infância e se estendem até a vida adulta, então são muitas páginas para serem contadas. Gostaria sim de saber mais sobre por quais outros sufocos ele passou por conta de sua profissão. E é interessante ler que o autor faz, discretamente, uma denúncia do quão prejudicial pode ser a intervenção da política, ou precisamente, de políticos, no trabalho de profissionais da saúde, tudo em prol de interesses contrários ao bem-estar da população. Quando o profissional não tem ?rabo preso? com politicagem, ele tende a incomodar muita gente. Gicélio trouxe esse incômodo e, infelizmente, quem perdeu foi a população.

? Também é válido contar que o autor fala sobre sua fase em que foi diagnosticado com a ?Síndrome de Burnout?. Para mim, foi um dos melhores capítulos desse livro, porque é a partir daqui que ele começa a nos contar sua experiência atuando no combate a pandemia do COVID-19. Foram momentos de desespero da lotação do centro médico, pavor de ser contaminado, medo do desconhecido, de corrida contra o tempo, de exaustão mental que os médicos, enfermeiros, todos os profissionais de saúde tiveram que passar e sobreviver, que me deixaram por vários momentos com os olhos cheio d´água.

Eles e elas estavam ali para salvar a humanidade dessa doença no mundo inteiro. E me fez refletir; ?quem estava ali para cuidar dessas pessoas, desses heróis e heroínas? ?. O depoimento do Gicélio sobre a pandemia nesse livro é tocante, permeado de gatilhos, porém, respeitosa com os sobreviventes dessa doença e também com seu leitor. Ele não foi sensacionalista. É um relato pungente, dolorido, mas necessário sem ser exagerado. O emocionante relato de um médico na linha de frente do combate a pandemia do COVID-19 me deixou pensativo por várias e várias semanas.

? Médico, do sertão paraibano, homossexual, coleções de traumas, mas que não desistiu de seus sonhos, perseverou, sobreviveu a uma pandemia, teve em sua jornada uma mulher maravilhosa que o acolheu desde sempre, que é a sua mãe, tive vontade de abraçá-la sim, temos aqui o relato de uma história permeada de percalços, derrotas, frustrações, vitórias e aprendizados que tem muito a nos dizer.

Sensível e pessoal, nos proporciona momentos de reflexões, de questionamentos sobre nós mesmos. Porque vejamos: esse breve relato também nos coloca o passo a passo de um menino sonhador do interior da Paraíba nos impulsionando, nos inspirando a conquistar nossos sonhos, alcançar nossas metas e a realizar nossos objetivos, porque como bem nos diz o título desse livro, o carrossel, meus amores, não para nunca. Está sempre em movimento.
Nilsonln 24/12/2022minha estante
Como de costume, resenha impecável e interessante. Despertou meu interesse em ler o livro, quando possível irei adquirir e lerei. Obrigado por compartilhar, super importante para o autor e para os leitores que, como eu, não tinham conhecimento do livro.

Regis 24/12/2022minha estante
Uma ótima resenha, mpettrus. Te desejo um Feliz Natal. ????

mpettrus 24/12/2022minha estante
Nilson Luis, super super super recomendo a leitura desse romance autobiográfico. Nossa, ele é tão breve, mas tão significativo. Tem o e-book na Amazon.

E feliz natal, Nilson! ??

mpettrus 24/12/2022minha estante
Obrigado pelo feedback, Regis!!! ????

E Feliz Natal pra você e sua família! ????

rfalessandra 19/07/2022

Quantas emoções em uma só leitura
É um livro que fala de família, amizade, relacionamento afetivo, preconceito, política, luto, saúde mental, superação, traumas, rotina, saúde pública, medicina, acidente, homofobia, pandemia, etc...
O livro me surpreendeu, mostrando o cotidiano de um profissional da saúde, relatando todas as dificuldades.
Enfim super recomendo, amei cada página. Favorito a vida ??
mpettrus 19/07/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso né?! Eu também fiquei surpreso com o quanto esse livro me surpreendeu!

rfalessandra 19/07/2022minha estante
Verdade, e o que me surpreendeu muito foi o dia a dia dos profissionais de saúde, na linha de frente do COVID-19 aquela adrenalina toda.

Nilsonln 03/12/2023

Impossível ficar indiferente
Não costumo ler não ficção com muita frequência, mas a leitura deste livro achei bastante válida.

Em uma narrativa simples e autobiográfica, o autor fala de suas experiências profissionais no setor da saúde pública e também de sua vida pessoal, familiar e sua relação com os amigos e colegas de trabalho.

O relato é bastante pesado em muitas partes, impossível não se emocionar, por ser verdadeiro e tocante.

São pessoas assim que fazem a diferença na vida de milhares de outras diariamente. Verdadeiros super heróis em defesa da saúde da população.

Parabéns pelo profissional, ser humano e autor, fica aqui minha profunda admiração e respeito!

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Fernanda 13/06/2022

O Carrossel Não Para - Gicélio Nóbrega
Resenha disponível no blog:

O Carrossel Não Para - Gicélio Nóbrega

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/06/resenha-o-carrossel-nao-para-gicelio.html

Gicelìo Besérra 24/07/2022

Maravilhoso, Atual e Real!
Um livro atual e que precisa de um discussão mais aprofundado. Para os leitores que tiveram a oportunidade fica a deixa: não olhem só para a superfície, há muito mais por dentro da trama. Precisamos falar sobre saúde mental, precisamos falar sobre síndrome de burnout, precisamos falar sobre a problemática nos serviços de saúde e precisamos acreditar que tudo isso vai melhorar. No entanto para que a magia aconteça a mudança deve ocorrer singularmente em cada um de dentro para fora e só assim poderemos enxergar um mundo com muito menos mal que o atual. Peço a todos que leram que resenhem o livro, pois é de suma importância para o autor ter esse feedback. Um beijo a todos e que o amor sempre prevaleça!??

lecofaria 26/08/2022

Uma leitura tocante e Inspiradora
O Carrossel Não Para, de Gicélio Nóbrega

Narrativa autobiográfica, O Carrossel Não Para nos apresenta ao jovem Gicélio que, desde a tenra infância, ansiava tornar-se médico. Em um texto de memórias, o autor nos conta os percalços que enfrentou até concluir sua graduação de medicina e, após isso, como é a vida de um profissional da área em nosso país.

Com uma escrita que lembra muito uma conversa descompromissada, Gicélio é hábil em nos envolver na narrativa que é, muitas vezes, angustiante. É tenso ler sobre como a politicagem e interesses escusos rondam os hospitais e unidades de atendimento de saúde. Mais ainda, é chocante quando ele narra como foi a realidade dos médicos durante o auge da pandemia de COVID 19.

O Carrossel Não Para é uma leitura rápida e fluida. E interessante demais, principalmente para alguém que, como eu, não é da área de saúde e pode aprender e se inspirar tanto com o relato do autor.

Andressa.Silva 28/06/2022

Incrível
?? #DreeResenhando ?

?? O Carrossel não para @drgicelionobrega // @editoraviseu ?

?Boooa noite meus amores tudo bem? Como vocês estão? Passando para trazer resenha desse livro incrível para vocês!?

?Uma trajetória marcada pela perseverança.?

? Gicélio Nóbrega traz à tona, a partir de suas vivências, o processo de amadurecimento e perseverança para realizar o sonho de ser médico, enfrentando percalços no caminho, que levaram seu corpo e mente ao extremo.?

?Conflitos profissionais, plantões desafiadores, crises de ansiedade, burnout e os primeiros momentos de uma pandemia global são cenários de um relato íntimo, em que o autor nos revela coragem, sensibilidade e inteligência para defender seus princípios, lutar por seus ideais e enfrentar a realidade prática dos atendimentos nas redes de saúde.?

?O CARROSSEL NÃO PARA mostra o ser humano atrás da imagem glamurosa projetada dos médicos, denuncia a estrutura da saúde pública e mostra-nos que a luta contra o tempo é constante e que nem sempre será vencida.?

?Desistir, no entanto, não é uma opção, quando se trata de salvar vidas.?

?Esse foi meu primeiro contato com a escrita do autor, e eu simplesmente o livro.?

?Tem uma escrita leve e gostosa, super fluida, o livro é curtinho, dá pra ler rapidinho.?

?O Gicelio tem uma escrita delicada, e consegue desenvolver super bem a história!?

?É um livro que recomendo muito que leiam! Espero que gostem tanto quanto eu!?

?Curtiram a temática do livro??

Andrea 07/07/2022

Livro curto, mas bem reflexivo
Livro curto, porém de grandes ensinamentos sobre como perseverar em meios as dificuldades para realizar seus sonhos. Um relato de todos os percalços que o autor precisou ultrapassar para se realizar profissionalmente, com alguns relatos das dificuldades enfrentadas em sua profissão. Recomendo a leitura, especialmente para quem está precisando de um incentivo para correr atrás dos seus sonhos e sem dúvida para colegas da mesma profissão.

Leitora frenética 19/07/2022

Amando
Ainda não terminei de ler,porém até o momento continua sendo uma estória que me chma bastante atenção, recomendo a quem procura uma leitura fácil e fluída!

Belly 19/07/2022

Adorei
Muito Bom
Eu gostei muito da história, não conhecia a escrita da autor, mas achei o enredo muito bem construido

Emilly maia 19/07/2022

Adoro
Nossa que livro perfeito! Leitura leve e fluída para quem aprecia uma boa obra, amei e recomendo muito!

Cris 19/07/2022

Amei
Nossa que livro maravilhoso, confesso que não tinha muita expectativa quando comecei a ler, mas a escrita do autor é realmente envolvente, pra quem está procurando um livro bom pra tirar de uma ressaca, já aviso que esse aqui me ajudou muito. Parabéns ao autor, excelente obra!

Zucleide 24/08/2022

O Carrossel Não Para
Estava tão ansiosa pra ler esse livro, que recebi das mãos do autor hoje, e hoje mesmo o li. Simplesmente MARAVILHOSO. Fazia tempo que não lia um livro de uma vez só, de tão empolgante, envolvente e emocionante que é o livro. Uma autobiografia simplesmente cativante, cheia de experiências que fizeram do autor, que é médico, um empático, humano, competente, cooperativo e gentil profissional e pessoa admirável. Parabéns, @gicelionobrega pelo seu ilustre filho. Está a sua cara.???
Gicelìo Besérra 25/08/2022minha estante
Obrigado meu anjooooo! ????????

Ale Martins 07/09/2022

Uma história super interessante
Em o carrossel não para, temos a oportunidade de conhecer um pouquinho da vida do médico Dr. Gicélio Nobrega, que em uma autobiografia muito corajosa, nos apresenta vários momentos marcantes tanto da sua vida pessoal, quanto da sua vida profissional.

Andressa 18/07/2022

Emocionante
Conclui esse livro com um quentinho no meu coração e com uma vontade enorme de abraçar o autor do livro. Que emoção, que delicadeza. Sinto por tudo que passou, por passar pela linha de fogo da Covid-19.
Iniciei a leitura pela manhã, e só parei quando terminei. Impossível para sem antes terminar a leitura.