Santos de casa

Livro: Santos de Casa: Fé, crenças e festas de cada dia {2022}
Autor: Luiz Antonio Simas {Brasil, 1967-}
Editora: Bazar do Tempo
216p.

O trabalho de pesquisa do @luizantoniosimas é desses de se acompanhar com gosto. É ler sobre a cultura brasileira, no que ela possui de mais bonito: um amálgama de vozes, crenças, afetos, saberes, sabores, ritmos, festas e religiosidades.

Em "Santos de Casa", Simas vai tratar do nosso catolicismo polifônico, dos santos populares, que tiveram a santidade humanizada pelo povo, num cruzamento de influências indígenas, africanas e portuguesas.

Peço licença ao autor para repetir as quadrinhas que muito bem resumem as atribuições de cada santinho consagrado pelo povo, objetos do estudo desse livro incrível.

A vitória na demanda

Reza pra Santa Luzia
Põe café pra Santa Clara
Clarear o nosso dia

Para achar o que perdeu
Grite alto: São Longuinho!
Eu vi São Bartolomeu
Na virada do rodamoinho

Pra Nossa Senhora do Rosário
Rezo o terço e me socorro
Pra São Lázaro ofereço

Santa Bárbara me ampara
Santos Reis façam visita
Dou lenço pra Santa Sara
Dou rosa para Santa Rita

A edição da @bazardotempo está linda e as ilustrações de @aalinebispo são um primor. Recomendo!

Cín 18/09/2023

Muito fofo
Amei este livro. É muito bom saber a história dos Santos e orixás e como eles se conectam, como chegaram no Brasil, o porquê de fazer as festas e tudo mais. Adorei.

Lucas 01/12/2023

Livro de leitura gostosa, envolvente, mágica. É uma leitura rápida, bem informativa e com bastante curiosidades sobre os santos populares

Andrea.Piratininga 24/11/2022

Pra quem gosta de santo
Adoro conhecer a história dos Santos e esse livro traz as histórias de uma forma muito gostosa de ler. Leitura rápida e gostosa

Joelma.Valverde 22/12/2022

O sagrado e o profano na nossa brasilidade
Ótima leitura, com uma riqueza histórica sobre os santos canônicos e como há uma miscelânea no cultura popular, bem como o cruzamento por influência africana, na diáspora, e indígena, em nosso solo. Além disso, contêm ilustrações lindas e muito bem diagramado. ?

Vitoria293 18/02/2024

Sou fã do Simas
Incrível como a leitura é fácil. E como é interessante saber tanto sobre a história inicial dos santos famosos no país, como a brasilidade que demos a eles. Assim como os Santos famosos tem raizes tanto no católico como nas religiões de matriz africana. Tenho grande interesse em livros que abordam religião e principalmente se o foco é história/sociologia (e recentemente quero fugir do eixo apenas cristão). Acredito que a história das religiões contam a história de um povo e sua cultura. E esse é um trabalho que o Simas faz com maestria e didática contando algumas das origens de Brasil.

Regy 01/03/2024

Conhecendo crendices
O livro não é doutrinário e nem é uma crítica às crenças, até porque o autor se denomina seguidor dessas crenças. É um apanhado histórico. Eu gostei disso. Ele mostra os personagens da igreja católica e suas canonizações, os motivos que levaram a igreja a canonizá-los e suas semelhanças com deuses gregos, romanos, divindades africanas, etc.
O que fica da leitura é: como as pessoas podem dar crédito a isso? Honestamente é ilógico pra mim, mas como disse o próprio Jesus, eles estão cegos. E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jesus é a verdade e só Ele é o Caminho e só Ele pode interceder por nós.

Juliana 02/04/2024

Refresco para minha beata interior
Gosto muito do jeito que o Luiz Antônio Simas escreve (tanto no twitter quanto agora no livro), adoro esse tipo de lirismo em relação à cultura e ao sincretismo brasileiro, é sem dúvida uma das nossas características mais bonitas e originais, e o livro reflete isso.