Da fossa à bossa

Da fossa à bossa Gisele Fortes

Resenhas - Da fossa à bossa

kiki.marino 25/05/2022

3 ? pela trilha sonora que a escritora disponibilizou, nostálgica e deliciosa de ouvir. A estória do livro é um bom plot porém não foi muito explorado e desenvolvido , apressado e ficou a impressão que faltou páginas...

Geórgia 11/07/2022

Uma boa leitura
É um livro fofo e com linguagem direta, sem floreios, o que deixa a narrativa rápida. Isso é um ponto positivo e negativo, pois senti que algumas vezes foi rápido demais, deixando de lado o aprofundamento de algumas discurssões e desenvolvimento de personagens.
A temática dos anos 50 é bem interessante e a autora fez questão de contextualizar cada capítulo com uma música da época, o que deixa ainda mais legal para quem gosta de ouvir com música :)
Alguns pontos ficaram em aberto no final e acho que a autora poderia ter explicado um tiquinho mais a viagem no tempo para não nos deixar com tantas dúvidas.
No geral, uma boa leitura para quem quiser sentir um gostinho dos anos 50.

Thay.poramor.livro 23/10/2022

Livro com viagem no tempo, uma jovem que não sente pertencimento à realidade que a cerca e que busca o amor na forma mais pura
Maria Júlia, aos 17 anos, não consegue se sentir feliz em seu próprio tempo, não possui interesse nos rapazes do local, nas modernidades desinteressantes e em momentos familiares com pessoas que não a compreendem {uma crise que talvez muitas de nós já tenha sentido, de que não temos um lugar no mundo}. Além disso, os anos 50 são os mais encantadores na sua perspectiva, principalmente pela cultura da época – tem pelo menos uma indicação musical a cada capítulo! -.

Seu único conforto nessa sociedade é sua avó Cecília. Inclusive, através de um álbum de fotos dela que Maju se apaixona por Carlos André. Uma única foto que muda seu destino e a fez viajar para o ano 1959.

"Os anos podem passar, a vida pode mudar, mas Carlos sempre será o meu grande amor: intenso, único e absolutamente inesquecível".

O livro é mágico, a forma como a música faz parte da leitura é encantadora e espirituosa, transmitindo o sentimento de conforto e segurança – sentido pela protagonista. Também são tratados traços importantes à época, como o machismo, a desigualdade de gênero, os laços familiares, e até temas mais leves – moda para quem gosta.

Eu amei as referências do histórico de direito das mulheres, conhecer o mundo da música de forma mais profunda {bossa nova é tudo 🤧}, e acompanhar um romance coração quentinho.

"Voltar para casa significa abrir mão do homem dos meus sonhos. Mas ficar aqui é sinônimo de esquecer quem eu sou e o que vim fazer no mundo."

Assim, é um livro curto e fluido, sobre recomeços, com cada capítulo te viciando mais.
Como a própria Maria Júlia disse "conhecer o passado pode ser uma forma de ressignificar o presente". Foi inspirador acompanhar sua trajetória ao se tornar uma mulher forte e destemida!

site: https://poramorlivros.blogspot.com/

Ale Martins 12/07/2022

Uma viagem muito interessante ao passado
No livro Da Fossa a Bossa, nos temos uma viagem muito interessante ao passado, onde podemos acompanhar nossa Maria Júlia em busca do grande amor da sua vida. E além disso ainda temos a oportunidade de conhecer a luta pelos direitos das mulheres, embalados por uma belíssima trilha sonora dos anos 50.

Lohrana.Amorim 24/08/2022

Tem Bossa nova, não preciso falar mais nada.
Eu me identifiquei muito com a premissa desse livro, voltar no passado para a sua década favorita é ainda por cima estar rodeada de bossa nova, tudo isso ambientado na cidade maravilhosa( sou carioca gente ?)
A história e bem rapidinha( eu diria até corrida em alguns pontos), mas é repleta de dados históricos e referência que nos levam a estar junto com Maju em 1959.
Mas se teve um ponto que eu gostei muito desse livro foi que a autora não romantizou a década, deu o devido glamour que lhe é direito, mas deixou bem claro a desigualdade e o desrespeito que as mulheres viviam naquela época.
Resumindo: tem Tom Jobim, Copacabana Palace, leitura rápida, Praia de Ipanema, Carlos André, bom acho que não preciso de mais nada para te fazer ler esse livro

Sallete.Gabrielle 28/05/2022

Superrrr favoritado
Esse livro e perfeito para quem esta em uma ressaca literária, e uma história sobre amadurecimento e quase impossível não amar a Maria Julia eu me identifiquei muito com ela, mais eu tô meio qubrada com o que aconteceu com o André mas no final tem uma ponta solta por isso eu vou acreditar em um final feliz para ele.

Carmem.Leal 29/10/2022

@citacoesdelivros2??
?Maria Júlia é uma adolescente de 17 anos que não consegue se encaixar na época em que vive. Ela é fascinada pelos anos 50, por conta do seu gosto diferente ela tem apenas uma amiga, Beatriz, e também sua avó Cecília.
?Um dia mexendo nas coisas de sua avó, Maria Júlia encontra um álbum com fotos do tempo da adolescência de dona Cecília, nesse álbum ela vê a foto de um rapaz e imediatamente ela se encanta por ele e guarda a fotografia para si.
?Após brigar com seus pais, ela deseja várias vezes olhando para foto se encontrar com Carlos André (o rapaz da foto).
?Assim, Maria Júlia é transportada para o ano de 1959, lá ela vive com a família de sua avó Cecília, encontra Carlos André e tem momentos inesquecíveis com ele (sem muitos detalhes rsrs, só lendo para saber mais).
?Enfim, gostei muito do livro (me ajudou a sair da ressaca literária). A escrita da autora é muito boa e fluida. Super recomendo!
?E aí já leu Da Fossa à Bossa? O que achou?

@poesiacomchocolate 02/09/2022

Que perfeição de história!
Conta a história de Maria Júlia, uma menina que é obcecada pelos anos dourados, ela coleciona algumas relíquias da época em seu quarto e adora conversar com a sua avó. Um dia ela encontra uma foto de um rapaz do ano de 1957, entre as coisas da sua avó, e imediatamente fica encantada com ele, é aí que com a foto nas mãos, ela é transportada para a mesma época e acaba encontrando esse menino. Essa é uma história bastante interessante pelo contexto histórico e pela aventura da menina. Eu adorei, sinceramente eu queria que todos tivessem a oportunidade de ler essa obra de arte! ?

Ester8 26/05/2022

Maravilhoso
É uma leitura super rápida e fluida de ler, una história leve porém que faz a gente sentir um quentinho no coração ?

oieamare 17/09/2022

Agora eu é que queria uma viagem assim ??
Estou completamente triste por essa história ter chegado ao fim, mas ao mesmo tempo agradecida por todo o desfecho.

Da fossa à bossa é uma história sobre uma garota que ainda não sabe quem é, mas que tem grandes sonhos e ambições. A viagem que ela fez a sua década favorita, lhe deu voz e um destino único. Além de nos apresentar um pouquinho mais da história de nosso próprio pais. Mostrando a raiz de muitos problemas que ainda temos hoje, como alto feminicidio e preconceitos.
Amei a forma como Maju escolheu viver sua vida, após tudo o que ela viveu. Ela é uma personagem muito intensa, verdadeira e ambiciosa. E ler sobre ela encontrando seu caminho e sabendo quem é, é de deixar qualquer leitor feliz a beça!

A autora tem uma escrita muito fluida, seus personagens tem traços muito humanos e são todos adoráveis. O que mais gostei é que esse livro foge de alguns clichês e nos deixa maravilhados com a similaridades em outros. Após esse final sou totalmente crente de que Maju não era a única a fazer viagens no tempo ahahha ?.

De verdade, é uma história incrível com temas muito bem abordados e de suma importância. As páginas voaram e eu me vi super viciada. Recomendo muito. Mais um para a lista de favoritos do ano ?

Juliana 19/08/2022

Playlist maravilhosa
A tentativa de enredo nao e' ruim, mas teve varios problemas o desenvolvimento de personagens e varias pontas soltas. Como ela viajou no tempo? Quem e' o cara parecido com o carlos? Ele e' o carlos?

Grazi 25/05/2022

Ameiii!
Hoje eu quero passar para vocês algumas das impressões sobre uma das minhas últimas leituras que é o livro "Da Fossa à Bossa" da autora Gisele Fortes.

O livro nos conta a história de Maria Júlia, uma jovem de 17 anos que se sente completamente deslocada e acredita não fazer parte do seu próprio mundo.

Um belo dia, enquanto folheava um álbum antigo de sua avó, ela encontra uma fotografia de um rapaz que a encanta e olhando para a foto, pensando em encontrá-lo, ela acaba voltando no tempo, direto para o ano de 1959!

A jovem Maju se vê em um mundo completamente novo, que por algum motivo, lhe parece familiar, perfeito! Ela adora as roupas, o comportamento e principalmente as músicas (apaixonada por bossa nova)!

Ela que se lembrava pouco da rua onde sua avó morava, consegue mesmo assim encontrar sua casa e encontrar sua avó ainda jovem (esse convívio entre as duas é super interessante, gostoso de "assistir").

Além disso, o encontro de Maju e Carlos André (o moço da foto) parece coisa de livro! rs

Os dois se dão super bem, um clima de amor está no ar, mas... por se tratar de 1959, até um simples beijo pode mudar tudo!

No final das contas, vivemos e tomamos partido torcendo por Maju, mas devorando cada página, sempre com aquele friozinho na barriga tentando adivinhar quais serão suas decisões e nos perguntando onde elas vão levá-la?

Ao final, ela vai ter que decidir se fica com o amor e a vida que sempre sonhou (que você vai descobrir se é um sonho mesmo ou não ao ler o livro) independente das consequências!

Mais que recomendado! Um livro super gostoso de ler! E a escrita da autora vai te encantar com certeza!!!

E você, já pensou em como seria viver em outra época?

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/

Duda 06/08/2022

Leve e divertido
Adorei conhecer a escrita da Gisele. Esse é um ótimo livro pra quando queremos uma história leve e divertida. E de bônus tem uma ótima trilha sonora

Jess_ 22/06/2022

Maria Júlia, uma menina que se sente deslocada e excluída. Não se encaixa na realidade em que vive, e vive fascinada pelos anos antigos. Seus pais sempre vivem forçando a mesma a sair e interagir mais com as pessoas ao seu redor, ser mais sociável e viver sua juventude de uma forma melhor, mas a mesma sempre nega, alegando que não se encontra em tal lugar e que prefere não ir.

Iria acorrer uma festa e sua amiga Beatriz a convidou para ir, mas ela recusava com todas as forças, até que sua amiga sugeriu que ela fosse, assim os pais iriam sair do seu pé com relação a se socializar mais. Diante de um acontecimento, Maju foi a festa, mas teve uma briga feia com a amiga e foi embora sem nem olhar para trás.

Era muito apegada a sua avó, a senhora sempre a entendeu e acolheu, nunca a julgando e sempre mostrando o outro lado da moeda. Em momentos de aflição ela sabia que ao lado da avó estaria segura em seus sentimentos, e foi exatamente isso que aconteceu, depois da briga com a amiga, Maju foi a casa de sua avó e desabafou com a mesma, depois de se divertirem a avó acabou pegando no sono.

Maju com sua curiosidade acabou se deparando com um álbum de fotos lindo, repleto de fotografias da época de sua avó, viu uma foto de um belo rapaz e ficou fascinada com as sensações que aquela foto trazia para seu coração, arrancou a foto do álbum e foi embora rapidamente, ao dormir pegou a foto e falou repetidas vezes que queria encontrar o garoto, ela só não contava que realmente iria se encontrar com o garoto, e não somente com ele mas em outro universo, a 58 anos atrás.

Eu amei a forma como a obra foi relatada, a viagem no tempo e todos os fatos e ensinamentos que a obra retrata são muito legais. Eu pensei que a obra fosse outra coisa, mas depois de ler eu fiquei encantada em como eu me enganei.

A obra retrata temas importantes como machismo, poder de escolha, o direito ao divorcio que na época não era permitido, e muito mais. A obra ensina além do mais em como devemos saber o que queremos, ela é pequena demais para ficarmos estacionados e não aproveitando o que nós temos e podemos ter.

A estória tem uma premissa muito boa, a única coisa que senti falta foi um maior desenvolvimento no final, tudo aconteceu rápido, eu queria saber o que ia acontecer mais a frente e infelizmente o livro acabou e você ainda fica na dúvida. Fora isso o livro é incrível, e todo mundo deveria ler e se aventurar nessa obra repleta de ensinamentos, emoções, fantasia e carregada de momentos históricos.

Belly 11/07/2022

Adorei
Esse livro me transportou para dentro de outra realidade com a protagonista que coitadinha é mais perdida que cego em tiroteio ,esse é aquele livro carregado de humor para levantar o astral