Observações sobre um planeta nervoso

Observações sobre um planeta nervoso Matt Haig

Resenhas - Observações sobre um planeta nervoso

Teran 08/04/2024

...
Adorei o livro
Eu acho que tudo o mundo deveria de ler, contém mensagens muito interessantes sobre a atualidade.

Deborah 04/04/2024

Sempre quis ler esse livro e agora que li me sinto frustrada, confesso que não é nada do que eu esperava, acabei me decepcionando porque esperava que seria como os livros: ?Diário de uma ansiosa e como parei de me sabotar? ou então ?Aurora: o despertar de uma mulher exausta?, que abordam temas parecido, o sistema nervoso do mundo nesse momento, nesse livro tem partes que são maçante, ficar em um loop de palavras ou possíveis situações, eu entendo que é assim que muitas pessoas com ansiedade, depressão ou pânico passam, mas achei que na leitura fico muito lento.

Kami 12/03/2024

A vida é bela (mas)
Eu amei!
Devorei-o, apreciei cada minuto da leitura e conjuntamente, refletia intensamente sobre inúmeros pontos que o Matt abordou no livro.

?(?) Talvez a grande questão da vida seja desistir das certezas e aceitar a bela incerteza da vida.?

?A mudança pode ser constante, mas seu ritmo não é?.

Meu livro contém tantos grifos que chego sentir certa inveja branca por não ter pensado nesses escritos antes haha

Foi meu primeiro contato com uma obra do autor, sinto-me pronta pra mais!

Geovana Rodrigues 29/12/2023

“E atualmente nem precisamos imaginar as catástrofes: podemos vê-las. Literalmente, o celular com câmera transformou todos nós em jornalistas. Quando alguma coisa horrível acontece, um ataque terrorista, um incêndio[...] sempre há alguém para filmar.”
Recomendação do @aquelegf aproveitei e comprei este livro numa promo muito boa e foi um bom acerto! É basicamente o meu ponto de vista ansioso do mundo pela visão de um homem.

Para quem não sabe, sou diagnosticada com TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), Transtorno do Pânico e, mais recentemente, Distimia (eu só surto bem de leves e só de vez em quando rs).

Brincadeiras a parte, estou bem, por conta do acompanhamento terapêutico que faço, somados a alguns remédios. Mas já passei por poucas e boas, então senti na pele algumas das passagens do livro.

O jeito que o Matt Haig escreve é como se estivesse narrando seus percalços para um amigo - cada continho, uma pauta diferente sobre o que ele passou, sobre o que pensa do mundo contemporâneo, com algumas reflexões importantes como a rapidez das coisas.

É basicamente um apanhado de histórias pessoais do ponto de vista de um homem que convive com ansiedade e crises de pânico. Me identifiquei bastante - extremamente agonizante se ver num mundo hiper estimulante, sendo que dentro de você, o caos reina.

Entretanto, em algumas partes, achei bem repetitivo e autoajuda, gênero que não curto muito, mas dá para tirar umas frases bem instagramaveis rs

site: https://www.instagram.com/p/C1P_dn2Pr6B/

Fernanda808 04/12/2023

Zero massante
Normalmente esse tipo de leitura é interessante e tediosa ao mesmo tempo, mas foi super fluida. O autor fez uma bagunça organizada na exposição dos conceitos que fazem esse mundo ser nervoso e tudo fez muito sentido apesar de não ter sido escrito de forma linear.

Izabelly15 15/09/2023

O livro traz reflexões profundas, com uma escrita leve. Quando Matt descreve como é a sua percepção de viver em um mundo tão conectado com as redes, como uma pessoa ansiosa, que tem depressão e crises de pânico, expõe muito bem os seus sentimentos para outras pessoas que talvez tenham uma visão estigmatizada do debate sobre saúde mental.

Entretanto, me incomodou ao longo do livro algumas frases superficiais e ?batidas?, mesmo que tenham sido escritas para ajudar no processo de cada um de aceitação pessoal e vivência em um mundo ansioso.

Michele Alberton 29/08/2023

Chato. A leitura até trouxe algumas frases que me fizeram refletir bastante, mas acho que a temática não era pra mim. O autor fala em tópicos, como se estivesse escrevendo para ele, o que achei super legal, mas não me sinto ansiosa (apesar de ter pulado umas 20 páginas) nem tenho problemas muito grandes com celular.

Recomendo para quem quer uma leitura mais dinâmica e cheia de dicas sobre como lidar com a ansiedade. Mas eu não me senti menos ansiosa com a leitura...

Lua 29/07/2023

Esse livro escrito por Matt aborda a sua história pessoal de depressão e ansiedade com algumas citações de outros autores. Em relação aos outros livros que já li dele (a biblioteca da meia noite e agora estou lendo como parar o tempo), esse definitivamente foi o que eu menos gostei, a leitura foi mais arrastada, não recomendo muito.

?A comparação é o ladrão da alegria, disse Theodore Roosevelt. Você é você. O passado é passado. A única maneira de ter uma vida melhor é daqui para a frente.?

Barbara193 23/07/2023

???
Cada capítulo uma alfinetada sobre a forma que vivemos na era tecnológica. Matt traz críticas a ?humanidade? respaldado por outras literaturas, a diferença de felicidade e excitação, em que o preceito básico da felicidade é paz e não a busca de sentir mais.

Livro muito bom, mas incômodo sobre a vida pós-moderna, que traz reflexões e sugestões para a mudança.

???????? e ??/2

Pucca.Farion 01/05/2023

Gosto muito do estilo de escritura desse autor. O livro parece uma conversa com um amigo. Ele consegue trazer ideias, pesquisas e opiniões de forma bem orgânica.
O autor nos conta que sofre de ansiedade e depressão, e ao longo dos capítulos (bem curtos, em sua maioria), vai nos contando o que acabava desencadeando crises, e o que ele fazia nesses momentos para melhorar. Ele trata de assuntos como rede social, sono, natureza, tempo, etc nos contato como eles o ajudaram ou prejudicaram sua saúde mental.

O autor traz a informação sobre algum estudo, uma citação, uma lista, uma experiência de vida, etc, de forma que cada capítulo é diferente um do outro. Como eu disse no começo, se assemelha muito a uma conversa, especialmente pela honestidade demonstrada pelo autor.

Gosto muito da forma que o autor se expressa, e consegui aproveitar várias dicas para momentos de ansiedade.

lipelimma 07/04/2023

⭐⭐⭐ Escrita ou Narrativa
⭐⭐⭐⭐⭐ Frases ou Citações

jbueno2023 24/03/2023

Depressão
Este livro é escrito por Matt permeando sua história pessoal da depressão e ansiedade com dados históricos e citações de outros autores. É uma boa leitura para quem se interessa pelo assunto.

Dani | @danireads 28/02/2023

Um abraço em forma de livro
Esse livro foi um abraço em muitos sentidos para mim. O Matt traz para a realidade o que é ter ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Algo que só quem sofre de alguma dessas coisas, tem ideia da dimensão. Eu precisava desse livro, mas confesso que em determinado momento ele se tornou levemente monótono.

Nas palavras dele: Se você sofre de uma doença como a ansiedade, sabe que ela não é uma fraqueza. Viver com ela, continuar seguindo em frente e fazer coisas com ansiedade exige uma força do indivíduo que a maior parte das pessoas nunca sequer sentirá.