Chain of Thorns

Chain of Thorns Cassandra Clare

Resenhas - Chain of Thorns

-Koraline 29/11/2023

Em todas as trilogias da Cassandra Clare, o primeiro livro é o introdutório, o segundo é a pura enrolação, e o terceiro é o que as coisas acontecem. Nessa trilogia foi bem diferente. No primeiro acontecem algumas poucas coisas, o segundo eu mal me lembro, e o terceiro passa 70% sem acontecer absolutamente NADA. De verdade, esse é de longe o pior livro da Cassandra, eu demorei meses pra ler, e cada vez que começava um novo capítulo eu tinha vontade de largar e pegar outro livro. Esse história poderia facilmente ter 300 páginas que nada de importante seria perdido. Além da enrolação gigantesca, o livro é extremamente repetitivo. O triângulo amoroso (que não tem química nenhuma) é tão, mas tão chato, sem fundamento, e a autora ainda faz questão de repetir cenas em que os personagens falam sobre isso todo capítulo. Eu estava lendo a mesma coisa de novo e de novo por 800 páginas. Além da história se recusar a ir pra frente, os personagens ficaram mais sem graça do que nunca, e a resolução do conflito foi rasa, fácil e sem explicação. Enfim, li esse livro só pra cumprir tabela.
VinAcius49 30/11/2023minha estante
Foi uma decepção tão grande que até hoje eu não comentei/resenhei ele por aqui

_julliemarrie 30/11/2023minha estante
abandonei esse livro com muita tristeza pq eu tinha gostado dos dois primeiros, mas esse foi péssimo de verdade. única trilogia do shc que comecei e não vou terminar

Bia 01/05/2023

Fico triste de dizer, mas não gostei desse livro tanto quanto eu gostaria de ter gostado. Na verdade eu não achei ele de todo ruim; eu me diverti lendo, surtei bastante com os personagens, os romances, os dramas e a ação. Mas pra mim a quantidade de problemas do livro atrapalhou bastante a minha experiência com ele.

Gosto muito dos personagens dessa série. No primeiro livro eu lembro que não tava me sentindo muito conectada com eles, mas depois de ter terminado o terceiro livro, eu percebi o quanto eu me apeguei a eles, e isso fez eu mergulhar mais na história. A escrita e a ambientação também me cativaram, como é normal com os livros dessa autora. Não importa se eu ache o livro bom ou ruim, eu sempre gosto muito de ler histórias nesse universo e com a narrativa da Cassandra.

Não achei o enredo ruim, eu gostei e até que me prendeu bastante (só não mais do que o do segundo livro), e os ganchos no final dos capítulos também facilitaram a fluidez da leitura. O problema é que teve várias coisas que eu achei meio mal explicadas ou só convenientes demais. Algumas coisas que eu tava esperando entender mas acabou que ficaram sem uma justificativa decente.

Além disso, eu gostaria que tivesse tido mais destaque pra trama do livro, que perdeu muito o foco pros dramas dos personagens, que eu preciso comentar que passou muito dos limites. Se eu tava achando que o final de Corrente de Ferro foi digno de novela mexicana, nem se fala desse livro aqui. Eu entendo quem gosta, e que faz parte sofrer com os conflitos dos personagens, mas chegou uma hora que ficou extremamente clichê e forçado, e cansou demais. Juro que ainda não me desce a Cassandra ter enfiado certo personagem no meio do conflito amoroso principal, de tão desnecessário que isso foi.

Acho que teve alguns assuntos que poderiam ter sido melhor abordados, e eu fiquei bem frustrada com o final, que, pra um livro de 800 páginas, acabou sendo muito rápido e fácil. Eu também quero reclamar sobre como fiquei decepcionada com a maneira mal feita com que a morte de um dos personagens foi escrita, eu nem consegui sentir o impacto dela de tão fraca e apressada que foi a cena. E eu fico muito irritada com a desculpa fajuta que a Cassandra usou pra só cagar em cima da árvore genealógica que ela tinha feito.

Mas enfim, apesar de tudo, não quer dizer que eu não tenha curtido a leitura. Eu me emocionei e soltei boas gargalhadas em vários momentos. Me diverti com as interações dos personagens, com a ação e a adrenalina em algumas cenas. Mas a real é que eu não consegui gostar tanto assim pela quantidade de coisas que me incomodaram. Espero gostar mais da próxima série da Cassandra!

madrugueilendo 02/03/2023

Saudades do final que nunca vou ter
Pra quem já leu algum livro da Cassandra ou acompanha os lançamentos de The Last Hours sabe o quanto de potencial esses livros tinham. Esse é meu universo literário favorito do universo, com alguns dos meus personagens favoritos, e simplesmente toda a magia - ou quase toda - foi jogada fora.

O livro não é de todo ruim, eu juro! Mas desde o final de choi, seria muito difícil da Cassandra se redimir com os fãs da série, e realmente, não conseguiu. As atitudes dos personagens não condizem com quem eles são, o plot e o desenvolvimento em si foi patético? sai sem entender o que aconteceu pro livro ser tão fraco, vindo de dois livros da trilogia que até então eram uns dos meus favoritos da Cassie.

O que acontece no início do livro, e o plot em 70% são os culpados por essa nota. Não faz sentido nenhum, não adiciona em nada na história, e me deixou decepcionada por saber que essa história e esses personagens mereciam algo tão, mas tão superior a isso.
Thomas, Alastair, Lucie e Jesse seguraram o livro até o fim. Saudades do que nunca vou ter com os outros :/

Marina 01/02/2023

what the actual 🤬 #$%!& ?
vou por pontos porque tenho MUITA coisa pra falar, e essa primeira parte é SEM spoiler. há dois anos espero por esse livro. era o lançamento mais aguardado por mim de longe. herondaisy era um dos meus casais favoritos da vida, assim como daisy uma das minhas pps favoritas. o livro começa ruim, porque o final de chain of iron já é terrível. mas, vamos lá, os primeiros 40% desse livro são INTRAGÁVEIS. a cordelia só abria a boca pra falar besteira e vou nem falar das AÇÕES dela, como humilhar a Luce e sair difamando o James. o Matthew é o personagem mais inútil e nojento que eu já li, e ele e a Cordelia de fato estavam sendo a dupla dinâmica: os filhos da 🤬 #$%!& . imaginem só a minha surpresa ao perceber que eu estava gostando MUITO da GRACE. pois é. achei que não ia funcionar o papinho de redenção, mas ela permaneceu como uma das únicas personagens coerentes nesse livro. Thomas e Alastair? sinceramente, meu coração não aguenta de tanto amor ???? não erraram nunca, e se tornaram o meu casal favorito do livro e trilogia. depois dos insustentáveis 40%, o livro melhora? sim, até 70%, depois disso é leitura dinâmica. fica muito devagar, não vai pra canto nenhum, eu já tava me f0d3nd0 pra todos eles (menos Alastair e Jesse)? enfim. Belial como vilão é tosco, as cenas finais com eles são toscas. no geral, esse livro é terrível. muita expectativa pra nada. duas estrelas pois: Thomas e Alastair, e James, que é perfeito não importa a circunstância. a morte desse livro é desnecessária e nem sequer mostra, e não muda o rumo, então a autora colocou só pra efeito. o epílogo é ridículo, parece propaganda da coca-cola.

COM SPOILER A PARTIR DE AGORA ??
cordelia, você é insuportável. matthew, você é um alcólatra, invejoso e fraco, e você devia ter morrido no lugar do Kit, que tinha muita importância na história e que a morte não alterou em NADA. Jesse e Luce LINDOS, o desenvolvimento desse casal foi perfeito. Thomas e Alastair, eu amo vocês! a primeira vez deles foi muito boa, assim como de Herondaisy, mas eu já não sentia o mesmo amor por eles. grace, eu te parabenizo por ter sido a melhor personagem feminina desse livro. deu o nome e deu mt orgulho pro Kit. seriam um casal lindo :( não entendi porque quando o Kit morreu nenhum personagem apareceu, tipo? OS PAIS? o Kit foi muito injustiçado MESMO. e o que mais me deu ódio foi ver a Cordelia no início do livro tomando iniciativa pra beijar e dar pro Matt. bicha, vai se foder. Matthew, de novo, você é inútil.

enfim, o que eu gostei do livro foram: ThomasAlastair, James, Grace e LuceJesse
Marina 01/02/2023minha estante
o triângulo amoroso imposto nesse livro é tosco demais, pior ainda a trope miss comunication. 2023 e a autora mete essa.

madrugueilendo 01/02/2023minha estante
caralho

adri 01/02/2023minha estante
em chok

Carlos 02/02/2023minha estante
Fale mesmo, último livro de trilogia e ter que ler triângulo amoroso de melhores amigos? Pelo amor de deus

marashaws 03/02/2023minha estante
odeie os livros e os personagens o quanto quiser mas xingar o matthew por ele ser alcólatra é uma put@ falta de caráter

júlia 04/02/2023minha estante
NOSSA O EPILOGO PROPAGANDO DE MARGARINA AKFJWKFKSKDM EU NEM BOTEI ISSO NA MINHA RESENHA

Leticia1221 08/02/2023minha estante
odiar o matthew=red flag

Marina 08/02/2023minha estante
o matthew sendo literalmente o personagem mais inútil E red flag que eu já vi

ve_laris 19/02/2023minha estante
O livro demora de fato a acontecer, e muito poderia ter sido deixado de lado.
Eu ainda gosto do Matt. Matt e Kit meus personagens favoritos. Mas eu odiei o triangulo amoroso que a Cassandra Clare colocou nesse livro, quer dizer.. o que esperar? ela faz isso EM TODA SAGA SHADOWHUNTER, a mulher não muda esse disco nunca. No final o Matt ficou sendo um chato da porra, e um charlatão que aceitou tudo e pronto, pra dá palco pro James e pra Cordelia.

Eu não queria de fato que tivesse sido assim, porém o que mais me causou raiva foi sim a morte do Kit. O que eu chorei de raiva não tá escrito.
A morte feia, gratuita, sem emoção nenhuma (se não depois pelos personagens). Porra, que diabos ela pensou ali? que seria maneiro? pois foi uma grande merda.

E eu queria saber como que diabos fica essa linhagem Lightwood agora?!

heronthxrn 04/02/2023

adeus tlh
os primeiros 40% do livro nao foram tão bons nao vom aqueles gores tenebrosos e a falta de comunicação que me da ÓDIO teve muita coisa que eu amei principalmente thomastair e luciejesse eu pensei em dar 3.5 mas eu sou MUITO ligada a esses personagens que saco!!

SPOILER !!!!!!!!

a morte do christopher foi simplesmente sem sentido NENHUM o problema nao foi ela ter matado ele (mesmo ele sendo um dos meus favs eu "aceitaria" se tivesse sido uma morte escrita direito e nao nas coxa), parece que as duas únicas pessoas que sentiram a morte dele foi a anna e o thomas mas o auge foi ela nao ter mostrado a cecily e o gabriel sentindo a perda do FILHO deles??????? nem UM paragrafo falando como eles tavam arrasadoa e afins nao teve NADA parece que o christopher nao tem pai nem mãe nem tio nem tia nem NADA isso me deixou puta demais NAO FALARAM NEM AVE ATQUE VALE ???????? o christopher foi o herói do livro pq sem ele o pessoal de idris nao ia ir ajudar e todo mundo morreria e ele nao recebeu nem uma HOMENAGEM ???????? enfim to puta e nunca vou parar de falar que ela matou o christopher so pra falar que matou alguem relevante dos livros

@raycobalt 02/02/2023

não foi isso que eu pedi!$&@!
eu nunca pensei que fosse me decepcionar TANTO com o livro mais esperado por mim durante +2 anos!
herondaisy era um dos meus casais favoritos da vida, a daisy era uma das minhas personagens favoritas da vida, essa trilogia estava
sendo, pra mim, a melhor da cassandra e era muito especial pra mim e ver o que a cassandra fez nesse livro- doeu!

o começo desse livro me traumatizou pra vida! um gore absurdo, fiquei com NOJO em todas as cenas do casal mais forçado do mundo e que nunca deveria ter existido!
os primeiros 40% do livro ACABARAM com qualquer chance que eu tinha de gostar do livro e foi INTRAGÁVEL! ???

dos 45% até os 65% foram os melhores momentos do livro!

a primeira vez herondaisy e thomastair ??

o livro foi muito mal escrito! além de ter tido essas cenas nojentas, a cassandra não ligou nem um pouco pra todos os buracos que ela tinha deixado nos últimos livros e tudo pra quê? pra forçar casal e miss communication trope ?
uma cena mais incoerente com a outra, coisas totalmente SEM SENTIDO ALGUM!!!

AGORA COM SPOILER!!!!!

a morte do kit ??? KKKKKKKKKKKK foi a coisa mais sem noção do livro? além de não mostrar a cena da morte, não teve nenhuma profundidade, nenhum luto muito grande, foi na metade do livro, e logo depois ele já enfiou uma outra cena de ?suspense? que roubou o que era pra ter sido o momento de luto pelo kit? fora que não teve motivo nenhum pra morte dele- foi uma coisa totalmente sem sentido? a cassandra foi tão preguiçosa que nem desenvolveu o kit e a grace juntos antes de matar ele-

agora PASMEM? eu gostei muito do arco de redenção da grace! eu jurei que não fosse comprar essa baboseira mas, ela foi uma das personagens mais coerentes do livro e diferente de certos personagens (matthew eu estou olhando pra você), ela realmente fez alguma coisa!
a cena dela falando com o espírito/fantasma do kit foi a coisa mais linda ???

o matthew é o personagem mais inútil da cassandra? 3 livros e não fez absolutamente nada decente! ?

THOMASTAAAAAAAIR! carregaram o livro junto com alguns outros personagens? eu amo os dois, amei todas as cenas com os dois, o desenvolvimento do alastair e do thomas separados? eles no epílogo indo morar juntos, o alastair com o irmão ???? lindos!

jesse me ganhou demais! totalmente coerente em tudo que faz, não teve defeitos!
gostei bem mais da lucie nesse livro do que tinha gostado nos dois primeiros?

daisy? ? nunca vou superar o que fizeram com ela?

james herondale é o maior e não aceito críticas à esse homem ????

vou até me abster de falar sobre a derrota de belial- já dava pra ver que ia ser pela força do amor e da amizade?

O EPÍLOGO KKKKKKKKKKKKKKK cassandra pelo amor de deus, pare de escrever imediatamente!

enfim, nunca vou superar essa decepção!
Clara.Mello 03/02/2023minha estante
mds eu adorei a sua resenha

dragonrider 17/02/2023

Chain of Thorns
E chegamos ao fim de mais uma jornada, meus amigos.
Sei que o fim da saga é um misto de emoções no fandom no momento, mas vou tentar ser o mais razoável possível ao avaliar esse livro. Vou só tentar separar os spoilers dos comentários. Então segue os pensamentos que tive com esse livro:

No inicio, o livro retoma o fim do anterior: todo o desentendimento envolvendo James, Cordelia e Matthew; o pós retorno a vida de Jesse com poderes de Lucie; Grace ?presa? na Cidade do Silêncio; Ariadne/Anna e Thomas/Alastair em seus perrengues de possíveis casais.
O início é bem lento, principalmente porque são vários locais em que estão ocorrendo os fatos. Somente a partir dos 40% é que os personagens retornam para Londres e voltam a ?enfrentar? a ameaça que Belial e Tatiana representam.
No entanto, se o início é lento, o final chega a ser extremamente corrido. Em menos de 20% todos os problemas se resolvem (em verdade bastam alguns simples parágrafos para que os ?vilões? sejam vencidos).
No fim, acredito que este livro seguiu a fórmula básica da Cassandra Clare dos últimos anos. Não foi nada inovador, os vilões tinham razões meio ?idiotas?, colocou um triângulo amoroso sem sentido e os acontecimentos pareciam que tinham vindo de sorteios de ideias. Mas não foi algo horroroso, só básico; não entreteu o suficiente para ser bom, mas não gerou ódio. No geral, é um livro mediano e finaliza a saga com um grande ?tanto faz?. E é isso.

Agora vou seguir aos comentários com spoiler, então se você não quer ler sobre isso, melhor parar de ler essa resenha por aqui ;).

Sobre a situação da Daisy + Jamie + Math com Paris que todo mundo odiou eu simplesmente não senti... Nada? Sei lá. Eu entendo o porque de ter rolado Math e Daisy, também entendo o porque do James agir como agiu. Não senti ódio, só indiferença. Foram capítulos de enrolação e que agregaram em nada. Mas é típico da CC colocar esse plot que ninguém aguenta mais.
Sobre a "redenção" da Grace, também achei nada demais. Não chego a sentir ranço mais dela, mas para mim não passou de uma redenção forçada. CC usou do Kit para trazer a Grace para o círculo de amigos.
Falando em Kit, sua morte foi completamente insignificante. Não mudou em absolutamente nada na história. Então me pergunto: para que? Só para fazer a Grace "resolver" as mensagens de fogo? Ah pare Cassandra, você já foi melhor.
Anna e Ari não tiveram quase nenhum desenvolvimento de casal de forma certa. Toda a interação delas foi super rápida e meio nhe. Os únicos momentos que falaram real foram quase morrendo no fim do último livro. Sei lá... Não pareceu um super desenvolvimento.
Até Luce e Jesse não tiveram muitos acontecimentos. Entendo que foi por conta de "não poder tocar" o outro, mas até as conversas eram meio razas e repetitivas.
Mas a real é que praticamente nanhum personagem foi bem explorado. Tudo se resumiu em varios desentendimentos desnecessários e enrolados que não levavam a lugar algum.
Único casal que saiu de nada para algo bom foi Alastair e Thomas. Eles realmente foram muito fofos e fez sentido toda a trajetória. Mas ainda assim CC já escreveu casais melhores sim.
Não gostei também do jeito como ela abordou o alcoolismo do Math. Ela simplesmente esqueceu da personalidade dele por meio livro. Na outra metade ele virou um moribundo. E aquele fim dele viajando para sabe Deus onde? Nada do que ele fez no livro teve sentido.
E os vilões? Que porcaria de motivo que eles tinham viu. Sem contar que toda a jogada que fizeram para "conquistar" seus objetivos foi porca e preguiçosa. Pelo amor de god que bando de panaca. E eles literalmente são mortos de modos bestas e tudo se resolve fácil fácil.

Enfim... O livro só mostra que a Cassandra não faz a mínima ideia do que escrever mais nas sagas. Ela não planejou anos e anos de história ? até porque já até ignorou a própria árvore genealógica que criou.
Reafirmo que não odiei esse livro, mas não recomendaria a trilogia a ninguém. Não vale o tempo.
Juliane.Carreiro 17/02/2023minha estante
Li só o final pra n tomar um "possível" spoiler, confesso que fiquei curiosa, nunca li nenhum livro da autora e me interessei nessa trilogia... Agr estou na dúvida se devo realmente dar uma chance

dragonrider 17/02/2023minha estante
Olha eu amo o universo de Shadowhunters, mas vejo que conforme ela cria mais sagas, mais decai a qualidade. As primeiras sagas que ela escreveu foram muito melhores. Eu recomendaria tentar ler TMI ou TID que são as melhorzinhas dela

Juliane.Carreiro 18/02/2023minha estante
Vou tentar então kkk triste

Carlos 03/02/2023

Parabéns Cassandra, você conseguiu!
Eu nunca aguardei tanto uma sequência de livro, surtei com cada snipet que a cc soltava e quase comprei a pré-venda desse livro - ainda bem que não fiz. É facilmente o pior final das trilogias da Cassandra, e isso diz muito considerando o final broxante com os anjos de Artifícios das Trevas. A primeira metade do livro é chata, não tem outra palavra pra descrever, ter que ficar lendo trope de triângulo amoroso a essa altura do campeonato? Pelo amor de deus. E eu gostaria de dizer que o final é bom, infelizmente não é, tudo se resolve nos últimos 3 capítulo da história, o resto é facilmente dispensável e a maneira como derrotam o Belial? Você já foi melhor do que isso CC. Então sim Cassandra, você conseguiu entregar mais um final porquíssimo pra uma trilogia que tinha tudo pra ser a melhor.

"Spoilers" abaixo:

Kit você merecia mais. A sua morte ter acontecido dessa forma não faz nenhum sentido, só consigo pensar que foi feita de última hora, pq alguém precisava morrer (e deveria ter sido o Matthew, que fiquei claro aqui)

Matthew você NÃO é um bom personagem, e quanto antes as pessoas aceitarem isso, melhor. Todo o seu desenvolvimento é terrível, mas pelo menos você parou de beber

James anjinho na terra, nunca errou, ainda é um dos melhores das Últimas Horas

Cordelia eu prefiro não comentar o que fizeram com você nesse, fico triste só de pensar

Thomastair pra mim carregaram o livro nas costas, todas as cenas com eles são lindas, a cena do Thomas conversando com a Sona é uma das minhas cenas favoritas de toda a trilogia

E agora uma polêmica: Anna Lightwood não merecia a Ari. Não vou elaborar, só aceitem que elu não merecia

Dito isso, é um livro RUIM com personagens que já foram bons, mas que infelizmente não se escrevem sozinho e tem que depender da escrita ruim da Cassandra (que só piora com o tempo).
Marina 03/02/2023minha estante
anna nao merecia a ari mesmo!!!! no ultimo livro basicamente obrigou a garota a sair do armario

Marina 03/02/2023minha estante
concordo com absolutamente tudo

Alessandra 08/02/2023minha estante
ainda não superei esse livro, sla, foi tão a baixo da expectativa que EU criei em relação a essa trilogia esperada por anooos, que é difícil aceitar...

Luiza 19/02/2023

A única que gostou do livro
Eu só posso ser muito louca. esse livro me divertiu horrores ao mesmo tempo que me deixou tensa, emocionada, etc. tiveram partes que eu achei que deixou a desejar no livro? Sim! mas os personagens/trama compensava ?? acho que comparando com peças infernais e artifícios das trevas, o vilão foi bem mais equivalente com os personagens principais e eu realmente achei que seria uma guerra ?difícil?. O final.. não foi exatamente o que um fã de fantasia gostaria, mas eu, que leio excentricamente pelos personagens e universo, estou de boa! acho os personagens bem desenvolvidos, cada um com uma personalidade extremamente autêntica e que EU JÁ TÔ COM SAUDADE. não poderia imaginar um final melhor pra essa trilogia :) fiquei feliz 100% lendo e isso que importa pra mim haushauh
nandasc 24/04/2023minha estante
Concordo plenamente com tudo que vc falou kkkkkkkk é uma das únicas resenhas que eu li aqui que eu concordei

mgmoonlit 16/02/2023

Amei, 1 estrela
O lance de Chain of Thorns é que o livro é exatamente o que qualquer um familiarizado com os livros da Cassandra Clare, e mais especificamente os de The Last Hour, esperaria: uma bagunça. Se você começar sabendo disso, como eu, dá até pra se divertir lendo.

É verdade que mesmo eu fazendo meu melhor pra ignorar tudo que envolvesse o plot teve tantos plot holes que eu simplesmente não consegui superar? É. Houve pontas soltas? Bastante. Às vezes eu senti que a CC não sabia o que tava fazendo ou tinha só desistido de tentar fazer as coisas encaixarem? Senti, sim.

TLH é bem paradoxal para mim. É a série mais ousada do SHC, com alguns dos personagens mais interessantes e complexos que a CC já escreveu, e eu me apeguei a alguns deles, mas nunca chega em lugar nenhum. Eu não conseguia entender o motivo de CHOG e CHOI não despertar os sentimentos que deveriam mas CHOT esclareceu para mim: a Cassandra Clare tem medo de se comprometer.

Eu não tinha me importado com a maioria das inconsistências e conscientemente ignorei as que me incomodaram mas a resolução do Belial só... É a única coisa que eu não consigo superar, a completa falta de compromisso com seu próprio trabalho.

Se você não quer lidar com as consequências dos seus personagens não terem escolha além de eliminar um elemento fundamental da sua lore, talvez não faça dele uma ameaça inimiga destruidora de mundos intolerante?

E ainda sim, ainda sim, de alguma forma, contra toda razão, eu aproveitei minha leitura. Na maior parte eu dou os créditos para o Alastair. O restante é da Grace.

É brincadeira, mas eles são realmente a melhor parte de TLH mesmo que a CC não tenha expandido 1/3 de todo o potencial que eles tinham para serem explorados. O Alastair só narra uma vez????? E isso só porque não tinha mais ninguém para narrar aquela cena.

Mas sim, a Cordelia também é a melhor personagem principal feminina do SHC (ignorando como ela foi super sexualizada), Thomas, Kit, Ari e James são meus filhos, e até a Anna tava tolerável em CHOT.

A Lucie não. Ela ainda é irritante pra ? #$%!& , e o Jesse é um pedaço de papel. Ele não tem substância nenhuma, ele é o que a Cassandra precisar que ele seja no momento. E eu não quero falar sobre o Matthew. Ele ficou melhor do que eu esperava, ainda desgosto profundamente dele, mas os problemas dele são próximos demais da minha vida pra eu conseguir considerar ele justamente.

No geral, na melhor das hipóteses TLH foi morna, não teve impacto nenhum na trama geral do universo além do Malcolm, não respondeu a maioria das nossas perguntas, e eu provavelmente só releria se fosse fazer uma maratona de SHC ou sentisse muita falta mesmo do Alastair. Mesmo assim, vou esperar ansiosamente TWP pois sou uma idiota e o Kit Herondale é dono do meu coração.