O poder da geografia

O poder da geografia Tim Marshall




Resenhas - O Poder da Geografia


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Rodrigo 09/06/2024

Mais do mesmo, e foi um urro
O Poder da Geografia, do jornalista inglês Tim Marshall, é uma continuidade do seu livro quase homônimo, Prisioneiros da Geografia. A fórmula é a mesma - explicar como os aspectos geográficos de uma nação influenciam sua economia, as relações internacionais e sua política de defesa. Dessa vez, os países citados foram: Austrália, Irã, Reino Unido, Turquia, Etiópia, Espanha, dentre outros.

Devido à complexidade do assunto, o texto flutua entre partes fluidas e outras enfadonhas, sob o olhar de quem já rodou o mundo como repórter de guerra. Nesse pacote, leva-se também um tanto da história de cada país, e a chance de viajar até épocas anteriores à era cristã. E, na atualidade, temos ainda os efeitos da globalização, covid-19, novas tecnologias de defesa e os impactos decorrentes das mudanças climáticas.

Contudo, o resultado final é neutro. O livro não funciona como entretenimento, não é fluido, o tamanho de letra é horrível e sem versão pra kindle... melhor seria se tivesse abandonado logo e ido pra outras leituras, mas, por outro lado, passei a entender um pouco melhor o mundo atual. Não é um livro pra qualquer leitor, há de se ter os óculos em dia e gostar muito do tema para seguir em frente.
Gi 19/06/2024minha estante
Então este vou passar.


Rodrigo 20/06/2024minha estante
Melhor... mas o anterior, Prisioneiros da Geografia, é bom, e tem pra kindle....


Bruno H 23/06/2024minha estante
Gostei de ambos, só achei que no segun ele poderia ter incluído o Brasil, uma vez que este país está no centro das atenções geopolíticas do momento.


Rodrigo 23/06/2024minha estante
Seria muito bom ler a visão dele para o nosso Brasilsão véi de guerra...




LuisfelipeBN 07/06/2024

Divertidas curiosidades
Esse é o segundo livro do Tim Marshall que tive oportunidade de ler. Com base nessa experiência afirmo que o autor tem um caráter mais jornalístico (o que não nega a profissão) e menos científico ou historiográfico. O texto tem elementos históricos para contextualizar o presente através de um panorama e também é repleto de efemérides. É uma escrita leve e que me agrada. Não posso deixar de notar os vieses pessoais do autor, no geral se apresenta equidistante das partes, mas ainda deixa escapar uma coisa ou outra.
comentários(0)comente



Leandro.Santana 23/01/2024

Discute os desafios geopolíticos de Austrália, Irã, Arábia Saudita, Grécia, Turquia etc.
Tim Marshall é um jornalista britânico especializado em geopolítica. O autor já escreveu diversos livros sobre o tema, incluindo Prisioneiros da Geografia, cujos trechos eu publiquei algumas vezes por aqui.

Eu tive a impressão de que o Poder da Geografia é uma espécie de continuação do livro anterior. No primeiro livro, o autor discute os desafios geopolíticos de Rússia, China, EUA, Europa Ocidental, entre outros.

Em O Poder da Geografia ele segue o mesmo modelo, mas com outras regiões do globo, como Austrália, Irã, Arábia Saudita, Grécia e Turquia. Talvez regiões menos nobres do ponto de vista político e econômico para serem priorizadas em um primeiro momento, mas importantes e turbulentas o suficiente para fazer parte de sua continuação.

O Brasil é abordado brevemente em Os Prisioneiros da Geografia, dentro do capítulo da América Latina. Isso não é necessariamente ruim, pois em O Poder da Geografia os países abordados estão passando por conflitos militares ou disputas internas significativas, como a Espanha e a Etiópia.

Um livro é independente do outro, mas vale a pena ler os dois. Inclusive, espero que novos livros sejam publicados apresentando outras regiões do mundo
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR