Escravidão

Escravidão Laurentino Gomes

Resenhas - Escravidão - Volume 3: Da Independência do Brasil à Lei Áurea

1 | 2 | 3 | 4

Luis.Henrique 23/04/2024

Concluir a trilogia Escravidão é concluir um verdadeiro tratado sobre o assunto no Brasil. Sem dúvidas, Laurentino Gomes conclui uma obra de grande importância para um tema ainda tão necessário de ser lembrado e discutido.

Amaurijbarros 16/04/2024

ESCRAVIDÃO
POVO ORIGINARIO - BRASIL - Um povo conquistado, humilhado, escravizado, quase exterminado e suas terras tomadas.
POVO ORIGINARIO - AFRICA - Um povo conquistado, comercializado pelos seus pares, levado contra sua vontade pra longe de suas terras e famílias, humilhados e escravizados.
O COLONIZADOR - EUROPEU - Um povo usurpador, genocida, escravista e que usa toda a sorte de manipulação e intimidação para subverter tudo aquilo que não esteja no seu "AGRADO $$$$$".
Temos assim os principais "ingredientes" para a formação do povo brasileiro.
PRIMEIRO LIVRO DA TRILOGIA - A história tem que ser LIDA e ENTENDIDA, pois repetiremos as mesmas aberrações do passado.

Cristiano123 11/04/2024

Escravidão vol. III
Trilogia muito agradável de ler, trazendo ao conhecimento acontecimentos marcantes de um Brasil escravocrata, com uma elite "preguiçosa " incapaz de se dispor ao trabalho, ficando este ao encargo do escravizado.

Rosangela Max 05/04/2024

Encerra-se com louvor esta obra-prima de trilogia.
Sem palavras para descrever o trabalho excepcional que o autor realizou nesta trilogia.
Este último volume já começa mostrando a crueldade dos ?donos? dos escravos, tanto da parte dos homens quanto das mulheres. Claramente, para quem leu os volumes anteriores, esta crueldade não é nenhuma novidade. Porém, ainda, impacta, entristece, revolta e envergonha. Saber o quão ativamente o nosso país participou e incentivou a desumanidade da escravidão me fez entender um pouco mais o por quê de muitas atitudes que ainda vigoram na nossa sociedade. Principalmente em relação ao racismo estrutural e a cultura patriarcal que, na época, responsabilizaram a Princesa Isabel pela decadência e pelo fim da monarquia no Brasil.
Dentre tantas partes e personagens importantíssimas, adorei conhecer a história dos abolicionistas André Rebouças, Luís Gama, José do Patrocínio e Joaquim Nabuco.
Neste volume algumas partes são repetitivas, ou porque já tinham sido citadas nos outros dois volumes ou porque foram citadas no início da leitura e depois novamente no decorrer. Mas nada que tire o brilho deste trabalho fantástico de pesquisa e de escrita.
Super recomendo.

Francis Pereira 02/04/2024

Escravidão III
Final da trilogia. Denso e muito detalhista nas informações apresentadas. Também apresenta uma versão reflexiva do autor sobre a temática, o que não se observa nos outros volumes. Livro essencial para que tem interesse no assunto e busca mais de um único referencial na mesma leitura.

Vehalcantara 27/03/2024

Escravidão III
Laurentino Gomes se elege em meu coração como um escritor primoroso. Terminar essa trilogia foi um misto de sentimentos. Raiva, tristeza, agonia, esperança.
Sendo uma mulher negra, é difícil não se emocionar e não sentir o coração quebrar ao ver o quanto o ódio cega as pessoas diante de questões tão insignificantes quanto a cor da pele. Sério, é muito doido pensar que uma questão de cor pode ter mudado os rumos da história e ter implicações mesmo após tanto tempo.
Como sempre, Laurentino usa uma linguagem simples, que toca no âmago das questões, te faz refletir, por vezes até questionar.
Uma coisa é certa: você não é o mesmo depois que conclui a trilogia Escravidão. Terminará um pouco mais humano.

Tuninho 24/03/2024

Escravidão III
Uma das melhores, senão a melhor trilogia escrita sobre a escravidão no Brasil. Com esse terceiro volume encerro a leitura da trilogia que acho essencial que todo brasileiro deveria ler para compreender nossas origens como, povo,cultura e arte. Ainda vou reler novamente todos os três volumes, porque é necessário.

Danilo Vicente 23/03/2024

Leitura obrigatória sobre este grotesco período
Laurentino Gomes escreve nas páginas finais desta trilogia ter sido este o seu trabalho mais importante. Acredito. O jornalista-escritor oferece uma aula desse período grotesco da história brasileira, anos que no imaginário coletivo estão lá longe, num passado distante. Não estão. O indecente ?título? de último país do planeta a abolir a escravidão é só parte da vergonha que o Brasil carrega (ou deveria carregar) e ainda ecoa nas causas de tamanha desigualdade atual entre brancos e negros. A trilogia Escravidão é obrigatória para quem deseja entender o Brasil e participar da mudança necessária, ao lado de outros tantos livros que hoje ocupam as livrarias. Que bom que a literatura tem se debruçado sobre o tema, recontando a história, antes tão enviesada.

Daniel432 15/03/2024

Fim do Império, Fim da Escravidão
Neste terceiro volume, o cerco vai se fechando. Os navios ingleses patrulham o Atlântico Sul em suas duas costas, a africana e a brasileira. Mas para quem deu a volta em Napoleão, engambelar os ingleses é fácil.

O nascente império brasileiro tem no escravizado a sua única “indústria”, a sociedade é ociosa, improdutiva. Para manter o status quo a nova elite, constituída pelos grandes cafeicultores do Vale do Paraíba, alinha-se com a família imperial. Um lado mantém o financiamento da máquina e outro concede títulos e honrarias.

O tempo passa e a pressão inglesa aumenta. O tráfico negreiro é proibido, mas ainda chegam navios carregados à costa brasileira. O comércio fica mais difícil e o preço da “peça” sobe. Alternativamente, aumenta o comércio entre as regiões do país e escravizados de Minas e do Nordeste são vendidos para o Rio de Janeiro e interior de São Paulo.

Num esforço de diminuir a dependência do negro, colonos pobres europeus migram para o sul do Brasil e são agraciados com aquilo que nunca chegará aos futuros libertos, acesso à terra. A Lei do Ventre Livre não tem efeito prático pois a “cria” é dependente e levará anos para “sair de casa”.

Irrompe a Guerra do Paraguai e a hipocrisia está de volta com inúmeros escravizados sendo alforriados na condição de lutarem na guerra.

Por muito tempo o Brasil postergou a decisão de abolir a escravidão e quando o fez, fez de forma atabalhoada, sem atender os anseios de nenhum dos lados. Os escravocratas ficaram sem o “patrimônio” e não foram ressarcidos. Os escravizados ficaram sem nenhum apoio para iniciarem uma nova vida.

Resumo: o império, com certeza, acabou com a abolição da escravatura, mas a escravidão, não.

Pode até parecer interessante ler os três livros em seguida, mas eu não repetiria. A distância entre um lançamento e outro fez com que o autor voltasse a citar certos assuntos e situações, fato que torna a leitura um pouco repetitiva quando se lê todos em sequência.

ToniBooks 28/01/2024

Fechando a saga de Laurentino
Encerrando a trilogia, este volume III de Escravidão, trata da história da escravização de pessoas de origem africana em território brasileiro. O período abraçado pela obra vai dá independência (1822) até a proclamação da república (1889). Nesse ínterim, a Lei Áurea fora assinada, mas as mazelas de tal escravização persistem até os dias atuais.

jael 28/12/2023

Excelente
Não tem o que dizer...gosto muito do Laurentino Gomes e ele consegue nos fazer ficar curiosos ao que ele escreve.
Tema importantíssimo, todos nós brasileiros, deveríamos saber o mínimo de nosso passado, principalmente esse tema em específico. Recomendo a leitura de toda a trilogia

Nelson.Nogueira 16/12/2023

Excelente livro. Termina a trilogia de forma primorosa nos informando como a escravidão no Brasil continuou após a Independência e como a luta abolicionista ganhou força no século XIX.

GIPA_RJ 14/12/2023

OBRA MAGNÍFICA
Concluo hoje a leitura desta trilogia , profundamente impactado.
Este terceiro volume tem o foco principal no século XIX , com o ciclo do café , e foi para mim o mais denso e doloroso de ler , por mostrar o quão viciado e arraigado à escravidão o Brasil se manteve até a abolição , e na contramão da tendência global daquela época.
Destaco os capítulos com as biografias dos abolicionistas Luiz Gama , José do Patrocínio e Joaquim Nabuco , e da forma como após a sangrenta Guerra do Paraguai , conseguiram conduzir o movimento de forma tão inspirada e corajosa.
Desconstrói-se também a visão romantizada da Lei Áurea , mostrando uma Princesa Isabel fraca , sem convicção e até infantilizada diante daquela "canetada" , de certa forma compreensível diante da sociedade extremamente machista da época.
O pós-abolição traz a chocante tentativa de Rui Barbosa de apagar o passado escravista , decretando a queima de todos os registros da escravidão (!!!). Tal negação em encarar de frente o legado daqueles três séculos e meio , dá o tom do Brasil de hoje , violento , corrupto e desigual.
A obra de Laurentino Gomes deveria ser leitura obrigatória em nossas escolas e porque não , no Congresso Nacional , no Palácio do Planalto , no Alvorada , no Jaburu , no Itamaraty....
Que fique aqui registrada minha eterna admiração por tão árdua e completa realização.

Igor13 08/12/2023

Informativo
Um livro informativo, sem sombra de dúvidas. Inclusive já peguei outros livros usados aqui para ler na sequência.

Mas penso que de péssima análise histórica. Faz julgamento com valores de hoje - que inclusive nem deram resultados comprovados no mundo atual.

AndrA374 06/12/2023

Excelente
"Escravidão: Volume III" de Laurentino Gomes destaca-se como uma obra primorosa no panorama da literatura histórica brasileira. A habilidade do autor em tecer narrativas envolventes, aliada à sua pesquisa meticulosa, permite ao leitor uma imersão profunda na realidade da escravidão no Brasil. Gomes não apenas apresenta fatos e análises com rigor acadêmico, mas também humaniza a história, trazendo à tona as vozes e experiências daqueles que viveram sob o jugo da escravidão. Este livro é um testemunho crucial da história brasileira, oferecendo uma perspectiva essencial para entendermos as complexidades e o legado desse período sombrio e significativo.

1 | 2 | 3 | 4