A travessia de Greta James

A travessia de Greta James Jennifer E. Smith

Resenhas - A travessia de Greta James

Queria Estar Lendo 06/07/2022

Resenha: A Travessia de Greta James
A Travessia de Greta James é um lançamento de Junho da Editora Arqueiro, que enviou esse exemplar em cortesia. Um romance adulto de Jennifer E. Smith sobre família, culpa e luto.

A história segue Greta, uma estrela do rock que está passando por um momento difícil. Sua mãe morreu faz três meses, a carreira de Greta deu uma pausa por isso, e ela não está mantendo contato com o pai. No entanto, seu pai e sua mãe, junto com alguns amigos aposentados, tinham reservado um cruzeiro para o Alasca. E agora tem um lugar vazio.

Por insistência do irmão, Greta resolve embarcar nessa viagem. Para tentar estar ali pelo pai, com quem sempre teve problemas. E para tentar se encontrar em meio ao luto e à solidão.

A Travessia de Greta James é uma história surpreendente. Em todos os sentidos. É emocionante, bonita, melancólica. Faz paralelos entre a arte e a vida de maneira brilhante. Através da sua protagonista, nos conduz por uma viagem entre geleiras, cidades pequenas e a solidão do mar do Alasca.

"- Quando falamos que livros podem mudar as pessoas, eu sempre acho graça, porque sim, claro que podem."

A Greta é uma ótima protagonista, por ser tão real. Tudo que ela sente é muito intenso, mas está presa nessa bolha em que não consegue expressar. Sua última música foi uma tentativa de extravasar os sentimentos presos pela morte da mãe, mas ela não se saiu tão bem nela. E, agora, tão perto do pai com quem construiu uma relação tão conturbada, é ainda mais difícil.

O peso do luto, da solidão e da culpa carregam Greta por uma história em partes triste, em partes esperançosa. É sobre superar, mas sem realmente superar. Sobre aceitar, sem realmente aceitar.

A Travessia de Greta James tem uma narrativa bem simples e rápida, mas é certeira em expressar os sentimentos de todo mundo. A relação da Greta com seu pai, Conrad, é frustrante, mas por isso tão realista. Os dois não se entendem desde que ela era pequena. Sua escolha pela música o perturba, mas os motivos para as perturbações, para eles não conversarem, só aparecem com o tempo.

Além do pai, Greta também passa a conviver mais com os amigos da mãe, aposentados simpáticos que querem aproveitar ao máximo aquela viagem. Mary, principalmente, é com quem Greta tem as melhores interações. A melhor amiga de sua falecida mãe é uma figura gentil, atenciosa e muito empática. Foi com as conversas delas que o livro me fez chorar muito.

"Duas pessoas no escuro, se olhando como se houvesse um fio esticado entre elas."

Tem também Ben, um escritor em crise para trabalhar no seu segundo livro, que aproveitou essa viagem para se conectar com a natureza. Inspirado pelo autor que inspirou seu primeiro livro, Jack London. Muito se comenta sobre O Chamado Selvagem durante a história, e eu gostei demais de ter lido o clássico antes para poder conhecer as nuances do que estava sendo discutido.

Os paralelos entre a obra de Jack London e a jornada por uma parte inóspita do mundo é muito forte. Assim como o paralelo entre viver e sobreviver.

Todos os temas que aparecem no livro são tratados com a devida profundidade e, ao mesmo tempo, de maneira simples. Porque é uma história sobre a vida; sobre o fim dela, o recomeço, sobre segundas chances, sobre tomar decisões erradas e ter tempo de remendá-las.

A música de Greta fala muito sobre suas emoções, e é muito bonito acompanhá-la se reaproximando de uma parte tão importante de quem é. Ainda que marcada pela perda abrupta.

A edição é muito bonita, com uma diagramação espaçosa, fonte confortável e um papel ótimo. A tradução da Regiane Winarski também, perfeita. A adaptação das frases, o jeito simples e poético quando se fala nas músicas, ficou tudo muito bom.

A Travessia de Greta James foi, no fim das contas, uma surpresa. Um livro muito bonito sobre a preciosidade da vida, sobre a iminência da morte, e tudo que há entre essas duas coisas.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/07/resenha-travessia-de-greta-james.html

Ray 15/01/2024

Toda uma história
Talvez não seja a intenção da premissa, mas, para mim, este livro foi reconfortante.
Apesar de ter uma dose de romance, o enredo não é centrado nisso. Na verdade, o desenvolvimento é voltado para a reflexão do luto e para a relação parental da personagem principal com seu pai.

Bom, não foi O livro, com Aquele enredo, mas foi uma boa leitura. Eu só gostaria que a reta final não fosse não corrida quanto foi, acredito que daria para ter trabalhado mais no desfecho. Mas no geral, foi muito bom e interessante ler sobre a evolução dos personagens e a "travessia" percorrida por eles, e, embora não tenha tido o final que eu gostaria, foi o final que no fundo eu sabia que era o correto.

Ari 09/08/2023

Que gostoso
Foi um ótimo livro pra me tirar da ressaca literária.
Eu me emocionei e me identifiquei mesmo não passando pelo que ela passou. Pq sabemos que todos um dia irá passar. E consegui me colocar no lugar dela, de sentir as dores dela.
Foi uma ótima leitura com um final que não estamos acostumados, eu asmei o final. ?
Quero ler mais livros dessa autora.
Vit 09/08/2023minha estante
??

Fabi | @ps.leitura 01/08/2022

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
A vida de Greta James mudou completamente nos últimos tempos e desde então, ela vem fazendo o possível para conseguir lidar com todas as questões que surgem e o avalanche de emoções.

Greta teve uma grande "explosão" como cantora, mas nunca foi um caminho fácil. Antes de conseguir ingressos esgotados para seu show, ela passou grande parte da sua adolescência tocando violão na garagem e se aperfeiçoando cada vez mais.

Helen, sua mãe, foi sua primeira fã e seu rosto sempre se iluminava na plateia. Em contrapartida, seu pai, Conrad, não via futuro em sua carreira, então acabava se distanciando e não prestigiando o talento da própria filha.

Só que a vida de Greta muda completamente quando sua mãe morre, poucas semanas antes de lançar seu aguardado segundo álbum. Ela desmorona no palco e o vídeo viraliza. Agora, dando um tempo em sua carreira para digerir tudo o que aconteceu, ela embarca em um navio para o Alasca com o seu pai, já que era a forma que ele e a sua mãe completariam o aniversário de casamento.

Em meio a todos os acontecimentos, Greta vai tentar recuperar a sua confiança, tentar se aproximar de seu pai e vai acabar descobrindo mais do que esperava.

Já havia lido outras obras da Jennifer E. Smith, então conhecia a sua escrita. Quando soube desse lançamento, fiquei realmente instigada em conhecer mais sobre a trajetória da personagem e como tudo iria desenrolar.

Me deparei com uma história que vai além da relação entre pai e filha. Essa é uma obra que mostra uma personagem tentando superar o luto e tentando lidar com todos os sentimentos conflitantes que o mesmo é capaz de proporcionar. Também vemos uma personagem lidando com o futuro da sua carreira após um vídeo ganhar uma enorme expansão na internet, afinal, hoje em dia é muito simples ter um conteúdo viralizado, ainda mais de uma forma ruim.

Então ver essa trajetória da Greta me deixou presa na história. Em muitos momentos ficava um pouco incomodada com algumas falas de seu pai. Entendo por ser um personagem na terceira idade, estar triste por ter perdido sua amada esposa, mas a forma como ele e sua filha se relacionam, me deixou realmente triste. Aqui fica perceptível como há feridas abertas em ambos os personagens.

E quando Greta conhece Ben, um historiador que também está passando por um momento delicado em sua vida e está no navio para fazer uma palestra sobre o livro O chamado selvagem, que sua mãe adorava, ela percebe uma grande conexão com ele e se apoiam um no outro para compartilhar e compreender as escolhas da vida. Nesse ponto posso dizer que gostei de ver a relação de ambos. Era visível como estavam fragilizados e precisavam disso para conseguirem não só sobreviverem aos dias no navio, mas também como seguirem com a vida.

Num geral, A Travessia de Greta James foi uma leitura boa. Ela me proporcionou inúmeras emoções ao decorrer de cada capítulo: estava realmente triste em ver a relação entre pai e filha, e torcia para que tanto Greta quanto Conrad, conseguissem superar essa dor tão grande. E em outros, estava curiosa para saber o contexto final dessa história sobre luto, fama e amor.

site: https://www.psamoleitura.com/2022/07/resenha-a-travessia-de-greta-james.html

Joyce Adrielle 26/11/2022

Recomeçar
É uma história sobre recomeçar, sobre aprender a conviver sem alguém que você tanto ama e seguir em frente com os que ficaram.

Greta e o pai tem um relacionamento extremamente difícil, com brigas em excesso sobre pensamentos e verdades diferentes e que tinham a mãe/esposa como balizadora, porém Helen morreu e eles precisam entender as diferenças e encontrarem algo em comum para continuarem a conviver ... O amor.

Gostei muito da história! A autora encontrou uma forma leve e agradável de escrever sobre o relacionamento se pai e filha.

Maíra Marques | @literamai 07/08/2022

? ?Quando falam que livros podem mudar as pessoas, eu sempre acho graça, porque sim, claro que podem. Mas no meu caso não é uma metáfora. Minha vida teria sido completamente diferente se eu não tivesse encontrado aquele livro. Ou se o livro não tivesse me encontrado.?
?? Nem sei por onde começar a falar desse livro! Foi a leitura certa no momento em que eu mais precisava. "A Travessia de Greta James", de Jennifer E. Smith, fala sobre os diferentes tipos de luto e o poder dos recomeços.
Não faz muito tempo que Greta perdeu a mãe para o câncer e isso abalou a estrutura de toda a família, já que ela era o pilar desta. Greta é guitarrista de uma banda (indie? nem ela sabe haha), e seu pai não aceita a vida que a filha decidiu ter (esperava que ela se formasse na faculdade, casasse, tivesse filhos etc). Helen quem gerenciava o relacionamento entre pai e filha, e sua morte os afasta ainda mais.
Alguns meses após Helen partir, Asher- irmão de Greta- diz que ela deveria aproveitar a pausa de sua carreira para viajar com o pai no cruzeiro para o Alasca, a viagem de quarenta anos de casado de seus pais, se Helen estivesse viva. Greta não acha que será uma boa ideia, mas também não consegue imaginar o pai encarando o que era para ser um momento especial, sozinho.
Conrad e Greta são idênticos! Personalidades muito fortes, o que contribui para que pai e filha vivam sempre em conflito. No navio, um parece fugir constantemente do outro. O pai precisa seguir em frente com sua vida. A filha precisa dar a volta por cima em sua carreira (que está afundando) e superar a perda da mãe.
No meio de todo esse conflito, temos ainda Ben Wilder, um historiador e escritor fascinado por Jack London, e a quem Helen gostaria muito de ter conhecido durante essa viagem. Ben é TÃO MARAVILHOSO! Impossível não se apaixonar por ele! É um pai desesperado em perder o amor de suas filhas após o casamento ter falhado, e que tem medo de encarar outro relacionamento.
A história se passa em apenas uma semana, durante o passeio no cruzeiro, e mesmo assim a autora conseguiu desenvolver muito bem cada personagem e desenrolar narrativas tão delicadas e distintas! São todos seres particulares, com problemas específicos, e que precisam lidar da melhor forma possível para continuarem a viver. É o tipo de história que renova sua energia e mostra o quanto a vida pode ser bonita nos pequenos detalhes.

Ana Claudia 12/02/2023

Greta é cantora e teve uma ascensão muito grande no cenário musical até passar por um vexame em uma apresentação no palco e o vídeo ter viralizado e sua carreira precisar ser interrompida.

Sua mãe é sua grande incentivadora, sempre presente e a apoiando em seus shows. Seu pai Conrad não vê com bons olhos a profissão que Greta quis ter, preferiria que ela tivesse algo mais estável financeiramente. A relação deles dois não é lá muito boa e, desde jovem, com muitas discussões e desentendimentos.

Quando sua mãe morre, o mundo de Greta cai. Conrad havia planejado uma viagem de navio para o Alasca para comemorar 40 anos de casados. No entanto, a esposa morreu antes. Ele mantém viagem e o irmão de Greta sugere que ela faça a viagem no lugar da mãe até para poder se aproximar mais de Conrad uma vez que a relação dos dois está bem estremecida.

Greta embarca na viagem de uma semana para o Alasca com o pai. Lá ela conhece Ben, um historiador que escreve livros. Casado e passando por uma crise conjugal, ele está nessa viagem para clarear suas ideias, respirar outros ares, refletir sobre o rumo da sua vida. A sintonia entre Greta e Ben é imediata. Eles passam horas conversando e fazem alguns passeios turísticos juntos. Eles se entendem e tentam se ajudar em suas dificuldades. Um amor surge entre eles e Greta ainda precisa lidar em aparar as arestas com seu pai.

Luana 17/06/2023

Nem sempre é fácil para os pais entenderem as decisões de seus filhos. Nem sempre é fácil prós filhos entender o ponto de vista dos seus pais. Podem passar anos e esse urso sempre na sala.
Esse livro fala meio que sobre isso, questões familiares difíceis de resolver, onde ambos podem ter razão em algum momento e estar errados em algum momento.

PriPatruni 14/06/2022

Faltou algo pra mim!!
Ainda não sei bem... O livro não é ruim, só achei que ficou faltando alguma coisa... Não me identifiquei com a escrita. Achei que em alguns momentos os diálogos ficavam vagos, não sei explicar.
Estava com a expectativa altíssima pra essa leitura, talvez tenha sido isso!
Aninha 31/07/2022minha estante
Eu ainda não terminei a leitura, mas vim aqui dar uma olhada nas opiniões pra saber se alguém se incomodou com isso também. Os diálogos se misturam com as memórias e fica tudo muito confuso.

Rodolfo 26/11/2023

Greta James é uma cantora de sucesso, mas tudo o que ela mais gostaria era de esquecer seu último show e a vergonha que passou.
Agora, preste a embarcar em um cruzeiro pelo Alasca com seu pai, com quem não se dá muito bem e sem a mãe, que morreu há pouco tempo, ela não tem certeza se será capaz de sobreviver a essa viagem.
Para complicar ainda mais, ela acaba conhecendo Ben, um rapaz que está no cruzeiro para fazer uma palestra e que está saindo de um casamento que não deu muito certo.
Durante a viagem acompanhamos o desenvolvimento de Greta diante da relação com seu pai bem como seu envolvimento com Ben, porém nenhuma das duas relações se mostram tão fáceis para Greta.
Confesso que achei a "pendência" do passado entre Greta e seu pai um pouco mal explicada e mal resolvida, não tendo muitas menções ao passado dos dois para justificar aquele estranhamento na relação deles.
Talvez essa não seja uma leitura unânime, mas sem dúvida a superação é uma lição a ser aprendida com os personagens.

Cris 27/07/2022

Que travessia!

O livro conta a história de Greta, uma cantora famosa que desmorona após a morte de sua mãe e que acaba concordando em fazer um cruzeiro com seu pai, com quem não tem uma relação muito boa. Durante a viagem conhece Ben, um escritor que também está passando por mudanças na vida.

Que livro incrível!!

Muito embora a sinopse oficial leve a crer que o tema central é a relação pai/filha, na verdade é sobre luto. Na história vemos Greta tentando encontrar uma forma de seguir a vida após perder a mãe que era sua melhor amiga, Greta não sabe mais quem é ou como continuar.

Os diálogos entre Greta e Ben são questionadores e reflexivos, principalmente no que diz respeito às escolhas que fizeram, à vida que escolheram e aos "ses" infinitos.

Não espere um livro de romance, está história vai muito além de um caso de amor, espere um livro que aborda um tema difícil de maneira sensível e profunda.

A escrita da autora é maravilhosa, assim como as paisagens, impossível não se emocionar em várias passagens.

Para quem gosta de romance com temática adulta e reflexiva,

RECOMENDO

Eu_Romanceando 07/12/2023

Greta James alcançou o sucesso com sua música, mas isso trouxe também um afastamento com seu pai. Afinal, ser musicista não é uma carreira com garantias.

Agora, com a morte da mãe, que era sua maior fã e incentivadora, esse abismo entre eles parece ainda maior e quando seu irmão pede para que ela acompanhe o pai em um cruzeiro no Alasca, Greta acredita ser uma péssima ideia, principalmente por eles não concordarem com nada, mas, a vida sempre pode nos surpreender.

Eu amo livros em que o protagonista passa por uma jornada de descoberta e no caso de Greta, é mais intenso por causa do luto e da culpa que ela carrega por não estar por perto quando a mãe morreu, além disso, ela precisa reconstruir a relação com pai e provar que ainda ama fazer música.

Particularmente eu gostei bastante da Greta, ela é uma protagonista forte, decidida e verdadeira com seus sentimentos, com seus desejos. Foi muito bom acompanhar sua jornada, não só para ter uma relação melhor com pai, mas se aproximar de pessoas que foram importantes e que compartilharam uma vida com a mãe.

Uma lista história de descoberta e recomeço.

Geysa Ferraz 20/08/2022

Greta James
Greta é uma rockstar que acaba de perder Helen, sua mãe. Com a carreira abalada, ela aceita passar oito dias em um cruzeiro para o Alasca com o pai, Conrad.

O relacionamento de Greta com o pai nunca foi dos melhores, e durante a viagem, que era pra ser apenas dos pais, isso se torna ainda mais difícil.

Em luto recente pela perda de Helen, eles tentam se aproximar, mas a tenacidade de ambos e a incapacidade de pedir desculpas, dificulta o processo de reaproximação.

No entanto, durante a viagem, Greta conhece Ben, um professor e escritor best seller, recém divorciado e muito fã do livro clássico "O chamado selvagem" de Jack London. Será que Ben será capaz de fazer Greta sair do seu luto e seguir em frente?

O passeio pelas maravilhosas e paradisíacas paisagens do Alasca, acaba sendo uma forma de todos se reerguerem e por um pequeno período, superar os problemas que os assolam.

A travessia de Greta James é um livro que trata principalmente de amor, perdão e recomeços. Além disso, traz música, escrita e a leitura como temas secundários. ?????

Em diversos momentos me emocionei durante a leitura, segurem os lencinhos ao ler essa história.

Nota: 4,5?

Livro recebido pelo sorteio da @editoraarqueiro

???????