Querido Inimigo

Querido Inimigo Jean Webster

Resenhas - Querido Inimigo

Sheila 29/05/2022

A sequência de Papai Pernilongo, também de forma epistolar, nos mostra Sally McBride saindo de uma vida de socialite para entrar em uma vida de diretora de um orfanato, lugar em que Judy Abbot, protagonista de Papai Pernilongo, passou sua infância.

No início vemos a protagonista odiando a nova vida, não vendo a hora de sair do orfanato. Mas, aos poucos e de forma leve e tranquila, vamos observando Sally amadurecendo e amando cada vez mais seus "113 filhos".

Leitura simples e encantadora.

Cristina.Melo 06/10/2022

Que romance gostosinho, que história maravilhosa, estou apaixonada pelo orfanato, pelas crianças, pelas cartas, só queria um pouquinho mais do casal no final. Esse livro me deixou satisfeita e meu coração quentinho. Ameei!

Dri 11/05/2023

Sallie assume a direção do orfanato de sua amiga Judy, que cresceu lá. Sallie, aparentemente uma jovem privilegiada e sem preocupações, assume com uma energia e coragem surpreendentes a tarefa de transformar o lúgubre orfanato em uma instituição modelo. Seu maior apoio e fonte de constante irritação é o médico escocês do local. A história é toda epistolar, Sallie se corresponde com Judy, com o amigo Gordon e com o médico, chamado por ela de "Querido Inimigo". Simplesmente amei, foi surpreendente acompanhar a transformação da vida das crianças e o amadurecimento de Sallie.

Ana_Elisa_Toledo 10/06/2022

Um inimigo especial
Que livro lindo!

Escrito de forma epistolar, através das cartas da nova Diretora do Orfanato John Grier, Sallie McBride ... É lindo ver crescer o envolvimento e o amor dela pela instituição, pelas crianças, pela liberdade ... E tantas coisas mais.

É tão bom quanto " Sempre sua, Judy" ... E melhor ainda saber que nossa Judy é feliz

Amei e recomendo a leitura dos dois livros.

Pêpe 28/07/2022

Este livro é continuação de Sempre sua Judy
Em Querido Inimigo, Judy pede para sua amiga Sallie Macbride para que cuide e reforme o orfanato, onde viveu durante 18 anos.
Casada com Jarvis Pendleton e vivendo uma vida confortando torna-se benfeitora do orfanato.
Sallie por sua vez, deixa bem claro que jamais vai ficar trancada para sempre dentro do orfanato
A medida que o tempo vai passando Sallie, em sua cartas para Judy, vai se afeiçoado as crianças e com ajuda do médico escocês torna o orfanato, um lugar repleto de amor e esperança.
Mas bate de frente com o médico e através de cartas com seu Querido Inimigo, vai se apaixonando por ele.
É um livro bem leve, fácil de ler.

Natty 22/11/2023

Gentileza gera Gentileza ?
Uma das melhores leituras do clubedeleitorespedrazul e olha ,que surpresa maravilhosa tive com a leitura.
Sallie chegou no Orfanato prometendo quase nada e no final,entregou tudo e mais um pouco??
Recomendo ??
NOTA :?????

P.s.Eu nem sabia que ia gostar mais da Sallie do que da Judy,que é minha Best Friend Forever?.

livroscit 05/12/2022

Querido Inimigo, é exclusivo do Clube de Assinatura da Editora Pedrazul. Para quem leu Sempre Sua, Judy da mesma escritora, vai ter uma grata surpresa com os acontecimentos que vão surgindo, cheios de humor e seu jeito muito peculiar em escrever esse romance epistolar. Ambos livros, são imperdíveis e inesquecíveis, você vai guardar esses personagens em uma caixinha perfumada

Josiane.Castro 06/06/2022

Doce história
Sequência do livro Sempre sua , Judy . Sallie Mc Bride , amiga de Judy , acostumada com a riqueza da alta sociedade , recebe o convide para ser diretora do orfanato rural , o mesmo em que Judy foi criada . Lá ela se transforma em ?mamãe ? de mais de 100 crianças órfãs e sua vida da uma virada enorme , inclusive no amor. Ela conhece e trabalha junto com o médico , que ela trata de meu Querido Inimigo, que parece ser um homem triste e que a despreza. Mas no final um grande amor vai acontecer. Publicado a primeira vez 1915, se manteve entre os 10 livros mais vendidos nos Estados Unidos até 2016. Infelizmente , Webster morreu de febre do parto em 1916, apenas um ano após o Sucesso do Querido Inimigo.

Daiani.Cris 13/06/2022

Amoroso do início ao fim.
Que graça esse livro.
Diferente do primeiro, esse eu não consegui imaginar a totalidade do final, claro que o óbvio eu imaginava (apesar de que nem sempre o que a gente quer realmente acontece).
É incrível como tudo vai acontecendo de forma inteligente, amorosa e necessária. O amor que a Sra. McB. tem pelas crianças é afetuoso demais.
Enfim, simplesmente leiam, ou ouçam (como eu fiz!)

_bbrcam 12/07/2022

Me surpreendi!
Apesar das resoluções apressadas, eu amei ver o desenvolvimento da personagem principal. Essa transformação de socialite para uma diretora é linda e bem escrita. Não concordei com algumas falas, mas tentei compreender o contexto. Fora isso, maravilhoso!!!!!??

Vivi.Montarde 06/04/2023

Esse livro é a sequência do livro Sempre sua, Judy. A história é gostosinha de ler, porém em alguns momentos nada acontece e fica um pouco cansativa. O primeiro livro da série é muito mais dinâmico e envolvente.
Nesse gostei principalmente do desenvolvimento e evolução da protagonista, mas o final achei um pouco atropelado e corrido.

Anna Paixão 21/10/2023

Continuação de Sempre sua, Judy? conhecemos mais sobre a personagem Sallie, amiga que Judy conhece na universidade ainda no primeiro livro, que é convidada a assumir a direção do orfanato após o casamento de Judy.
Assim como o primeiro livro o final do segundo é sem dúvida previsível! Mas o que realmente importa e torna o livro legal é a trajetória de evolução pessoal e amadurecimento pelo qual Sallie passa. De uma mulher que inicialmente só se importava de morar em um local que a permitisse aproveitar a sociedade para a então ?mãe? de mais de 100 crianças. O romance em si é construído lentamente ao longo das cartas, com bastante implicância.

Rebeca.Bueno 23/06/2022

Continuação pra sempre sua Judy
Judy convida sua amiga de faculdade Sally para tomar conta de seu orfanato. Sally por sua vez diz que vai ficar até Judy arrumar uma pessoa capacitada para ficar em seu lugar. Conforme os dias vão passando Sally vai se apegando as crianças e ao médico rabugento ao qual ela o chama de querido inimigo....

ramiromat 22/09/2022

Aleluia, terminei. Desculpa gente que gostou do livro, mas não me identifiquei com a história. Nem com a anterior. Foi um marrasmo pra ler e pegou no tranco só no final. Aqui a colega da Judy é convidada a assumir o orfanato onde ela ficou na infância. Lá acontece de tudo um pouco, possibilotando repensar suas visões de mundo.