Do que eu falo quando eu falo de corrida

Do que eu falo quando eu falo de corrida Haruki Murakami

Resenhas - Do que eu falo quando eu falo de corrida

Diego Lima 15/12/2021

Uma obra diferente do Murakami, onde ele irá contar sua relação com a corrida, maratonas e o triátlon; de como tudo isso representa sua personalidade e o ajudou no processo de ser romancista.

Para as pessoas que querem conhecer um pouco mais sobre a pessoa desse escritor japonês bem famoso no ocidente, é um boa pedida. Nesse livro vamos conhecer o íntimo do autor, como foi seu processo para começar a escrever, como a corrida entrou em sua vida e, como ambas as atividades o fazem ser quem é.

Em alguns momentos é bem repetitiva a narrativa, todavia, ele consegue nos levar a sentir um pouco de seus sentimentos pelo esporte e pela escrita. Foi um leitura muito boa no sentido de conhecer mais o Haruki Murakami, autor o qual conheci esse ano e já se tornou leitura obrigatória.
B.norte 16/12/2021minha estante
Mais um livro dele que me aguarda!

@vidaliterata 16/12/2021minha estante
Não vejo a hora de ler Murakami

Diego Lima 16/12/2021minha estante
Perca tempo não, meu fi. Começa pelos romances heh

Andre.28 18/04/2021

Corrida e escrita: as experiências de Haruki Murakami
A crônica é um gênero literário bastante conhecido do grande público leitor. Poucos são os escritores que conseguem fazer da crônica uma forma de literatura atraente. Coisas especiais são descritas nas crônicas, e um autor coloca suas experiências a cargo de uma narrativa. O aclamado escritor japonês Haruki Murakami celebra a sua capacidade de escrita trazendo um relato pessoal de suas experiências com as corridas de rua, em especial a maratona.

Em “Do Que Eu Falo Quando Falo de Corrida”, livro publicado em 2007, Murakami além de relatar suas experiências com a maratona, ele também apresenta sua filosofia de escrita e a forma como encara a vida e o eu processo criativo. As dificuldades com o passar do tempo se apresentam ao Murakami corredor, mas fortalecem a sua necessidade de buscar novos desafios. Tanto na escrita como nas corridas, Murakami entende que a vida só vale a pena quando é vivida. “Vou correr até onde poder aguentar.”

Desde quando decidiu vender seu bar de jazz em Tóquio para se dedicar totalmente à escrita em 1982, Murakami traz reflexões sobre suas escolhas. Crescer, compreender, viver: cada passo nessa corrida que é a vida um novo desafio. E quando abandonou a vida sedentária para iniciar uma vida de atleta amador nas corridas de rua, jamais esperaria conseguir completar uma maratona. Mas com persistência, Murakami percorreu sozinho, a mítica maratona que tem como trajeto a cidade de Atenas até a cidade de Maratona. Eu sou muito suspeito para falar, pois sou fã mesmo do Murakami. Mas, o toque reflexivo da narrativa cronística do Murakami e a sensibilidade de suas reflexões nos fascina. E não é à toa o sucesso de sua longa trajetória. Fica a inspiração.
Luciana 18/04/2021minha estante
Não sabia que Murakami escrevia crônicas! Muito interessante!

Andre.28 19/04/2021minha estante
É um livro muito bom!

Aline 22/09/2020

Para os amantes de corrida
O livro do romancista ? e corredor ? japonês é um presente para aqueles que gostam de corrida. Composto por uma série de escritas em diferentes períodos que acompanham seus treinos e provas, Haruki Murakami ilustra seus pensamentos dando forma a uma espécie de autobiografia, em uma feliz mistura de fatos de sua vida com acontecimentos do seu dia a dia, seja por conta de decisões relativas à sua carreira ou às práticas esportivas. Mesmo não sendo a intenção do autor, o livro acaba por ser um apanhado doses filosóficas, relacionando escolhas, dificuldades, imprevistos e frustrações com motivação, perseverança, disciplina e prazer. De forma paradoxal, o livro é revigorante e cansativo, mas no bom sentido: os diversos trechos que narram treinos, maratonas e triatlos entregam uma sensação de prazer e completude, carregados de cansaço muscular. Acho que todos os que gostam de correr vão apreciar e muito esta obra.

Caio.Severino 08/10/2022

Confortável
Sinto que esse livro é muito mais sobre o Murakami querendo conversar com o leitor e como a corrida influencia sua vida, não achei nada de extraordinário, algumas metaforas interessantes, mas é uma leitura agradável no geral, ótima pra uma viagem

Leonardo 03/01/2022

Nesse livro, o autor haruki murakami nos conta de uma forma informal e despretensiosa o seu dia-a-dia como romancista, como corredor e como pessoa de uma forma real e, as vezes, de uma forma surrealista.
existem passagens que li da qual me identifiquei muito, e como uma pessoa que pratica esportes de forma regular é quase como visse uma passagem do meu próprio pensamento no livro.

Mila 15/01/2024

Achei esse livro fantástico - não porque tenha grandes reviravoltas, mas pela simplicidade com a qual ele fala sobre o processo de correr.

Conseguiu despertar em mim o desejo de correr e a admiração por quem o faz.

Mayara ( @literaterapia ) 12/07/2014

Papo de esportista
Nunca havia lido nada do Murakami. Apesar de "1q84" estar ma minha estante há alguns anos, foi "Do que eu falo qua do eu falo de corrida" que me despertou uma curiosidade irresistível para me render ao autor.
Ao ler a sinopse e resenhas ainda não tinha entendido ao certo qual era a proposta real do livro, mas o prefácio foi a confirmação do meu desejo em saber o que Murakami fala quando ele fala de corrida.
Logo no primeiro capítulo o autor me cativou com uma forma leve e bem humorada, falando sobre a corrida, seus hábitos em relação a ela e o seu processo de envelhecimento
O livro conta como Murakami se casou aos 22 anos e logo após sair da faculdade, ainda devendo créditos para se formar, abriu um bar de jazz em Tóquio que contra todas as expectativas, foi pra frente com mto trabalho e ajuda da experiência da família da esposa. Então com quase 30 anos, quando ele conseguiu se estabilizar e voltar a respirar, teve a ideia de escrever um romance. O qual foi enviado pra um concurso, ganhou um prêmio, foi publicado e assim passou a ser visto como um novo escritor promissor.
A partir disso ele conta seu processo de amadurecimento como escritor e como a corrida surgiu como uma necessidade de se manter em forma e saudável no seu novo formato de vida. Dividindo com o leitor um pouco da sua experiência de treinos e participações em 25 maratonas, uma ultramaratona e alguns triatlos.
Durante a narrativa, o autor fala, de forma informal, sobre métodos importantes dentro da psicologia do esporte dos quais ele se utiliza de forma instintiva, como o dialogo positivo, técnica de visualização, rituais pré competição e outros aspectos do treinamento de um atleta como periodização, entre outros.
Eu nunca corri, mas além de me identificar com essa figura oriental extraordinária, suas características de personalidade e a forma de conduzir o texto, pude transferir com facilidade esses fenômenos apresentados para outros esportes.
Quem pratica um esporte, seja ele qual for, com certeza vai se identificar com algumas experiências expostas no livro e quem não pratica pode se identificar com o próprio personagem/narrador/autor, quando ele fala sobre sua relação com o mundo, com a vida, com o envelhecer. Ou quem sabe, até mesmo se motivar começar a praticar algum esporte.

Marcos774 24/08/2023

Corpo versus a mente
O bom de ler livros baseado em histórias reais e que o leitor parece que está sentando em uma mesa conversado com o escritor,ele começou a correr por hobby e na sua mente ele poderia participar de uma ultramaratona, e ele o fez,o mais legal e que percebemos que quando fazemos algo novo a nossa mente e a primeira a nós motiva,mais a mesma mente se você não tiver controle e a mesma que ira criar dificuldades,só irei relata um entre vários acontecimento que o escritor relata no livro ,foi quando ele estava participando do triatlo e antes da largada veio vários pensamentos,olha o nível dos pensamentos,se chover eu poderei ser atingindo por um raio,minha mulher está no final da prova e se ela descobrir alguma coisa sobre mim entre outros pensamentos,isso e a mente sabotando ele com esses pensamentos kkk
A leitura flui muito bem.

Suzy 23/08/2022

Incentivo até!
Uma autobiografia muito bem escrita e foda. Gostei claro de saber sobre as corridas do Murakami, que eu diria ser até um incentivo(sei que essa não era a intenção dele) mas me incentivou mesmo assim.
A escrita claro ajuda muito a gostar e terminar um livro e digo de primeira que amo a escrita dele, leve e rápida.
O foco em si foi a corrida sendo que ele detalha bem várias maratonas em que participou, mas também escreve sobre ser um romancistas e outras coisas sobre ele mesmo ao decorrer do livro.
Sinceramente no final chegou a ser meio massante sim, mas talvez por eu querer que acabe logo ou por estar lendo muito rápido(mas falo da questão da corrida em sí, fazer o que né o cara correu a mais de 20 anos e ainda deve ter encurtado certas corridas) mas foi um bom final.

mari 17/12/2022

correndo em círculos
Eu genuinamente não posso dizer que esse livro é ruim, mas ele com certeza não é para mim. Como uma pessoa que não tinha tido contato com Murakami antes, começar por "Do que eu falo quando eu falo de corrida" foi uma péssima decisão.

O livro em si traz um conteúdo interessante sobre corrida (obviamente), escrita e a vida do próprio Haruki, que seria mais cativante se eu fosse versada em qualquer um desses 3 tópicos, mas como não sou, a leitura acabou superficial para mim.

Demorei mais de 2 meses para ler um livro de 152 páginas por um único fato: ele é extremamente repetitivo. É sempre uma maratona depois da outra, com a câimbra, e as pernas travando, e essa fórmula se repete de novo e de novo. Claro que temos um capítulo ou outro diferente, mas em geral, o livro é um grande repeteco.

Não indico para pessoas que nunca leram Murakami, ou que não são corredores nem escritores (todas categorias que me encaixo). Ainda darei outras chances para o autor, mas gostaria profundamente que esse não tivesse sido meu primeiro contato com ele, visto que não foi um muito positivo.
Nossa

Arrasou

Interessante

Oscar.Valeriano 30/01/2023minha estante
Meu contato com Murakami foi com 1Q84, gostei da história a trilogia acabei lendo em pouco mais de um mês

Caroline 19/02/2021

"Pelo menos ele nunca caminhou"
É um ótimo livro para conhecer mais sobre a personalidade de Haruki Murakami. Procurei algumas entrevistas dele e encontrei poucas coisas. Queria saber mais sobre ele e por isso li esse livro. Não me arrependi. Não fala apenas de corrida. Fala de superação, mudança de planos, foco, errar e tentar novamente, sobre ser imperfeito mas sempre buscar melhorar. Me identifiquei com alguns traços de personalidade do autor, e deve ser por isso que gosto tanto dos livros. Mas, durante a leitura, fiquei com vontade de dizer para ele não se levar tão a sério assim. Take it easy, Murakami.

"Certo dia, do nada, quis escrever um romance. E um dia, do nada, comecei a correr - simplesmente porque eu quis. Sempre fiz o que tive vontade de fazer na vida. As pessoas talvez tentem me deter, e me convencer de que estou errado, mas não vou mudar".
Débora 19/02/2021minha estante
Amei!???

Victor Dantas 19/02/2021minha estante
Pretendo me aventurar na obra do Murakami esse ano. ?
Devo começar por "Após o anoitecer".

Caroline 19/02/2021minha estante
Espero que você também se apaixone pelo autor, Victor!

Bianca 13/08/2023

Filosofia e corrida, tudo ao mesmo tempo. Adoro os relatos do Murakami! Provavelmente sairei pra correr hoje.

Alberto 24/10/2022

Corridas, livros e uma coleção de LPs
Eu tenho uma vontade de acordar cedo para correr que vem e vai: vem antes de eu dormir; vai embora assim que acordo. OK, eu faço outros exercícios e ainda não encaixei a corrida no meu horário. Mas há pessoas, por outro lado, que já correm como parte de sua rotina diária ? incluindo o Haruki Murakami. O autor usa a corrida como paralelo para a sua biografia tardia, contada desde as vésperas dos trinta anos de idade, quando ele decide escrever o seu primeiro romance.

Pelo título do livro, imaginei que ele fosse focar muito mais nas corridas, mas não foi bem assim. Ele equilibra muito bem os assuntos. Em um momento, ele fala sobre o treino diário para uma corrida específica, para em seguida falar sobre a sua carreira de romancista e tradutor. Ainda comenta dos seus livros lançados e como encarou o sucesso, mas também sobre o ato de escrever em si. Como aficionado por música, ele cita algumas das suas favoritas para correr, seu gosto musical e sua enorme coleção de LPs. Ele também fala muito de sua vida em geral e sempre tem alguma reflexão interessante tirada dessas experiências.

Eu nunca havia lido um dos livros do Murakami e resolvi começar por este para conhecer um pouco mais sobre o autor antes de partir para a sua bibliografia. Foi uma escolha acertada. Conheci a sua escrita, a qual gostei bastante. Ele não inventa. Escreve de forma fluida, organizada e clara. Também foi bom porque gosto de "dar uma cara" aos autores dos livros que leio. Ajuda a compreender melhor a obra em si, ou ao menos cria uma certa familiaridade ao ler.

Murakami não tenta convencer ninguém a correr. Ele acredita que isso é propensão de cada um. Mas diz que "alguém pode ler este livro e dizer: 'Ei, vou experimentar correr um pouco', e depois descobrir que gosta. E é claro que isso seria maravilhoso. Como autor do livro, eu ficaria muito feliz se isso acontecesse." Realmente, ler o livro me deu vontade de correr, mas já passou. Sinto muito, Murakami. Já a vontade de ler os demais livros do autor, por outro lado, aumentou muito mais.

Bruno.Andreoli 02/11/2022

Corrida, escrita e vida
Sentia-me naquela náusea que vem de quando em quando e que nos faz repensar nossa vida de inércia, com sua dependência em celular, em consumismo e naquele absurdo todo que é nossa pressa para tudo. Murakami, através de uma indicação, mostrou-se um ponto de paz e de reflexão em meio aos meus dias. A obra constrói um paralelo entre a escrita, a atividade física e a própria vida. Um autor especial, único, de sensibilidade ímpar.

Karina Paidosz 27/07/2021

Fã de mais um escritor
Minha segunda leitura de Murakami, a primeira foi a canção do vento, e a próxima será "Kafka à beira mar".

Não é difícil sentir empatia com toda a sua dedicatória à corrida e tentar o seu melhor em tudo.
Murakami se mostra um cara super do bem, como pessoa, atleta, e escritor, ora ? adoro a sua escrita e a fluidez da leitura.
Sinto como uma conversa direta com o próprio.

No livro além da conversa com os seus desafios como corredor e escritor, temos uma pegada com dicas indiretas (anotadas por sinal) música, leitura e bons hábitos. Coisas que normalmente pensamos que escritores não têm bons hábitos. Murakami é um cara bem diferenciado, a meu ver.
Muito necessário.

Fã de mais um escritor ?