Ilhados

Ilhados L. N. Santana

Resenhas - Ilhados

Marcelo Costa 27/06/2021

Estou apaixonado pela história e pela escrita do livro. Caíram lágrimas dos meus olhos com o reencontro de Nico e Arnaud.

Arquelana 26/05/2021

Finalmente um livro lgbt que nenhum dos gays morre
"Aqui, se apaixonar é como um naufrágio. Então aproveite e mergulhe."

Eu sinto falta de livros LGBTQ+ com finais felizes, e o melhor, em que o personagem consiga descobrir sobre a própria sexualidade e aceitá-la, mesmo ainda no meio da confusão.

Nico e Arnaud me conquistaram pelo amor puro e simples, pelos olhares tímidos e acampamentos no meio da floresta.

O relacionamento dos principais é lindo de ver, e a ambientação do cenário foi impecável.

Me diverti muito lendo e saí reflexiva. É sempre bom ver personagens se fazendo perguntas que nós, jovens, nos fazemos quando paramos de nos conformar com a realidade como sempre nos foi apresentada.

Amei, amei!

Cas 20/02/2021

Eu também queria estar vivendo um amor de verão
A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi a vibe me chame pelo seu nome que o livro passa. É bem claro que muitos elementos são referências e inspirações vindas da história do Elio e Oliver, e eu como sou totalmente apaixonado pelo livro acabei amando esse também. A praia, o verão, um menino inseguro descobrindo mais sobre si mesmo durante um amor que ele não esperava encontrar, mas que nunca mais quer largar... tudo no livro garante uma leitura viciante. Fiquei muito apaixonado pelo Nico, além de me identificar nele em milhões de momentos (se fosse um livro físico, estaria pesado de tanto post-it marcando frases que parece que foram escritas pra mim. Enfim, amei muito mesmo, fazia tempo que eu não lia nada nesse estilo e foi perfeito passar uns dias com esse livro. Queria eu estar numa ilha curtindo uma praia e descobrindo o amor com alguém especial...

Ray.1 08/12/2020

No fundo da fonte, moedas brilhavam sob o sol, provas concretas da constante insatisfação humana, que tudo possui mas sempre deseja algo a mais.

Gabriela Araujo 24/10/2020

Se existe perfeição, ela mora aqui
Se um dia eu escrever metade do que o Lucas escreve, eu já serei realizada enquanto escritora.
Ilhados tem uma narrativa tão lírica, tão envolvente, tão delicada que chega quase a ser inacreditável.

Sinto como se eu fosse uma sombra do Nico, capaz de sentir tudo o que ele sentia, de ver tudo o que ele via.
O título condiz perfeitamente com a realidade que Nico sempre viveu e que fazia sentido para ele até conhecer Arnaud.

Arnaud não mudou quem ele era, mas ao invés, ajudou-o a se revelar.
A história é gradual, gostosa de acompanhar, como um presente que nos deliciamos em desembrulhar.

Por várias vezes me senti como uma marionete. Eu sorria, gargalhava, então chorava, pensava — a carência também bateu forte.
Quem leu sabe que Ilhados te faz SENTIR em literalmente todos os sentidos.

Essa é uma história que fala sobre amor entre dois homens, mas nao somente isso — é sobre rever a nossa realidade em uma nova perspectiva, é sobre se conhecer com a coragem de olhar com clareza as luzes e as sombras, é sobre repensar o que é que de fato queremos ser no futuro.

Para além do que nos foi ensinado, para além do que nos disseram ser certo ou errado. É sobre viver a vida que nascemos para ter.

Somente gratidão por existir esse livro que ajuda tantas pessoas a se enxergarem sob uma nova luz.

Se perfeição existir, ela mora aqui.

Dougvdr77 28/08/2020

Sem palavras
Eu poderia escrever uma avaliação enorme, falar sobre tudo que gostei neste livro mas ainda sim não conseguiria transmitir 1% do quão bom este livro foi de ler.
Eu fui completamento pego pela narrativa do livro, pela história de amor entre Nico e Arnaud, pelo carisma da Rebeca, pela própria Ilha e todas as vezes que desejei estar nela, foi uma das melhores experiências em livros que já tive. Já estou com saudades dos personagens e muito agradecido pelo autor ter feito essas horas que estive imerso nesse lugar ter valido a pena.

Vivianne 28/08/2020

Se apaixonar é como um naufrágio.
Eu já escrevi e apaguei, escrevi e apaguei, escrevi e... Não encontro palavras para descrever tudo Oq estou sentindo.

Um livro que te da vontade de levantar e viver. Acho q é isso. Esse livro da vontade de viver, de sair do lugar onde estamos, buscar por novas descobertas, novas sensações, novas experiências.

Terminei de ler com lágrimas nos olhos. Coração acelerado com as últimas páginas. Parava de ler de tão ansiosa que fiquei.

Precisamos fazer um abaixo-assinado para o Lucas escrever uma continuação da história de Nico e Arnoud.

Livro favoritado e colocado na lista de livros para reler.

Isa 17/08/2020

Ilhados acompanha Nico, um jovem morador de uma cidadezinha situada numa ilha paradisíaca, e Arnald, um velejador francês que está de passagem pela ilha.
Cheio de representatividade, romance e sensualidade, o livro retrata bem descoberta, amor, aceitação e medo. A narrativa e os personagens são profundos, cativantes e bem construídos. O autor também trabalha muito bem os personagens secundários, tornando-os tão reais e palpáveis quanto os protagonistas.
Com descrições impecáveis, Luke consegue facilmente nos transportar para dentro da história e nos faz sentir as emoções do protagonista como se fossem nossas. Se Nico está feliz, quem lê está feliz; se Nico está triste, quem lê está no fundo do poço, e isso é incrível. Poucas histórias são imersivas assim.
Ilhados é uma leitura reflexiva e marcante, sem dúvidas uma das minhas favoritas.

@brupecanhars 07/08/2020

O CHOQUE TÉRMICO, PAI
Existem períodos de tempo que nós desejamos que jamais terminem, onde a gente vive tanto que parece uma vida e tudo que sempre fez sentido, simplesmente deixa de fazer, é ressignificado. E se o verão pudesse ser esse período de tempo? Bem, Ilhados nos dá um ótimo vislumbre de como poderia ser.
Ilhados acompanha Nico, o menino da ilha, da terra, que sempre teve a sua ilha como centro da sua vida, pensando seu hoje e seu amanhã nesse lugar paradisíaco. No entanto, o que Nico não esperava acontece: o mar que tanto estava ao seu redor vem visitá-lo na forma de Arnaud, o marinheiro da sunga execrável, mas que não poderia ser mais amável. De clima leve, gostoso, romântico, suculento, sensual e quente; essencialmente do verão, Ilhados nos leva para essa ilha e nela, aprendemos sobre autodescoberta, autoaceitação, sobre amor e sobre o que pensamos ser e o que realmente é a realidade que nos cerca. É um livro maduro, cheio de reflexões importantíssimas, momentos tão significativos e incríveis que fica difícil descrever. L.N. Santana nos entrega uma descrição impecável a todo momento e jamais queremos fechar o livro, é de endoidecer (e digo isso em um ótimo sentido). Tanto que acabo de deixar a ilha, mas já quero retornar. Vale a sua visita também!

Del Guimarães 04/07/2020

Apaixonante e marcante
Praias, sol, mar, romance e uma pitadinha de safadeza tornam esse livro a minha história de amor favorita! As nuances com que os personagens são apresentados e o desenvolvimento deles tornam tudo mais interessante. Os protagonistas são profundamente trabalhados em suas questões psicológicas e desenvolvimento pessoal.
As metáforas são um show a parte. As descrições que o autor L. N. Santana utiliza, seja dos locais, seja dos sentimentos dos personagens, me transportaram para o mundo criado em "Ilhados". O mundo físico é descrito com detalhes tão incríveis que a gente se imagina na cena. Além disso, quando os sentimento e pensamentos dos personagens são o foco, nos sentimos na pele deles, pensando e torcendo para que eles tomem as melhores decisões
É um livro apaixonante e marcante, sem dúvidas.

Victor 18/06/2020

Ilhados eles. Ilhados nós!
Tudo nessa obra faz jus ao título, perceptível o desejo do autor de justificar que "Ilhados" não é uma simples e trivial história de amor. Muito bem ambientada num arquipélago, a história nos leva para os dias de verão de um lugar separado da realidade de grandes metrópoles, em que o barulho das buzinas e as luzes dos prédios nunca param totalmente. Nico, o protagonista, leva uma vida confortável no lugar que não deseja ir embora nunca mais.
O problema de decidir algo para o resto da vida quando ainda se é muito jovem, é o dos questionamentos quando as certezas se desfazem. Arnaud, outro personagem muito bem construído, vem com todo o seu charme francês protagonizar a obra que brinca com nossos sentimentos em variados momentos, quando nos coloca na posição de encantamento, paixão, depressão e resignação.
O maior trunfo do Luke é imergir seus leitores nos sentimentos mais profundos de Nico, de forma que em certo ponto nós possamos sentir que somos o próprio protagonista! Em capítulos felizes, ficamos muito felizes, e em capítulos tristes, somos nocauteados pela realidade que quase pode ser sentida. Esses sentimentos poderiam, sim, terem sido descritos em uma ou duas linhas, mas há o claro interesse de nos fazer entender todos os níveis destes, e essa não é uma tarefa fácil!
Com um ótimo começo, escrita floreada, microcosmo crível e personagens muito bem conseguidos (todos possuem alguma função e passado), "Ilhados" se despede deixando possibilidade, que podem ou não indicar novas histórias desses personagens maravilhosos por aí!
Para quem provou e amou desse livro incrível, que não tenha sido a última vez a ver Nico. Queremos saber o que há depois do mar, quando você sobrevive ao naufrágio.