Nas Sombras da Guerra

Nas Sombras da Guerra Julianne MacLean

Resenhas - Nas Sombras da Guerra

@bibliotecadedramas 29/12/2020

Impressionante
Esse foi o ultimo livro lido em 2020. Na verdade eu já estou lendo outro, mas esse é o que fechou a minha meta de leituras nesse ano tão atípico e difícil. Foram 53 livros lidos e minha meta era 50. Posso dizer que mais uma vez a literatura me salvou, foi a minha válvula de escape em todos os dias do ano quando em algum momento – geralmente a noite – eu precisava desopilar a minha mente e relaxar.

Eu só não li muito mais porque esse ano também mergulhei nos seriados e comecei, depois de tantos anos, a assistir Grey’s Anatomy (eu sei, é um caminho sem volta) e esse seriado me viciou tanto que tem tomado bastante o meu tempo.

Mas vamos falar deste livro de hoje que como uma grande apreciadora de histórias de guerra tenho que dizer que essa obra fez jus a esse período tão sombrio da história. Aqui temos dois tempos: o passado – período da guerra e o presente em 2011. A história começa na guerra com Vivian que tem um pai alcoólatra e violento. Vivian é cantora e em uma de suas apresentações conhece Theodore – um oficial britânico vindo de uma família aristocrática. Até esse momento, confesso que a história não tem grandes emoções ou acontecimentos, mas a autora precisava criar todo esse cenário para o que vem depois e qualquer coisa que eu contar daqui por diante será spoiler, mas posso dizer que foi um livro muito marcante, cheio de sofrimentos, reviravoltas e feitos importantíssimos, sobretudo os heroicos.

Eu gostei muito do rumo que a história tomou porque explicou e uma forma bem plausível muitas coisas que tomamos como julgamento no início do livro, e mesmo nos momentos finais, ainda há muita coisa pra contar. Pra quem gosta de ler histórias desse período da guerra, eu recomendo muito, foi uma grande surpresa pra mim e fechei minha meta de leituras com chave de ouro.

site: https://shejulis.com/livro-nas-sombras-da-guerra/

Jaque @blogmalucadoslivros 28/09/2020

Simplesmente emocionante!
Eu adoro livros que se passam durante a segunda guerra. Ainda mais quando é uma viagem ao passado, cheio de segredos guardados como encontrei neste livro.

A PREMISSA:
Depois de pegar seu namorado a traindo, Gillian decide dar um tempo a si mesma e resolve passar um tempo na casa de seu pai. Mas ao chegar lá, seu pai revela a ela que encontrou fotografias antigas de sua vó, o que não seria nenhum problema exceto por um detalhe: nessas fotografias, a avó de Gillian, Vivian Hughes está nos braços de um oficial nazista.

Perturbados pela descoberta, eles resolvem questionar Vivian sobre as fotografias e finalmente, pela primeira vez na vida, Vivian volta para a Inglaterra, em 1939 onde toda a verdade por trás da história das fotografias está.

Mas do que uma simples viagem para pensar, Gillian vai aprender muito sobre o passado de sua família com sua avó Vivian, uma mulher marcada pelas dores da guerra e que têm muitos segredos guardados.

O QUE EU ACHEI:
Nas sombras da guerra foi uma leitura emocionante, envolvente e cheia de reviravoltas. Entre o passado com Vivian e o presente com Gillian, percebemos que ao longo da história ambas cresceram muito, embora suas dores sejam completamente diferentes.

"O mundo era um lugar diferente naquele tempo. Você sabia o que era realmente importante."

A narrativa da autora é muito fluida e me peguei presa nesta história desde o início, doida para saber toda a história por trás daquelas fotografias e a razão pela qual Vivian nunca falou sobre ela para sua família.

Foi uma leitura que me arrancou lágrimas, mas que também encheu meu coração de força e coragem como a determinada e forte Vivian foi ao longo da trama, me apaguei muito a ela também.

Nas sombras da guerra, sem dúvidas é uma leitura emocionante. Mesmo que você não tenha o costume de ler livros que se passam durante a segunda guerra, garanto que vale a pena ler!

site: https://www.instagram.com/p/CFkv67ejvIk/

Andy.Sena 15/11/2020

Embarquei novamente numa leitura com temática da 2a Guerra. Não costumo ler livros seguidos com esse tema por achar pesada a leitura, mas esse foi bem fluída e a gente se envolve na história. Tem romance, tem tortura, tem assédio, tem alguns fatos históricos, mas o que me chamou mais a atenção foi a força e a coragem das protagonistas que mesmo em meio a adversidade, não deixaram de amar e ter esperança. Um livro intenso e que vale muito a pena ser devorado.

May Tashiro | @slcontagiante 30/03/2021

Blog Silêncio Contagiante | @slcontagiante
??? ??????? ?? ?????? é aquele tipo de livro que tem um mistério na premissa que nos instiga, mas que não representa 1/5 do que a obra tem a nos oferecer. Intercalando entre 2011 e a 2ª Guerra Mundial, Julianne MacLean conta a história de duas mulheres: uma que revive um passado misterioso e outra que se culpa pelo passado, tenta entender o presente e decidir o futuro.

Quem sou eu para falar de romance histórico, né? Sou ninguém na fila do pão. Entretanto, quando saio da minha zona de conforto e me encontro numa história, eu preciso convencer outras pessoas também. Então, venho aqui humildemente falar sobre a miríade de sentimentos que as histórias de Gillian e Vivian me ocasionaram.

Em 2011, Gillian descobre o namorado (e pretenso futuro marido) a traindo na boate em que estavam comemorando. Esse é o ponto crítico do presente da Gillian. Não bastasse isso, ao recorrer ao pai, ela acaba por saber sobre misteriosas fotos de sua avó completamente apaixonada por um oficial nazista em 1940.

Ao ser enfrentada pelo filho e a neta, Nana ? vulgo Vivian ?começará em 1939 a trilhar o caminho das memórias. Sua paixão por um oficial britânico fora de alcance, a guerra, os encantos e desencantos do que a vida teria a oferecer a ela. Vivian mostra a cada relato sua força, coragem e ousadia, mas também desvela mais mistérios.

Com uma narrativa estimulante e um plano de fundo rico, eu não consegui me desligar dos personagens e suas histórias. Não pude deixar de pensar na trajetória das mulheres da minha família e na história perdida do meu avó materno, filho de judeus convertidos por causa da perseguição e imigrantes pelo mesmo motivo.

Comecei com algumas teorias plausíveis, mas... A jornada de Vivian e Gillian foram o ponto alto para mim. E eu espero que vocês possam se dar a oportunidade de trilhá-la também.

Me preocura no Insta!

Carla @estantedacarlinha 26/08/2020

Incrível e Surpreendente
Em uma visita a casa de sua família, Gillie Gibbons encontra fotos de sua avó nos braços de um oficial nazista. Se sentindo confusa, a jovem começa a questioná-la a fim de descobrir a verdade sobre o passado. A partir de então, Gillian acaba embarcando em uma jornada de descobertas inesperadas sobre a época da 2ª Guerra Mundial e sobre sua família.

Eu simplesmente amo livros com a temática da 2ª Guerra Mundial, principalmente os que se passam a partir de um ponto de vista diferente do tradicional, o que foi exatamente o caso de “Nas sombras da Guerra”.

O livro se passa em dois tempos intercalados: no período atual, narrado por Gillian, onde conhecemos seus problemas de coração partido e as descobertas que faz sobre a história de sua família; e durante o período da 2ª Guerra Mundial, a partir de 1939, narrado por Vivian Gibbons, a avó de Gillian, e sua vida antes e durante o conflito, incluindo sua história de amor.

A leitura foi extremamente fluída, eu fiquei tão concentrada que nem via as páginas passando! Vivian era uma personagem muito forte e determinada e sua história era incrível, cheia de reviravoltas - aconteceu de tudo e mais um pouco com ela – e a família dela nem tinha ideia! Foi maravilhoso poder descobrir esse passado, mas vou manter os detalhes ocultos para vocês se surpreenderem como eu!

Terminei o livro chorando, emocionada, com essa história tão bonita e tocante! A Guerra realmente mexeu bastante com a vida de todas as pessoas que viveram naquela época, de maneiras diferentes e únicas. Vivian passou por tanta coisa e eu – e acredito que nem ela – jamais imaginei os rumos que a sua vida tomaria.

Indico muito para todos que gostam de romance, reviravoltas e livros sobre a 2ª Guerra Mundial!

Clarissa 11/01/2022

Para quem gosta de romance, onde o plano de fundo é a segunda guerra Mundial, é perfeito!
Vamos encontrar amores, conflitos familiares, traições e redencões.
Mas um fato surpreenderá... Deixando o enredo muito mais interessante!
Super indico esse livro!

Pam 13/08/2022

Inesquecível, favoritado!
?As vezes você acha que conhece alguém, mas talvez seja impossível saber tudo sobre uma pessoa, até mesmo sobre alguém que você ama. Talvez boas pessoas- as melhores pessoas- sejam muito boas em guardar segredos.?
Nas Sombras da Guerra conta, em especial, a história de Vivian e April, irmãs gêmeas, que apesar de serem idênticas na aparência, eram diferentes na maneira de enxergar a vida. Por um motivo doloroso, a Segunda Guerra Mundial muda completamente a história de ambas. É possível fingir ser aquilo que não somos? Quanto de nós, por um motivo ou outro, deixamos pra trás? Como abandonar um passado doloroso e seguir em frente? O livro levanta essas e muitas outras questões.
Com certeza é um dos livros mais bem construído que já li, muito bem estruturado e que termina sem qualquer ponta solta. Seus personagens são inesquecíveis, e lamentamos nos despedir quando a leitura acaba!
Inesquecível, favoritado!

Tamara 11/06/2020

Não há títulos que me chamem mais atenção do que aqueles que tratam de temas históricos como a segunda guerra mundial, e por isso, assim que me deparei com o lançamento de Nas sombras da guerra imediatamente o desejei, ainda mais pelo fato de ter sido lançado pela editora Pausa, cujas publicações de livros históricos eu tenho apreciado muito. Como há certo tempo eu não lia nada muito pesado, resolvi iniciar Nas sombras da guerra a fim de variar minhas leituras, e já no início do livro fui envolvida, especialmente quando surgiu a parte do passado.
Na verdade, esse livro se divide em dois tempos, embora ambos sejam interligados pela mesma personagem, e portanto no presente acompanhamos Gilian, uma mulher de 35 anos que se encontra com o coração partido após passar por uma traição, e acompanhamos também a avó de Gilian que ainda está viva, e que a neta e o filho descobrem que guarda um grande segredo de sua família sobre a época da guerra. Dessa maneira, assistimos o desenrolar no presente da saga dos descendentes que tentam descobrir a história da idosa, e o passado quando ela lhes relata como tudo se deu naquela época, e para mim, sem sombra de dúvidas esse passado foi o mais fascinante, tendo em vista que aborda a história de uma mulher muito corajosa e ousada e eu me sinto muito curiosa por esse tipo de enredo. Além disso, acompanhamos também um belo romance no passado, bem como questões da resistência de guerra, algo sempre muito interessante. Já sobre o presente, achei que este foi apenas um ponto de impulso para que pudéssemos saber sobre o passado e o achei bastante sem sal tanto na história da traição que soou bastante clichê bem como da personagem que para mim não teve muito apelo. Em resumo, Nas sombras da guerra é um interessante livro para quem apressia esse estilo literário, e embora não tenha sido o livro mais inovador ou mais surpreendente que li a esse respeito, certamente me proporcionou uma intrigante visita a esse período, me emocionou em alguns momentos mais intensos e me apresentou personagens queridos que me marcaram.

luzuanon.appromances 24/05/2021

Além de uma capa bonita
Confesso que quando vi o catálogo com os livros da @editorapausa e me deparei com Nas sombras da guerra de Julianne MacLean, pedi para resenhar única e exclusivamente por conta da capa. E para minha surpresa acabou sendo uma agradável surpresa. ??
Neste história,somos transportados para os EUA de 2011 e Londres da segunda guerra mundial, alternando entre os pontos de vista de uma mulher com o coração partido e os da vida de sua avó em tempos de guerra. ?
A história de Vivian começa em Londres em 1939. Estamos lá durante os bombardeios e seguimos sua jornada pela Europa dilacerada pela guerra. Somos confiados a segredos que se revelam lentamente e nos levam a novas realidades a cada volta. A história de Gillian se passa nos dias atuais e sentimos sua confusão e frustração enquanto ela tenta entender as circunstâncias que se tornam cada vez mais complicadas. ?
Uma coisa que vocês devem ter em mente ao ler esse livro: A história é uma verdadeira montanha russa de emoções, tem uma narrativa fluída e impactante, nos trazendo uma complexidade sobre um enredo que ficara marcado após finalizar a leitura.?

A história se move em direções tão variadas que fiquei chocada em muitos momentos e emocionada em outras. O leitor pensa que está se encaminhando para algo e a autora te surpreende a cada virada de páginas. E a cada revelação inesperada eu ficava mais e mais cativada pela trama e pelos personagens.?

Confesso que gostei mais dos acontecimentos históricos do que dos modernos. Mas a história não seria tão impactante senão tivesse as situações atuais envolvidas, nem seria tão cheia de suspense.
Concluindo, se você gosta de ficção histórica, mistério e intriga com um pouco de romance e drama familiar, permitam-se conhecer Nas sombras da guerra! Depois venham aqui me contar.??

11/12/2021

??
Arrebatador, esse livro é incrível, uma obra muito densa, tensa, mas muito forte, cheia de surtos, vários surtos, muito bom esse livro.

ritita 20/06/2020

òtimo
Sim, me impressionou muitíssimo, talvez por tratar-se de irmãs gêmeas idênticas passando por uma guerra, mas, e principalmente, pelo fato da narrativa mostrar uma mulher como espiã que é torturada brutalmente pelos nazistas, mas não se entrega; consegue sobreviver e reconstrói sua vida, deixando seu passado, dores, amargores e amarguras enterrados sob sete palmos, no caso um baú muito bem guardado, cuja descoberta dá início ao desenrolar da espetacular trama.

A autora mergulhou com profundidade na difícil tarefa de fazer uma gêmea parecer, se e agir como a outra. Durante a leitura tive que retornar uns parágrafos para entender quem era quem.

Gillian é apenas o passaporte para todo o passado da avó e seu romancezinho de meia boca passa totalmente desapercebido na grandeza da história.

Thvliv 01/01/2021

ESSE LIVRO É PERFEITO, APENAS
Depois de flagrar uma traição do homem que ama, Gillian resolve dar uma pausa a si mesma e vai passar uns dias na casa da família a fim de esquecer tudo, mas quando chega lá seu pai revela que encontrou velhas fotografias da avó Vivian nos braços de um oficial nazista, chocando a ambos. Agora tudo o que eles querem é desvendar os segredos por trás das tais fotos que a avó jamais revelara. Através dos relatos emocionantes que a avó decidi compartilhar, eles embarcam por em uma viagem épica pelo passado... Mas precisamente para 1939.
??????????????????
A partir desse ponto da história, mergulhamos na vida de Vivian Hughes, na juventude de abusos físicos cometidos pelo próprio pai alcoólatra, uma Inglaterra à beira da guerra e como uma tórrida paixão por um belo oficial britânico acabou salvando sua vida.
??????????????????
Conforme Gillian vai descobrindo mais sobre o enigma em relação ao passado da avó, ela tenta descobrir o que fazer com a própria vida e com seu coração e isso a autora soube trabalhar muito bem, entrelaçando as histórias do passado de Vivian com o presente de Gillian. A busca por respostas é um ponto alto desse livro. E QUANDO ACONTECEU UMA DAS REVIRAVOLTA MAIS LOUCAS NESSA TRAMA juro pra vocês que fiquei sem ar e precisei até parar de ler para absorver os acontecimentos.
??????????????????
Esse é um daqueles romances históricos que você sabe que irá se tornar inesquecível dentro do seu coração. O enredo é tão instigante, daqueles que nos faz questionar sobre tudo o que achamos que sabemos das pessoas que amamos e sobre como as escolhas que fazemos pode mudar completamente os rumos da nossa vida.
??????????????????
Eu como uma leitora apaixonada por livros que se passam durante a segunda guerra mundial me senti completamente bem servida com detalhes minuciosos dos horrores da época, do trabalho de espionagem feminina como uma importante aliada na guerra, de segredos familiares bem construídos e personagens lidando com a dor à sua maneira, mesmo sendo diferentes tipos de dores.
??????????????????
Um romance impressionante, emocionante, corajoso e inesquecível.

Karinabparaujo 06/03/2022

Apaixonante
Totalmente diferente do que fui imaginando durante a história!
Adorei a escrita e o desfecho, que foi de deixar o coração quentinho, apesar do pano de fundo

Virgílio César 15/07/2022

Excelente drama com grandes reviravoltas e intercalando algumas partes no período da segunda guerra mundial e outras no presente. Os fãs da falecida autora Lucinda Riley deverão adorar.