O poder da geografia

O poder da geografia Tim Marshall

Resenhas - O Poder da Geografia

Rodrigo 09/06/2024

Mais do mesmo, e foi um urro
O Poder da Geografia, do jornalista inglês Tim Marshall, é uma continuidade do seu livro quase homônimo, Prisioneiros da Geografia. A fórmula é a mesma - explicar como os aspectos geográficos de uma nação influenciam sua economia, as relações internacionais e sua política de defesa. Dessa vez, os países citados foram: Austrália, Irã, Reino Unido, Turquia, Etiópia, Espanha, dentre outros.

Devido à complexidade do assunto, o texto flutua entre partes fluidas e outras enfadonhas, sob o olhar de quem já rodou o mundo como repórter de guerra. Nesse pacote, leva-se também um tanto da história de cada país, e a chance de viajar até épocas anteriores à era cristã. E, na atualidade, temos ainda os efeitos da globalização, covid-19, novas tecnologias de defesa e os impactos decorrentes das mudanças climáticas.

Contudo, o resultado final é neutro. O livro não funciona como entretenimento, não é fluido, o tamanho de letra é horrível e sem versão pra kindle... melhor seria se tivesse abandonado logo e ido pra outras leituras, mas, por outro lado, passei a entender um pouco melhor o mundo atual. Não é um livro pra qualquer leitor, há de se ter os óculos em dia e gostar muito do tema para seguir em frente.
Gi 19/06/2024minha estante
Então este vou passar.

Rodrigo 20/06/2024minha estante
Melhor... mas o anterior, Prisioneiros da Geografia, é bom, e tem pra kindle....

Bruno H 23/06/2024minha estante
Gostei de ambos, só achei que no segun ele poderia ter incluído o Brasil, uma vez que este país está no centro das atenções geopolíticas do momento.

Rodrigo 23/06/2024minha estante
Seria muito bom ler a visão dele para o nosso Brasilsão véi de guerra...

LuisfelipeBN 07/06/2024

Divertidas curiosidades
Esse é o segundo livro do Tim Marshall que tive oportunidade de ler. Com base nessa experiência afirmo que o autor tem um caráter mais jornalístico (o que não nega a profissão) e menos científico ou historiográfico. O texto tem elementos históricos para contextualizar o presente através de um panorama e também é repleto de efemérides. É uma escrita leve e que me agrada. Não posso deixar de notar os vieses pessoais do autor, no geral se apresenta equidistante das partes, mas ainda deixa escapar uma coisa ou outra.

Leandro.Santana 23/01/2024

Discute os desafios geopolíticos de Austrália, Irã, Arábia Saudita, Grécia, Turquia etc.
Tim Marshall é um jornalista britânico especializado em geopolítica. O autor já escreveu diversos livros sobre o tema, incluindo Prisioneiros da Geografia, cujos trechos eu publiquei algumas vezes por aqui.

Eu tive a impressão de que o Poder da Geografia é uma espécie de continuação do livro anterior. No primeiro livro, o autor discute os desafios geopolíticos de Rússia, China, EUA, Europa Ocidental, entre outros.

Em O Poder da Geografia ele segue o mesmo modelo, mas com outras regiões do globo, como Austrália, Irã, Arábia Saudita, Grécia e Turquia. Talvez regiões menos nobres do ponto de vista político e econômico para serem priorizadas em um primeiro momento, mas importantes e turbulentas o suficiente para fazer parte de sua continuação.

O Brasil é abordado brevemente em Os Prisioneiros da Geografia, dentro do capítulo da América Latina. Isso não é necessariamente ruim, pois em O Poder da Geografia os países abordados estão passando por conflitos militares ou disputas internas significativas, como a Espanha e a Etiópia.

Um livro é independente do outro, mas vale a pena ler os dois. Inclusive, espero que novos livros sejam publicados apresentando outras regiões do mundo