Limites da democracia

Limites da democracia Marcos Nobre

Resenhas - Limites da democracia

Biblioteca Álvaro Guerra 07/08/2023

Limites da democracia radiografa os últimos dez anos da vida política nacional. Do abalo sísmico provocado pelas manifestações de junho de 2013, passando pela Operação Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a eleição de Bolsonaro, o período é visto através das particularidades do sistema político.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786556922843

Ronnald.Trindade 04/10/2023

O livro do filósofo Marcos Nobre como um dos muitos bons exemplos para se pensar numa história do tempo presente/história atual do Brasil. Lançado em 2022, o livro possui uma base interessante de fontes e assuntos a serem tratados. Suas 320 páginas, contudo, não significam que há uma falta de informações, sobretudo, sobre um momento conturbado e o qual ainda será muito revisado pela historiografia brasileira. Aliás, o filósofo não pretende esgotar todos os problemas e agentes do período de 2014 até 2022 do país, na realidade, o objetivo da obra está muito mais centrado em produzir reflexões acerca de como "junho de 2013" pode vir a ter se tornado a eleição de Bolsonaro. Com inúmeras desconstruções (como junho de 2013 está ligado ao bolsonarismo) o livro tem um início um tanto complicado - aliás, as notas de rodapé no final da obra não ajudam em nada para uma melhor compreensão, porém, ao longo de suas páginas consegue se tornar mais palatável, ainda mais para aqueles, que nem eu, não possuem ainda um vasto conhecimento de obras que dominem o assunto político. Por fim, ressalto a importância singular da obra, seus apontamentos finais nos ajudam a produzir uma "luz no fim do túnel" para a democracia brasileira e, sobretudo, para o fim da extrema direita.

Eduardo.Grizenti 14/04/2024

Um ótimo panorama
Apesar de ainda não estar totalmente convencido com a crítica ao presidencialismo de coalizão apresentada, a análise do Marcos Nobre é um execelente panorama da trajetória da democracia brasileira de 2013 a 2022.