Os acordes do tempo Silvia Meirelles Kaercher

Resenhas - Os acordes do tempo

Joseane Santos 13/06/2022

Um livro emocionante
Catarina e Aragão se apaixonam perdidamente, mas o destino vai tratar de separá-los várias vezes, porém, o mesmo destino que se encarrega de separar esses dois, é o mesmo que continua os unindo.

E eles vão ter três chances de viverem esse amor.

O livro é dividido em três atos e em cada ato a gente vai acompanhar a história de amor de Catarina e Aragão em uma vida, com muitos encontros e desencontros e lutando por um final feliz!

O primeiro ato se passa no século XVIII, no ano de 1786. Catarina é filha de um estancieiro e uma índia. O pai dela quer que ela se case com outro estancieiro muito rico. Aragão é um tropeiro, que não tem nada e nem ninguém, e quando dois se conhecem, se apaixonam perdidamente.

O segundo ato se passa no século XX, no ano de 1901. Aragão é um comerciante, rico e da alta sociedade e Catarina é uma atriz e cantora talentosa. Quando a companhia de Catarina vai para a mesma cidade de Aragão, os dois acabam se conhecendo e se apaixonando. Mas, mais uma vez, o destino coloca barreiras entre essas duas almas gêmeas.

O terceiro ato se passa no século XXI, no ano de 2019. Aragão é um empresário que está tirando férias com seu melhor amigo, Severiano, e os dois acabam indo parar em uma praia de nudismo. E é lá que Aragão reencontra sua Catarina!

Será que esses dois vão ter finalmente seu final feliz?!

Para saber, vocês vão ter que ler o livro 🤭! A escrita da Sílvia é maravilhosa, logo no primeiro capítulo você se vê presa à história e aos personagens. É tudo tão detalhado, tão bem escrito, que você não consegue acreditar que aquela história não aconteceu realmente, que aqueles personagens não são de verdade, e acho que por isso que a ressaca literária é tão grande, porque é difícil se despedir de personagens, que para você, são pessoas reais, são histórias reais. E não tem como não se emocionar com eles, não chorar com os desencontros, suspirar com o romance e torcer pelo reencontro.

É uma história linda, de um amor tão forte que supera as barreiras impostas pelo destino 🤧❤️
Silvia.Kaercher 13/06/2022minha estante
Obrigada pela resenha, Joseane!

Joseane Santos 21/10/2022minha estante
Por nada Silvia :)

ThaAs73 06/06/2022

Apaixonante!
Mais uma leitura apaixonante e perfeita da autora. Estou encantada com esse livro, diferente de tudo que imaginei.
A autora conseguiu quebrar nossos corações para depois juntas os cacos.
Me apaixonei! Recomendo muito a leitura
Silvia.Kaercher 07/06/2022minha estante
Obrigada, Estrela de Aragão!

Deusani0 07/06/2022

Apaixonante
Resenha livro Os acordes do tempo
?????

Ah Silvia, quanta tensão e amor em um livro só.
Os personagens são perfeitos, com uma química incrível,  você se pega torcendo pelo romance, sofre com as tragédias, fica emocionada com a parte do amor entre os personagens e o melhor de tudo conhece um pouco da cultura e a paisagem local onde a história se desenrola.
O livro conta três histórias em épocas diferente dos mesmos personagens,  na luta pelo amor e um final feliz.
Em um resumo, a leitura é apaixonante.

Sinopse

Três histórias. Três vidas. Três chances. O mesmo amor.

Quantas vezes é possível se apaixonar pela mesma pessoa?

Aragão é um tropeiro, conformado com sua rotina sem pouso certo, sem casa e família, vivendo pelas precárias estradas do Brasil Colonial. Tudo que tem de seu é a música da sua viola da terra e o trabalho.
Catarina é uma moça destemida, filha de um estancieiro e de uma indígena guarani. Sua vida é trabalhar e esperar que o pai a troque em um casamento arranjado, com o qual a família obterá alguma vantagem.
Quando a voz doce e melodiosa de Catarina encontra o solitário Aragão, eles descobrem que não existe força maior do que o Destino e o Desejo. Porém, a Vida tinha outros planos para eles.
Catarina e Aragão vão lutar por seu final feliz. Mesmo que precisem de várias vidas para alcançá-lo.

Esse livro é indicado para adulto e está disponível no kindle unlimited.
Silvia.Kaercher 13/06/2022minha estante
Obrigada pela resenha, Deusani!

Jackcoriolano 15/06/2022

Os acordes do tempo, de Silvia Meirelles Kaercher
Os acordes do tempo

Os acordes do tempo, de Sílvia Meirelles Kaercher, publicado pela editora Cinco Gatas é um romance de época e contemporâneo num mesmo livro. Isso mesmo!

Formado por três histórias que ocorrem em épocas diferentes, 1786, 1901 e 2019, com características próprias, escrita própria, mas que retratam o mesmo amor, como um encontro de almas.

As personagens principais são Catarina e Aragão, e há personagens secundários que acompanham o casal nas três histórias. Achei muito interessante a autora aproveitar as personagens em todas as histórias, alterando as relações entre elas, nos dá a chance de conhecermos cada uma e não apenas o casal.

Amei a Catarina, mulher de fibra, mesmo em 1786, agia e reagia com uma força interior maior do que qualquer convenção.

Além de três histórias envolventes, Silvia apresenta ao leitor costumes e lugares do Sul do Brasil, com referências a literatura nacional, músicas e danças.

Do amor romântico no primeiro ato, melodioso como a música que une o casal, passando pela tensão do amor proibido em 1901 e, enfim, chegando ao terceiro ato, em 2019, com diálogos leves, divertidos e sensualidade na medida certa.

Não tem como não se apaixonar por Os acordes do tempo, não tem como não sofrer com os rumos da história e não tem como não "surtar" com Catarina e Aragão. Maravilhoso!

Avaliação: ?????
Silvia.Kaercher 16/06/2022minha estante
Obrigada pela leitrua e resenha, Jacqueline!

@escritadecabeceira_ 23/06/2022

Os Acordes do Tempo, nos leva em uma verdadeira viagem pelo tempo, com um amor sem igual!

Em uma escrita fluida e viciante, acompanhamos cada ato sem ao menos perceber o tempo passar.

Vivenciamos o mesmo amor em três tempos diferentes, Aragão e Catarina enfrentam todas as suas diferenças e sempre se reencontram!

A força desse amor sempre diz mais alto, e cada segundo junto faz valer a pena a luta.

É como se o destino sempre os juntassem na esperança de um final feliz para esse amor que perdura, e que não possui limites.

Embalados por uma voz doce, somos convencidos de que o amor pode sempre ressurgir pela mesma pessoa.

Nos emocionamos, torcemos, sofremos e também nos apaixonamos!
Vale a pena cada página lida!

site: Instagram.com/escritadecabeceira_
Silvia.Kaercher 09/08/2022minha estante
Muito obrigada pela tua leitura e resenha!

Caterine @relicariodecaterine 27/05/2022

Os acordes do tempo
Acredito que se fosse resumir em uma única palavra essa leitura, seria: Arrebatadora.

Silvia é uma escritora incrível e por já conhecer suas obras fui com o coração ansioso por mais essa história, e confesso que foi preciso muita luta para não devorar o livro inteiro em um único instante. Com uma escrita forte, um contexto realista, a autora consegue trazer para as suas obras uma coisa mágica, e faz isso com maestria, trazendo os diálogos, as descrições das roupas e lugares, fazendo com que tudo se encaixe num nível que fazendo com que me desligue completamente do agora e vivenciar o livro. Não é a primeira vez que a autora arranca de mim um misto de emoções, e com certeza esse livro é muito forte e emocionante.

O livro é dividido em três atos onde acompanhamos três histórias de vida e um único amor que luta contra o destino por um final feliz.

Até quando conseguimos lutar contra o destino? Será que Aragão e Catarina vão conseguir quebrar o feitiço do trágico destino? São questões que ficam o tempo todo martelando em nossa mente no momento da leitura e é impossível não torcer por um final feliz do casal.

Com personagens muito bem construídos, tragédias, romance, um toque de sensualidade, e muita cultura que já é marca registrada da autora, Silvia vem trazendo para nos leitores mais essa obra incrível.

Impossível não favoritar.
Silvia.Kaercher 27/05/2022minha estante
Obrigada por ler, Larissa!! Que linda resenha!!!

@aliteralmente 13/06/2022

O amor supera o destino? ou anda com ele?
Em “Os acordes do tempo”, conhecemos Aragão que é um tropeiro da época do Brasil colonial, e sua vida é na estrada, sem nenhuma família ou casa. Apesar de parecer solitário, ele não vê problema algum nisso, pelo contrário, acredita que só precisa de música, o que consegue através de sua inseparável viola, e o trabalho.
Já Catarina, é uma moça com ascendência indígena, por parte da mãe, com uma forte ligação com a natureza, e uma grande porcentagem de coragem dentro si mesma. Seu pai é um estancieiro, que a trata como mercadoria e espera ansiosamente, que ela idade suficiente para troca-la através de um casamento arranjado, e assim obter a maior vantagem que puder.
Quando acontece o encontro entre Catarina e Aragão, existe uma ligação tão forte, e o destino e o desejo tornam-se os principais motores para moldar esse relacionamento, pois se o querer entre os dois é incessante e arrebatador, o destino tinha outros planos!
E é aí que eu te pergunto, por quanto tempo você lutaria para alcançar o seu tão sonhado final feliz? Porque eles lutam com unhas e dentes por esse objetivo, nem que demore mais de uma vida para acontecer.
Essa foi uma leitura muito boa, onde eu ri, passei momentos de apreensão, tive milhares de dúvidas e criei teorias a partir dos fatos diretos da minha cabeça, pulei de alegria e apontei o dedo para o livro quando eu acertava, e principalmente, refleti muito sobre amor e o quanto compreendemos sobre o destino.
Como já é meu segundo livro da autora, me senti mais do que confortável com a escrita, pois acredito que ela tem um modo muito único de escrita, que é muito agradável e aconchegante que te envolve até o final.
Vale muito a pena ler esse livro, e eu tenho certeza que você vai amar assim como eu.
Gostou da resenha?
Então vem dar uma olhada no meu instagram:

site: https://www.instagram.com/aliteralmente/
Silvia.Kaercher 16/06/2022minha estante
Obrigada pela leitura e resenha, Amanda!

Rita.Liziet 18/06/2022

Um encontro de almas, em três atos, pois elas tinham que se encontrar e ter pouso.

Aragão e Catarina são o casal eterno; independente de onde estejam, pertencem um ao outro.

A leitura é relaxante, os lugares descritos pela autora nos fazem sonhar junto com Catarina no primeiro ato.

Já no ato 2, percebe-se o amor dos dois ali, palpável, indissolúvel, como se não tivesse terminado, mas que precisa estar completo? quem ama de verdade não esquece, independe do tempo e espaço. E sempre com a água e a música como elementos essenciais.

O ato 3, no presente, toca mais ainda, as almas que se procuram, essa coisa de bater o olho, nunca se viu mas se amam. Mais uma vez o coração falando mais alto, sentindo falta do que não se tem, mas que se precisa.

A escrita da autora é leve, é sensível, vai escolhendo as palavras com cuidado? nada pesado ou grosseiro, apenas a linguagem de cada tempo. O que torna os atos comuns são a voz de Catarina e o violão de Aragão, independente do momento que vivam.

Os sonhos que eles tinham eram as vivências que tiveram, mas que não tiveram um desfecho. E no ato 3 vem a explosão de cores, que é o que ele sempre precisou, ver a vida de forma mais leve.

Em cada etapa da vida deles, Aragão e Catarina aprendem alguma coisa, e vão evoluindo também. E essa evolução é sentida pelo leitor conforme o amor e alguns elementos comuns surgem novamente.

Um livro para ser lido, relido e por que não, assistido!
Silvia.Kaercher 22/06/2022minha estante
Rita, muito obrigada pela leitura e pela resenha!