Sob o Signo do Café

Sob o Signo do Café Jéssica dos Santos

Resenhas - Sob o Signo do Café

Amanda 16/08/2023

Romance de época fora da caixinha
Esse livro chamou minha atenção pela capa desde o começo, quando li a sinopse fiquei encantada e ao ver as resenhas de algumas pessoas que sigo, resolvi dar uma chance. O história é doce, meio clichê, mas ao mesmo tempo recheada de originalidade e principalmente representatividade com Louisa e suas causas e dificuldades.
Louisa Holbrook é filha de um comerciante inglês, Philipp é um homem de posses e vem uma família prestigiada na Inglaterra, quando chega ao Brasil em nome da coroa, acaba exercendo em suas terras o que considerava certo, ou seja, não tinha escravos e libertava a todos que podia. Até que conheceu Júlia, uma escrava que foi abusada por seu patrão e jogada para morrer após uma surra. Ele a socorre e com o tempo a amizade, carinho e respeito viram amor e eles se casam. Philipp já tinha um filho e herdeiro, portanto, pode casar sem problemas com a jovem liberta e desse amor, nasceu Louisa. Ela puxou a pele de sua mãe e apesar de crescer no meio do luxo e ser educada como uma dama inglesa, ela sofre muito preconceito e não é aceita em muitas casas na Inglaterra. Quando seu irmão aceita uma proposta para voltar ao Brasil exercendo o cargo que já foi de seu pai, ele aceita e pede a Louisa que o acompanhe e é aqui que a aventura da mocinha começa.
Rodolfo Texeira é um janota, filho de um cafeicultor, estudou em Paris e valoriza em excesso tudo o que vem da Europa, lugar para onde sonha retornar. Ele ama os pais e a irmã, mas não deixaria de ir se tivesse uma oportunidade. Até que conhece Louisa, uma mulher sofisticada, inteligente e lindíssima que chama sua atenção de cara e o faz repensar alguns de seus desejos de vida. Mas não só Rodolfo se encantou por ela, o temido Coronel da região também a achou atraente e decidiu que ela seria sua esposa, matando 2 coelhos numa cajadada só, dinheiro e poder.
O livro conta a jornada de Louisa desde a Inglaterra até as descobertas que fez sobre si e a rica terra do café. Sua luta pela liberdade e simplicidade encantam em cada página virada. Eu amei o casal, apesar de achar Rodolfo um chato de primeira. Virei cadelinha do William, o marquês escocês e estou torcendo pelo livro dele que será o próximo que devo ler. Enfim, leia, é uma ótima leitura.

Aisha Andris @AishandoBooks 23/05/2022

Romance de época maravilhoso com representatividade negra
“Sob o Signo do Café” é um romance de época bem curtinho, mas que aborda dois temas super importantes: a escravidão e o racismo. Nós começamos a história acompanhando a discrepante forma como vivem Philip, um inglês abastado que é enviado para o Brasil para tratar com os grandes produtores de café e é tratado com toda a deferência e respeito possíveis, e Júlia, uma jovem africana que já nasce sob o terrível jugo da escravidão e é vista como menos que um animal pela sociedade. No entanto, por mais improvável que seja, o caminho desses dois se cruza quando seu “bom senhor cristão” (alerta de ironia pesada aqui) resolve se livrar de Júlia após estuprá-la e colocar um filho na barriga dela.
A jovem escravizada é acolhida e libertada por Philip, tornando-se responsável por cuidar do filho dele. Infelizmente (ou felizmente, dependendo do ponto de vista), a gravidez dela acaba não vingando. A convivência faz com que Philip e Júlia se apaixonem perdidamente um pelo outro e, apesar da oposição da sociedade, ele resolve tomá-la como esposa. Dessa união, nasce a nossa mocinha, Louisa, que mais tarde é enviada pelos pais para a Inglaterra, para viver com os tios, um casal de barões que a acolhe com todo o amor do mundo.
Louisa leva uma vida privilegiada, se comparada à dos demais negros da sociedade, mas isso não significa que não sofra por conta do seu tom de pele. Apesar de vir de uma ótima linhagem, ela não pode ter uma temporada nem participar dos bailes e eventos que as demais jovens de sua idade frequentam, porém a bicha não abaixa a cabeça pra quem tenta humilhá-la, não. E eu amo ver ela pisando neste povo racista!
Além de Louisa, quem também vive na Inglaterra é Alexander, fruto do primeiro casamento de Philip, com uma inglesa de “sangue azul” como ele. Nem preciso falar que Alexander é tratado de forma totalmente diferente da irmã, né? Pois bem, o rapaz não tem muita ideia do que fazer da vida, por isso quando o tio mexe os pauzinhos e convence a rainha a nomeá-lo para a mesma posição que o pai ocupava no Brasil, ele acaba aceitando. Assim Alexander e Louisa embarcam para o nosso país, onde o caminho da nossa mocinha se cruzará com o de um brasileiro metido a francês que fará o coração dela bater mais depressa… e também com o do mesmo homem que violentou sua mãe no passado e que agora voltará os olhos cheios de cobiça para ela, o que rende momentos tensos ao longo da leitura. Quem também participa da história é William, o mocinho de “O Algodão da tua Pele”, e sem palavras pro tanto que esse homem é maravilhoso.
Não vou falar mais nada sobre a trama, mas eu realmente amei “Sob o Signo do Café”. Apesar do tema pesado, foi uma leitura super fluida e gostosa. Acabou mais rápido do que eu esperava, por mim eu passaria muito mais tempo com esses personagens encantadores. Inclusive, eu adoraria se a autora escrevesse um livro pro Alex, ele também merece viver uma arrebatadora história de amor. Se vocês procuram mais representatividade nos romances de época e gostam de ver nosso Brasil servindo de cenário para eles, esta é uma indicação certeira.

site: https://aishando.home.blog/