Da fossa à bossa

Da fossa à bossa Gisele Fortes

Resenhas - Da fossa à bossa

Yasmin 11/06/2023

Plot interessante, mas mal aproveitado
O plot do história é muito bom, uma vibe de volta para o futuro só que visitando a avó. Mas faltou um desenvolvimento, os personagens são rasos e a conexão entre eles muito fantasiosa.
O casal apela muito pro lance de amor a primeira vista, não tem um aprofundamento.

Gostaria muito de recomendar, pq gosto de viagem no tempo, ainda mais podendo envolver a cultura brasileira. Mas infelizmente não gostei da leitura.

Minhasleiturasofc 28/05/2023

Uma viagem a outra década
? Esse livro é curto,escrita bem fluída e muito boa. Aborda temas bem interessantes que vão despertam a curiosidade por essa década.

Imagina viaja para a década de 50 através de uma fotógrafa? Estranho né,pois foi isso que aconteceu com Maria Júlia?

? O ano era 2017,mas Maria Júlia era uma adolescente que não se identificava com seu tempo e com as modernidades. Ela gostava de música,roupas e coisas da década de 50/60. Até que um dia ao ver a fotografia de um garoto ela ficou fascinada e Maju viajou no tempo através dela e foi parar em 1959. Mais chega um momento em que ela vai ter que escolher entre seu amor ou fazer a diferença no mundo.

? Olhando a década de 50 é perceptível as diferenças e evoluções. Principalmente para as mulheres. No livro mostra que em 1959,mulheres eram muitos julgadas,algumas tinham eram julgadas por serem desquitadas ,por estarem grávidas... A sociedade impõe muita coisa as mulheres e o machismo era bem mais forte naquela época. Com os anos tivemos um um avanço incrível.

Um quesito também muito interessante é que naquela época mulheres só podiam trabalhar se o marido deixasse.

? Muitas música dos anos 50 e melodias muito boas de ouvir. Fiquei apaixonada por essas músicas antigas,principais as músicas da bossa nova.

A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu no final dos anos 50, caracterizado por forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.

? Esse livro é um mar de conhecimento,alguns acontecimentos históricos foram retratos. É o mais importante deles "a construção de Brasília ",Essa obra aconteceu entre 1957 e 1960 e foi viabilizada pelo governo de Juscelino Kubitschek.

? Muitos desses fatos que citei já conhecia como o machismo nessa época,a construção de Brasília,a bossa nova e vc já conhecia?

Vanessa182005 11/03/2023

Seria difícil ser pior do que é.
Vou tentar não ofender ninguém nessa resenha, será uma tarefa difícil.
A Maria Júlia é uma protagonista genérica e desprovida de conhecimentos históricos, o tipo adolescentes que não se encaixa.
O Carlos Andre não tem nada, ele é um personagem completamente desprovido de personalidade, agora que pensei nisso nenhum personagens nesse livro tem personalidade, o romance desses dois é a coisa mais se sentido no livro, apesar da viagem no tempo ser bem se noção.
A história vai acontecendo e parece que você perdeu algo, não viu as coisas acontecerem, essa conexão que a Maria Júlia diz sentir com o Carlos não é mostrada na prática, no livro todo eles tem duas cenas juntos e nessas cenas eles não conversam, eles se encontram se beijam e vão embora, que tipo de relacionamento incrível as pessoas não conversam.
O fato de ter namorado o Carlos por três meses é achar que ele era o homem da vida dela me deixa pensando que com certeza essa garota nunca teve um relacionamento, nunca passou da fase da paixão.
Os Pais dela, principalmente a mãe não sabem ser pais, em que lugar do universo os pais empenham tanto esforço para filha ir em festas, eles desconsideram ela com ser pensante, desrespeitam completamente o fato de ela ser introvertida, o que me deixou particularmente ofendida.
O desfecho foi outra ofensa, ela volta e automaticamente se torna extrovertida e os problemas dela com os pais magicamente desaparecem, a autora faz parecer que todos os problemas dela sumiram só com a força do pensamento positivo, é uma narrativa rasa cheia de lacunas.
Vai acabar por aqui pq é não consigo continuar falando sobre o livro sem acabar extrapolando.

LeMoraes_ 17/02/2023

Viagem no tempo
Que livro maravilhoso!
Estou sem palavras para descrever o quão bom foi a leitura desse livro.
A viagem no tempo, as referências musicais, a história que a autora abordou de maneira espetacular. ??
A maneira como a protagonista aprendeu com a viagem ao passado, e como isso se mostrou determinante para ela prosseguir com a vida no presente.
A escrita da autora é muito fluída e o livro é bem curtinho, então você consegue ler ele bem rápido.
Preciso dar um destaque para: O que foi esse final? Eu preciso de uma continuação ou um spin off para responder minhas dúvidas com o final desse epílogo. ?
Recomendo a leitura, um livro super apaixonante.

Amanda2856 09/02/2023

Eu não sou nada sem os labirintos da vida.
Maju tem a sensação que nasceu no tempo errado, acho que uma grande maioria tem, ela só tem uma amiga, que namoral mesmo? Desde do começo foi o meu ranço, sei lá, simplesmente não gostei dela.
Que viagem sensacional foi essa? Parece um sonho? Sim.
O primeiro beijo , eu achei fofinho.
As citações que são descritas aqui são maravilhosas.

@_paralivreando_ 16/12/2022

Um pé lá e outro cá
Já de início digo que a playlist desse livro é incrível!! E assim como a Maria Júlia sou apaixonada pelas músicas dos anos 50.

Contudo a MaJu não é movida somente pelas músicas, mas por tudo que envolve os anos dourados. Inclusive chega a acreditar que vive na época errada.

Dessa forma, mantém certos comportamentos que a impede de ser feliz no ano de sua adolescência, o que resulta em muitos problemas com seus pais e sua amiga na escola. Porém, quando está com sua vó, sua vida parece ser outra, já que as duas são muito próximas.

E é em uma de suas visitas para avó que Maria Júlia encontra uma foto, e através dela consegue de alguma forma viajar no tempo e viver os anos dourados com os quais sempre sonhou.

Nessa viagem ela passa então a compreender que cada Era tem seus encantos e desencantos, e que sacrifícios as vezes são necessários para encontrar a felicidade.

Um livro cheio de detalhes históricos e conhecimentos de uma época que revolucionou a história do Brasil. Confesso que a Maria Júlia me deixou bastante irritada no início da leitura, mas o crescimento pessoal dela a redimiu.

Com certeza indico essa viagem no tempo literária, onde o amor, amizade, família, princípios e opiniões são discutidos com afinco em duas épocas totalmente diferentes!

Sthefanie.Paula 30/11/2022

O final....
Sério que acabou assim? Achei a ideia muito boa, mas os acontecimentos ok, eu que sempre penso em desgraça sempre achava que tudo ia dar M, mas não dava, tudo dava tudo certo, então não tive muitas emoções, mas não deixa de ser bom o livro por causa disso, só que eu não esperava por esse final kkk foi um bom entretenimento.

iane.books 21/11/2022

Da Fossa à Bossa- uma viagem aos Anos de Ouro
Realmente, uma viagem! Não só para a Maju, a forma como a Gisele escreve é tão fluida e envolvente, que você acaba entrando na onda.

Pra quem quiser saber mais, postei uma resenha muito legal lá no insta @iane.books ??

Carmem.Leal 29/10/2022

@citacoesdelivros2??
?Maria Júlia é uma adolescente de 17 anos que não consegue se encaixar na época em que vive. Ela é fascinada pelos anos 50, por conta do seu gosto diferente ela tem apenas uma amiga, Beatriz, e também sua avó Cecília.
?Um dia mexendo nas coisas de sua avó, Maria Júlia encontra um álbum com fotos do tempo da adolescência de dona Cecília, nesse álbum ela vê a foto de um rapaz e imediatamente ela se encanta por ele e guarda a fotografia para si.
?Após brigar com seus pais, ela deseja várias vezes olhando para foto se encontrar com Carlos André (o rapaz da foto).
?Assim, Maria Júlia é transportada para o ano de 1959, lá ela vive com a família de sua avó Cecília, encontra Carlos André e tem momentos inesquecíveis com ele (sem muitos detalhes rsrs, só lendo para saber mais).
?Enfim, gostei muito do livro (me ajudou a sair da ressaca literária). A escrita da autora é muito boa e fluida. Super recomendo!
?E aí já leu Da Fossa à Bossa? O que achou?

Thay.poramor.livro 23/10/2022

Livro com viagem no tempo, uma jovem que não sente pertencimento à realidade que a cerca e que busca o amor na forma mais pura
Maria Júlia, aos 17 anos, não consegue se sentir feliz em seu próprio tempo, não possui interesse nos rapazes do local, nas modernidades desinteressantes e em momentos familiares com pessoas que não a compreendem {uma crise que talvez muitas de nós já tenha sentido, de que não temos um lugar no mundo}. Além disso, os anos 50 são os mais encantadores na sua perspectiva, principalmente pela cultura da época – tem pelo menos uma indicação musical a cada capítulo! -.

Seu único conforto nessa sociedade é sua avó Cecília. Inclusive, através de um álbum de fotos dela que Maju se apaixona por Carlos André. Uma única foto que muda seu destino e a fez viajar para o ano 1959.

"Os anos podem passar, a vida pode mudar, mas Carlos sempre será o meu grande amor: intenso, único e absolutamente inesquecível".

O livro é mágico, a forma como a música faz parte da leitura é encantadora e espirituosa, transmitindo o sentimento de conforto e segurança – sentido pela protagonista. Também são tratados traços importantes à época, como o machismo, a desigualdade de gênero, os laços familiares, e até temas mais leves – moda para quem gosta.

Eu amei as referências do histórico de direito das mulheres, conhecer o mundo da música de forma mais profunda {bossa nova é tudo 🤧}, e acompanhar um romance coração quentinho.

"Voltar para casa significa abrir mão do homem dos meus sonhos. Mas ficar aqui é sinônimo de esquecer quem eu sou e o que vim fazer no mundo."

Assim, é um livro curto e fluido, sobre recomeços, com cada capítulo te viciando mais.
Como a própria Maria Júlia disse "conhecer o passado pode ser uma forma de ressignificar o presente". Foi inspirador acompanhar sua trajetória ao se tornar uma mulher forte e destemida!

site: https://poramorlivros.blogspot.com/

Vitória | @livrosland 29/09/2022

Maria Júlia se sente deslocada em seu tempo, aos 17 anos sua vida social vai de mal a pior, o que acaba causando sérios desentendimentos entre a jovem e seus pais.
Maju é apaixonada por bossa nova e vários ícones artísticos da época brilhantina, ela admira os anos 50 e despreza tudo quanto é modernidade, principalmente as músicas

Um dia, folheado um álbum antigo de fotos Maria Júlia se depara com um rapaz lindo e mesmo sem conhecê-lo, se apaixona perdidamente. É essa fotografia que a leva para uma viagem insana para o ano de 1959, algo que Maju nunca poderia imaginar.

Vivendo na pele a era dos seus sonhos, fazendo amizades e finalmente conhecendo Carlos André, Maria Júlia tem a oportunidade de experimentar o amor pela primeira vez, mas com ele vem um grande dilema: abrir mão da sua antiga vida em prol do amor ou voltar e viver o seu propósito?

Para descobrir você precisará ler “Da fossa à bossa” e experienciar todas as aventuras vividas pela Maria Júlia. O que eu com certeza recomendo! Esse é um livro bem leve e daqueles que a gente termina super rapidinho, li ele fim de semana e terminei mais uma vez encantada pela escrita da Gisele Fortes.

A premissa desse livro me fisgou de cara porque vocês sabem que eu adoro histórias com viagem no tempo. Outro ponto alto é o amadurecimento da protagonista que fica nítido ao longo da trama. E o que falar sobre o romance lindo dessa história? Definitivamente AMEI!

Já comecei essa leitura esperando gostar da história porque sei que a Gisele Fortes não decepciona e não decepcionou mesmo, terminei mais uma vez encantada. Se você deseja uma leitura leve e gostosa para curar uma ressaca eu com certeza recomendo “Da fossa à bossa” e todos os outros livros da autora.

Curtiu essa premissa! Gosta de plot de viagem no tempo? Pretende fazer essa leitura?

site: https://www.instagram.com/livrosland

oieamare 17/09/2022

Agora eu é que queria uma viagem assim ??
Estou completamente triste por essa história ter chegado ao fim, mas ao mesmo tempo agradecida por todo o desfecho.

Da fossa à bossa é uma história sobre uma garota que ainda não sabe quem é, mas que tem grandes sonhos e ambições. A viagem que ela fez a sua década favorita, lhe deu voz e um destino único. Além de nos apresentar um pouquinho mais da história de nosso próprio pais. Mostrando a raiz de muitos problemas que ainda temos hoje, como alto feminicidio e preconceitos.
Amei a forma como Maju escolheu viver sua vida, após tudo o que ela viveu. Ela é uma personagem muito intensa, verdadeira e ambiciosa. E ler sobre ela encontrando seu caminho e sabendo quem é, é de deixar qualquer leitor feliz a beça!

A autora tem uma escrita muito fluida, seus personagens tem traços muito humanos e são todos adoráveis. O que mais gostei é que esse livro foge de alguns clichês e nos deixa maravilhados com a similaridades em outros. Após esse final sou totalmente crente de que Maju não era a única a fazer viagens no tempo ahahha ?.

De verdade, é uma história incrível com temas muito bem abordados e de suma importância. As páginas voaram e eu me vi super viciada. Recomendo muito. Mais um para a lista de favoritos do ano ?

Thayná Madeiros 15/09/2022

UM LIVRO LEVE, UM LIVRO PRA REFLETIR
Maria Júlia vive em 2017, mas não nega que preferiria viver na época de sua avó Cecília, em 1959, nos famosos Anos dourados. Dentro da realidade jovem atual, a protagonista se sente um peixe fora d?água. O que deixa seus pais extremamente preocupados, já que na visão deles, Maju estaria perdendo sua juventude.
Cansada de tentar fazer seus pais entenderem que esta não é sua época no mundo, Maria Júlia viaja no tempo através de uma fotografia do álbum de sua avó; diretamente pro ano de 1959.
O que ela não imaginava era que os Anos dourados não se limitava apenas a bossa nova, bailes no Copacabana palace, vestidos coloridos e discos de vinil, pois naquela época o mundo era ainda mais machista, misógino e preconceituoso? Mulheres precisavam da autorização do marido para trabalhar e estudar e até mesmo o divórcio inexistia.

Achei essa leitura muito interessante, cheia de informações sobre o que um dia já foi o Brasil e o mundo. Apesar de ser uma leitura leve, me encheu de reflexões sobre os temas abordados. A viagem no tempo e o contraste entre as épocas de 1959 e 2017 faz com que o leitor vislumbre as mudanças sociais e as conquistas até aqui. Isso foi um plus pra mim. Senti falta de alguns detalhes serem esmiuçados, como a forma que acontece a viagem no tempo, mas não atrapalhou a minha experiência.

O livro tem uma playlist cheia de músicas da época, achei o máximo! Da fossa a bossa é um livro pra se ler rápido, mas para refletir bastante.