Os Diários Secretos de Agatha Christie

Os Diários Secretos de Agatha Christie Agatha Christie

Resenhas - Os Diários Secretos de Agatha Christie

Maria Rosa 15/02/2024

Da Rainha do crime
Amei essa leitura, conhecer o processo de criação da Agatha é sensacional, contém spoiler, mas só dá mais vontade de ler todos. E ainda temos brindes, os dois contos inéditos do Poirot

Iris 15/08/2020

Um trabalho gigantesco de pesquisa que nos mostra um pouco como era essa grande escritora de mistérios.
Para os fãs de Agatha Christie, um passeio por sua obra, relembrando suas histórias. A revelação de quase todos os mistérios aparecem, pois o livro mostra os cadernos de anotações da autora e suas idéias para as histórias, mas antes de cada capítulo há uma lista dos títulos que serão revelados, dando oportunidade ao leitor para se preparar.
Muito interessante ver as anotações de Christie, nos da uma noção de como ela pensava e organizava (ou não) seus pensamentos.

Coisas de Mineira 17/01/2018

Agatha Christie - Os Diários Secretos
Eu nunca havia lido nada da autora Agatha Christie, mas já sabia o quanto ela é conhecida. Além de trabalhar como bibliotecária, vivo visitando livrarias e seções de livros nas lojas e graças a esse constante contato com livros, já me deparei por diversas vezes com as obras dela. Contudo, resolvi que não iria ler. Não que eu tenha algo contra... Na verdade eu realmente acredito que seus livros sejam muito bons, o problema sou eu. Bom, deixem-me tentar explicar: sou sensível eu acho, quando leio eu meio que entro no clima do livro e essa sintonia altera meu estado emocional. Sendo assim eu prefiro evitar ler sobre crimes e assassinatos, pois fico agitada e ansiosa e não gosto de me sentir assim. Mas o assunto aqui não sou eu, tão pouco meus sentimentos, então vamos em frente falar desses dois livrinhos que compõem a obra Os Diários Secretos de Agatha Christie: 50 anos de mistério na criação e que pasmem, comprei por apenas R$ 4,99 em uma promoção.

Gente que ama livros não resiste a uma promoção, foi por isso que eu os trouxe pra casa mesmo sendo de um estilo que normalmente não leio. No fim vi que foi ótimo ter dado a eles essa chance, pois gostei muito de ler cada um dos dois contos inéditos. No primeiro, chamado O incidente da bola de cachorro o grande detetive Hercule Poirot recebe uma carta que o deixa curioso e graças a essa correspondência, ele acaba por investigar uma morte. Um caso aparentemente simples, mas com detalhes sutis e determinantes que não passam despercebidos a sua inteligência. No segundo conto A captura de Cébero o personagem Poirot é desafiado a investigar o assassinato de um ditador a fim de inocentar um assassino supostamente injustiçado. A trama ocorre em um período conturbado e tenso em meio à possibilidade de guerra. Ambos os contos são narrados em terceira pessoa e também possuem diálogos. Achei a escrita envolvente e os enredos carregados de mistério me prenderam até o fim.

Além desses contos os livros possuem informações privilegiadas sobre essa famosa escritora. Anos após a morte de Agatha, foram descobertos 73 diários da autora. Diários que são preciosos cadernos escritos a mão e que se tornaram uma relíquia. Como já disse não sou leitora das obras dela, mas logo percebi que John Curran e a editora Leya deram um enorme presente aos fãs comentando e publicando partes desses cadernos. Imaginem só ter acesso a trechos do diário, contendo esboços e rascunhos das obras do seu autor favorito?! Meu Deus! Acho que qualquer fã amou ou vai amar. Li tudo em pouquíssimo tempo e fiquei fascinada pela maneira bagunçada e genial com que a autora registrava suas ideias. Confesso que até senti uma pontinha de inveja desses fãs e de certa forma me tornei um pouco fã também. Notei que suas histórias são emocionantes e não são tão pesadas quando eu imaginava. E vocês, o que me dizem de Agatha Christie? Beijos.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2016/07/livro-os-diarios-secretos-de-agatha.html

site: www.coisasdemineira.com

João 14/01/2017

Os Diários Secretos de Agatha Christie foi um livro que eu demorei a ler.
Não sou de economizar em leituras mas qualquer assunto relacionado à minha autora favorita gosto de ler aos poucos,sem pressa,prestando atenção nos detalhes.Até por que é um livro que exige bastante do leitor.Você vai lendo e recordando das obras da autora,que são muitas,então a cada página lida era preciso recordar de cada livros lido citado ali.
Aprendi a gostar de romances policiais com os livros da Agatha Christie.Meu primeiro encontro com ela foi em Assassinato no Expresso do Oriente e aí não parei mais,até ler todos os seus livros,inclusive relendo várias vezes algum.
É fantástico você ter acesso à um livro como esse,que mostra como foi elaborado alguns dos seus livros preferidos.
Um livro pra quem é fã de Agatha guardar com carinho.
Leitura obrigatória pra quem gosta dos livros dela.Porém é recomendo a ler só quem já conhece toda a obra da autora,pois o livro traz muitos spoilers,o que resultaria numa perda pra quem ainda irá ler algum dos livros comentados no livro.
Leitura excelente!!
Magasoares 07/03/2017minha estante
undefined

Cássia 13/09/2015

O título original do livro é Agatha Christie’s secret notebooks: fifty years of mysteries in the making, bem mais condizente com o conteúdo do livro. E bem mais honesto porque o subtítulo dá a entender que se trata de uma análise dos cadernos de anotação da escritora. Porém, o texto da contracapa da edição da Leya insinua que ali teremos acesso a todas as anotações de Agatha. E não é assim. Há várias citações dos cadernos, mas fazem parte da análise de John Curran, autor do livro. Curran é o curador da obra dela.

Eu só li esse livro porque já li muitos da Agatha Christie. Não é um livro para quem queira conhecer a escritora. É para quem já conhece e sente a curiosidade de saber como ela criava que era de um modo caótico. Em alguns trechos dá para sentir que Curran deve ter ficado exasperado quando decifrava os cadernos.

Ele atribui a desorganização ao fato de que o auge de sua criatividade foi durante a guerra, período que as pessoas tinham de racionar, dentre outras coisas, papel. Portanto, às vezes uma página trazia anotações de três livros diferentes. O outro ponto é que ela simplesmente era caótica. Isso é interpretação minha mesmo.

E eu externo minha admiração por John Curran que decifrou tanto a letra terrível dela como os esquemas porque ela tinha várias ideias para um livro, mas nem sempre as usava. E aí? Como fazia para descobrir a qual livro pertencia aquela anotação?

Outra: quando pensava inicialmente em um livro, ela nomeava os personagens de um jeito e, posteriormente, alterava esses nomes, excluía personagens e os usava em outros livros. Ou personagens nunca eram usados, mas serviam de base para outros.

Ideias não aproveitadas em um livro, ela reciclava e usava em outros. Ela aproveitou quase todas as ideias que teve e se recusou a vendê-las a um escritor de histórias policiais.

Resumindo, aqueles cadernos são uma zona. Fiquei imaginando como John Curran deve ter precisado reler livros, anotar nomes de personagens para concluir que Abelardo no caderno é Felisberto no livro.

Ah, e não é preciso dizer que o livro está repleto de revelações das historinhas, além de todas as outras soluções que foram pensadas por Agatha. Vou listar algumas curiosidades interessantes que descobri (não há spoilers):

a) Agatha Christie não era disléxica. Se o curador da obra dela diz isso, então é verdade.

b) O caso dos dez negrinhos se não era o livro de que ela mais se orgulhava, mas chegava perto. Ela ficou fula de raiva porque os editores revelaram tudo o que havia no livro quando da divulgação, menos o nome do assassino. De acordo com os cadernos, a historinha poderia ter tido mais de 10 personagens.

c) Morte no Nilo poderia ter sido uma história de Miss Marple, ao invés de Poirot. E eu acho que teria sido até mais condizente.

d) Infelizmente, as anotações que ela fez para O assassinato de Roger Ackroyd se perderam. T_T

e) “Quero ser lembrada como uma boa autora de histórias policiais”, ela disse ao ser questionada como gostaria de ser lembrada. Achei a declaração sensata, fofa e modesta.

site: https://buritizinho.wordpress.com/2015/09/13/os-cadernos-de-agatha-christie/

Coruja 28/07/2015

Embora eu seja uma leitora entusiasmada da Agatha Christie (e tenho por futuro projeto ler e resenhar todos os seus livros por aqui), se não tivesse ganhado esse livro de presente, é provável que tivesse passado batida por ele. Biografias, com algumas exceções, não costumam ser minha prioridade de leitura.

Só que Os Diários Secretos de Agatha Christie não são exatamente o que se pode chamar de biografia – não no sentido de que ele conta a história da vida da autora. Mais exato seria dizer que John Curran escreveu a história dos livros de Christie: aqui estão reunidas anotações compiladas por ela em mais de setenta cadernos ao longo de toda a sua carreira, com direito a análise dos enredos e cotejo as versões publicadas e os primeiros rascunhos.

É uma leitura fascinante para quem se interessa pelo processo mesmo da escrita, a forma como uma idéia surge e se desenvolve num romance. Cada autor tem seu estilo de escrever, seus próprios rituais e conhecê-los ajuda a encontrar nosso próprio estilo (ao menos, se você quer escrever).

Não querendo me comparar à Christie, tenho um processo parecido de anotações e esquemas para quando estou começando uma história e sempre me ajudou a organizar meus pensamentos ter um roteiro que seguir. Nem todo mundo consegue funcionar dessa maneira, contudo – tem gente que prefere escrever de forma completamente espontânea e sem planejamentos e se isso funciona para elas, maravilha!

Curran é um especialista na autora e sabe do que está falando quando faz suas análises. É visível na forma como ele se expressa não apenas seu conhecimento, mas também seu prazer em percorrer a obra de Christie – e essa é uma qualidade que muitas vezes está ausente em livros de cunho crítico.

Enfim... Se você não tem interesse em processos de criação, mas é um fã da tia Agatha, vale à pena ler esse volume pela crítica que Curran faz história por história. Mas tenha cuidado se não gosta de spoilers, porque ele parte do princípio que você conhece todas as aventuras de Poirot, Miss Marple e o resto do elenco que domina as páginas da grande Dama do Crime.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2015/07/para-ler-os-diarios-secretos-de-agatha.html

FLYRoBrasileira 25/01/2013

Os Diários Secretos da Grande Dama!!
O que me encantou nesse livro foram as imagens das páginas escritas, dá aquela incrível sensação de proximidade com a pessoa Humana e Criativa que existia por trás dos livros escritos...

É incrível como ela produzia, escrevia cada ideia e criava a partir de um vislumbre, mais de uma história...

Dois contos inéditos são publicados nesse livro, como presente para nós, que sempre temos vontade de ver novidades e notícias de nossos ídolos... sorte nossa!

Não aconselho ler quem não gosta de "Spoillers" - soluções são divulgadas e motivos, portanto, só indico a leitura se a pessoa ter a memória curta como eu - risos...

O incidente da bola de cachorro e A captura de Cérbero são os contos publicados que deixarei para resenhar em seu devido momento - o primeiro conto, aparentemente não foi apresentado á Editora pois seria "melhorado" e viraria posteriormente "Poirot Perde uma Cliente".

O segundo conto, aparentemente foi rejeitado pela sua conotação política, em plena 2ª Guerra, citações a Hitler, aparentemente não seriam bem-vindas...
Magasoares 07/03/2017minha estante
undefined

Christian 17/10/2012

Os RASCUNHOS secretos de Agatha Christien.
Nao gostei, achei ofensivo à obra redondinha da autora, abandonei.
Os tais diários nao sao diários. Sao cadernos de rascunho onde a mestra do Policial fazia esquemas praticamente decifráveis somente por ela. E nao poderia ser diferente. Consegue aborrecer até os fanáticos mais fervorosos de Agatha e os que pretendem estudar seus métodos de confeccao de tramas perfeitas. Com certeza ela nao escreveu isso para ser publicado. A melhor fonte para conhecer A. C. continua sendo sua "AUTOBIOGRAFIA".
O pior de tudo sao os tais contos inéditos. "A captura do cérebro" nao foi publicado por ela porque simplesmente nao ficou bom. Poirot está totalmente descaracterizado, desejando uma femme du monde, vodka e até salta muros. O segundo, "O incidente da bola de cachorro", foi abandonado e nao trabalhado, está repleto de datas desconexas e informacoes trechos incoerentes. Ela preferiu trabalhar o texto sob a forma de um romance maior e detalhado, que viria a ser "Poirot perde uma cliente".
Agora, é justo uma autora confeccionar uma obra perfeita, criar um dos personagens mais bem delineados da literatura mundial, e simplesmente aparecer outro para descaracterizar essa obra. Nao se esquecam que Agatha inclusive tratou de fechar sua obra com dois livros escritos antes do falecimento e guardados para serem publicados após sua morte, onde ela encerra as carreiras de Poirot e Miss Murple com suas mortes ao final.
Eu achei esse livro desrespeitoso e caca níquel.

Quéroul 03/01/2012

Não consigo avançar na leitura; mesmo tendo vontade de chegar logo aos contos inéditos, não consigo simplesmente pular todos os capítulos. O livro, uma mistura de texto acadêmico com auto-ajuda, me irrita um pouco, e acho que ainda carrega uns probleminhas de tradução.
Tô empacada, mas não vou desistir. No meio da empreitada, releio livros da Agatha...
Bárbara 13/04/2012minha estante
Exatamente assim que me sinto ao ler este livro, ele não nos "prende", porém continuo tentando pois parece ser uma leitura que vale a pena...

Carol Amaro 08/06/2011

Originalmente postado em: http://www.meunomenaoekerol.com/2011/05/ja-li-os-diarios-secretos-de-agatha-christie/
---------

Quando soube do lançamento desse livro corri para comprá-lo. Não é novidade que sou fã da autora e que já li todos os seus livros, então nada mais natural do que ter uma curiosidade enorme de entender como a Rainha do Crime conseguiu escrever tantos livros do mesmo gênero ao logo da vida e construir personagens tão carismáticos como Mr. Poirot e Miss Marple.

Um pouco dessa curiosidade pôde ser saciada lendo esse incrível trabalho do Curran que fez uma análise minuciosa dos diários da escritora e desvendou um pouco do processo criativo de Agatha Christie e de sua mente inquieta e fervilhante de idéias.

Uma leitura cheia de detalhes e fascinante para aqueles que já leram cada um dos romances citados. Como é revelado o desfecho de muitos dos seus livros é recomendado que seja lido apenas por aqueles que já leram todos os livros da autora ou pelos que não se importam com spoilers violentos.

Os dois contos inéditos são muito bons e deixam aquela saudade sem fim de ter novas histórias da Dame Agatha para ler…

Enfim, livro obrigatório para os fãs! ^^

Deh Domingues 03/04/2011

Gostei.

Mas é um livro para ler aos poucos, para consultar ao ler suas obras.

Mas para quem é fã, obrigatório!

Douglas 23/10/2010

“Descoberta dos Cadernos”
Há muitos anos Mathew Prichard (neto de Agatha Christie) fez uma viagem com sua primeira mulher Ângela a Calgary, região oeste do Canadá, para assistirá estréia mundial de uma peça teatral de Agatha Christie do ínicio de sua carreira chamada Chimneys.
Na sua primeira recepção conheceu um irlandês comedido, de óculos, chamado John Curran. Com seu costumeiro bom humor, ele observou sobre a si mesmo que deveria ser louco por viajar de Dublin a Calgary somente para assistir a uma peça de Agatha Christie, e assim tornaram-se amigos.
E assim John Curran foi a Greenway (Devon que recentemente foi assumido pelo Fundo Nacional e acabou de ser reaberto) e passou todo o tempo na “sala de fax” um quarto do primeiro andar onde os arquivos de Agatha Christie ficavam guardados.
No dia 11 de Novembro de 2005, John Curran viu os cadernos de Agatha Christie. Mathew Prichard convidou John para passar o fim de semana em Greenway e conheceu o lugar antes que o Fundo Nacional iniciasse as longas restaurações necessárias para devolvê-lo á sua antiga glória....
...E no topo das escadas havia dois quartos trancados,guardiões silenciosos de um tesouro literário inimaginável e o objeto de desejo de todo fã de Agatha Christie( acessível apenas a poucos).O quarto maior tinha uma coleção completa das primeiras edições de capa dura, inglesas e americanas, todas autografadas, muitas com dedicatórias pessoais, bem como os livros publicados sobre a Rainha do Crime e sua obra.
Numa visita posterior, no ano seguinte, John reparou e organizou os papéis da Dama Agatha, preparando os para ser removidos antes do começo dos trabalhos de restauração da casa.
Quando no inicio de 2006, John falou com Mathew sobre a possibilidade de publicar um livro sobre os cadernos de sua avó, ele com sua costumeira generosidade, concordou imediatamente. E, logo depois, a Harper Collins foi igualmente entusiástica. A questão de como tratar os dois contos inéditos permanecia, sim, tinha anotações nos cadernos para dois contos. Mathew aceitou que fossem publicados.

“ John Curran”
John Curran, é um curador literário do legado de Agatha Christie, que apresenta neste livro trechos dos diários pessoais da maior autora de livros policiais de todos os tempos. Nos 73 cadernos encontrados, o leitor poderá acompanhar como foram produzidos os livros, desfechos que foram modificados, mistérios a serem desvendados e notas inéditas que iluminam as histórias de seus romances.
Perguntas como: Quais são os mistérios que explicam tamanho sucesso? Sua acelerada escrita poderia ser explicada pela suposta memória fotográfica que lhe foi atribuída? Será que Agatha Christie possuía outros métodos para criar os engenhosos crimes de seus livros?

“ Livro”
As perguntas acima são respondidas neste livro com o maior cuidado, claro que quem não leu pelo menos todos os livros dela não é aconselhável ler este livro, pois contém muitas informações úteis raras e preciosas e ainda dois contos inéditos de Poirot que são muito bons...Algumas são interessantes e poucas pessoas fã da escritora Christie sabia; mostra também os métodos dela para os livros, os livros que ela leu e fez sua própria história. Não contém soluções reveladas de vários livros, não todos, mais a maioria está lá e as informações de cada livro com a ajuda dos cadernos é coisa de fã mesmo, única e como The Independenton Sunday disse sobre o livro: “Muitas das descobertas de John irão influenciar o jeito de ler Agatha Christie no futuro. O livro é fascinante.”
Minha nota é 5 e merece meus parabéns, e sim é um ótimo livro para os fãs de Agatha Christie e quem ler não vais e arrepender jamais.

“Meus primeiros livros com Agatha Christie”
Tinha meus dezoitos anos quando li meu primeiro livro da Agatha Christie, e logo fiquei completamente fascinado com o livro, achei genial por prender minha atenção e no fim resolver o crime de uma forma única e surpreendente.
Logo lia dos livros em dois dias e assim fiquei um tempo lendo os livros dela, logo terminei de ler os todos romances, contos e os livros sob pseudônimo..
O tratamento para esse livro “ Diários de Agatha Christie” é muito interessante pois a editora Leya realmente caprichou no acabamento do livro,tanto no livro, contra- capa e na lombada. Leya tem meus parabéns, fez um excelente trabalho.
Mateus 25/10/2010minha estante
Que super resenha heim Douglas? Parabéns, ficou super bem escrita. Agora sim estou com mais vontade ainda de ler o livro :D

Tiago 14/11/2010minha estante
Eu tbm querooooooooooooooooooo

Fran RW 13/01/2011minha estante
Eu, que já queria muito esse livro, agora quero definitivamente. Terá de fazer parte da minha estante. Parabéns pela resenha, ficou perfeita e deixa a gente com vontade de ler o livro.

Tiago 27/05/2011minha estante
Lendo um trecho desse livro descobri que a Agatha foi a primeira pessoa a escrever sobre Serial Killers (Os Crimes ABC) que na época nem tinha esse nome.