Cristal Polonês

Cristal Polonês Letícia Wierzchowski

Resenhas - Cristal Polonês

Mari 30/12/2013

Gostei bastante. A autora tem um estilo de escrever envolvente. Vi críticas sobre o porquê escrever sobre um tema tão batido... oras, somente quem escreve sabe porque escreve. Quem lê e gosta é porque sente-se atingido, aquela história o envolve em algum grau. Não existem muitas novas histórias a serem contadas, mas existem muitas formas de se contar e para mim o que mais importa é que a emoção de quem conta me atinge e me emociona também. Nunca uma dor perante a vida e a morte será banal ou desnecessária. A arte existe justamente porque a vida não é o bastante.

Dai 07/01/2023

Cristal Polonês
Foi impressionante como desvendar o enredo logo nas primeiras páginas e um final que deixou um pouco a desejar, na minha opinião, não alteraram meu prazer com a leitura.
A escrita da Leticia me fascina consigo compartilhar dos sentimentos dos personagens, sinto uma fluidez, não consigo explicar, a leitura é simplesmente gostosa.

mayazoca0 11/01/2024

"Bem longe dali, um menininho vive dentro do seu lago."

Cristal Polonês é, de longe, um dos melhores livros q eu já li. leticia acertou mt na escrita e na maneira de abordar os assuntos, fiquei apaixonada ??

Manda 14/09/2020

carinho enorme
Um dos livros que mais amei ler. Simples e rápido, que te faz sentir tantas coisas. Fiquei tão emocionado e encantada com esse livro. Uma história tão delicada.

Manu 21/07/2022

Bog, Bog, Bog
Realmente que livro!
Eu li esse livro por ser leitura obrigatória da escola e devo confessar que não teria lido se não fosse obrigada (não sou muito fã de nacionais), no entanto esse livro trouxe muitas emoções para mim.
Enquanto lia vendo o luto dos personagens e como muitos dele eram julgados mal simplesmente por estarem sofrendo, uma espécie de raiva e melancolia me atingia.
A forma como Tedda narra a história, envolvendo o ambiente com os acontecimentos, narrando as emoções e questionando os comportamentos é muito tocante.
A leitura é muito gostosa e envolvente.
Se tivesse que mencionar um ponto fraco seria o fato de ser um livro EXTREMAMENTE previsível. Nas primeiras 20 páginas você já sabe tudo o que vai acontecer. No entanto, não foi algo que afetou tanto minha avaliação.
Agora para os curiosos, Bog (o título da resenha) significa Deus em polonês (a família é descendente de poloneses). Deus é um elemento muito importante nessa história e muitas vezes se torna a angústia de Tedda.
Leia e descubra!

Má Contato 08/01/2023

Simples?
Leitura das mais simples e rápida.
Se você for ver realmente, a história não tem nada demais. E já dá pistas do que vai acontecer no início do livro.
Mas não sei, o modo como a Tedda narra, a cabeça de criança, acho que foi isso que me ganhou.

Jufê 14/09/2022

Bah? o final é bem triste até
O final foi a melhor parte, achei que me fez pensar um pouco, bom, era leitura de escola então me surpreendeu até, melhor do que eu esperava ?

Ana.C.Moresco 01/09/2020

Li esse livro para um trabalho do colégio, gostei muito dele, porém ele desde as primeiras páginas da a entender oque vai acontecer, e de como vai acontecer, então isso me desmotivou um pouco a ler, pois não gosto de saber o final do livro.

Paulo7b 25/08/2023

RESENHA DO LIVRO CRISTAL POLONÊS
O livro cristal polonês, conta a história de uma família polonesa que vive no sul do brasil,Como eles eram uma família humilde a mãe costurava para ajudar em casa e o pai trabalhava o dia todo.
A história tem como narradora,Tedda,uma criança de nove anos,a filha mais velha do casal.
Eu gostei do livro,e recomendo para as pessoas que gostam de drama ou suspense.

Fernanda 18/02/2024

Não sei se recomendo..
Livro triste, frio, fiquei todo tempo com vontade de acolher as crianças. Até a metade do livro achei chatinho, depois ficou uma leitura mais fluida, porém mais sofrido.

May 02/03/2022

Lindo e devastador
Adorei a prosa, a riqueza dos detalhes e as notas sobre a cultura polonesa. Você se apaixona por cada personagem e acaba se tornando parte da família. Trágico e devastador, ao mesmo tempo
Que encanta. Lembrei de cenas da minha infância e da primeira vez que entendi o que era a morte. Belo.

suellem 22/04/2018

Cristal polonês
Uma família formada pelo pai, a mãe e três irmãos Tedda, Paula e Mitti. Todos vieram da Polônia e moram no Brasil e levam uma vida muito difícil . O pai trabalha fora e a mãe ajuda na renda da família fazendo costuras . A alegria das crianças é quando os tios que moram longe mandam caixas com objetos e roupas que não querem mais, roupas que muita das vezes fica grande e larga mas a mãe diz que se deve sempre agradecer .
Aos poucos você vai entrando na história , sentindo empatia pela família , se apegando aos personagens .
Um belo dia o pai ganha uma aposta e como prêmio ganha um passeio para uma casa com um rio . Até a mãe que não gosta de aposta fica feliz com a notícia , pois nunca tinham viajado antes.
Com o decorrer da história o leitor já sabe que uma tragédia vai acontecer a família e por ser contado do ponto de vista de uma criança é que faz tudo parecer mais envolvente.
Ao final da história não tem como terminar o livro com o coração bem apertado e querendo abraçar essa família .
Gostei bastante do livro e recomendo fortemente.