O pequeno livro de tradições japonesas

O pequeno livro de tradições japonesas Erin Niimi Longhurst

Resenhas - O pequeno livro de tradições japonesas

mydearbooks_ 09/04/2024

Existe beleza nas coisas simples da vida
Essa é uma leitura agradável, leve, interessante e que, ao meu ver, deveria ser apreciada sem pressa.

Adorei conhecer mais detalhes sobre a cultura japonesa tradicional e espero conseguir aplicar um pouco desse estilo de vida na minha rotina. Os pontos que mais me chamaram a atenção foram: levar a vida com mais calma; apreciar as pequenas coisas, como o calor de uma xícara de chá ou o sabor de uma refeição caseira; enxergar beleza naquilo que é imperfeito e ser grata pelo momento presente.

"O Pequeno Livro de Tradições Japonesas" é um ótimo título para revisitar naqueles dias que precisamos relembrar o nosso "ikigai" ou apenas sentir um quentinho no coração.

Vanessa1826 17/03/2024

Recomendação
Adoro livros que dão dicas e conselhos para uma vida mais leve, espiritualizada. Gostei do livro de tradições japonesas, adorei mergulhar de forma mais profunda nessas tradições e cultura japonesa que para mim é um exemplo de vida. Mas em certos momentos do livro foi cansativo a leitura, muitas receitas e partes que vejo não tão necessárias para quem quer conhecer as tradições.. tirando isso, o livro é muito bom. Recomendo!

Ricky21 01/03/2024

"nova perspectiva do Japão"
Excelente livro. autodidático, apresenta o lado belo das tradições japonesas, sem filtro. ótimo para esclarecer algumas questões e ter uma "nova perspectiva do Japão".

Celly 12/10/2023

O pequeno livro de tradições japonesas
Sempre fui amante das tradições japonesas, e sempre que tenho uma oportunidade, leio sobre, e esse livro foi uma surpresa gratificante, ensina tradições lindas e que pode ser incluída a nossa rotina. Amei o livro.

Rafa 14/09/2023

Breve resumo fascinante da cultura japonesa
Uma leitura rápida, efetiva e bem resumida dos principais pontos da filosofia e cultura predominante do Japão.

Com uma linguagem bastante simplificada, repleta de exemplos práticos e listas, a autora consegue expor com maestria à realidade na qual ela se propõe à apresentar.

"Dê pequenos passos e em iterações. Pare para ver como você e outras pessoas estão, e reflita, mas sem exagerar na autocrítica. Encontre equilíbrio, faça pausas e saboreie o silêncio. Comece. Acolha os arranhões, cicatrizes e esfolados obtidos por ter tentado. Caia sete vezes e levante-se oito. Continue. É isso que quero transmitir com o PEQUENO LIVRO DE TRADIÇÕES JAPONESAS".

jbueno2023 27/04/2023

Interessante
Gostei bastante deste livro, pois a autora ensina muito da cultura japonesa, seus costumes, culinária, hobbies e pensamentos. Recomendo.

Leticia.Baldini 23/02/2023

Uma junção de pesquisa do Wikipedia juntada no livro. Pra quem já conhece bastante coisa do Japão é uma leitura totalmente entediante

Thiagookling 18/02/2023

Caiu no marasmo e caiu na vala do comum
Gosto desses livros que propõe perpassar por várias alguma coisa (nesse caso, filosofias e tradições nipônicas que tanto admiro), mas não sei por qual razão alguns autores não se contentam que esses livros podem ser breves e está tudo bem. Mas não, insistem em tentar estender o livro colocando inúmeras receitas/capítulos de forma completamente rasa e fazendo com isso o livro se tornar arrastado.

Talvez um dia eu volte, mas deu preguiça.

Thiago RH 18/01/2023

Arte e ensinamentos japoneses
A beleza do livro está nos seus ensinamentos baseados na tradição japonesa, além de contar com belíssimas ilustrações. É uma leitura rápida e tranquila. A autora mostra como conceitos e ditados populares da cultura japonesa são aplicados no seu dia a dia e os benefícios que podem nos trazer. Achei interessante o contraste entre costumes que buscam a disciplina, melhoria constante e persistência com ideias que prezam pelo equilíbrio, a beleza da imperfeição e a fluidez.

Carla.Zuqueti 10/12/2022

Vida plena
?Encontre equilíbrio, faça pausas e saboreie o silêncio. Comece. Acolha os arranhões, cicatrizes e esfolados obrigou por ter tentado.

Caia sete vezes, levante-se oito. E continue.?

?O pequeno livro de tradições japonesas? é um compilado escrito por Erin Niimi, filha de japoneses e ingleses, que resgata toda sua experiência com a cultura japonesa. Mas além disso, ela coloca de forma muito aplicável, lições que a cultura japonesa pode nos trazer para ter mais paz e equilíbrio no dia a dia.

Traz conceitos importantes para as tradições japonesas e seus significados como:

Ikigai - seu proposto e razão de ser

Wabi-sabi - a beleza da efemeridade da vida

Kintsugi- a beleza da imperfeição

Com esses três pilares, Erin demonstra a importância de ter um propósito na vida, algo que nos faz levantar da cama todos os dias de manhã. A importância de reconhecer que a vida é passageira e que precisamos viver o presente. Estar presente e ter atenção plena. E com kintsugi, a importância de saber que vamos cometer erros, mas que isso não é a morte. Que todos os erros trazem um aprendizado e que é importante saber conviver com isso e aceitar nossa natureza falha.

?Mas a coisa mais importante que aprendi em minha jornada até o momento é que o fracasso é inevitável. Essa descoberta foi uma das mais liberadoras da minha vida.?

Também dá dicas de qualidade de vida baseada na filosofia japonesa, como ?banho de floresta? e a importância de estar conectado com a natureza, a importância de manter uma dieta equilibrada para tirar o melhor do funcionamento do nosso corpo, e o banho de imersão, que traduz como a água é importante é que podemos fazer do banho um ritual de faxina mental também.

É um livro muito interessante para quem tem curiosidade sobre tradições japonesas, mas também para quem deseja ter uma vida mas tranquila e equilibrada, sabendo que teremos sucessos e fracassos, mas que para tudo há um ganho.

Bianca.Rivabem 19/11/2022

Um jogado de coisas
Eu adoro ler sobre as tradições da cultura japonesa, achei que esse seria uma boa, mas são vários conceitos jogados sem nenhum aprofundamento. A parte das receitas zero necessária, poderia ter focado mais nas vivências
Thiagookling 18/02/2023minha estante
exatamente. Poderia apenas se concentrar em aprofundar um pouco em cada uma das ideias, mesmo que o livro ficasse curto, mas começou jogar algumas "receitas de:" e tornando o livro arrastado. Enquanto apenas é exposto as filosofias/tradições, é bem legal, mas esses capítulos dão uma preguicinha...

Patricia1194 15/10/2022

Tradição
Uma viajem na cultura japonesa, todo seus significados e tradição. Um livro muito agradável de ler. Nós faz refletir na nossa vida.

Akira 03/10/2022

Cultura e autoconhecimento!!
Recentemente finalizei O Pequeno Livro de Tradições Japonesas e posso afirmar que foi uma ótima leitura. Muito bem escrito, o livro é um pequeno compêndio de tradições japonesas e como elas podem nos auxiliar em nossa vida pessoal, utilizando como foco a atenção plena. Além das dicas da autora serem excelentes ela também se preocupou em como podemos adaptar cada tradição da cultura do sol nascente para nós do ocidente, se utilizando de meios mais próximos da nossa realidade, ja que não estamos no Japão ( pelo menos eu não, mas gostaria ).
O livro também possui diversas receitas maravilhosas para quem gosta de se aventurar na cozinha e é bem variado em seus tópicos, fazendo com que o leitor se identifique seja com uma ou outra tradição e acabe se interessando em pratica-las. As ilustrações também são maravilhosas e o a HarperCollins caprichou na edição.
Um livro simples mas que pode lhe interessar se você assim como eu é um curioso por novas culturas!